Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 55
- Visualizações 22.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Paulo Andrade silva 37 posts
-
Diego Bertoldo Francisco 4 posts
-
Pedrada 2 posts
-
DEIR_1006 2 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
NATAL EM HUARAZ Como já devem imaginar, um dia depois da laguna 69 eu estava destruído, fiquei o máximo que pude na cama não tinha forças para levantar e minhas pernas estavam massacradas . Mes
-
MAUSOLEU DE REVASH/MUSEU DE LEYMEBAMBA Nosso dia seria dividido em duas partes, pela manhã revash e a tarde Leymebamba. Dessa vez o ponto de encontro foi na plaza de armas , chegando lá, a van já
-
CATARATAS DE GOCTA No meu ultimo dia em Chachapoyas, o objetivo era desbravar a terceira maior cachoeira do mundo: a Catarata de Gocta. Saímos as 08h de Chachapoyas com destino ao povoado de Cocac
COMO TUDO COMEÇOU
Tenho um projeto de viagem que é de conhecer toda a América do sul, comecei em 2013 com a clássica rota Bolívia, Chile e Peru e em 2014 dei um pulo na Argentina e no Uruguai. Quando decidi que iria viajar no final do ano comecei a ler alguns relatos aqui no mochileiros, e dois me chamaram muito a atenção:
peru-equador-e-colombia-entre-maio-e-junho-de-2013-diario-de-bordo-t88004.html
huaraz-trujillo-chachapoyas-kuelap-iquitos-t48307.html
Comecei a ler o relato do Lico e achei sensacional, depois encontrei o do Marcio e fiquei fascinado por Chachapoyas, então baseado nesses dois relatos elaborei o meu roteiro que ficou assim: Lima - Huaraz - Trujillo - Chachapoyas - Chiclayo - Cuenca - Baños - Latacunga - Quito - Otavalo - Ipiales - San Agustin - Bogotá - Medellin - Cartagena - San Andres.
Feito o roteiro fui pesquisar os preços das passagens, minha ideia inicial era começar por San Andres e terminar em Lima, mas as passagens estavam salgadas, em media R$ 2100,00, pesquisava todos os dias e nada de o preço baixar, foi ai que resolvi consultar invertendo o roteiro e encontrei os trechos: Sao Paulo x Lima - Cartagena x San Andres - San Andres x Sao Paulo, por R$1452,00 voando Lan, não pensei duas vezes e comprei na hora. As passagens foram compradas em Junho para viajar em dezembro.
LIMA
Meu voo saiu de Guarulhos pontualmente as 05:10 e desembarcou em Lima as 07:00 horário local, tinha reservado pelo booking.com um quarto no Quincha Guest House em miraflores, e alguns dias antes enviei um email para solicitar um serviço de táxi de confiança e o Antonio dono do hostel me respondeu oferecendo um táxi por 70,00 soles, achei meio caro mas aceitei e enviei os dados do voo e horário de chegada. Quando desembarquei me deparei com varias pessoas segurando plaquinhas com nomes de passageiros e nenhuma com o meu nome, ou seja fui esquecido
, não perdi a esperança e dei mas uma volta e nada, então fechei com taxista credenciado que fica dentro do aeroporto por 60,00 soles, menos mal já comecei economizando 10,00 soles.
A viagem até Miraflores durou 1 hora, um transito infernal que deixa o de Sao Paulo no bolso. Chegando no hostel fui recebido pelo Antonio, que me passou algumas dicas sobre a cidade e até me emprestou uma tarjeta para utilizar o Metropolitano de Lima. O quincha não é bem um hostel, na verdade ele aluga os quartos da casa a preços bem em conta, fiquei em um quarto com cama de casal, banheiro compartilhado e tv a cabo, por 3 noites e um dia inteiro por 110 soles.
Meu objetivo em Lima era conhecer alguns sítios arqueológicos da região, e a primeira parada foi na Huaca Pucllana que fica em Miraflores, como estava perto do hostel fui caminhando tranquilamente e em menos de 20 minutos já estava lá. A entrada na Huaca custa 12,00 soles, a visita acompanhada com um guia dura cerca de uma hora, onde se percorre toda a huaca, aprendendo um pouco do historia e costumes de todos os povos que habitaram esse lugar.
