Ir para conteúdo

PERU E BOLIVIA - tentando ser prática


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, existem muitos relatos, detalhes e impressões desses dois países por isso vou tentar ser sucinta e direta em alguns pontos que visitei e minha opinião sem muita profundidade. Para quem tiver interesse, fiz um blog sobre essa viagem: http://ninademochila.blogspot.com.br/ ::otemo::

 

Preparados?!?! ::hahaha::

 

O Roteiro:

São Paulo – Rio de Janeiro – Lima – Huaraz – Lima – Cusco – Águas Calientes – Copacabana – La Paz – Uyuni – Potosi – Sucre – Santa Cruz de La Sierra – Corumbá – Campo Grande – São Paulo

 

Tempo de viagem: 32 dias

 

Transporte da viagem:

Avião entre São Paulo Rio e Lima para ida e entre Campo Grande e São Paulo para volta. O restante foi de ônibus.

- No Peru:

1. Agora em Lima possui um terminal rodoviário que inclusive faz propaganda das passagens mais baratas através de cartazes espalhados pelo terminal. Muito limpo, organizado e bem moderno se compararmos com terminais rodoviários brasileiros. ::otemo::

2. As melhores empresas são Oltursa e Cruz Del Sur. Li muitos relatos dos serviços da Cruz Del Sur mas gostei muito mai da Oltursa. Alem de ser mais barata tem maior disponibilidade de horários e o serviço de bordo é muito bom.

3. Os Taxis são todos negociáveis, não existe taxímetro. Isso acontece na Bolívia e em Corumbá também. E pode chorar porque quando você é estrangeiro eles metem a faca.

4. O transito em Lima é caótico e não tem metro ou trem. Uma opção muito boa e rápida é usar um ônibus expresso. O único problema é que você vai ter que comprar um cartão tipo do bilhete único que custa uns 5 soles.

5. Se você for de trem para Cusco tome muito cuidado com a agencia que você vai comprar. Retornei para Ollantaytambo no ultimo trem mas ele demorou cerca de 2 horas para partir porque duas meninas tinham comprado as passagens em uma agencia e eles eram falsos. Portanto CUIDADO! :shock:

- Na Bolivia:

1. Na Bolívia todo ônibus é velho e o serviço é padrão, que no caso é nenhum. As estradas são muito ruins. MAS é muito, mas muito mais barato viajar assim.

2. Para me ajudar a programar essa parte da viagem usei um site bem legal que dá os horários de saída e tem total das viagens. Esse site é super confiável! http://andestransit.com/

3. Taxi é super barato, mas as vans são muito mais. As passagens de van custam entre 1 e 2 bolivianos.

4. O trem da morte tem dias específicos. Eu mesma fique “presa” em Santa cruz de La Sierra porque não tem trem aos sábados (nem de ida nem de volta). E o “pior” é que tinha passagens compradas e tive que pagar pelo trem mais caro ::prestessao:: . Então sugiro consultar os dias no site oficial. http://www.fo.com.bo/Paginas/Inicio.aspx

 

Pontos turísticos:

- Huaraz: A graça desta cidade está nas montanhas. Existem inúmeras trilhas que você até pode tentar fazer sozinho o que sai MUITO mais barato. Mas por inúmeros motivos preferi fazer com guia. Eu negociei aqui no Brasil com um cara muito recomendado pelo blog http://www.expedicaoandandoporai.com/2011/10/artizon-adventure.html, mas só paguei quando cheguei lá. Os lugares que visitei foram: Wilcacocha, Churup e Laguna 69. Na cidade não tem muita coisa para visitar. A catedral está em reforma mas tem um museu simpático e uma rua com construções originais que sobreviveram à um terremoto que aconteceu na década de 70. O mercado é um ponto legal para ver como as coisas funcionam por lá, mas um aviso aos de estomago fraco irem com calma pois a forma como eles comercializam as carnes pode te fazer virar vegetariano.

- Lima: Não tem nada de extraordinário ou muito diferente do que se tem em uma cidade grande, então recomendo a Igreja e Convento de San Francisco no qual a catacumba está extremamente bem preservada; o museu Del Banco Central de Reserva é muito interessante também; o Mirabus que é um ônibus turístico, recomendo muita roupa de frio se você for a noite; o Parque de La Reserva é muito lindo a noite com o circuito mágico das águas; e para quem quer entrar no clima de ruínas e história Inca não pode deixar de visita o Huaca Pucllana.

- Cusco/Águas Calientes: se você tem tempo compre o boleto turístico e o faça inteiro. Os museus não valem muito a pena já que estão mal conservados, mas o restante vale muito a pena. O que não está neste boleto e que também recomendo fazer são: Salinas de Maras e Qorikancha. E é OBVIO você precisa ir até MachuPicchu(MP).

