Ir para conteúdo
meriane_pires

Escandinávia: Russia-Finlândia-Suécia-Noruega

Posts Recomendados

Fala galera, beleza?!

Meu primeiro relato aqui no forum, e começo dizendo que a galera que posta aqui no mochileiros.com me ajudou e muito em todas as viagens que fiz! OBRIGADA!!!! ::love::

 

Venho aqui dar dicas e truques nos lugares que passei. Essa viagem foi um mochilão que fiz com meu noivo e usamos o sistema couchsurfing em algumas cidades!

 

Primeira dica pra tornar seu mochilão economic mode e muito mas muito mais legal: entre para o couchsurfing.com! Hospedar-se na casa de pessoas nativas torna a viagem inesquecível e é 0800! ::otemo::

 

Começamos pela França, e depois de três dias partimos para Moscow!

Nos hospedamos no Fabrika Hostel, e super recomendo! Além de lindo e aconchegante, é um precinho mara!!!! ::hãã2::

Lá fizemos amizade com a Larissa (Russa) o que tornou nossa viagem 100% melhor! Conheci a Moscou turística e a dos Russos!

Dicas em Moscou:

O sistema de metro é ótimo! Não pegue taxi!

Os Russos não falam inglês, encontrei apenas 3 pessoas que falavam e isso em lojas como Apple store, por ex.

Arrisque o russo, aprenda palavras básicas em Russo ou arrisque o Portugues e apele para mímica! Se insistir em falar inglês eles podem ser extremamente grossos! :cry: A dica é pelo menos falar um "spaciba" que eles mostram um sorriso! :D

Anote tudo em Cirílico alem das letras no alfabeto ocidental, pois no metrô de moscou, nas ruas, placas, etc., é tudo escrito em Cirílico! Para pedir informação na rua, nem todos sabem a escrita em letras do nosso alfabeto.

Leve Euros para trocar por Rublos, e troque no aeroporto se possível, pois nas ruas eles colocam um valor na placa diferente do real cobrado, fiquem atentos!

Fomos no início de Março e ficamos 3 dias em Moscou, foi ótimo! Compramos ingressos para o Theatro Bolshoi pela internet e foi muito barato!

Onde vale a pena ir, na minha opinião:

Praça Vermelha

Igreja de S Basilio

Catedral de Cristo Salvador (mulheres levem um lenço para cobrir a cabeça!)

Universidade Estatal de Moscou

Parques tem muitos! Vale a pena escolher pelo menos 2 para visitar!

Procurar um bar tradicional para tomar uma Vodka!

A culinária Russa é excelente! Tem muitos cafés, mercados e restaurantes 24h! E tudo com ótimo preço!

 

O sistema de trem para viagem é excelente! E partem no horário certinho! Compramos a passagem para São Petersburgo e para Helsinque on line, pelo site Russian trains. Tudo tranquilo!

 

Depois partimos para S. Petersburgo de trem (viagem noturna), onde ficamos na casa de uma família pelo couchsurfing! Foi nota 1000!!!!

Em S. Petersburgo, diferente de Moscou, há várias placas em inglês e vários totens nas ruas com mapas em inglês mostrando sua localização e a direção dos pontos turísticos.

As pessoas são mais simpáticas e encontramos muitos que falam inglês! Não terá problemas para entender e se locomover por lá!

 

O que fazer:

Visitar o Hermitage

A fortaleza de Pedro e Paulo (Forte)

O palácio da rainha Catarina (não abre às terças!) e o parque que é lindo!

A igreja da Ressurreição

E depois saia andando pela cidade beirando o rio Neva, que lembra muito Venesa e a Europa. Vela a pena ficar perambulando pelas cidades!

 

De lá partimos para Helsinque pelo trem rápido, vale muito a pena, são 3h de viagem e vc faz a imigração dentro do próprio trem!

Os Finlandeses são simpáticos e engraçados! Desde o motorista do ônibus até a senhorinha na rua falam inglês!

Fiquei 1 dia em Helsinque e pra mim foi o suficiente! Ficamos no EuroHostel, e foi ótimo!

 

Dicas do jeitinho brasileiro em Helsinque:

O tícket do trem urbano para 1 dia custa 8 eur... o que acontece é que todos entram e saem do trem (tipo um bonde) e não há cobrador... não há fiscalização... ou seja, eu não usei o meu ticket todas as vezes que entrava no trem...! "Comprei à toa". Lá "todos são educados" então teoricamente não precisam de um cobrador de passagens... a galera tem o ticket no smartfone e tals... bom, fica a dica...

É tudo absurdamente caro! Então esqueça os souvenires!

Vale a pena ir a um restaurante viking! O prato é individual e bem servido! Então a galera que come pouco pode dividir! Eles acham super de boa isso!

Tudo fecha ás 18h, se for comprar algo, lembre-se disso!

Vale a pena ir no "Sea Life" principalmente com crianças! Mas quem já viu esses aquários no Brasil, é mais ou menos a mesma coisa!

Ha! Escolha uma época que não esteja nevando muito, pois se não fica difícil passear na cidade, o vento é de matar! Os termômetros marcam 1ºC mas a sensação é bizarra! ::Cold::

 

De Helsinque partimos para Estocolmo via Norwegian Airlines;

Dicas:

wifi no aeroporto não funciona, pois vc precisa ativar recebendo o cod via SMS! Então, ou compra um ship sueco ou esqueça!