Depois da Huaca peguei um ônibus na Av Arequipa e fui conhecer o centro histórico de Lima, n{ao pode ficar muito por lá porque estava tendo um protesto de jovens contra uma lei de trabalho juvenil, o clima estava meio tenso, as ruas fechadas e muito policiamento, saquei algumas fotos rapidamente e zarpei fora.
O segundo dia reservei para conhecer Caral, a civilização mais antiga do continente americano e para chegar lá nao foi nada facil. Eu sabia que teria de pegar um ônibus para Barranca e descer em Supe e de lá um táxi compartilhado para Caral, sai do hostel a 6:00 da manha e fui em busca de informações, pedi ajuda para um senhor, ele falou falou e falou e unica coisa que capitei na mensagem foi que eu teria de pegar um ônibus verde e descer na panamericana norte, fui ate o ponto e peguei o primeiro ônibus verde que passou, mas n{ao era o certo, pedi ajuda para o motorista e ele me indicou onde passaria o ônibus para a panamericana norte. Já dentro do busao correto pedi ao motorista que me deixasse onde passariam o ônibus para Barranca, depois de uma viagem de uma hora desembarquei na panamericana norte e finalmente embarquei no ônibus para Barranca, assim que subi, avisei ao cobrador que deixasse em Supe, a viagem durou 4 horas e custou 15,00 soles.
Chegando em Supe, fui em busca dos táxis compartilhados rumo a Caral, o taxi custou 5 soles, só inicia a viagem quando fica lotado e vai gente na frente, atras, no porta mala uma loucura, de Supe até Caral são 24 km, o táxi te deixa no vilarejo que fica um pouco distante da entrada da zona arqueológica, mas por 1,00 sol o motorista me deixou na porta do gol.
Da entrada ainda se caminha por uma trilha bem sinalizada até o posto de atendimento.
A cidade sagrada de Caral foi descoberta em 1994 e ainda tem muita coisa sendo descoberta, para ter acesso se paga 11 soles de entrada e mais 10 soles para o guia, e mais uma vez se tem uma bela aula de historia sobre o lugar, e como é impressionante a perfeição das construções e de como eram avançados para o seu tempo.
Para voltar a Lima é a mesma maratona, busao de Supe até o Terminal plaza norte e de lá o metropolitano até miraflores, cheguei no hostel a meia-noite, cansado mais com a sensação de dever cumprido.
No meu ultimo dia em Lima fui conhecer a Huaca Huallamarca e Pachacamac, a Huaca fica em San Isidro, mas quase ninguém conhece foi osso chegar lá, peguei um busao em miraflores e desci em San Isidro, comecei a perguntar e ninguém conhecia, pedi ajuda a um guarda de transito que muito gentilmente pesquisou na internet e me deu a direção correta, por sorte eu estava bem perto e logo cheguei lá.
A Huaca Huallamarca nao tem nada de mais, é uma piramede cravada no meio do bairro, se paga 5,00 soles para entrar que te dá acesso a um pequeno museu que contem algumas pecas achadas no lugar e mais nada..
Nao fiquei 10 minutos na Huallamarca e já fui em busca de informação de como chegar a Pachacamac, a própria atendente da huaca me ajudou, peguei uma van na AV Javier Prado este e desci no Trebol, de lá tem que atravessar uma passarela e ir sentido a Panamericana Sur, dai é só perguntar qual van vai para Pachacamac e pedir para descer em frente a entrada das ruínas. Uma hora depois já estava em Pachacamac a entrada custa 10,00 soles, e se pode contratar um guia a parte, optei em fazer o circuito sozinho o caminho é bem sinalizado e ainda se recebe um mapa com todo o traçado.
Achei bem bacana Pachacamac, esse centro foi habitado por diversas civilizações que contribuíram de alguma forma para construção desse magnifico lugar.
Editado por Visitante