- Copacabana: Isla Del Sol. Tenho que relatar aqui que me arrependo muito de não ter parado em Puno. Muita gente me disse que Puno não valeria a pena pois é bem menos turístico e não tem uma estrutura legal, mas de Copacabana não é possível visitar a Ilha de Uros e por esse motivo perdi a oportunidade de visitar as ilha flutuante. E vão te oferecer as que ficam próximas da Bolívia, mas vou avisando que são simplesmente para turista ver. São quiosques e lojas de artesanato e a galera não mora lá, resumindo não vale a pena. Sobre a Isla Del Sol recomendo, se você tiver tempo, passar pelo menos uma noite lá. Lá tem hostels e hotéis eu não tinha tempo de ficar, mas ver o sol nascer ou se por Dalí deve ser simplesmente mágico.

- La Paz: existem várias atividades para se fazer que ficam ligeiramente fora dos centro. Dessas eu fiz o Downhill na estrada da morte, Vale da Lua e Tiwanaku. Na cidade mesmo só fui nas praças e na igreja de São Francisco, mas sei que tem alguns museus mas não sei como são e se valem a pena.

- Uyuni: Salar de Uyuni e as lagunas. A cidade em sim não tem nada à fazer.

- Potosi: Minas de prata e a casa da moeda. Esse ultimo eu não fui por falta de tempo

- Sucre: basicamente museus dos quais gostaria de destacar Asur, Casa de la Libertad e o Castillo de la Glorieta (esse ultimo com guia porque sem ele é só uma construção). O Mirador da Recoleta é ligeiramente frustrante, mas já que está lá não custa visitar!

- Santa Cruz de la Sierra: tem algumas coisas para visitar nesta cidade, mas como passei o sábado e domingo por lá tudo estava fechado.Fui no Jardim botânico que é mais botânico do que jardim. Esta é uma cidade mais de passagem e portanto não tem tantos atrativos assim.

 

O que comer:

- Peru: você PRECISA provar a canchita, mas tem também Lomo Saltado e o famoso Ceviche. Lembre-se que o melhor é provar pescado em regiões litorâneas, porque nos outros lugares os peixes não são tão frescos assim. Para beber é legal provar a chicha morada (suco de milho preto) e o pisco. Prove também a fruta granada e o sorvete de lucuma

- Bolívia: comer comida boliviana foi um desafio para mim já que lá é tudo sujinho então a recomendação aqui é cuidado onde você escolhe para comer.

Aos vegetarianos, só posso desejar boa sorte. Porque vai ser um pouco mais difícil você se alimentar em restaurantes. Você basicamente vai viver de omeletes e massas.

 

Custos:

* Alojamento:

- Huaraz - Local: Casa Blanca; Valor por dia: 35 soles; Café da manhã: 5 soles

- Lima - Fiquei na casa de uma amiga, mas as regiões turísticas são Miraflores, San Isidro e Barranco.

- Cusco – Local: Pariwana; Valor por dia: 38 soles com café da manhã

- Águas Calientes – Local: Supertramp; Valor por dia: não sei ao certo pois fechei um pacote com a agencia mas o café da manhã está incluso

- Copacabana – Local: Aldeia Del Inca; Valor por dia: 157 bolivianos com café da manhã

- La Paz – Local: The Adventure; Valor por dia: 68 bolivianos com café da manhã

- Uyuni – Local: Piedra blanca; Valor por dia: 65 bolivianos com café da manhã

- Potosi – Local: Koala den; Valor por dia: 50 bolivianos com café da manhã

- Sucre – Local: Hostal Cruz de Popayan; Valor por dia: 45 bolivianos com café da manhã

- Santa Cruz de La Sierra – Local: Hotel California; Valor por dia: 280 bolivianos com café da manhã

- Total de gastos com alojamento: R$ 545,22 (** alguns lugares foram pagos com Pravel Money e tive que pagar algumas taxas por isso)

 

*Atrações turísticas

Neste ponto vou colocar os lugares mais expressivos :wink:

- Huaraz: US$ 155,00 por todas as guiadas com as entradas de parques e transportes inclusos

- Lima: O museu mais caro custou 15 soles, o Mirabus a noite foi 65 soles e as ruínas de Huaca Pucllana custa 10soles

- Cusco/Águas Calientes: boleto turístico 130 soles, Salinas de Maras e Moray 40 soles (não está inclusa a entrada de Maras que foram 7 soles), Vale sagrado e Machu Picchu US$169 (eu já tinha o ingresso que me custou 156 soles com a entrada para Waynapicchu); City tour 20 soles (todos foram fechados pela agencia do hostel Pariwana)

- Copacabana: barco para Isla do Sol 30 bolivianos, entrada parte norte da ilha 10 bolivianos e na parte sul 5 bolivianos

- La Paz: Estrada da morte 750 bolivianos (empresa Gravity), entrada para Tihuanaco 80 bolivianos (fui sozinha, chegando lá se você quiser contratar um guia eles cobram em média 90 bolivianos optei por não pagar)

- Uyuni: 1200 bolivianos (depois de tantos relatos resolvi pegar essa agencia que me foi muito recomendada por uma galera que cruzei no meio da viagem e pelo rapaz da recepção do hostel. Não tive problema, não passei frio, as refeições perfeitas e muito bem servidas muito mais que recomendo. Existem empresas bem mais baratas e que aparentemente também são boas, mas daí é sorte!)

