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Dicas Safari Self-Drive no Kruger Park


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Geral:

 

Moro na África do Sul ( Pretoria ) a quase um ano. Já fui duas vezes para o Kruger, sempre por conta própria e com meu carro ( um Polo...portanto, 4x4 não é mandatório. Até um I10 serve bem). É muito fácil andar lá, e um mapa de 10 reais vendido em todos os portões de acesso ao parque é tudo que vc precisa. Um GPS ajuda, mas dá para fazer sem ele, se vc tiver a minima noção de como usar um mapa para se orientar. As duas vezes que fui levei minha mulher e meu filho de 4 anos. Busco equilibar acomodação familiar(mínimo de conforto) com baixo custo. Não sou mochileiro, mas não rasgo dinheiro.

 

Onde ficar:

 

O sul do parque ( de Satara para baixo) é a melhor área para Game view – ver o bichos. E os melhores horários são o começo da manhã (da abertura dos portões até umas 10 horas, e das 16:00hs até o fechamento dos portões, quando os bichos ficam mais ativos, principalmente os predadores, pois Impala, Elefante e Girafa dá ver a qualquer hora do dia). Ficar dentro do parque, nos Rest Camps – http://www.sanparks.org/parks/kruger/camps/ – è a melhor opção para mim. O preço é de cerca de U$ 100 por noite em um bangalô com geladeira, ar cond, mini cozinha, churrasqueira, banheiro e utensílios de cozinha - era churrasco e vinho/cerveja toda noite (cerveja e vinho sulafricano são excelentes e baratos. A carne também, Dentro de Skukuza comprei -devidamente embalado a vácuo, etc carne de impala e de Kudu para o churrasco, na loja do campo). Tem bangalos mais baratos, mais ai tem de usar cozinha e banheiros comunitários ( mas em boas condições e limpos). Tem também a opção de acampar, se vc tiver a tralha toda. É bem mais barato. No site acima tem todos os preços para cada um dos Rest Camps, bem como a disponibilidade de acomodação. Os Africans (brancos da africa do sul) amam o Kruger, e reservam os melhores lugares nos melhores Rest Camps com mais de 6 meses de antecedência. Mas em Skukuza (maior rest camp do Kruger) sempre tem lugar disponível, desde que se reserve com uns 2 meses de antecedência pelo menos. Se vc quiser ver bicho e aturar mais gente, fique no sul (de Satara para baixo). Se vc quiser um clima mais wild e menos turistas, vá para o Norte (Punda

Maria ou Shingwedzi). Se quiser vida selvagem e rústica - tente Balule ou Tamboti Tented Camp.

 

Se para vc dinheiro não é problema, ou quer os Lodges de luxo (são shows - mas caríssimos) de uma olhada nesse site: - http://www.sabisand.co.za/ - é da private game reserve - Sabi Sand - que fica colada ao Kruger. Prepare-se para preços de mais de U$ 250 por pessoa por noite...os mais baratos.

 

Game Drives do Kruger fora de horários convencionais:

 

Somente ficando dentro do Parque é possível fazer os passeios – os Game drives – fora dos horários de abertura do parque ao público. Cada Main Rest Camp tem os seus game drives. Geralmente são os passeios de sunrising, sunset e night drive. Custam cerca de U$ 20 por pessoas cada passeio, e duram 3 horas cada um. O sunrising drive começa antes dos portões abrirem para o público, e o sunset drive termina após os portões fecharem. Recomendo muito esses passeios. Agora em agosto, num suset driving que fiz ficando em Skukuza, vi Leão, Leopardo, Rino,e Elefante duma vez só. Só não vi o Búfalo, mas esse eu tinha visto durante o dia, dirigindo meu carro. Acho Satara, Lower Sabie, Crocodile Bridge e Skukuza os melhores Mais Rest Camps para se hospedar e tentar ver os Big Five. No Forum do site Sanparks - http://www.sanparks.org/forums/ - tem muita informação sobre rotas, campos, datas etc, etc sobre tudo dentro do Kruger. Inclusive sobre as melhores roatas para se dirigir o próprio carro, ou seja sem guias. Eu faço isso a maior parte do tempo que estou lá.

