Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Demorei quase um mês para começar a escrever esse relato. E mais uns 4 pra terminar, que vergonha...

Por onde começar? Uma viagem tão intensa em pouco tempo, tão corrida nos últimos dias antecedentes à viagem. Mas vamos lá, porque foi incrível e vocês merecem saber como foi, mesmo com um baita atraso. ::putz::

A ideia de ir pra Conceição do Ibitipoca – MG, surgiu num tópico de carnaval, onde procurava sugestões de destinos que não fossem os convencionais. Alguém comentou sobre Ibitipoca e eu fui pesquisar. Estava aflorado o meu desejo para conhecer aquele lugar. Logo depois olhei o calendário e vi os feriados do ano. Decidida a data: Corpus Christi 19/06 a 22/06/14, época de copa do mundo, onde a maioria dos destinos estavam super inflacionados, seja nos voos ou nas hospedagens.

Criei o tópico com o intuito de conseguir mais 14 pessoas e alugar uma casa com capacidade para quinze.

[http://www.mochileiros.com/copa-e-em-ibitipoca-mg-feriado-19-06-a-22-06-14-t91371.html]

Em março, após desistências e novos adeptos à viagem, porteira fechada, a Casa Pôr do Sol era nossa! ::otemo::

Peguei o email de todos e combinei como realizar o pagamento dos 50% do valor do aluguel. Acertamos de cada um depositar os seus 50% na conta do locador no mesmo dia e todos me enviariam o comprovante para eu encaminhar a ele. Tudo acertado, agora era só esperar ansiosamente por junho.

Moradores acertados, resolvi criar o tão pedido grupo no facebook, até a data da viagem todos já se “conheceriam” e só faltaria nos vermos pessoalmente. Também decidiríamos como chegar até a cidade, caronas, horários, o que levar pra casa, quais as trilhas faríamos em cada dia e etc.

O tópico aqui no fórum continuava aberto e mais e mais interessados em participar da viagem surgiram.

Como não tinha mais vaga na casa pôr do sol, sugeri que os interessados que surgissem alugassem outra(s) casa(s). A Mirian Franca (do Rio de Janeiro) tomou a frente e alugou uma casa para 6 pessoas - Sombra da Candeia, novamente com algumas desistências mas que rapidamente foi suprida por outros interessados.

E não parou por aí!

O mochileiro Erick Diogo (que estava na casa pôr do sol) viajou no feriado da páscoa com uma galera (também mochileira) a São Thomé das Letras e comentou que faria a viagem conosco para Ibitipoca, eles também se interessaram. A Charrie (de Campos Belos – GO) tomou a frente e alugou a 3ª casa, para 15 pessoas – Casa do Minhoca.

E mais pessoas surgindo e outra casa tendo que ser alugada: Casa da Lúcia. O AndBar (André, de Cunha -SP) se responsabilizou por este aluguel e conseguiu os 10 moradores.

E por fim, a última casa: Casa da Leninha, também para 10 pessoas. A Thayse (de Ipatinga- MG) ficou responsável por essa. Totalizando 56 mochileiros. Houveram algumas desistências de última hora, por isso lá não tivemos a presença de todos.

Todas as casas foram alugadas através do site http://www.ibitipoca.tur.br/casas

Entramos em contato com os locadores por email ou telefone.

Sobre os trâmites do aluguel: Após o pagamento dos 50%, o locador deve te enviar um contrato de locação, que você entregará assinado a ele ou a quem ele designar, juntamente com o restante do valor, na entrega das chaves da casa.

Confesso que estava com medindo da casa não existir, hahahaha. Mas não só a “minha” como todas as outras, existem!

Criei também um infográfico que anexei ao primeiro post do tópico da viagem, para sanar algumas dúvidas e até medos de alguns que nunca viajaram com ninguém aqui pelo fórum.

INFO.jpg.813813e35aad0d3516e2a7610c4c7969.jpg

.

____

SOBRE A CASA PÔR DO SOL: Itens completos na cozinha, tinha panela de pressão, sanduicheira, batedeira, liquidificador, coador de café (sem o filtro), louça para 15 pessoas - realmente completa. Lenha e lareira, que é cobrada a parte - R$ 30,00. O locador informou que deveríamos levar lençóis, mas as camas e travesseiros estavam com lençóis e fronhas. Não tem área de serviço. Dois engradados de cerveja na varanda (vazios, obviamente haha) e churrasqueira.

