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Istambul by Fon


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Veja o texto original deste relato com fotos em http://www.theworldbyfon.blogspot.com.es/2014/05/interior-da-mesquita-azul-nao-e-tao.html#more

 

Não é tão fácil fazer uma viagem low cost para Istambul, mesmo possuindo uma "base" em território Europeu. A companhias áreas de baixo custo não voam para lá e a malha ferroviária do Leste Europeu não é tão bem distribuída, o que implica em poucos horários e trajetos longos. Pode parecer uma desculpa, mas foi por isso que não conheci Istambul antes. Acho que dentre os locais que tive o prazer de estar em 2013, Istambul só compete na categoria "lugares que mais gostei" com o Salar de Uyuni, superando todos os demais.

 

Se o mundo pudesse ser dividido por apenas uma linha entre o Oriente do Ocidente, Istambul deveria estar exatamente nesta linha. Separada em duas partes quase de mesmo tamanho, é a única cidade do mundo que está ao mesmo tempo em dois continentes, Europa e Ásia. É maravilhoso estar lá e pensar que Istambul era Bizâncio, por volta de 600 aC, depois disso, a capital do Império Otomano, Constantinopla e somente menos de 100 anos atrás se tornou a Istambul dos dias de hoje.

 

As Gueras Médicas e do Peloponeso. Vários impérios, Gregos, Persas, Romanos, Otomanos. Idade Média, Islamismo. Tudo me faz pensar que eu deveria ter prestado mais atenção nas minhas aulas de história para entender a posição desta importante cidade na história do mundo.

 

Com certeza, após a passagem de todos estes povos, a cultura de Istambul se tornou muito diversificada e rica. Na Região Central, chamada Sultanahmet, as pequenas ruelas mantém os segredos do gigante Grand Bazar, os deliciosos aromas do Bazar de Especiarias, as tentações dos doces turcos e as majestosas Mesquita Azul e Santa Sofia. Você tem que começar sua visita por lá!

 

Istambul possui quase três mil mesquitas distribuídas em seu território, o que faz com que as pessoas a chamem de "Cidade dos Minaretes". Os minaretes são as torres das mesquitas, geralmente de geometria cônica, usados para fazer os chamados ao povo nos horários de prece, cinco vezes ao dia. Estes anúncios, chamados de "adham", são baseados em cálculos astronômicos, então eles não são sempre no mesmo horário.

 

A Santa Sofia, também chamada Igreja da Divina Sabedoria, é um exemplo perfeito de grandeza e perfeição. Disputada pelo Leste Islâmico e pelo Oeste Cristão, a Santa Sofia é um dos grandes tesouros da humanidade. Construída para ser uma igreja, e funcionando como tal até a tomada de Constantinopla pelos Otomanos, que a transformaram numa mesquita. Uma grande parte dos detalhes que foram cobertos durante esta "transformação", estão aparentes novamente.

 

Aquela praça com uma grande fonte em frente a Santa Sofia é chamada de Hipódromo, e atravessando-a você estará em frente á magnitude da Mesquita Azul. Eu nunca irei esquecer o sentimento de tive quando a vi pela primeira vez! É simplesmente o meu lugar favorito de Istambul, e fui até ela todos os dias da minha estadia na cidade!

 

Chamada de Mesquita Azul, pelas cores dos seus azulejos e vitrais, ainda é usada pelos muçulmanos para rezar, com todos os detalhes construtivos e típicas funções, como o Mihrab, equivalente ao altar no cristianismo, que indica a direção de Meca; o salão de preces ocupado por um imenso carpet vermelho e o lugar usado pelos muçulmanos para lavar suas mãos, face e pés antes de entrar para rezar.

 

Se você não é muçulmano pode acessar somente algumas partes da mesquita e sempre, como em qualquer mesquita, respeitando algumas regras de conduta. Antes de entrar, remova seu chapéu e seus sapatos, e quando já estiver no interior evite movimentar-se bruscamente e fazer barulho. Homens e mulheres devem cobrir o máximo de pele possível: mulheres precisam cobrir seus cabelos. Na entrada da Mesquia Azul, você encontrará bolsas plásticas para colocar seus sapatos e as mulheres podem emprestar um lenço para a cabeça.

 

Mesquita Azul ao amanhecer

Uma das estruturas históricas importantes de Istambul é a Basílicas Cisterna, a sudeste da Santa Sofia. Esta enorme cisterna subterrânea foi construída no Império Bizantino. O peso do seu teto é distribuído em 336 colunas de mármore através de arcos, e a maioria destas colunas foi retirada de antigos edifícios, de diferentes estilos arquitetônicos, como o Corintio e o Dórico. Curioso é que existem duas cabeças de Medusa usadas como apoio de duas colunas, na parte sudoeste da cisterna. Provavelmente eram duas peças importantes de edificações do Período Romano, que devido ao seu tamanho, ganharam nova função.

 

Algo em comum entre Turquia e Marrocos, é a necessidade de barganhar quase que em tudo que você compra. Se os Brasileiros tem o domínio nos jogos de futebol, o povo turco tem o domínio na arte de regatear! E mantendo a comparação, eu diria que o Grand Bazar é o Maracanã Turco, onde você terá que enfrentar os melhores nesta arte!

 

Uma boa dica, que recebi de um amigo, é começar oferecendo metade do preço inicial. Com este valor, você pode "sentir" a situação entre você e o mercador. É possível que você receba uma cara feia ou que você sente em sua loja, tome um chá, e depois de uma hora finalize sua negociação. Outra idéia é olhar pelo produto que você quer nas ruas principais, mas deixar para comprar em ruas secundárias. Certamente será mais barato!

 

Não quero me estender muito neste texto, e asism como fiz com a Itália nos artigos "Máfias e Vulcões - Parte 1" e "Máfias e Vulcões - Parte 2" vou dividir este texto sobre Istambul. Quem sabe daqui um tempo a parte 2 de Istambul apareça por aqui!

 

Mais fotos da Turquia você pode ver aqui ou entrando no menu "Some Photos" na aba superior do blog.

 

Obrigado pela força de todos os que acompanham! Maio de 2014 foi o mês que mais recebeu visitas até agora! Se você gostou, peço gentilmente que me ajude e compartilhe, comente ou curta este texto, aqui abaixo ou nas redes sociais.

 

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Um forte abraço!

 

Fon

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