Ir para conteúdo

Ano Novo na Chapada dos Veadeiros (GO) - SEM CARRO!!


Posts Recomendados

  • Membros

Sabe quando você volta de viagem e sente que ela não saiu de você? Foi assim comigo quando voltei da Chapada dos Veadeiros, passei bem umas duas semanas sonhando direto com as trilhas, fechando os olhos durante o dia e lembrando daquelas paisagens ::love:: Aquele lugar é mesmo encantador e por isso resolvi deixar aqui meu relato sobre os dias que passei em São Jorge – GO, entre os dias 29 de dezembro de 2014 e 3 de janeiro de 2015.

 

Compramos as passagens de São Paulo para Brasília (aeroporto mais próximo de lá) em setembro do ano passado. Na ocasião saiu em torno de R$ 350 ida e volta com as taxas pela Gol. Fui com meu marido e pesquisamos opções de pousadas, a mais barata no período foi a Águas de Março, localizada num ponto bem tranquilo da Vila e com café da manhã. A pouca ventilação no quarto foi recompensada pela atenção dos funcionários.

 

Apesar de ter lido aqui muita gente dizendo que era complicado ir pra Chapada sem carro preferimos não alugar um pq achamos que iria extrapolar o nosso orçamento. Ficar em São Jorge ajudou muito nesse sentido pq conseguimos fazer muita coisa a pé, mas se estivéssemos de carro sem dúvida daria pra conhecer MUITO mais coisa. Então acho que pra quem não está com a grana curta ou vai com mais gente compensa sim alugar um carro em Brasília pra ir até a Chapada pra aproveitar melhor...

 

Eu sabia que tinha como comprar com antecedência a passagem de ônibus de Brasília para Alto Paraíso pela net no site da Real Expresso. Porém, como tinham me dito que sempre fica uma galera no aeroporto juntando mais gente pra fechar van ou carro na hora, achamos melhor não comprar a passagem de busão pra não engessar caso aparecesse uma oportunidade dessas. É claro que não apareceu, fomos até a rodoviária comprar a passagem e adivinha? Não tinha mais ::putz:: Era quase 10h e tinham dito que o próximo ônibus com vaga só sairia às 19h....

 

Sorte que eu tinha conseguido uns telefones de motoristas que fazem transporte da Chapada até Brasília e bem na hora tinha um cara de Cavalcante por lá que topou nos deixar em Alto Paraíso por R$ 50 cada. Como a passagem de ônibus era quase R$ 40, achei que até que não era tão absurdo (uma vez que os taxistas queriam cobrar quase R$ 400 pra fazer o mesmo trecho). Então, se você tiver sozinho e não combinou com ninguém de fechar van ou carro até a Chapada, compre a passagem de busão antes!! ::otemo::

 

Enfim, depois de muito rodar, chegamos até Alto Paraíso e lá descolamos outro “carona” até São Jorge. Como já era quase fim de tarde, não deu tempo de fazer muita coisa, só dar uma volta da Vila, comer e tentar agendar algum passeio no dia seguinte com a agência Segredo, que ficava perto da nossa pousada. Achei a coisa meio desorganizada, disseram que não tinham nenhuma van disponível para os passeios naqueles dias e que era pra gente aparecer lá na manhã seguinte para ver se encaixava com alguém que estivesse de carro ::dãã2::ãã2::'>

 

30/12

Acordamos cedo, passamos na agência e não tinha nenhum movimento. Por isso, decidimos ir a pé até o Parque Nacional da Chapada. Nos disseram que da Vila até o Parque dá 1km de caminhada e acho que é mais ou menos isso mesmo. A entrada é grátis, mas precisa ver um vídeo explicativo na entrada, coisa curta. Optamos por fazer a trilha dos Saltos/Corredeiras, tudo muito bem sinalizado e lindo demais. Dica: Já dizia Pedro Bial “Use Filtro Solar”. Mesmo passando e repassando protetor e usando boné, ainda voltei bem marcada de sol. Também não esqueça do lanche e e passe MUITO repelente!!!! Apesar de ser época de chuva, não pegamos nenhum temporal...

 

IMG_0403.JPG.04f50b074c0c1255e710613b34386cc4.JPG

 

IMG_0427.JPG.6973d3f583f74cca2d5acc1d3630ab51.JPG

 

31/12

Passamos de manhã de novo na agência e dessa vez tinha um grupo se formando para ir até a Cachoeira do Segredo. Tivemos sorte de encontrar um pessoal de Curitiba que tinha duas vagas no carro (Fábio, Melissa e Isadora, muito obrigada mais uma vez!!) e fomos com eles. A entrada para a Cachoeira foi R$ 25 mais R$ 20 do guia da agência. Essa trilha tem aproximadamente 18 kms ida e volta e vale o esforço. Passamos no meio do rio diversas vezes e tem uma “piscina” antes de chegar na Cachoeira de 140 metros de altura.

 

IMG_0483.JPG.de52f5db956920753b045eeb7e1fa73e.JPG

 

IMG_0530.JPG.70b3b1eddfaf773699eae86605b2ca50.JPG

 

IMG_0537.JPG.f1a7b415bb02aad3fd5d02601ba74b9c.JPG

 

Na volta passamos no restaurante Buritis, uma dica boa pra quem gosta de gastar pouco e comer muito. Eles fazem um macarrão meio fast food por R$ 15 com direito a repeteco. Seu Messias, o dono do restaurante, é uma figuraça!! No fim do dia ficamos tão moídos com a caminhada que quase perdemos a virada do ano....rs

 

01/01

Mais uma vez, fomos até a agência pra ver o que rolava, mas a única turma fechada era para a cachoeira Segredo, que tínhamos feito no dia anterior. Então, fomos mais uma vez para o Parque, dessa vez pra fazer a trilha dos Cânios/Carioquinhas. Esses dias foram um teste e tanto pro meu condicionamento pq não teve nenhuma trilha fácil e com terreno tranquilo. Mas é incrível como quando você chega e se depara com imagens assim todo o cansaço desaparece....

