Ir para conteúdo

Santiago, Buenos Aires e Uruguai - 15 dias (Com Fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Em meados de junho, eu e meu namorado decidimos fazer uma viagem para o exterior, porém somos estudantes/estágiarios e recebemos um mísero salário mínimo. Para que essa viagem fosse possível tivemos que economizar bastante, cortar todos os gastos desnecessários (cinema, lanches etc). Até comecei a juntar moeda no cofrinho, o que foi ótimo, me rendeu 150 reais em 3 meses. Decidimos fazer a hospedagem via couchsurfing, já havia recebido algumas pessoas em casa, no geral correu tudo bem, com apenas alguns probleminhas na Argentina (comento depois). Meu avô tirou minhas passagens no cartão, e vou pagando pra ele todo o mês. Compramos a passagem no seguinte roteiro: Belém - Santiago; Santiago - Buenos Aires; Montevidéu - Belém (fomos de Buquebus de Buenos Aires para Colônia). Pra quem mora em Belém, as passagens para o sul do Brasil e essas regiões do exterior não são muito baratinhas (exceto Belém - Miami). Pagamos 1.500 pelas passagens aéreas, achei barato visto que Belém - Florianópolis estava 900 reais ida e volta.

 

Dia 26/08/2014

Chegamos no aeroporto por volta de 21h, logo na saída da sala de desembarque, fomos abordados por um homem, que se dizia funcionário do aeroporto, para dar informações, ajudar e etc. Realmente achei que ele era funcionário, pois tinha um crachá padronizado e tudo mais. Meu celular estava sem sinal, então ele ligou para a pessoa que iria nos receber. Ele disse que eu poderia pegar o taxi lá na frente, e que eu devia 25 mil pesos para o taxi, mas saquei 30 mil para alguma emergência. Quando eu estava dentro do taxi, ele me pediu 5 mil pesos de gorjeta, é mole?! Nessa hora me dei conta de que era golpe, pois não tinha percebido que 30mil era muito dinheiro! Minha primeira viagem fora do Brasil, estava totalmente distraída. Mas comecei a ficar mais atenta. ::hein:

 

Dia 27/08/2014

Como ficamos sem dinheiro nenhum por causa do táxi, resolvemos não sacar mais dinheiro, e sim trocar o dinheiro que levamos. Fomos caminhando até o Palacio de La Moneda, e depois fomos trocar o dinheiro na augustinas. A melhor cotação do dia era 237 o real, porém essa casa de câmbio estava lotada, então preferimos trocar pela cotação de 236 pesos. Trocamos 1.200 reais, já pensando no dia que pretendíamos ir para as cordilheiras.

Seguimos para a Catedral, passando pelo tribunal de justiça e correios, e ao passar pelo museu, resolvemos entrar. Confesso que não sou fã de museu, mas este realmente me cativou. Seguimos caminhando para o parque florestal, que é lindo por sinal. Passamos pela frente do mercado central, mas não gosto de mercados, nem de peixe, então deixamos essa para uma próxima vez. Passamos pela academia de bellas artes e museu de bellas artes, que também não entramos. Continuamos caminhando até o Cerro San Cristóbal, infelizmente o clima não colaborou neste dia, pois estava bem nublado, e quase não dava pra ver. Conhecemos um casal de brasileiros simpáticos que nos levaram à agencia de turismo que eles foram esquiar, chama-se All to Ski. Comparado aos preços das outras que olhei na internet, essa estava mais em conta, o dono de lá é brasileiro, então ficava bem mais fácil da gente se entender. Pagamos 92.000 pesos (para os dois) pelo aluguel do ski, das botas, bastões, macacões, luvas, óculos e o transporte até centro de ski. Fomos lanchar no Pátio Belavista e de lá fomos caminhando para casa também. Diga-se de passagem, que andamos muuuuito neste dia, ficamos bem familiarizados com a cidade ::mmm:

 

10744738_10205200111028299_425384596_n.jpg.5e932874ce359741d85d49f7b4866f6f.jpg

 

PS: Quanto as nossas refeições: procuramos muito por um restaurante, porém a comida é muito cara, e não tão boa. Geralmente os pratos já vinham prontos, com um pedaço de carne, e um acompanhamento (salada, purê de batata ou batata frita). Ficamos com o fast food mesmo.

