Ir para conteúdo

Mochilão Croácia, Bósnia e Eslovênia - 19 dias - Junho 2014


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 14 – 23/06/14 – Ljubljana[/t3]

 

Cheguei a Ljubljana bem cedinho, a rodoviária fica junto com a estação de trem e pertinho do centro histórico, fui andando para hostel. O hostel mais famoso de lá é Celica, que é caro e estava lotado, então fiquei em outro chamado H2Ostel. A localização é excelente, do lado da ponte dos dragões, mas não gostei muito de lá… O que não me agradou é que os quartos eram como mini apartamentos, com o banheiro e a cozinha dentro, e era um saco quando eu já estava na cama pra dormir e algum sem noção resolvia cozinhar o jantar meia noite fazendo maior barulheira e deixando cheiro de comida no quarto todo. A limpeza também não é o forte lá.

 

A Eslovênia usa o Euro, e a diferença nos preços das coisas foi sensível, bem mais caro que a Croácia e a Bósnia, mas ainda assim bem mais barato que a Europa Ocidental. Fui no supermercado comprar umas coisas para o café da manhã dos dias que estaria por lá, e depois segui para o centro histórico caminhando pelo rio e passando pelo mercado da cidade que é imperdível.

 

Fiz o Free Tour que sai todos os dias às 11h e às 15h da escadaria da igreja na praça Preseren. A visita passou por todo o centro histórico, explicando sobre as diferentes épocas da cidade. Deixei 5 euros de gorjeta. Valeu a pena, mas provavelmente foi o free tour mais fraco que já fiz.

 

Depois do tour eu e mais um monte de gente do tour foi comer em um lugar que o guia indicou que é tipo um fast food que vende a salsicha típica da Eslovênia, você pode pedir a linguiça com pão ou ensopado. Não sou muito fã, mas vale a pena experimentar. Esse lugar chama Klobasarna e na rua lateral da catedral, perto da porte tripla.

 

De lá a próxima parada foi no Castelo de Ljubljana. Para chegar lá você pode subir por um funicular ou por trilha, que é bem tranquila. Eu subi pelo funicular e desci pela trilha para conhecer, mas a trilha é só para economia mesmo, não tem nada de interessante. O mais legal do castelo é a vista da torre, de onde dá para ver toda a cidade.

 

No fim da tarde comi uma pizza na beira do rio e depois voltei para o hostel para dormir cedo já que a noite anterior no ônibus não tinha rendido muito, inclusive confesso que cochilei durante algumas das explicações do guia do free tour rs.

 

23.06.14-Ljubljana-5.jpg

A ponte dos dragões, símbolo da cidade

 

23.06.14-Ljubljana-7.jpg

Ponte tripla e Praça Preseren

 

23.06.14-Ljubljana-11.jpg

Centro histórico de Ljubljana

 

23.06.14-Ljubljana-21.jpg

Rio Ljubljanica

 

25.06.14-Ljubljana-2.jpg

Dizem que a noite os dragões abanam o rabo para as virgens que passam…

 

 

Gastos do dia:

Hostel (3 noites) – 46 euros

Compras no mercado – 6,57 euros

Free tour – 5 euros

Pão com linguiça + cerveja – 5,10 euros

Castelo (bilhete incluindo funicular e entrada da torre) – 8 euros

Pizza + 2 chopps – 14 euros[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 15 – 24/06/14 – A caverna de Postojna[/t3]

 

Nesse dia acordei bem cedo, pois havia combinado com o pessoal que conheci no tour de ir a Bled. Mas… estava chuviscando e com o céu totalmente fechado, e a previsão do tempo dizia que não ia melhorar até 2 dias depois, quando já estaria em Zagreb. Nesse momento resolvi furar com o pessoal e alterar o roteiro para ficar mais um dia em Ljubljana, e poder nesse último dia ir a Bled com sol, já que era um dos lugares que eu mais tinha expectativa na viagem.

 

Dormi mais um pouquinho e saí no final da manhã para conhecer a caverna de Postojna, já que na caverna não chove rs. A Eslovênia é um país bem pequeno, então não vale a pena ficar mudando de uma cidade para outra, vale mais a pena escolher uma cidade para fazer de base e visitar as outras como day trips. Ljubljana é a melhor opção por ser a capital, logo com mais opção de serviços e transportes, e pela sua localização geográfica no meio do país.

 

De Ljubljana para Postojna foi 1 hora de ônibus. Não estavam tendo serviços de trem para lá, e de qualquer forma o ônibus é mais conveniente, porque a rodoviária é mais perto da caverna. Não tem nenhum funcionário na rodoviária, mas na parede tem um mapa explicando como chega na caverna, é muito fácil, são uns 15 minutos andando.