- Potosi: tour pelas minas 100 bolivianos (agencia Koalas tour)

- Sucre: museu mais caro foi 25 bolivianos

- Santa Cruz: jardim botânico 3 bolivianos

- DICA: quem tiver carteirinha de estudante leve. Em alguns lugares, dependendo de que for te atender, pode te cobra a metade.

- Total de gastos com atrações turísticas: R$1.836,75 (preciso abrir uma ressalva aqui pois é possível economizar muito em Huaraz fazendo algumas coisas por conta, em Cusco comprando antecipadamente o trem ou indo de forma alternativa – ônibus, a estrada da morte pode ser feita por empresas que cobram até 500 bolivianos mas não quis arriscar já que esta também é uma empresa muito recomendada e em Uyuni você também pode poupar e muito escolhendo outra agencia)

* Transporte

- Valor total de traslado seja taxi, ônibus ou van: R$ 707,99

 

Não esqueça de levar:

PROTETOR SOLAR.... o sol é muito forte mesmo com frio e queima mesmo.

Capa de chuva porque em Cusco tudo é muito imprevisível e lá custa uma pouco mais caro

Caso você vá para o meio do mato ou para o Jardim botânico em Santa Cruz repelente é mandatório

 

Documentos:

Não precisei apresentar a carteira de vacinação internacional em lugar nenhum, mas não arrisque leve a sua

 

Remédios:

Eu passei mal com a altitude nos primeiros dias mas o meu remédio foi água, repouso e um chá de coca pela manhã. Para que quiser pode comprar um comprimido chamado Gravicoll (genérico do sorochipil) custa 1,15 soles o comprimido ::otemo::

 

MENINAS!! Eu fiz essa viagem sozinha e posso afirmar que não tem perigo, mas claro da mesma forma que você anda na sua cidade você deve andar nesse ou em qualquer lugar do mundo, ou seja, com cautela e bom senso! ::cool:::'>

 

Bom, acho que isso é tudo. Espero ter contribuído um pouco para quem está planejando sua viagem.

E você que ainda não se decidiu e está na dúvida em ir para qualquer um desses dois países só posso dizer que vai se surpreender!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Parabéns pelo seu relato e sua viagem.

 

Mt bom!

 

Uma pergunta, eu estou planejando uma viagem para a o Salar de uyuni e acho que você esqueceu de falar qual a empresa que fez o tour com você. Qual foi?

 

::otemo::

 

Olá!!!

A empresa que fiz o Salar foi a Red Planet (http://redplanetexpedition.com/index.php)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bem fera o roteiro, parabéns!!

 

Agora no dia 19/06 vai eu e um amigo para Santa Cruz de La Sierra, La Paz, Copacabana, Isla del Sol, Cuzco e MP.

 

Dos lugares que você se hospedou, você indica todos para ficar?

 

Oi Eric!

 

Vamos lá, acho que nesse não vou conseguir ser tão sucinta assim:

 

Em Santa Cruz fiquei em um hotel. Bem mais caro e não é tão bem localizado assim, mas o serviço foi ótimo!

Em La Paz o hostel foi bem bacana! A partir das 20:00 você ganhava uma cerveja de graça e, como tem um outro hostel parceiro, as noites de "balada" eram alternadas. Ele fica em uma avenida bem movimentada e pouco mais de uma quadra do terminal rodoviário. Fica pouca coisa longe do "mercado central" que tem alí.

Em Copacabana fiquei em um hotel tambem, mas o visual, conforto e localização, na minha opinião foram perfeitas. Bom, sentar numa rede admirando o Titicaca não tem preço...

Infelizmente não tive tempo de ficar uma noite na Isla del Sol, mas eu DEFINITIVAMENTE recomendo! Devo alertar que só vi hostel na parte sul da ilha, na norte só as barracas.

Em Cusco eu não só recomendo como moraria lá fácil... Camas confortáveis(se não estou enganada teve uma menina aqui que fez um relato quase que apaixonado pelos edredons, e realmente tenho que concordar com ela), localização ótima, café da manhã suficiente, agencia dentro ( que super recomendo tb), festas divertidas e na medida certa, tanto para aqueles que gostam ou não gostam de bagunça... Enfim amei o lugar..

Em Águas Calientes (MP) fiquei no Supertramp cujo o dono é um colombiano MUITO simpático. Tudo alí é o suficiente, nada com muito luxo mas tambem nada "avacalhado"... Caso fique nele, e tenha sono muito leve, não reserve o quarto com 16 camas. Esse quarto fica com a janela virada para rua e o barulho é grande, isso não acontece nos outros quartos...

 

É importante dizer que em todos os lugares tinha água quente! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...