 

Dia 28/08/2014

Fomos caminhando até a All to Ski novamente, não era muito longe do apartamento. Pegamos tudo que havíamos separado no dia anterior, e optamos por ir para El Colorado, pois o valor para o ticket de principiante com 2h de aula era mais em conta. Pagamos 68.000 pesos por 2 tickets de principiante com 2h de aula coletiva, e mais 1.000 pesos pelo aluguel do armário. Quando começamos a tirar as roupas que alugamos da sacola, percebemos que vieram 4 pares de luvas ao invés de 2 (no final do passeio, na hora de devolver as luvas, o rapaz disse que podíamos ficar com elas, eram novinhas! Adorei ::otemo:: ). Como já sabíamos que tudo lá era mais caro, levamos sanduíches de casa. Na volta estávamos todos mortos hehe. A van nos deixou novamente na All to Ski, comemos um hot dog (que eles colocam um negócio de abacate em cima, muito ruim por sinal ::xiu:: ) e seguimos para casa. Como suei muito tentando esquiar, fui inventar de lavar o cabelo. Já sabem o resultado né? No outro dia estava com um baita resfriado e garganta inflamada ::Cold:: . O rapaz que nos recebeu através do couchsurfing foi muito atencioso, nos emprestou protetor solar quando fomos esquiar (e ainda me queimei) e me deu vários remédios para garganta e nariz, apesar de eu ter levado também.

 

DSCN2267.JPG.fa79c965fa571b7f617128bc9aedb5b0.JPG

 

 

Dia 29/08/2014

Fomos para o vinhedo Concha y Toro, pegamos o metrô e depois o ônibus. Pagamos 18.000 (para os dois) pelo tour guiado com degustação de 3 vinhos, no final podemos levar a taça da degustação. Voltamos no mesmo esquema (ônibus e metrô), e fomos para Cerro Santa Lúcia. Pegamos outro metrô e fomos para o Costaneira center, um pouco decepcionante, eu esperava mais. Depois pegamos o metrô para casa.

 

DSCN2341.JPG.c56c214170a7fc5dc3067e1c5b1f261b.JPG

 

Dia 30/08/2014

Decidimos ir para Viña del Mar e Valparaíso. Fomos de metrô até a rodoviária, chegando lá resolvemos fechar um citytour ainda em Santiago, pois já havia lido na internet que não é tão fácil se locomover por lá. Pagamos 30.000 pesos (para os dois), incluindo a passagem de ida e volta saindo de Santiago. A agencia era a Rodotour, tudo muito bom, porém alguns pontos a considerar:

 

1-Quando íamos parar para o almoço, percebi que passamos por uma rua cheia de lanchonetes e restaurantes (Mc donalds, pizza hut etc), porém o motorista passou direto, parou em uma rua em frente ao mar, onde só tinha dois restaurantes, ambos apenas de comidas (lembrem-se que eu disse que a comida é muito cara), e não foi diferente. Pratos absurdamente caros. Era o nosso último dia no Chile, e o dinheiro que trocamos já estava acabando, por isso optamos pagar esse citytour com o cartão, e deixar o que sobrou de dinheiro para o táxi para o aeroporto. Não almoçamos, e tivemos que esperar até o fim do passeio, para lanchar no shopping em frente ao terminal rodoviário de Vinã del Mar.

