Ir para conteúdo

Mochilão America do Sul JAN 15 - Transporte e outras informações


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

Pretendo fazer um mochilão em janeiro do ano que vem com uma amiga, pelo Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru... Mas como sou mochileira de primeira viagem, não tenho experiencia nisso.. Então gostaria de alguma ajuda!!

Qual é a melhor opção de transporte do Rio Grande do Sul para o Uruguai?

E do Peru para o Brasil?

Alguém tem dicas de roteiros por esses países, os melhores lugares para ir, melhor forma de economizar, etc.? Vou com pouco dinheiro, mas gostaria de aproveitar o máximo...

Obrigada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Amanda, quanto tempo vc tem pra essa viagem? 5 países é bastante coisa, viu. Principalmente para quem nunca mochilou. Eu escolheria 2 ou 3 países apenas, dependendo da região escolhida.

Não existe uma melhor opção, existem várias opções e vc escolhe a que for mais conveniente pra vc. Vc pode ir de avião ou de ônibus para o Uruguai. Do Peru para o Brasil, a msm coisa mas a viagem de ônibus será de dias, viu. Então eu escolheria o avião na volta.

Outras dicas...

Quanto mais deslocamentos vc fizer, mais cara a viagem vai ficar. Então se vc tem pouco dinheiro, a primeira coisa é cortar destinos pq 5 países é muito.

Cada país tem zilhões de coisas pra fazer, é impossível alguém listar isso tudo aqui. Minha sugestão é que vc leia blogs e sites de viagem, compre uns guias impressos, vá estudando os países e cidades que mais te interessam e monte seu roteiro.

Um abraço, Debora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gente!

 

Realmente, 30 dias é pouco pra fazer esses 5 países, principalmente com pouca grana, mas vamos lá...

 

Existem dois roteiros clássicos (e que deixam muita coisa de fora) os quais podem ser unificados em um mochilão.

 

A primeira parte dele, que envolve Buenos Aires e as cidades do Uruguai eu fiz em 10 dias de viagem, com deslocamento aéreo (perde-se praticamente um dia inteiro na ida e outro na volta, não tem muito jeito), mais informações aqui: http://migre.me/khmnZ

 

O roteiro básico é mais ou menos o seguinte:

2D - PUNTA DEL ESTE

2D - MONTEVIDEO

1D - COLONIA

3D - BUENOS AIRES

1D - MENDONZA

3D - SANTIAGO

1D - SAN PEDRO DE ATACAMA

5D - DESERTO

3D - SALAR DE UYUNI

3D - LA PAZ

2D - COPACABANA

1D - PUNO

2D - AREQUIPA

1D - NAZCA

3D - CUSCO

1D - AGUAS CALIENTES

2D - LIMA

 

São 35 dias, sem contar o dia da ida e o dia da volta. Para cumprir esse cronograma não há previsão de um dia para descanso e usa-se muito transporte terrestre noturno, pelo menos um trecho aéreo (Santiago - San Pedro) e nada pode dar errado.

 

Acontece que, por mais que a gente tenha tudo planejado nos mínimos detalhes, numa viagem imprevistos acontecem. A toda hora! Chuvas caem, as pessoas adoecem, os transportes atrasam, as estradas fecham, as malas somem, enfim...

 

Além do que, passar mais de 10 dias viajando de cidade em cidade sem parar pra descansar de verdade é extenuante.

 

O ideal é ter um ou dois dias de ócio a cada seis ou sete dias de viagem, pra ter uma "margem de segurança" no cronograma e tb pra conseguir aproveitar de verdade e chegar bem no fim da viagem.

 

Assim sendo, com 30 dias disponíveis, eu tiraria toda a parte da Argentina e do Urugay e me concentraria em Chile, Bolívia e Peru.

 

Outra coisa, se vcs decidirem ir mesmo, CORRAM para comprar as passagens aéreas. Essa é, talvez, a parte mais delicada do orçamento, porque além de encarecer naturalmente conforme se aproxima a data, o preço pode dar um salto de um dia pro outro. E pesquisem bem os preços antes. Recomendo perder umas horas olhando o site kayak.com.br e avaliando preços, horários e tempo de espera nas escalas.