 

Quando ir:

 

Fujam dos feriados e férias escolares da África do Sul, pois o sul do parque fica cheio. Pesquise por South Africa School terms no google. Os meses de maio a setembro são a melhor época para se ver os bichos, pois a oferta de água diminui (concentrando os animais), e as temperaturas são bem mais amenas que no verão. Agosto e setembro são meses excelentes para game view.

 

Malaria:

 

No meses mais frios e secos - Maio a Setembro - o risco de malaria é muito baixo. Estive lá em Skukuza por 3 noites agora em agosto 2014, e mal usei repelente, Não levei uma única picada de mosquito algum. No entanto, como o risco é baixíssimo, mas não é zero (principalmente na parte norte do parque) recomendo, pelo menos para crianças menores de 5 anos, tomarem um tablet anti-malaria. A malaria pode ser fatal para crianças pequenas. Eu dei para o meu filho o Malanil versão pediátrica ( ou Malerone), pois tem bem menos efeitos colaterais (mas é mais caro - e aqui na RSA só se compra com receita médica). É um comprimidinho por dia junto com a comida. Começa a tomar 2 dias antes de viajar, e continua-se por mais uma semana após a viagem. Tive zero problemas.

 

Ano que vem volto pro parque!!!!

 

Abraço

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Faltou eu acrescentar que, estando na região do Kruger, vale a pena dar uma passada na Panourama Route - http://www.sa-venues.com/maps/mpumalanga-panorama-route.htm - Não fica longe (uns 100 km do Parque) e as paisagens valem a pena. A dica é ficar hospedado em Graskop. A vista do Blyde River Canyon é uma das mais bonitas que eu já vi (rivaliza com a da Table Mountain em Cape Town).

Na região tem também um centro de reabilitação de animais que é muito legal. Chama-se Moholoholo - http://www.moholoholo.co.za/ - ou então, dá para visitar o cara que cria um Hipopótamo como animal de estimação - http://www.jessicahippo.com/ .

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  • 3 semanas depois...
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rcrlacerda,

 

muito boas suas dicas. Estarei na Africa do Sul do dia 20/12 as 13:30 ao dia 27/12 as 13:40 com alguns amigos.

 

Por enquanto o roteiro está assim.

 

20/12 - Conhecer Joanesburgo

21/12 - Partir cedo em direção ao Kruger pela Panourama Route, e ficar hospedado dentro do parque

22/12 - Kruger

23/12 - Kruger

24/12 - Sair cedo de lá para pegar um voo a noite para Cape town

25/12 - Cape Town

26/12 - Cape Town

27/12 - Voo de Volta para Joanesburgo e Ida para Bangkok.

 

Minha dúvida é se vale a pena ficar em acampamentos diferentes lá, ou é melhor ficar no mesmo e rodar lá dentro?

 

Vamos alugar um carro no aeroporto de joanesburgo do dia 20/12 ao dia 24/12.

 

Abc,

 

Fernando

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Fala fffabreu,

 

Como vc vai ficar apenas 3 noites no Kruger, ficar mudando de Rest Camp atrapalha a logística do game-drive da manhã. O ideal é sair do campo assim que o portão abre, e dirigir até umas 09:30 pelo menos. É um excelente horário para se ver os bichos. Se vc estiver deixando o camp naquele dia, vc tem que fazer isso até 10h00, então, ou vc faz o morning-drive do campo, pago, que termina umas 08:30h, ou se vc for fazer o teu self-drive, terá que dormir com o carro pronto para sair logo cedo ( e ainda sim perderá tempo pela manhã) ou terá que encurtar teu passeio e voltar para pegar tuas coisas antes das 10h00. Por isso, recomendo ficar em um campo só (se não reservou ainda, aconselho a não demorar).

 

Outra coisa: Uma vez que vc já estiver na Cidade de Graaskop ( am mais próxima da panourma route), ver o básico da panourama route vai levar umas 2 horas, se vc for bem rápido em cada atração. Depois vc terá que dirigir uns +/-100 km até o Kruger (dependendo do portão que escolher), vai gastar uns 20 minutos no gate de entrada, e ainda tem de dirigir dentro do parque, a no máximo 50km/h até o seu rest camp e chegar lá antes do portão fechar. Portanto, saia de Johanesburgo na madrugada, para estar em Graskop umas 10:30h ou 11h da manhã no máximo. Se o seu Rest camp for muito longe do portão de entrada que vc escolher, planeje bem seus horários para não dar problema.