 

2-Além do que pagamos pelo citytour, o guia pede para darmos gorjeta, o que acho um absurdo. Ele é contratado para isso, recebe para isso, então não vejo motivo para darmos gorjetas. Mas ok, demos a gorjeta ::grr::

 

Dia 31/08/2014

Adeus Chile! :cry:

Santiago é realmente uma cidade muito linda, me encantou. Eu me sentia segura quando andava de noite pelas ruas, podia usar celular sem problema nenhum. O transporte público é ótimo, o metrô nos levou em todos os lugares que precisamos (exceto Concha y Toro), as pessoas são educadas e atenciosas, agora os pombos são bem obesos, que isso gente! ::lol4:: . As ruas são muito limpas, jardins super conservados e belos (achei curioso as ruas serem de concreto e não asfalto, interessante!)

Pagamos cerca de 19.000 pesos pelo táxi, que já era valor tabelado. Sobrou alguns trocados e compramos besteiras para comer no aeroporto.

 

DSCN2184.JPG.cc068091d0f7903429024e6c794d9b2e.JPG

 

Resumo:

 

1.200 reais em dinheiro = 283.000 pesos em dinheiro

E cerca de 70.000 pesos no cartão (saque ou crédito)

 

Eu diria que o gasto por dia para cada um foi de 100 reais mais ou menos, excluindo desse valor o preço que pagamos para esquiar (um total de 160 mil pesos para os dois). Claro, que como todos dizem aqui, tudo depende do seu estilo de vida, dos lugares que você vai comer e etc. Posso dizer que comemos muito mal no Chile, comíamos fast food todos os dias, que era realmente muito barato comparado ao Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

31/08/2014

Chegamos em Buenos Aires ainda pela manhã, por volta de 11h. Trocamos 100 reais no aeroporto, não me recordo quanto estava a cotação lá, mas estava bem abaixo do mercado paralelo. Pegamos o táxi para Belgrano,, o taxista ficou rodando a cidade inteira nos enrolando (e nessas horas eu não sei nem o que dizer), pagamos 180 pesos pelo táxi (roubados de novo). Mas dessa vez a minha raiva foi bem maior, pois o rapaz em Santiago ao menos nos ajudou, e esse taxista quis fazer palhaçada mesmo. Ficamos com um menino de 21, que morava com a mãe, o irmão e duas irmãs. Era domingo, eu queria muito ir para a feira de San Telmo, mas já havíamos combinado de ir ao jogo do San Lorenzo x River Plate. Nosso anfitrião nos levou para almoçar no Burger King, e por educação, perguntei se ele não queria algo. Ele disse que não, mas logo em seguida perguntou se eu podia pagar o lanche dele no meu cartão e depois ele me pagava, até ai tudo bem ué. Ele nos disse para sacarmos 1.000 pesos para levar para o jogo, nessa hora queria desistir! Era muito dinheiro para um dia só, mas sacamos o dinheiro. Na volta para casa ele nos pediu 20 pesos para recarregar o cartão do ônibus dele (uma coisa bem chata na Argentina, para andar nos ônibus você precisa desse tal cartão ou de moedas). Ao chegarmos no apartamento, fui verificar na internet o preço do ingresso, e surpresa!!! O ingresso custava 320 pesos por pessoa! Fiquei revoltada por ter sacado mil pesos, pois queria ter trocado o dinheiro que levei no câmbio paralelo ::grr:: . Perguntei pra ele porque nos fez sacar 1000 pesos se o preço do ingresso era outro, ele deu uma desculpa dizendo que podia estar mais caro na hora. Ficamos com os dois pés atrás e resolvemos levar todo nosso dinheiro nas doleiras que compramos (para usar na cintura, no tornozelo, no sutiã, estávamos preparados ::otemo:: ). Antes de sair de casa, ele perguntou onde estava a “plata” para ele guardar, eu disse que não precisava, que iriamos levar com a gente, e ele insistiu dizendo que ia ser mais fácil comprar os ingressos, mas não demos o dinheiro. Quando estávamos indo para a parada de ônibus, ele começou a fazer perguntas muito estranhas sobre quanto dinheiro ainda tínhamos e etc. Quando chegamos na parada, ele disse que o dinheiro não ia dar, pois estava faltando “tanto”, e que ele ia na casa de um amigo buscar o resto, ou seja, ele estava contando com o NOSSO dinheiro para comprar o ingresso dele. Achei um absurdo, sempre que recebo alguém em minha casa, tento ajudar o máximo pra pessoa gastar o mínimo possível. Descemos do ônibus próximo ao estádio de San Lorenzo, um bairro horrível, super perigoso e sujo. Compramos os ingressos (que estavam 320 pesos ainda) e fomos assistir o jogo. Na volta, ficamos mais de 2h na parada esperando o ônibus! Não passava nenhum! Pior experiência da minha vida, mas é errando que a gente aprende... Quando chegamos em casa eu só queria dormir e esquecer desse dia. ::dãã2::ãã2::'>