Dicas: Levem tudo que vocês puderem. Indico especialmente uma listinha básica que dá pra uma pessoa pegar do consumo da própria casa e levar: sal, açúcar, café, óleo, cebola, alho, tomate, alguns temperos e se tiver espaço no bagageiro, leve litros de água filtrada (embora na casa pôr do sol tenha aqueles filtros já acoplados na torneira), assim já se economiza com água. Levem também detergente, bucha de lavar louça (vai saber se não usaram a bucha que está na pia no banheiro), papel higiênico, desinfetante e pano de chão.

Para melhor divisão dos gastos, as compras que fazíamos para consumo de todos na casa eram pagas apenas por uma pessoa. Por exemplo, para o jantar de quinta-feira a fulana pagou o que foi comprado para fazê-lo, para o de sexta o beltrano que pagou. Ao final era só dividir pela quantidade de moradores e cada um pagava pra fulana e para o beltrano. E para a divisão ficar melhor ainda e a correria ser menor, a ideia de criar uma lista de compras e decidir antes de ir para a viagem qual será o cardápio, é melhor ainda. Mas claro, tem que ter lugar no carro pra levar tudo isso.

bruna.jpg.fdb6098887b62297cc365fb587f430ef.jpg

Piscina pra que? Substitua a sunga e o biquíni por blusas de frio!

Ah, essa é a vista da varanda da casa.

____

:: A IDA ::

Saímos em dois carros de SP, as 23:20. Passaríamos por Pindamonhangaba pra pegar a Bruna e o Felipe.

Que maravilha seria se todos os feriados tivessem 0% de trânsito como esse em que viajamos. Tanto na ida como na volta.

Por onde fomos? Entramos em Cruzeiro na Rod. Presidente Dutra e então partimos para a estrada Real. Uma rodovia muito boa, que parecia não ter mais fim... :? Quando vimos uma placa com o nome Lima Duarte ficamos até emocionados :cry: ... hahahha mentira, mas animou, afinal o dia já tinha raiado!

Chegamos +- 9am em Ibitipoca.

O trecho final (dos 27km, 5 são de blocos e os 4 últimos de paralelepípedo e terra) eu diria que é punk, porém se for feito há 10km/h, é tranquilo hahahaha, engata a 1ª e vai embora, sem forçar nem passar de marcha, muitos buracos e MUITA subida (já é uma prévia das subidas nas trilhas do parque =x). Deveria ter tirado fotos. Fico imaginando fazer aquela estradinha em dia chuvoso o.O. Mas como disse o Thales, mochileiro de Juiz de Fora que nos tranquilizou com essas informações, não é pra ter medo, é tranquilo.

Algumas pessoas tiveram uma ida bem sofrida com o GPS ensinando caminho de estrada de terra :shock::| . Melhor pesquisar uma rota antes de ir, esses GPS as vezes ferram nossa vida...

INDO.jpg.4f837cb5da89af5d557b12466f5da50b.jpg

Em tempos de copa, rumo a Conceição de Ibitipoca! ::hahaha::

A vaca é em Lima Duarte, parada no último posto de gasolina antes de chegar em Ibitipoca.

*Até a nossa viagem, lá só pegava Claro.

:: O PARQUE, AS TRILHAS ::

bruna2.jpg.0ea53dd6c889ae0b03365f64af7db8e9.jpg

Entrada do parque.

O parque está situado há 3km do distrito de Conceição de Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte. Novembro, Dezembro e Janeiro são os meses mais chuvosos, deduzo então que o acesso ao distrito fica mais dificil, devido ao caminho. Fomos em um dos meses mais secos ::otemo:: junho, julho e agosto #ficaadica.

"Ibitipoca" é um termo de origem tupi que significa "montanha estourada", "serra fendida", através da junção dos termos ybytyra ("montanha") e pok ("estourar"). Beijo Wikipedia.

A visitação do parque é limitada a 300 pessoas por dia, com exceção de feriados e fins de semana que aumenta para 800.

A entrada custa R$ 20,00 e o estacionamento também (para carros de passeio). Em dias úteis a entrada é R$ 10,00. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos de idade pagam meia.

O parque tem camping, restaurante e cantina. Também tem banheiros e bebedouros, mas tudo em um lugar só, no percurso das trilhas o banheiro é o mato!