 

Abraço e boa viajem.

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Valeu pelas dicas,

 

mas não deu para reservar os mesmos camps para todos os dias.

 

No primeiro dia vamos ficar no Skukuza e os outros dois dias no Satara.

 

Ainda estamos na dúvida se vamos no Panorama route na ida. Saindo dia 21/12 bem cedo de Joanesburgo, ou na volta dia 24/12 saindo cedo do camp em Satara, pois o nosso voo para Cape Town é as 19:50.

 

O Skukuza fica a apenas 30 minutos do Paul Kruger Gate, então chegando no meio da tarde não teremos problemas. Nos dois camps vamos ficar nos bungalows.

 

Você acha que vale a pena ir no Lower Sabie para visitar? Li em algum lugar que é bem bonito lá, mas não tem opção de hospedagem nenhum dia perto.

 

Abraços,

 

Fernando

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Olha, no final, acho que vc ficou com uma boa opção de hospedagem. Quanto a Lower Sabie, é, talvez, o campo mais disputado do Kruger. Eu tenho reserva para lá o ano que vem, mas para conseguir isso, reservei com 10 meses de antecedência....

Ficando em Skukuza eu recomendo fortemente que vc se planeje para almoçar em Lower Sabie. Lá tem um Mug and Bean (uma franquia de restaurante aqui da AFS) que é boa, mas o mais interessante é que vc come em um deque com uma espetacular vista do rio Sabie. Estive lá 3 vezes e em todas vi, do deque mesmo, Rinos, elefantes, bufalos e girafas....pelo menos. Excelente lugar para fotos. Já de Satara, fica meio longe para um bate e volta. Não recomendo. Oque vc pode fazer é, no dia que estiver saindo de Skukuza para Satara, planejar o almoço em Lower Sabie. Vai aumentar o percurso, mas eu recomendo. A estrada entre Skukuza e LS (H4-1) é uma das melhores para se ver bichos.

 

Sugestão:

 

Com o mapa (vendido no portão de entrada do parque) em mãos, saia bem cedo de Skukuza e faça o Loop formado pelas estradas H4-1, H12, H1-2 . Aqui tem um link explicando melhor essa e outras opões de passeio por lá:

 

http://www.getaway.co.za/travel-stories/road-trips/kruger-national-parks-10-self-drives/

 

Esse loop leva de 1 a 2 horas para se fazer com calma (dirigindo a 25Km/h ou vc deixará passar uns bichos sem sequer ver). O sentindo que vc fará, é vc quem escolhe. Apòs acabar, vc pode pegar novamente a H4-1 ( que liga Skukuza a Lowe Sabie) e ir com calma, explorando as estradinhas de terra laterais. Vc cehgara em LS cedo para o almoço, mas isso é bom. Após alomoçar, pegue a H10 de Lower Sabie até Tshokwane Picnic Site. Essa estrada passa por uma parte alta do parque com uns view points legais. Pare em Tshokwane para banheiro/lanchonete e então segue até Satara via H1-3. Isso vai levar umas 3 horas ou mais, por isso é bom almoçar cedo, ai vc chega em Satara com tempo de fazer o teu check-in e ainda sair dar uma volta por lá no final da tarde (horário excelente para game view) antes dos portões fecharem. Dizem que a estrada S100 é boa para se ver leões.

 

Quanto a Panourama Route, recomendo que vá pelo menos no Blyde River Canyon. Se for na volta, lembre-se que de Satara até o Portão mais próximo (Orpen Gate) são umas 2 horas.

 

Abraço

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Cara,

 

suas dicas estão sendo show de bola. Com certeza vamos seguir muita coisa que vc já colocou acima.

 

Vamos tentar fazer também os safaris guiados dos camps, como o sunrise, sunset, night e o walking também.

 

E sobre Cape Town? Você conhece bem? Quais as dicas? Coisas imperdíveis?

