Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Facas... Qual comprar?

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Notei q mochileiros costumam gostar de facas!! (como eu)

então bateu a curiosidade e gostaria de saber quantas facas cada um tem, qual o tipo e tudo mais...

eu por exemplo tenho sete lâminas: uma de sobrevivência, uma bowe (n sei como escreve), 1 buterfly, 2 suíços e 2 canivetes comuns (só 1 lâmina).

só fico preocupado com a simbologia. hehehe, as lâminas simbolizam o "falo"...

• Respostas 4k
  • Visualizações 620.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Rmcolpani,   Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro!   Brincadeirinha!   Na verdade você está entre duas excelentes opções!   O Mestre VdM tem uma triflex e eu t

• Rmcolpani,   Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólid

• Véio du Mato
    Véio du Mato

caro Rmcolpani,   como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cabraljr:

Aproveitando que você é cirurgião e cuteleiro: o que vem a ser exatamente o "aço cirúrgico" ? Um aço stainless otimizado para a esterilização apenas ou ele também tem propriedades positivas para produzir lâminas ?

Pergunto isso porque tem uma faca muito bonita e por um preço em conta no EBay feita com esse aço.

VdM: proteção duradoura do aço contra corrosão que produza uma superfície com baixo atrito/arrasto só me ocorre banho de cobre seguido de outro de níquel e outro fininho de cromo. Mas tem que ser muito bem feito senão vai descascar a partir da região do fio. Tem o de cromo duro que fica com atrito baixíssimo mas deve trincar. Nunca vi uma lâmina com tratamento desse tipo, o mais comum é o sujeito deixar oxidar ou usar um aço stainless se a lâmina vai trabalhar em ambiente corrosivo (mar, cozinha, etc).

Postado
  • Membros

Trauco,

Antigamente se usava cromar facas, coisa do passado.... descasca e fica pior que a emenda! Falei da fosfatização por ser um processo simples, é só passar o produto comercial com uma estopa, esperar alguns minutos e depois lavar a faca, quando começar a oxidar de novo basta repetir a operação. Se não me falha a memória, aço cirurgico não é um aço específico, vários aços inox em especial a série dos 440 leva essa denominação comum. É um bom aço, mas não é nenhuma estrela.

já achou a sua faca santoku, se acha poste o vendedor que eu quero uma pra mão esquerda (canhoto até nisso se ferra).

inté...

Postado
  • Membros
Trauco,

Antigamente se usava cromar facas, coisa do passado.... descasca e fica pior que a emenda! Falei da fosfatização por ser um processo simples, é só passar o produto comercial com uma estopa, esperar alguns minutos e depois lavar a faca, quando começar a oxidar de novo basta repetir a operação.

Na base do simples e efetivo, o banho de zinco é o campeão, ainda mais se for completado com bicromatização, só que é feio e áspero como o fosfatizado. O cromo bem feito segura (não descasca) e tem atrito baixo, mas fica mais caro que uma lâmina stainless

Se não me falha a memória, aço cirurgico não é um aço específico, vários aços inox em especial a série dos 440 leva essa denominação comum. É um bom aço, mas não é nenhuma estrela.

já achou a sua faca santoku, se acha poste o vendedor que eu quero uma pra mão esquerda (canhoto até nisso se ferra).

inté...

Essa em especial é ambidestra, o tchuns dela seriam esses furos para evitar a aderência. Tem um outro cara vendendo as santoku com fio pra destro e para canhoto mas eu não estava de olho nas facas dele.

Postado
  • Membros

Trauco,

"Aço cirúrgico" foi uma expressão cunhada como marketing para ter apelo junto ao público leigo. ::carai::

Na verdade, não quer dizer absolutamente nada! ::ahhhh::

Veja que até o fim dos 70, os melhores instrumentos de cirurgia por exemplo eram em aço carbono cromado! :o Mesmo os bisturís reesterelizáveis em aço stainless, são "moles" e perdem o fio rapidamente; os descartáveis não ficam longe disso... :roll:

A expressão procura passar um ar de aço superior,ou mais puro, ou de tecnologia de ponta, etc, quando na verdade pode ser usada para todo e qualquer aço stainless ( e olhe que nem esta restrição existe ), desde a linha 300 passando pelos 400 ou qualquer outro.

Via de regra quando apenas esta designação é anunciada, é quase 100% de certeza de se tratar de aço 420J, 420 ou se muito 440A. ::grr::

Atente que o 440A não é um aço ruim,pelo contrário! :shock: Se bem tratado termicamente atinge dureza de 56/57HRC, com alta resistência à corrosão e também muito boa resistência à fratura e manutenção de fio adequada para usos cotidianos em materiais não muito abrasivos, ou seja, excelente para uso doméstico! ::cool:::'>

Quanto à questão da esterelização, as temperaturas em estufa seca são: 160 graus por 1 hora ou 175 graus por 30 min. Em auto-clave varia de 121 a 135 graus.

Note que o aço 440C com dureza em torno de 57HRC ( o mais comum, na faixa "alta" para que este danado não se quebre à toa ) tem temperatura de revenimento acima de 200 graus centígrados!

Instrumentos cirúrgicos, são muito, mas muito mais moles que isso! :D

Postado
  • Membros

Cabraljr

Eu achei que os aços cirúrgicos atendiam alguma especificação com respeito a resistência à corrosão e/ou ao processo de esterilização em autoclave. A faquinha que estou de olho é esta aqui, estilo clássico, bonita, barata, simples e bem acabada

http://cgi.ebay.com/CAROLINA-G41339C-HUNTERS-KNIFE-A-GERBER-CO-/230630330800?pt=Collectible_Knives&hash=item35b2a391b0#ht_1462wt_754

só fiquei curioso com o "aço cirúrgico" pois ela parece uma lâmina tramontinox padrão :)

Postado
  • Membros

Q faca hein trauco!!

Como vc msm disse, bonita, barata, bem acabada e um estilo legal!

Quase comprei uma parecida com essa da Colt, mas perdi o leilão!

Postado
  • Membros

Ontem à noite comprei outra Mora Clipper inox, igualzinha à da namorada, pra levar nas pescarias de caiaque que agora serão mais constantes.

Agora é esperar vir do velho mundo. ::otemo::

Postado
  • Membros

Uai André ( olha o bom mineiro ai... )! :o

Fez a compra na UE ou em Portugal? :shock: ( só esclarecendo: Portugal é o pais mais próximo da Europa... ::lol4:: )

Mas agora, quem quiser facas em aço Sandvik 12C27 pode comprar uma Tramontina,que são feitas com ele; ou com o Krupp 1.146... ( você nunca saberá ao certo... ::vapapu:: ) e na linha Profissional com a excepcional dureza de 55HRC! ::lol4::::putz:::mrgreen::mrgreen:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.