Atrações? Grutas, montanhas e cachoeiras. Um horizonte... ::love::

"O Pico da Lombada tem uma característica interessante: dele, consegue-se ter visão para o horizonte de 360 graus. Em qualquer direção que se olhe, será visualizado o horizonte, pois nenhuma montanha ao redor faz barreira à visão" :shock: . Beijo de novo Wikipedia. E agora eu fiquei chateada, vocês vão entender porque.

Janela do céu. 16km ida e volta.

Na trilha: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Mirante, Janela do Céu e Rio Vermelho.

Fizemos essa trilha na sexta feira. Na quinta feira em que chegamos ficamos apenas na casa e conhecendo a vila.

Vá cedo! Conforme vamos parando nos picos e grutas pelo caminho, o tempo do percurso aumenta e a vontade de ficar sentado admirando e descansando, também. Leve uma mochila recheada de comida e muita água!!! A sede reina. Quando fizemos estava frio, garoou e tinha uma névoa chatinha que nos impediu de vizualisar algumas vistas do parque a partir de alguns picos, mas no decorrer do dia o tempo abriu. Em dias de sol e no verão deve ser sofrido³ fazer as trilhas. Alguns se aventuraram e entraram na água mesmo com o frio.

598dc0ce2f728_janeladocu.jpg.84478ca1da3a374a4b5c53217cfcfc1d.jpg

O início da trilha, a névoa no pico da lombada (perdemos a vista :cry: ), janela do céu e a galera na cachoeirinha (tem areia lá! um dos meus lugares preferidos, logo após a janela do céu. Ou antes, depende do caminho que você optou fazer).

carlos1.jpg.e7f79c2d2186e7e6778b56b267da5c2d.jpg

A cachoeirinha.

598dc0ce0e9c6_janeladoceu.jpg.31faa3e0b6ff6fc5f3af46810529d521.jpg

Fotos a partir da janela do céu e na própria.

camila1.jpg.4cdd97d55b4175f5b3ff1ee216fd5210.jpg

Camila, foi a única foto de alguém sozinho na janela que eu encontrei! ::otemo::

*Vale a pena ir de carro para o parque e estacionar lá dentro. Pois na volta das trilhas todo mundo está mortooo³, teve gente que pegou carona no bagageiro dos carros até a saída do parque, onde o carro tava estacionado. Fora que a ladeirinha até a entrada já castiga também.

Circuito das Águas. 5km ida e volta.

Na trilha: Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto.

Fizemos essa trilha no sábado. A ideia era ter feito na quinta e nesse dia fazer o roteiro Pico do Peão, mas a maioria não animou de ir na quinta. Ou seja, esse roteiro não fizemos.

Aparentemente é um circuito fácil e você pensa que vai terminar rapidinho... :? GENTE, as subidas maltratam! Ou sou(era) sedentária demais :?: Mas é uma trilha linda! Deve ser ótimo para dias de muito calor, pois é o circuito em que mais vemos água. E temos vistas maravilhosas.

598dc0ce47392_gabrielrodrigues.jpg.c2fbb31dfed4f9a8e7a4be4ca082f70b.jpg

598dc0ce566ff_circuitodasaguas.jpg.f52a9844abac2481171e3e5321bcd348.jpg

:: O BAR DO FIRMA ::

Fomos no famoso bar do firma na sexta feira. E só então conseguimos encontrar a maioria das pessoas das outras casas. A comunicação estava difícil, acho que só eu e a Charlene tínhamos número da Claro =/

Particularmente eu adorei o bar! Cheio de quinquilharias, todo rústico, até o banheiro é diferente! Você vai na geladeira e pega a sua cerveja, você toca um sino e a cachaça desce numa corda e você que se serve. Vai embora? É só ir lá contar pro firma o que você consumiu e pagar. Ele não anota nada. ::love::

Pra chegar lá é só perguntar que alguém vai informar. Eu recomendo ir de carro, porque é um caminho sem iluminação e não é tão perto da vila. Depois das cachaças e dependendo de onde você estiver hospedado, essa minha informação vai ser útil hahaha.

FIRMA.jpg.36104fbe85c7a89be2fdee50bf830ee0.jpg

Olha como estávamos famosos e movimentando a cidade; esse rapaz de óculos ficou sabendo de toda essa movimentação de 50 mochileiros por lá!

:: O ARRAIAL DOS MOCHILEIROS ::

Antes da nossa ida, no grupo do facebook onde tinha o pessoal de todas as casas, combinamos de fazer um arraial no sábado e irmos trajados (ou bem remendados e axadreizados).

Problemas: onde fazer, quem faria as comidas, o que fazer?

A Charlene conseguiu o lugar e a comida: Diógenes bar, na vila mesmo, sentido parque. ::otemo:: Teve cachorro quente, pipoca, paçoca, vinho quente, quentão(?), e o que o bar oferecida para consumir (e pagar a parte, é claro). Cada um pagou 10,00 se não me engano. Depois a maioria resolveu ir para o Portal da Serra, onde tinha uma banda tocando forró. E a pedidos, teve até quadrilha! EIKE LINDO ::love::

arraial1.jpg.caaf80e019f2ac7425d6c5923cdbc856.jpg

Adesivos feitos para o arraial. Teve também os "adesivos elegantes", que não vingou, pois as casas se dispersaram umas das outras.

arraial.jpg.c271a31b0f18b7b3bae7e3e0335eedb6.jpg

portal.jpg.60527d5cdebc36512f98e33d65bf2084.jpg

O portal da Serra.

Quando o forró acabou no portal, partiu confraternizar na rua ::otemo:: . Depois casa porque a volta seria longa no dia seguinte.

:: FIM ::

Apesar de não termos conseguido juntar todas as casas ou quase todas nas trilhas e também pela vila, creio eu que tenha sido uma viagem memorável para todos, principalmente pelas amizades que se consolidaram a partir dela. Conhecer pessoas totalmente diferentes de mim só me acrescenta e me faz a cada dia respeitar mais o próximo, mesmo que eu não concorde com os seus atos e opiniões. É o que tem acontecido a cada viagem, a cada mochileiro que conheço.

Que vocês continuem a confiar nesses mochileiros ibitiloucos/ibitinormals e se joguem, alugando uma casa com um bando de desconhecidos que depois de 4 dias parecem que já eram velhos conhecidos. No final dá tudo certo e ainda somos surpreendidos!

OBS: Obrigada aos colaboradores (sem saber): Bruna, Camila, Carlos, Caio, Lielto e Gabriel. Roubei as fotos dos albuns de vocês e do meu. :D:mrgreen:

Beijos e até 2015 galera!!

casas.jpg.1c4d2004ae6f73914c9b01fb636b2c10.jpg

A galera ou boa parte dela :D

IBITIPOCA.jpg.9b5da832c03cb8ebcc8204b95b7a1d51.jpg

A entrada e a vila.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Até que enfimmmmmmmmm o relato! hahaha

-Perdi o bar do firma pro frio e pra preguiça!

-O circuito janela do céu tem placas mentirosas, tem pelo menos 22 km ida e volta! ::hein:

-Pq eu fiz um vídeo da quadrilha coletiva, que foi muito massa!

-Pq o nosso quarto era o melhor da casa Pôr do Sol!

::otemo::

• Membros de Honra
Postado

hehehe ate que em fim o relato!

Parabens Paty, tanto pelo relato quanto pela amizade e organização da trip!

e falando em amizade conheci varias pessoas bacanas nessa trip alem de rever alguns amigos (Caio e Fernando) sendo que foram super parceiros marcando presença no Encontro Medieval ::otemo::

Felipe embora tenha partido pra zueira ::dãã2::ãã2::'> depois foi muito brother na sequencia...

Queria ressaltar o atendimento que eu e Janaina tivemos em Conceição de Ibitipoca, vilazinha fantastica qual fomos bem recebidos!

O legal de tudo é que falta poucos dias pra uma nova trip (Ana, Leonardo, Janaina), terceira vez que vamos nos ver ::hahaha::

• Membros
Postado

Demorou mais saiu gente! Hahahaha

Eu digo que não tem como não amar pequenos povoados, vilas... já dizia Pato Fu: quanto mais simplicidade, melhor o nascer do dia.

Lielto, também vai estar na Ilha da Magia? Eu e Monica vamos!

• Membros de Honra
Postado
Demorou mais saiu gente! Hahahaha

Eu digo que não tem como não amar pequenos povoados, vilas... já dizia Pato Fu: quanto mais simplicidade, melhor o nascer do dia.

Lielto, também vai estar na Ilha da Magia? Eu e Monica vamos!

sim sim hehe

dessa galera de Ibitipoca estara tambem a Ana, Janaina, Leonardo Mandriola. Mais um povo do Castelo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...