Pela Norwegian, se vc estiver de mochila ou mala de mão não precisa pagar para despachar! Tira sua passagem na máquina e pronto! Ninguém fiscaliza isso, nem o teu passaporte kkkk vc é quem passa a passagem na leitora de cod de barra pra entrar no avião! (Eu tava de mochila e uma malinha de mão e entrei de boa!)

Fiquei hospedada em um navio na Old Town! O Anedim Hostel! Chegamos lá eles foram nota 10! Nos mudaram para um quarto melhor e sem pagar nada a mais por isso!

Tudo muito caro, a moeda deles é +- 1 eur = 7,5 krom, só que tudo custa pelo menos 200, 300 kroms!!!

A dica é, vá ao mercado que vende comida pronta a peso! Compra a quentinha e coma no hostel! Os mercados vendem as sacolas! Ou vc cata umas da sessão de legumes e frutas, ou leva a sua!

 

Passear pela Old Town é o que há!

As ruas, lojinhas, cafés, é tudo medieval! Museu do Nobel, Palácio Real, tá tudo ali!

Ficamos 2 dias e ficaria mais!

Visitamos o Skansen, o museu a céu aberto, para ir é via bus que vc vê os horarios e a estação mais próxima a vc via internet! Os tickets podem ser comprados na Seven Eleven ou na estação de metrô (Não dá pra comprar no bus! Eles não vendem!); O Vasa Museum é muito legal também, vale a pena.

Tem muitos outros, mas como a grana tava curta não visitamos.

 

Dá pra ir a Tallin também, com um ferri boat, mas não fizemos esse bate e volta.

 

Partimos então para nosso último destino, Oslo!

Via Norwegian airlines, ficamos mais uma vez na casa de uma família via couchsurfing! Por incrível que pareça foi o Peter (norueguês) que fez a melhor caipirinha que eu já bebi!

Visitamos muita coisa 0800, dentre elas:

Opera House;

Praça do palácio Real

Frogner Park

Vikingskipshuset (museu dos navios Vicking) - PAGO

E perambulamos pela cidade.

 

Particularmente, foi a cidade que menos gostei... estava toda em obra, meio caótica... muitos estrangeiros habitando (indianos, romenos, etc..) muitos pedintes... enfim... quase não vi noruegueses em Oslo kkkkk

O sistema de tickets é o mesmo que em Helsink, ninguém fiscaliza, nos metrôs não há catracas.... então, já que é caro (1 passagem é 30 kroms) aconselho a comprar uma e ficar com ela no bolso... e só! Qualquer coisa dá uma de esquecido e encosta na maquina hahahah

Nós compramos e não usamos, no final demos para a família usar kkkkk

 

Bom gente, resumidamente foi isso!

Podem fazer comentários e tirar dúvidas! Terei o prazer em ajudar! ::love::

 

Até mais! ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, muito bacana seu roteiro, quantos dias de viagem foram?

 

Estou estudando um roteiro parecido, porém quero ir até Bergen (dizem que o visual é show de bola)....

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Nando! O Total foram 15 dias!

Nosso vôo foi uma promo pela KLM, compramos os trechos RJxParis; ParisxMoscou; OsloxRJ. Os deslocamentos internos foram por avião e trem.

 

Ficamos 3 dias em Paris, 3 dias em Moscou, 3 dias em S. Petersburgo, 1 dia em Helsinque (na minha opinião mais que suficiente), 2 dias em Estocolmo (ficaria mais), 3 dias em Oslo.

 

Com mais tempo dá pra ir a Tallinn dizem que é muito legal! Bergen o pessoal fala muito bem tb... mas as belezas naturais como navegar pelos fiordes só na primavera/verão mesmo... como fui economic mode, peguei a promo das passagens, não pude escolher estação não. Mas foi ótimo! A Rússia é o máximo! Quero voltar e ficar mais dias!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Mariane, obrigado pelas dicas...

Estou querendo ir no começo do verão, os trechos internos até que estão em conta, mas a passagem principal para Europa está bem cara...

 

bjs e obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parei na parte do asqueroso ''jeitinho brasileiro''. Definitivamente, temos o país que merecemos.

É por isso Danzevedo que dou GRAÇAS À DEUS por não encontrar Brasileiros iguais a você em minhas viagens!

 

O Brasileiro é fresco, metido e "asqueroso" no país alheio, acha que tudo tem que ser tipo no Brasil, reclama principalmente de comida e hospedagem.

 

Ainda bem que com simpatia, humildade e respeito à cultura de cada povo somos sempre muito mas muito bem recebidos em todos os lugares que pisamos e pessoas que conversamos!

Muito orgulho de ser brasileira e falar que somos do Brasil! Um sorriso se abre na hora pra gente!

 

E por último, não perca seu tempo lendo meus relatos, vá viajar! ::dãã2::ãã2::'>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parei na parte do asqueroso ''jeitinho brasileiro''. Definitivamente, temos o país que merecemos.

 

 

Danzevedo, compartilho do seu sentimento, esse não é o primeiro relato que leio no qual as pessoas citam o tal "jeitinho" orgulhosos de sua malandragem: viagens sem ticket, falsificação de carteirinhas, entre outros...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, cada um pensa de um jeito, então vamos evitar discussão e focar no que interessa a todo mundo que são as informações da viagem ::otemo::

Concordo contigo Samantha!

Este site pra mim, mesmo que não vá de mochilão, é sempre muito útil! Então vim aqui apenas dar minha contribuição e dar o meu relato!

Ninguém é obrigado a concordar ou fazer as mesmas coisas que fiz! Acho que todos são adultos e possuem discernimento de tomar suas próprias atitudes e condutas!

Portanto vamos respeitar o livre arbítrio! ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×