Ir para conteúdo
Gabriel Azevedo

Roteiro Alemanha-Polônia-República Tcheca

Posts Recomendados

Olá, mochileiros!

Estarei viajando em agosto com minha esposa e gostaria de pedir uma ajuda com o roteiro para Alemanha-Polônia-República Tcheca. O roteiro é o seguinte:

Frankfurt: 04/08 (vamos direto para colônia, só na volta que passaremos um dia em Frankfurt)

Colônia: 04/08-06/08

Berlim: 06/08-11/08

Varsóvia: 11/08-13/08

Cracóvia: 13/08-16/08

Praga: 16/08-21/08

Dresden:21/08-23/08

Munique: 23/08-27/08

Nuremberg: 27/08-31/08

Frankfurt: 31/08-01-09

Vocês acham que a distribuição dos dias está suficiente?

De Praga pretendemos tirar dois dias para ir a Pilsen e Cesky Krumlov, vocês acham que dá pra fazer um day trip ou seria melhor passar a noite?

De Munique e Nuremberg pretendemos tirar um dia de cada para visitar alguma cidade da rota romântica. Li algumas opiniões de que Rothenburg ob der Tauber e Dinkelsbuhl, que ficam próximas a Nuremberg, são muito interessantes. Vocês teriam outra sugestão? Não seguiremos até Fussen porque achei distante, então gostaria de visitar outra que fique mais perto de Munique.

Com relação ao deslocamento, pretendemos fazer os trechos de trem, inclusive já compramos o trecho Frankfurt-Colônia pela BAHN e tive uma dúvida: comprei passagem para dois passageiros e foi emitido apenas um bilhete, não consegui identificar onde consta que são dois passageiros porque está escrito em alemão. Alguém já teve essa dúvida e pode me ajudar?

Outra questão é o trecho Cracóvia-Praga, pelo que consegui pesquisar tem apenas trem noturno. Nunca viajamos em trem noturno e estamos receosos. É tranquilo? Alguém sabe de outras opções para esse trecho, mesmo que seja de ônibus?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
xxxxxxxxxx    0

Cada um tem as suas preferências, mas pessoalmente eu acho Fussen o ponto alto de um roteiro pela Alemanha, então eu não deixaria Fussen de fora. Fussen fica a 2 horas de trem de Munique, é um lugar perfeito para uma day-trip, você sai de Munique de manhã cedo, passa o dia em Neuschwanstein e volta no começo da noite para Munique, e passagem é baratinha, com o Bayern Ticket, ida e volta custam só 27 Euros para 2 pessoas, e literalmente uma multidão faz este bate-e-volta a partir de Fussen todos os dias.

Quanto ao bilhete de trem, procure algo como "Erw: 2" ou "2 Erwachsener", que indicam que são 2 adultos viajando com o mesmo bilhete.

Entre Cracóvia e Praga só tem mesmo o trem noturno, não é lá muito confortável, se você tiver sono leve, provavelmente não dormirá muito, mas costuma ser tranquilo, claro que você tem que ter os cuidados de segurança de sempre, como trancar a cabine enquanto dorme, não deixar nada valioso a vista, etc, mas nada demais. Uma alternativa é ir de ônibus, mas a linha não opera todos os dias, então pode complicar um pouco as coisas. Dê uma olhada em: http://www.czech-transport.com/index.php?id=20191

Compartilhar este post

Link para o post

Bem-vindo ao fórum!

Com relação a passar a noite em CesKy Krumlov, eu acho que passar a noite lá foi um dos pontos altos de uma viagem de um mês. Mas isso sou eu, que sou sossegado, viajo em casal. Outros talvez fiquem entediados. Coloquei fotos de CK no meu relato, o primeiro da assinatura. Se quiser, dê uma olhada lá e tire suas próprias conclusões.

De Munique a Füssen é tranquilo, como indicou o Adriano. Para mim foi uma experiência legal, mas não achei esse destaque todo comparado a outras experiências que tive na Alemanha. Mas destaco que a maioria que faz gosta muito.

Uma cidade bem próxima de Munique e que nos surpreendeu muito foi Landshut. Fica a 45 minutos de lá, é muito bonita, tem um castelo bem legal e quase não tem turistas. Outras opções são Mittenwald, que fica bem no meio dos alpes e Burghausen que, ao contrário do Neuschwanstein, se trata de um castelo de verdade, com um milênio de existência, considerado o mais longo do mundo.

De Nuremberg, recomendo bate e volta a Bamberg e Würzburg, além de Rothenburg ob der Tauber.

Com relação ao bilhete de trem, o "2 erwachsene" que o Adriano comentou se encontra no canto superior direito do bilhete.

Já ouvi de tudo sobre o trecho Cracóvia e Praga. Creio que basicamente você não tem outra opção e o jeito é encarar, mas a maioria viaja sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Pessoal pelas respostas. Sobre Rothenburg ob der Tauber, eu só achei trem para viajar pra lá com 2 conexões. Só que achei apertado o tempo entre as conexões, 4 minutos apenas. Vcs teriam alguma outra sugestão de transporte. Não achei ônibus. Sobre Fussen, em que site vcs compraram a passagem de trem. Não achei no BAHN.