 

IMG_0548.JPG.b94b862841622bbcdeb7ad04f85b0320.JPG

 

IMG_0555.JPG.2fef72aafc0db489d6357ecfa8036648.JPG

 

IMG_0584.JPG.53cc9c78891f1d8d97eae9a0be54ae9b.JPG

 

02/01

No nosso último dia completo na Vila não conseguimos passeio com a agência. Iam fechar para ir na Cachoeira dos Couros, mas não tinha nenhum carro com vaga pra gente....Ao invés de reclamar, criamos coragem de ir até a trilha do Abismo/Janela. É uma pernadinha boa até chegar na entrada dessa trilha, acho que uns 2km no mínimo. Na entrada paga-se R$10.

Tinham dito pra gente que era possível fazer essa sem guia e até acho que seja mesmo possível, mas a sinalização é bem mais precária que a do Parque....Então, vimos chegar dois grupos fechados com guia e perguntamos para um deles se tinha como a gente ir junto e rachar o valor. Seguimos com eles na trilha que achei a com o terreno difícil de todos, com muitas pedras, subidas e descidas. Como pegamos um pouco de chuva, o caminho ficou um pouco escorregadio, mas nada impossível de fazer.

A primeira parada é no abismo e já fiquei encantada logo de cara com a cor da água e o visual daquele lugar.

 

IMG_0652.JPG.516ffc39b5185ab27ec7e102b8cc2b3f.JPG

 

IMG_0666.JPG.3faf26bab6d4374062567cc157b232ca.JPG

 

Mal sabia eu que a cereja do bolo ainda estava por vir...Da Janela temos uma visão privilegiada da cachoeira dos Saltos, localizada no Parque Nacional. Foi com esse cenário que almoçamos e ficamos conversando sobre a vida e como nos sentimos pequenos diante de lugares majestosos como esse...

 

IMG_0686.JPG.ea373d7d6aef59ad6e6493e8cd0b3882.JPG

 

IMG_0705.JPG.3272e1c5a6f75b50b1045892811d35b8.JPG

 

IMG_0743.JPG.ed30d75fe8ab76cb21c79b514996b33c.JPG

 

03/01

Esse era nosso último dia em São Jorge. Como não tínhamos conseguido ir até o famoso Vale da Lua, fechamos junto com outro casal uma van na agência, que nos levaria até lá e depois nos deixaria em Alto Paraiso pra viagem de volta.

Não sei se foi porque já tinha visto muita coisa bonita, mas não me encantei tanto assim pelo Vale da Lua. É sim um lugar bonito e diferente, mas depois da Janela ficou difícil me deslumbrar por outro lugar....rs

 

IMG_0809.JPG.3b7c43511fa0fc0919daaebed4bcf93e.JPG

 

 

No caminho para Alto Paraíso ainda conseguimos parar e ver o Jardim de Maytrea. Dizem que a visão do Morro do Baleia é ainda mais linda, mas não tivemos tempo pra comprovar isso...

 

IMG_0864.JPG.0ffc8ce12811c50ae5b68bf59b65ef03.JPG

 

Pelo pouco tempo que tivemos, acho que conseguimos aproveitar bem, mas se eu voltasse pra lá (e espero voltar um dia), com certeza tentaria alugar um carro pra aproveitar melhor e ficaria mais tempo também.

 

Brasília

Como nosso avião só saia no domingo (04), decidimos dar uma volta em Brasília pra conhecer a Capital...Deu tempo até de fazer a visita monitorada ao Congresso Nacional, quem tiver interesse é só aparecer lá e se informar. Se não me engano, formam grupos a cada meia hora.

 

IMG_1039.JPG.38b74ad7153498cbbc01fec34456bf45.JPG

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Lá é maravilhoso!

 

Só queria completar com uma coisa: Fui semana passada com uns amigos. Todos acostumados com trilha, então de fato não achamos que as trilhas do Parque seriam nada demais.

 

Poréeeem, com sol na cabeça e pouca agua, fica BEM mais complicado. Não ignorem isso, levem bastante água e passem protetor. Fui nessa de não fazer e tive insolação/desidratação.

 

Fora isso, tudo lindo! Fiz praticamente as mesmas coisas que você e amei tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Rô, estou pretendendo viajar para a Chapada dos Veadeiros basicamente na mesma época que você foi. Quando se fala em época de chuvas, é coisa leve, ou chega a comprometer os passeios? Essas fotos postadas foi da época que você foi, o céu fica limpinho assim? Estou com medo de que chova muito. Adorei seu relato, vai me ajudar bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Amanda, tudo bem? Só vi sua mensagem agora, espero que ainda dê tempo de ajudar. Eu também fui preocupada com chuva, mas pelo menos no ano passado não atrapalhou não. Peguei um pouco de garoa, acho que uns dois dias teve aquela pancada de chuva no fim da tarde, mas nada que me fizesse mudar o roteiro. E sim, o céu tava lindo quando fui. Aliás, não canso de dizer que a Chapada é demais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...