 

Pensamos em mergulhar com Tubarão Branco, vale a pena?

 

Vamos ficar la a noite do dia 24, o dia 25 e 26 todo e vamos embora dia 27 cedo.

 

Abraços,

 

Fernando

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Que bom que as dicas foram úteis. Obrigado!

 

Já pensei muito sobre o mergulho com os Tubas. Tenho amigos que fizeram e gostaram e alguns que dizem ser uma roubada. Veja:

 

1- Leva uma manhã inteira só no barco.

2- Água muito, mas muito gelada. Mesmo no verão.

3-Vai ter de usar uma roupa neoprene que já foi usada por muita gente...

4-Mas vc vê um tubarão branco cara a cara.....

 

Ainda não me decidi sobre isso.

 

Sobre Cape Town, em ordem de prioridade:

 

1- Table Mountain. Visão espetacular da cidade. Mas ela fecha se o tempo estiver ruim ou ventando muito forte. Então, se estiver aberta (pergunte na recepção do teu hotel) vá para lá na hora e não perca a oportunidade. Vc não ficará muito tempo em CT.

2-Cabo da boa esperança via Chapman's Peak road - http://www.chapmanspeakdrive.co.za/directions.php. Pense numa estrada bonita, com trechos escavados dentro da pedra, beirando o mar. Recomendo muito fazer isso. Não é o caminho mais perto para se visitar o Cape of Good Hope, mas não aumenta muito o percurso.

3-Visitar Stellembosch. Fica a 50km de cape Town e é a principal região vinícola da AFS, além de ser uma região muito bonita. Se vc gosta de vinhos ( e os daqui são muito bons) recomendo muito. Tenho várias dicas sobre lá, se interessar, me avise.

4-Tem a opção de passeio nos onibus de dois andares que circulam pelos principais pontos turisticos de CT. -http://www.citysightseeing.co.za/

5-Visitar o V&A WaterFront - é um shopping anexo à uma marina, com uma área externa bem legal. -http://www.waterfront.co.za/

6- Junto ao Waterfront tem o aquário de Cape Town que é legal.

 

Não sei qual é o seu orçamento, e nem se pensa em ir a restaurantes bons. Se gostar, tenho dicas também. Afinal Um bom restaurante aqui custa em média metade do preço do que um equivalente no Brasil. A chance de aproveitar esse tipo de luxo é fora do nosso país.

 

Abraço

 

Rodrigo

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Fala Rodrigo,

 

mais uma vez suas dicas sendo de grande valia.

 

Estamos inclinados a realmente não fazer o passeio com os tubarões já que assim a gente perde o dia todo.

 

Esses passeios que vc indicou parecem ser bem interessantes. E gostaria muito das dicas de bons restaurantes.

 

Outra coisa, acha que é necessário alugar carro? Ou com transporte público da para se virar bem? Tendo em vista que gostariamos de ir nas vinicolas tb.

 

Abraços.

 

Fernando

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  • Membros

Cara, transporte público aqui na AFS não existe. Existem cabs (como os taxis do Brasil) em algumas cidades, mas não recomendo. Oque eles chamam de taxi aqui são as vans. Mas, deixando qualquer questão racial de lado, apenas falando oque eu observei aqui, esses taxis são basicamente para os negros. Brancos não entram de forma alguma, e se entrarem, coisas ruins podem acontecer. Entendeu né?!

 

Alugar carro é mandatório, ou então contratar uma empresa de turismo que faça "turs". Tem muitas, mas a opção do carro é bem mais barata. Aqui vc aluga um I10 na Avis por cerca de U$23 ao dia, se alugar com antecedência.

Oque dá para fazer também é a opção, em Cape Town, do passeio do onibus de dois andares,que vai em algumas vinícolas, mas em Constantia, não em Stellembosch.

Mas, na boa, alugue um carro. É a melhor coisa a se fazer, acredite. Uma pessoa dirige e o carona vai de navegador, prestando atenção para o motorista não fazer merda, afinal aqui á direção fica na direita, e isso inverte tudo no trânsito. Mas dá para dirigir, só precisa ser mais cuidadoso.

Vou preparar umas dicas de Stellembosch e mando depois.

 

Abraço

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