Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

ITABORAÍ/RJ - Voo de balão (relato)

Postado
  • Membros

15 de Maio. Em meio a correria do trabalho no mês de celebração do aniversário de emancipação de Itaboraí, que neste ano fez 181 anos, eu, como assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, fui convocado a fazer a matéria do Festival de Balonismo, evento que pela primeira vez ocorreria na cidade, com a participação dos melhores pilotos do país, que se preparavam para o Mundial da categoria, que viria a ser disputado no último mês de Julho, em Rio Claro-SP.

IMG_20140515_164135.jpg

Comecei com minhas obrigações trabalhistas, apurando a modalidade e buscando o máximo de informação possível. Descobri que o balonismo é um esporte aeronáutico, onde o balão é considerado uma aeronave com uma matrícula registrada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu piloto deve ter habilitação especial. O objetivo das competições é alcançar alvos pré-determinados e realizar provas verticais sob orientação de GPS, instalado em todas as aeronaves.

Já ciente do esporte e com os dados em mãos, fui convidado pelo piloto Antônio Lourenço, um dos organizadores do evento, a voar. Juro que não queria aceitar, pois não gosto de misturar trabalho com lazer. Mas ele insistiu até para que eu pudesse embasar melhor a matéria, após ter tido a experiência completa. E lá eu fui.

Meu piloto foi o Lupercio Lima, que viria a ser o vice-campeão do Mundial 2014. Lupercio vive de balonismo há mais de 25 anos, competindo, realizando vôos de exibição, alugando equipamentos e cedendo seu trabalho para emissoras de televisão, sendo a referência sempre que elas necessitam.

lupercio_lima_1.jpg

Decolamos por volta das 4 horas da tarde. Saímos da antiga Arena de Eventos, no Rio Várzea, com destino a onde o vento levasse. É que o piloto tem o controle total da subida e descida, mas não se pode dizer o mesmo da direção, que depende muito da direção para qual o ar resolve soprar.

Para mim, que tenho medo de altura, confesso que sair do chão não foi nada tranquilo. Estou toda hora pegando aviões para um lado e para o outro, mas ser levado ao céu dentro de um "cesto de vime" não me parecia tranquilizador.

Nos primeiros 10 minutos, quando via o chão ficando longe e as pessoas miúdas, fiquei agarrado às bordas do cesto. Mas logo comecei a conversar com Lupercio e, à medida em que subíamos, ficava mais à vontade.

A paisagem, como vocês podem ver, é deslumbrante. Nunca havia visto a cidade na qual fui criado por esses ângulos. A pracinha, o Alzirão, o Comperj e, claro, minha casa, que fiquei feliz em localizar (até por me sentir enxergando muito bem).

Lá de cima, uma "tecnologia" interessante: creme de barbear. Juro que nunca imaginei que balonistas usavam aquilo para ajudar a medirem a direção e intensidade do vento.

Um voo comum de um balão de competição, como o que eu estava, só tem capacidade para levar, no máximo, duas pessoas. E tem combustível para três horas. A primeira é de voo livre. A segunda, ao se encerrar, o balonista deve descer, tendo a terceira hora de reserva para utilização em caso de emergência. Desta última não precisamos, e chegou a hora de descer.

IMG_20140515_171310.jpg

Foi em uma fazenda no Joaquim de Oliveira que nos aproximamos para pousar. Bem na hora que eu finalizava meu curto vídeo. E, conforme a aeronave se aproximava do solo, Lupercio repetia para eu me segurar no cesto. Juro que pensei que o pouso seria mais tranquilo. Na verdade, não é tanto. Você dá dois quiques no chão, sendo o primeiro para amortecer e, só no segundo, para se fixar no solo. Mas nada que impeça qualquer criança de voar, principalmente com um piloto tão experiente.

---------

Mais fotos em: http://barcadaideia.blogspot.com.br/2014/08/itaborairj-voo-de-balao.html

Featured Replies

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.