 

10728939_10205200710723291_1335054722_n.jpg.81b6181ef56e56a80e0a46322338ae2d.jpg

 

01/09/2014

Acordamos um pouco tarde e fomos para a Rua Florida trocar dinheiro. Pegamos o metrô e descemos na última estação. Tem muuuuitas pessoas trocando dinheiro, e por tudo que aconteceu no dia anterior, eu estava super cuidadosa com os argentinos. Escolhemos uma moça em avulso e o câmbio estava 5,20 pesos por cada real. Muito acima do que vi na internet, então resolvemos trocar. Ela nos disse para acompanharmos ela até o escritório, que era nos altos de um dos prédios, fiquei desconfiada pois já tinha lido que se fosse pra entrar em algum lugar, devíamos evitar. Porém todos lá faziam desse jeito e resolvemos ir. Trocamos apenas 100 reais, e disse que se não tivéssemos problemas, voltaríamos para trocar mais dinheiro. Ela concordou e nos ensinou a ver quando a nota era falsa. Saímos a procura de um restaurante, precisávamos tirar a barriga da miséria do fast food! Encontramos um restaurante à quilo em uma das transversais da rua florida. Comemos bastante, e a conta deu mais ou menos 20 reais para os dois, super barato! Depois de almoçar, voltamos e trocamos mais 300 reais. De barriga cheia, fomos conhecer a casa rosada, catedral, e banco de la nación. Seguimos caminhando até Puerto Madero (confesso que me arrependi de não ter almoçado lá. Entramos no museu Fragata Sarmiento, que é bem interessante também, e o valor é mais do que simbólico. Depois disso, ficamos mais de 1h hora tentando chegar em Tierra Santa (Parque temático religioso), pois precisávamos do tal cartão do ônibus, que não encontrávamos em lugar nenhum! Já estava ficando escuro, e eu não me sentia segura em Buenos Aires, então fomos para casa. O nosso anfitrião tinha todas essas atitudes estranhas, mas sua família era muito simpática e atenciosa. Ele foi jogar bola com meu namorado, enquanto eu fiquei o resto da noite conversando com sua irmã e sua mãe, pessoas realmente muito encantadoras, que me fizeram esquecer um pouco a raiva inicial pela Argentina.

 

DSCN2474.JPG.1be6e5a55844b95a045ed240db1aed72.JPG

 

02/09/2014

Ainda faltava muitas coisas para conhecermos em pouco tempo, então tínhamos que correr. Fomos ao Jardim Japônes, passamos bastante tempo lá, é um lugar muito lindo. A dificuldade de locomoção em Buenos Aires complicou bastante nossos planos. Fomos de táxi para Faculdade de direito e Floralis Genérica. Quando chegamos ao Cemitério de Recoleta já estava fechando, então paramos na famosa sorveteria Freddo. Sinceramente, prefiro a Cairu aqui de Belém mesmo kkk ::love:: . Fomos ao shopping próximo ao cemitério e depois seguimos para casa.

 

DSCN2559.JPG.f7e43e59e16ee1687615d3c2620066ca.JPG

 

03/09/2014

Vimos que não tinha como conhecermos Tierra Santa, pois só funcionava aos finais de semana. Então fomos ao Teatro Cólon e Obelisco. De lá pegamos um ônibus até o bairro La Boca. Fomos para o estádio La Bombonera e optamos pelo tour completo pelo estádio+museu que custou 90 pesos cada um. Depois fomos para Caminito, conhecer fazer compras até o fim do dia. Voltamos de ônibus para casa.