 

Compradas as passagens já façam reserva nos hostels também. Muita gente viaja sem reserva, mas em época de férias não recomendo não.

 

Pesquisem bem os preços de todos os passeios, passagens terrestres, traslados, etc. e saibam, exatamente quanto essa parte vai custar e tenham esse dinheiro já certo. Alguns passeios vcs precisam já comprar ou reservar daqui, mas serão pagos lá e nem sempre se aceita cartão de crédito. Vale ficar atento a isso.

 

Fora o $$ das despesas que se pode prever, podem colocar na conta de cada pessoa pelo menos R$100,00 por cada dia de viagem pra alimentação, transporte local, gorjetas, água, remédios, taxas, lembrancinhas, uma breja, etc. etc. e td isso com bastante economia.

 

Enfim, espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Gisele, ajudou sim!

 

Estou pensando em fazer Chile + Peru + Bolívia em 30 dias.

 

Meu esboço do roteiro:

 

Santa Cruz

Sucre

Potosí

Uyuni

San Pedro de Atacama

Iquique

Arequipa

Cusco

Aguas Calientes

Machu Pichu

Isla del Sol

La Paz

 

Que trajeto vc me recomenda fazer por avião para salvar tempo? Chegar a Sta Cruz não conta porque Moro no Mato Grosso, de ônibus é perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Valeu Gisele, ajudou sim!

 

Estou pensando em fazer Chile + Peru + Bolívia em 30 dias.

 

Que trajeto vc me recomenda fazer por avião para salvar tempo? Chegar a Sta Cruz não conta porque Moro no Mato Grosso, de ônibus é perto.

 

Luis, eu ainda não consegui fazer essa segunda parte do roteiro mas, de acordo com as minhas pesquisas, o trajeto Santa Cruz - Sucre de avião é interessante, pois, segundo relatos, a viagem de ônibus leva 17 horas, no mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigada Gisele e Debora!!! Andei conversando com algumas pessoas e realmente, 1 mês e pouco dinheiro é muito complicado para conhecer todos esses países... Eu e minha amiga agora estamos pensando em fazer Argentina, Uruguai e Bolívia... Dei uma olhada nas passagens de avião e estavam muito caras de Porto Alegre para Montevidéu... Então essa parte vamos de ônibus, e parando pelo litoral para conhecer as cidades... Quando chegarmos na capital, vamos para buenos aires, e de lá para o centro da argentina e depois vamos para o norte, e então (talvez) bolívia! A volta que ainda não sabemos... O que acham? Será que dá para conhecer a Bolívia também?

 

E Fernando, eu e minha amiga moramos em Salvador e temos aproximadamente 1 mês para viajar... por isso reduzimos o roteiro, além do dinheiro escasso! E você?

 

Luis, animamos sim! Mas dessa vez não podemos ir para o Chile e o Peru, pois nos falaram que o Chile é bem caro, e não temos muito tempo.. Mas a bolívia ainda queremos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, pessoal

 

Estou com algumas dúvidas cruéis e peço ajuda a vocês!

Vou fazer uma viagem com meu noivo para Chile e Argentina em novembro. Serão 11 noites.

Já temos as passagens de ida (chegada por Santigo) e retorno (saída por Buenos Aires), mas ainda não sabemos o roteiro.

 

Alguma sugestão?

Pensamos em sair de onibus de Santiago até Mendoza (AR), passar uns dias por lá e depois ir de avião à Buenos Aires.

Vale a pena? Em 11 noites, sugerem que distribuição de dias para essas cidades. Já conhecemos BA, mas foram passagens breves (de Cruzeiro).

Ou seria melhor ir direto de Santiago até Buenos Aires?

Gostaria muito de ir para Bariloche, mas achamos o roteiro meio complicado.

Pensamos também em fazer o circuito dos Lagos Andinos... as pesquisas de pacotes fechados ficarão bem caras. Dá para fazer de forma independente e ser uma viagem tranquila?

Que acham?

 

Muuuito obrigada a quem puder ajudar!!!!

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...