Compartilhar este post

Link para o post
xxxxxxxxxx    0

Rothenburg ob der Tauber fica viável se você você se hospedar 1 ou 2 dias em Nuremberg ou Wurzburg, saindo destas cidades é mais ou menos 1 hora de trem até Rothenburg ob der Tauber.

Você tem que pegar uma conexão no meio do caminho, mas os trens na Alemanha costumam ser bem pontuais, e 5 minutos de conexão numa estação de trem minuscula costuma ser mais que suficientes. E mesmo que você perca a conexão, não tem muito problema, basta esperar uma hora e pegar o próximo trem/ônibus, não precisa nem comprar outra passagem, o Bayern Ticket cobre qualquer horário de trem/ônibus.

Quanto a Füssen, acabei de pesquisar aqui na Bahn, e apareceu normalmente... Tente pesquisar as cidades de origem como "Munich ou München" e destino como "Füssen", não esqueça do trema "¨", as vezes pode não aparecer caso você não escreva o nome da cidade com o trema.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o tempo você vai ver que 5 minutos são uma eternidade, isso se não estiver com malas pesadas, é claro. As plataformas são sempre próximas uma da outra. Você pode olhar num quadro amarelo que fica em cada plataforma onde é a próxima, mas fica melhor antes de sair dar uma olhada no site da bahn.de e verificar as plataformas (aparece quando você pesquisa o trem e clica para ver mais detalhes).

Na verdade, o Bayern Ticket não cobre todos os ônibus. Estará coberto o trem de Munique a Füssen e o ônibus de Füssen até o ponto onde compra os ingressos (você vai descer lá mesmo se já tiver comprado). O ônibus de lá até o castelo é pago por fora.

Certamente o problema é a falta de trema. Para pesquisar, um jeito mais fácil é substituir a letra com trema pela sua equivalente, acrescida da letra "e". Por exemplo, Füssen vira Fuessen e Köln vira Koeln. Não só também é uma forma correta de escrever como o site reconhece e fica bem mais fácil.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera. Obrigado pelas dicas. Está ajudando bastante. Vou deixar pra comprar o bayern ticket lá mesmo. Vocês compraram o zloty-polônia e a coroa tcheca nos próprios países ou compraram ainda aqui no Brasil ? Outra coisa, vocês sabem qto tempo demora o passeio de barco a vapor em dresden ?

Compartilhar este post

Link para o post
xxxxxxxxxx    0

Deixe para trocar euros por zloty/coroas quando chegar lá, dificilmente você acha estas moedas aqui no Brasil, e quando acha, a taxa de conversão é péssima. Mesmo fazendo dois câmbios, real para euros, e depois euros para zloty/coroas será mais barato do que trocar reais por zloty/coroas.

Uma alternativa para evitar ficar trocando moeda toda hora é sacar moeda local nos caixas automáticos direto da sua conta bancária. Funciona perfeitamente com cartões de débito da Mastercard, mas se você tiver um cartão de débito da Visa, não irá funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, valeu pelas respostas mais uma vez! Estou com mais uma dúvida e, espero que seja a última, já que embarco semana que vem hehehehe.

Eu comprei a passagem para o trem noturno Cracóvia-Praga e no site dizia que era viagem direta, mas recebi os tickets aqui em casa e não entendi muito bem, pois tem um ticket "Krakow - Zebrzydowice (GR)", um ticket "Krakow - Praha" e outro menor "Zebrzydowice Gr. - Praha", e como vi alguns relatos de pessoas que tiveram uma surpresa desagradável de ter que trocar de trem, fiquei com receio. Vocês sabem se isso quer dizer que vou ter que trocar de trem ou algo parecido? Estou colocando as fotos para deixar mais claro.

Valeu.

20140726_220015.jpg.92b1dae1afe93643d1de39a743196fae.jpg

20140726_220104.jpg.17e44f124283c6fd55db112c08cbead5.jpg

20140726_220856.jpg.8ed7c061ab2c2ac4ffc7c2745579fbed.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
xxxxxxxxxx    0

Na verdade não existe um trem ligando diretamente Cracóvia e Praga, mas sim um único vagão, ou 2 vagões se tiver muito movimento, que são emendados em outros trens que fazem outras rotas.

Este vagão segue direto de Cracóvia para Praga, mas no meio da viagem ele vai sendo encaixado nos outros trens que fazem outras rotas. Então se você estiver no vagão certo, seguirá direto de Cracóvia a Praga e provavelmente nem vai perceber que o seu vagão foi encaixado em outro trem.

Quanto aos tickets, o sistema de reserva de passagens de trens da Polônia não possui integração com nenhum outro, então é comum eles emitirem 2 ticktes, um para o trecho na Polônia e outro para o trecho na Rep. Tcheca.

No seu caso, a primeira imagem é a passagem do trem no trecho Zebrzydowice x Praga, a segunda imagem é a passagem Cracóvia x Zebrzydowice e a terceira imagem, é referente somente a reserva do leito/cama (couchete ou cama).

Então acredito que esteja tudo certo, só preste atenção para embarcar no vagão certo. Antes de embarcar confira 2 vezes que você está no vagão certo, o número e destino do vagão costuma estar escrito num letreiro na entrada do vagão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora