Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

30 dias nos andes - Bolívia, Peru e um pouco de Chile - Jul/ago 2014

Postado
  • Membros

30 dias nos andes – Bolívia, Chile e Peru – Julho/Agosto de 2014

Pessoal, minha andança foi assim (estrelinha nas cidades que só usei de conexão):

Brasília

Corumbá*

Puerto Quijarro*

Santa Cruz de la Sierra*

Sucre*

Potosí*

Uyuni

San Pedro do Atacama

Calama*

Arica*

La Paz

Cusco

Pisac

Arequipa

Chivay

Puerto Maldonado*

Iñapari*

Assis *

Rio Branco

Brasília

Foi meu primeiro mochilão. Tirei grande parte das dicas daqui do mochileiros.com, e vou retribuir com meu relato e dicas de tudo o que eu li e vivi dando informações úteis a vós, leitores :D Vamos lá:

PRÉ VIAGEM:

Planejar, mas não muito: nenhum plano é seguido do começo ao fim, assim como você vai acabar perdid@ ou sem o que fazer se não planejar nada. Mas essa aqui todos sabem né ;). Use amigos, blogs, fórums e confirme as informações em outros sites, sem confiar 100% no que lê. E vá com o plano aberto a mudanças;

Morgar é preciso: sempre deixe uns dias livres só pra dar um rolezinho leve na cidade no planejamento. Você pode usá-los caso se atrase muito por algum motivo ou simplesmente precisar deles. E precisa sempre, viu?

Nos andes a última hora é o que vale: na minha viagem comprei todos os ingressos e fechei todos os passeios pro dia seguinte ou o próximo (salvo um no Chile, vide relato). Meu namorado deu uma olhada nos preços pra fechar ainda em Brasília, mas não vale a pena não... Tudo mais caro e a gente não tem a certeza do dia que vai estar lá pra fazer o passeio. Não se preocupe em fechar os esquemas lá mesmo, inclusive Macchu Picchu. Agência é o que não falta.

A última hora não vale tanto assim pros hostels: em Julho é aniversário de um monte de cidade peruana e do próprio Peru, e ficamos numa hospedagem muito mais ou menos em Arequipa porque a cidade estava lotada. Recomendo chegar numa cidade já reservando hostel pra próxima, que daí rola de saber melhor quantos e quais dias você fica.

Tire foto dos seus documentos e suba pro seu e-mail, dropbox, google drive ou qualquer outra nuvem: precisei bloquear um cartão roubado e tive acesso ao número dele através do álbum da minha câmera no celular 

Se tens medo de cachorro, prepare-se, pois verás vários: enormes e de todas as cores, mas todos são bem cuidados e bem alimentados. Parece que os cachorros são sagrados por lá igual vaca na índia . Mas não se preocupe, eles são legais 

Compre tudo o que for comprar na Bolívia: leia o relato pra saber.

Use o forsquare pra ver o que tem próximo e o que tem de bom na cidade: também é possível ver a senha da wifi de vários restaurantes  e queimar os lugares ruins pros colegas não irem lá  Trip Advisor é good também.

Seguro? Fiz com a Porto Seguros, que foi ótima no seguro do meu carro. Só que só quando cheguei a Brasília descobri que eles não cobrem furto de bagagem, só extravio. Se eu soubesse, teria falado outra coisa lá na polícia internacional do chile pra moça fazer o Boletim Muahahahahhhh ::tchann:: . Recomendo fazer um seguro que pague na hora seu hospital se você precisar e não te faça gastar o dinheiro pra ressarcirem depois.

Olho aberto na alimentação. Carne bem macia e com pimenta do reino? Cuidado, pode estar podre. Eles não têm um sistema de refrigeração, higiene nem de vigilância sanitária no Peru e na Bolívia. E prepare-se pra ver pollo com papas fritas (frango com batata frita) em todos os lugares.

Procuração: vai bem. Precisei usar uma vez que é simplesmente impossível se comunicar com o banco do brasil estando lá no Chile e o site não dá informações de como cancelar cartão. Mandei e-mail pra minha mãe, dei o número do cartão furtado e ela foi lá e cancelou pra mim.

https://catracalivre.com.br/viagem/mundo-viagem/indicacao/35-dicas-geniais-para-viajantes/

LEVE CONSIGO

Roupas pra uma semana (só uma? É, tem infinitas lavanderias em todos os lugares). Recomendo levar algumas roupas neutras e repetir sem dó. Deixar no meio do caminho algumas peças às quais você não tem apego e deixar espaço na mochila pra trazer roupa também 

Duas vias do seu documento: nosso RG serve pra andar em todos esses países. Leve uma cópia autenticada na mochila e mantenha o original na doleira. No meu caso, levei passaporte e RG. Minha mochila de ataque foi roubada com o passaporte no Chile, se eu não tivesse o RG na doleira eu estaria lascada. Seríssimo, autentique mil cópias e espalhe nas mochilas roupas nécessaire doleira tudo. Sem RG a viagem acaba.

Dólares intactos: se tiver um amassadinho, um rasgadinho de um milímetro, as casas de câmbio não aceitam ou vão te oferecer um preço muito menor. E se você saca dólares num caixa ATM da vida, elas cospem umas notas sujas fedidas rasgadas nojentas velhas e te deixam com raiva, então saque na moeda local, caso precise, e eu espero que você não precise porque a taxa é de uns 15 conto + uns dólares. Não vale a pena o cambio de reais não.

Cartão de crédito: não se esqueça de habilitar seu cartão pra uso no exterior antes de ir. Levei duas vias e foi útil também. No banco do brasil a primeira segunda via custa 5 reais  enquanto a segunda via do VTM custava 50 kkk

O de sempre: carregadores, protetor solar, óculos escuros, fleece, segunda pele, corta vento, bota, chinelo, hidratante, lanterna, remédio de estômago, de gripe, de dor de cabeça e dramin.... álcool em gel vai bem também. Higieniza as paradas e ajuda a aliviar o enjôo da altitude. Um cicatenol/bepantol da vida é muito bom pra quando sua boca rachar e sangrar, mas quando a coisa ficava feia eu passava era vick e resolvia. Só teria usado repelente no dia do Downhill. Não precisei de sleeping bag.

Papel e caneta: a caneta você vai usar mil vezes na imigração pra preencher os formulários. Ande com os papeis da migração na doleira, se perder um desse você pode ter problemas. Nos cobraram esse papelzinho pra cruzar todas as fronteiras e até mesmo em um hostal no Peru.

ISIC card: 20 dólares de desconto em Macchu Pichu. Dizem que pra pessoas até 25 anos, mas meu namorado tem mais de 25 e passou no desconto tb . A carterinha do hostelling internacional não usei pra nada 

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Thay,

Ótimo relato, muito esclarecedor!

Gostaria de saber qual foi o custo de seu mochilão!!! Aproximadamente e se tem o roteiro em excel e se pode disponibiliza-lo. Queria saber o link do hostel do lago titicaca, entre outros.

Desde já agradeço!!!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pelo relato, Thay, sensacional mesmo, anotando todas as dicas, na verdade minha TRIP será apenas Bolivia e SPA, aproveitei para anotar o seu trajeto de SPA para La Paz ...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.