 

Não vá para a caverna achando que vai ver algo natural e inexplorado, na entrada tem um monte de restaurantes e lojinhas de souvenir, e existe iluminação dentro da caverna. A caverna realmente é imensa, uma das maiores do mundo, tão grande que boa parte do trajeto lá dentro é feito em um trenzinho. A visita é guiada, o guia faz algumas paradas para explicações, e entre uma parada e outra não dá pra ficar admirando muito porque o grupo é grande e os chineses te atropelam (pra variar).

 

Se você nunca esteve em uma caverna vale a pena a visita para conhecer, mas se você já esteve em uma provavelmente vai ficar decepcionado, porque a experiência não é a mesma e o preço ainda por cima é extorsivo. Existem várias opções de ingressos, alguns incluem um museu e a visita a um castelo próximo mas que é meio difícil de acessar. Eu fui no mais barato mesmo.

 

Voltei pra rodoviária pelo mesmo caminho e comprei a passagem de volta direto com o motorista. A volta é sempre mais barata porque a ida inclui a taxa do terminal de Ljubljana. Chegando de volta comi no McDonalds que fica na estação de trem, dessa vez sim um sanduíche que valeu a pena hehe. Tem um hamburguer lá que não me lembro o nome e que é feito de carne de porco com uma mostarda picante, falando assim parece uma coisa meio alemã, mas lembrem como eu já disse que a linguiça é tradicional na Eslovênia também. Você sabe que um país é caro quando o McDonalds é a opção mais barata de comida rs.

 

24.06.14-Postojna-Kava-1.jpg

Postojna

 

24.06.14-Postojna-Kava-2.jpg

Entrada da caverna

 

24.06.14-Postojna-Kava-17.jpg

A formação mais famosa da caverna de Postojna

 

 

Gastos do dia:

Ônibus para Postojna – 7,50 euros

Entrada caverna – 22,90 euros

Souvenir – 6,50 euros

Ônibus para Ljubljana – 6 euros

McDonalds – 4,99 euros[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 16 – 25/06/14 – Feliz aniversário Eslovênia[/t3]

 

No dia 25/06/1991 a Eslovênia ficou independente, e é no mínimo estranho comemorar o aniversário de um país que é mais novo que eu. O fato de ser um feriado nacional é ruim para os planos de viagem, já que tudo fecha, mas também choveu tanto nesse dia que não ia ter como fazer nada de qualquer maneira…

 

Nesse dia só saí do hostel para comer, no almoço um burek, que não era tão bom quanto os da Bósnia, de tarde para um café na beira do rio, e de noite para ir outra vez no McDonalds (pode me chamar de gorda que eu não ligo rs, e além disso eu não queria comer sozinha e os meninos que conheci no hostel iam lá).

 

Aproveitei que já estava na estação de trem para comprar minha passagem para Zagreb. A passagem não tem hora marcada e é válida por um semana, pode embarcar em qualquer trem.

 

Gastos do dia:

Hostel (pagamento da noite extra) – 15 euros

Burek – 2 euros

Café – 2 euros (esqueci de anotar, mas acho que foi isso…)

McDonalds – 5 euros

Passagem de trem para Zagreb – 16,40 euros[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 17 – 26/05 – Bled[/t3]

 

Não é que a previsão do tempo acertou e no último dia o sol saiu? Acordei bem cedo para pegar o ônibus de 9h para Bled. Mais uma vez a melhor opção é o ônibus, já que em Bled a estação de trem fica bem afastada. A viagem é curta, e em mais ou menos 1h15min já estava lá. Da rodoviária são poucos passos até o lago.

 

Bled é um lugar para curtir a natureza, o lago cercado de montanhas é de uma beleza espetacular, principalmente com sol e céu azul. A caminhada ao redor do lago é de cerca de 6km, sem dificuldade nenhuma, mas acaba durando bastante tempo porque você vai parando várias vezes pelo caminho para tirar fotos, subir no castelo, dar um mergulho, comer alguma coisa, e até pra tirar um cochilo hehe.

 

O castelo de Bled é imperdível, é o único trecho em volta do lago que é de subida, mas é bem rápida. Lá de cima a vista é linda, além do lago dá para ver toda a cidade.

 

As áreas para nadar são marcadas, não pode nadar em qualquer lugar. Outra atividade bem popular por lá é alugar um barquinho a remo para visitar a igreja que fica na ilha, mas como no fim da tarde o tempo fechou, somado com a preguiça, acabei não indo.

 

Para finalizar o passeio fui a uma café para provar uma torta típica de lá feita com um creme de baunilha, tem em todos os lugares. Sinceramente não achei grande coisa, mas é bem legal sentar para tomar um café na beira do lago.

 

Voltei para Ljubljana no fim da tarde. Para a volta os horários dos ônibus são mais espaçados que na ida, então assim que chegar já veja que horas pretende voltar para não dar mole que nem eu e ter que ficar 1h30min esperando o ônibus… A volta comprei direto com o motorista já que lá não é bem uma rodoviária, é só uma parada pequena.

 

Chegando de volta em Ljubljana, fiz um lanche perto da rodoviária mesmo e fui até o centro comprar algumas lembrancinhas da cidade. O melhor lugar para compras lá é a rua comercial que parte da Praça Preseren, ao lado da igreja rosa, tem bastante coisa de souvenir mais barato que outros lugares da cidade e também lojas de roupas e livrarias.

 

26.06.14-Bled-7.jpg

Caminhando pelo lago

 

26.06.14-Bled-9.jpg

Bled

 

26.06.14-Bled-17.jpg

O castelo

 

26.06.14-Bled-52.jpg

Paisagem linda!

 

26.06.14-Bled-64.jpg

A ilha no lago

 

26.06.14-Bled-76.jpg

Castelo de Bled

 

 

Gastos do dia:

Ônibus para Bled – 7,80 euros

Castelo de Bled – 9 euros

Sorvete – 1,20 euros

Almoço – 12,50 euros

Café + torta – 6 euros

Ônibus para Ljubljana – 6,30 euros

Lanche – 1,10 euros

Souvenir – 9,40 euros[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 18 – 27/06/14 – Zagreb[/t3]

 

Último dia de viagem :(. Acordei bem cedo para já pegar o primeiro tem para Zagreb às 6:35, já que este seria o único dia na capital da Croácia. Cheguei lá ainda no começo da manhã, deixei minhas coisas no Hostel Chic, o mesmo da primeira noite e que fica a poucas quadras da estação de trem, e fui dar uma volta para conhecer o centro.

 

Zagreb realmente não é uma cidade que tem muito a oferecer, o centro histórico é bem pequeno e pode ser percorrido em pouco tempo, conhecendo os principais atrativos da cidade. Depois dessa caminhada fui conhecer o “Museu of Broken Relantionships”, que valeu a ida a Zagreb!

 

O museu é todo feito com doações de pessoas comuns contando a história de seus relacionamentos amorosos fracassados. Não adianta ir com pressa já que o interessante não são os objetos em si, mas a história por trás deles, então por mais que o museu não seja grande tem que ler bastante e leva um tempo. A idéia do museu é excelente, e as histórias contadas ali são marcantes, algumas engraçadas, algumas tristes e várias lições de vida. Imperdível, valeu cada centavo (e olha que nem foi caro)!

 

Acabei terminando o passeio por Zagreb ainda na metade da tarde, mas preferi voltar logo para o hostel para arrumar minhas coisas para ir embora no dia seguinte… No caminho ainda comprei uma blusa e uns lanches no mercado para gastar o resto dos meus kunas, mas não todos, já que em breve a Croácia irá adotar o euro e as notinhas que sobraram também serão uma boa recordação.

 

27.06.14-Zagreb-4.jpg

Praça da Catedral de Zagreb

 

27.06.14-Zagreb-21.jpg

Igreja de São Marcos

 

27.06.14-Zagreb-26.jpg

Museum of Broken Relationships

 

 

Gastos do dia:

Café da manhã – 3 euros

Hostel – 110 kunas

Museu – 25 kunas

Almoço – 38 kunas

Camisa – 100 kunas

Lanches – 37 kunas[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 19 – 28/06/14 – Volta para casa[/t3]

 

Acordei ainda de madrugada e fui andando do hostel até a rodoviária para pegar o ônibus que leva ao aeroporto. Tomei um café no aeroporto e segui para o último destino da viagem, que seria uma escala em Paris.

 

Cheguei em Paris por volta das 11 da manhã. Tinha uma expectativa grande de rever a cidade que foi a primeira que eu visitei na minha primeira viagem. Eu guardo uma certa frustração com relação a essa primeira viagem por ter sido no inverno europeu, e sempre que penso em Paris lembro de céu cinza, chuva e árvores secas. Dessa vez como era verão já tinha em mente o roteirinho que eu queria fazer: ver a Torre Eiffel com o céu azul e o gramado do Champ de Mars, dar uma volta na Champs Elysees e depois um passeio pelo Sena até o Quartier Latin.

 

Só esqueci de avisar o Murphy que não era para ele ir comigo dessa vez. Cheguei no aeroporto em Paris e estava caindo um temporal daqueles. Como eu já estava satisfeita de Paris com chuva resolvi ficar por ali, sentei no aeroporto em frente uma janela pra quando a chuva passar eu fugir para a cidade, nem eu fosse por pouco tempo. E não parou de chover um segundo durante todo o dia :/

 

E assim passei o dia inteiro no aeroporto, assisti lá mesmo o jogo do Brasil contra o Chile pelas oitavas de final da Copa, e até que foi bem animado, bastante brasileiro e chileno também em volta da tv. E por causa da disputa por pênaltis quase perdi o horário do check in do vôo para o Brasil… Mas deu tudo certo e cá estou eu em terras cariocas outra vez!

 

Gastos do dia:

Ônibus para o aeroporto – 30 kunas

Café – 17 kunas

McDonalds – 8 euros (McFromage!)

Sorvete – 3 euros

Água – 1,20 euros[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...