 

DSCN2620.JPG.0cf6c8953d43bc9584cf6633e5e00e7a.JPG

 

04/09/2014

Esse dia foi uma escolha difícil, tínhamos que optar entre conhecer a cidade de Tigre (conhecida como Veneza Argentina) e Zoo de Luján. Como o Parque de La Costa só funciona aos fins de semana, optamos pelo Zoo. Fomos por conta própria, pegamos o metrô até plaza Itália, e de la um ônibus para Lujan. A viagem demorou cerca de 2:30h. Ao chegarmos pagamos 300 pesos (cada um) para entrar no zoo. Ficamos a tarde inteira lá, mas valeu muito a pena. Li várias críticas quanto ao zoológico, tanto aqui como em outros sites e blogs, mas acho que isso depende dos interesses de cada um. Voltamos de ônibus, mais uma hora e meia. Quando chegamos, resolvemos pegar o metrô para catedral e jantar em Puerto Madero (gostei muito de lá). Jantamos em um restaurante que havia inaugurado a pouco tempo, chamado Madero. Pagamos 135 pesos por pessoa para comer a vontade (bebidas não inclusas), cerca de 25 reais! Era um restaurante de qualidade, comida maravilhosa, a carne nem se fala, eu não queria mais sair de lá. Era nosso último dia, e ainda tínhamos muito dinheiro (mais de mil pesos), e não compensava trocar de volta para reais, então resolvemos comprar lembranças para todos.

 

DSCN2819.JPG.c2083e752f0995a816f1835f5c7440b0.JPG

 

10726526_10205200710763292_518090838_n.jpg.277a2535ace07de94767f1ac116ea1c5.jpg

 

05/09/2014

Adeus Argentina! :cry:

Apesar de todos os apesares, adorei a experiência! Pegamos o táxi de manhã cedo para o terminal da Buquebus. Compramos nossas passagens pela Seacat (bem mais barato), mas fomos de Buquebus.

 

Alguns comentários sobre Buenos Aires:

Não sei se foi a época do ano que fui, ou pelo país estar em crise...

A cidade é muito suja, as pessoas não são tão simpáticas como no Chile. Os argentinos fumam DEMAIS! Chega a ser irritante, tinha roupas que eu não podia usar de novo porque estavam fedendo muito a cigarro, eles assopram a fumaça na sua cara mesmo, não estão nem vendo. O transporte é terrível! As linhas do metrô não chegam em todos os lugares, principalmente nos pontos turísticos, os ônibus são precários. A comida é realmente muito barata, tanto em restaurantes como em lanchonetes. Depois de um tempo percebi que deveríamos ter usado mais o táxi, as corridas não são tão caras e teríamos economizado tempo.

 

Resumo:

Trocamos 100 reais no aeroporto

Sacamos 1000 pesos no caixa

Trocamos 500 reais na rua florida

Custo por dia para pessoa em média de 60 reais por pessoa, excluindo os 1000 pesos desnecessários que sacamos, levando em conta que sobrou bastante dinheiro que gastamos com besteiras no último dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Sara, perdão por não ter terminado. O computador com todas as fotos da viagem e todas minhas anotações estavam dentro do carro do meu namorado, que foi roubado na epóca. Mas hoje soube que a mãe dele guardou o cartão de memoria da camera que usamos na viagem e comprou outro e achava que havia apagado (a camera era dela). Temos as fotos mas não lembro mais de valores nenhum ::putz:: Pretendemos ir à Colômbia agora em junho, provavelmente Bogotá, Cartagena e San Andrés. Dessa vez vou levar um bloco de notas, uma caneta, e um HD externo kkkkkk

Continua o relato, tá muito bom!

Pretendo seguir esse roteiro em julho e pretendo conseguir estadia pelo couchsurfing!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...