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Danfs

Um mês na Indonésia e Malásia - Praias, templos e trekking em vulcões - Roteiro e fotos

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Danfs    0

Foi 1 mês na Malásia e na Indonésia, com mega-cidades asiáticas, trekkings em vulcões, praias espetaculares e eventual vibe de “comer, rezar e amar”. Fugindo dos padrões asiáticos, são países majoritariamente muçulmanos, apesar de praticarem em geral uma versão bem mais leve e haver bolsões de diversas outras religiões, incluindo o budismo e o cristianismo. Ambos os países são formados por milhares de ilhas, e, associado ao caos no transporte terrestre típico do sudeste asiárito, a locomoção é no mínimo inconveniente. Tudo leva uma eternidade para chegar.

 

Apesar disso, não interessa quantas horas você passou num ônibus circulado por galinhas e fumantes, no momento que você chega e vê o que está na sua frente, tudo é perdoado. Em termos de cenários naturais, poucos países no mundo (ou talvez nenhum outro) têm o impacto do que você pode encontrar por lá.

Então vamos lá.

 

O roteiro que eu segui foi esse. Não dá para cobrir tudo, mas é uma ótima “primeira vez” nesses países. Você vai querer voltar. A grande dica é: voe o máximo que puder. O transporte terrestre é, em regra, horrível, inacreditavelmente lento, não confiável, extremamente desconfortável (ex: ninguém parece ter muitas reservas quanto a fumar dentro de ônibus na Indonésia, e de ponto em ponto os ônibus costumam ser invadidos por dezenas de vendedores que se atropelam tentando enfiar comida e tiger balm na sua cara). Os vôos, por outro lado, costumam ser consideravelmente baratos e vão te fazer poupar horas preciosíssimas.

Quanto ao transporte interno, pode ser tranquilamente coberto por taxis ou scooters. Em Bali, por exemplo, fazer uma rodada geral pela ilha numa scooter é quase a experiência essencial.

 

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Dois a três dias na cidade são mais que o suficiente. Coloque na cabeça o seguinte: Malásia e Indonésia não são sobre cidades - com raras exceções (ex: Ubud). São sobre natureza, e templos. Em regra, então, evite-as, e siga logo para os pontos de interesse.

Um ótimo hostel para ficar por lá é o Reggae Mansion, e o rooftop bar deles já paga a estada.

 

Foto: As gigantescas Petronas Twin Towers, símbolo da cidade.

 

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Interior das Batu Caves. Dá pra fazer tudo com uma half-day trip de KL, saindo bem cedo e pegando o primeiro ônibus possível para evitar a multidão.

Foto: Batu Caves

 

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Você vai começar a perceber que todo os pontos de interesse na Indonésia parecem girar em torno do nascer do sol e do pôr-do-sol. Nascer do sol em Boroburur, nascer do sol em Ijen, nascer do sol em Bromo, pôr-do-sol em Bali, etc. Cansativo, mas completamente válidos. As imagens que você vai ver vão ficar na sua mente pra sempre. Então a regra é acordar de madrugada, pegar o primeiro transporte possível, assistir o espetáculo, e ficar lá curtindo o dia depois. Borobudur vai ser provavelmente o primeiro na sequência de potenciais pores/nasceres-do-sol mais épicos que você vai ver na vida.

Você pode fazer facilmente os dois complexos em um único dia, indo a Borobudur bem cedo para assistir o nascer do sol, e passando a tarde em Prambanan. Ambos são apenas a algumas horas de distância da cidade.

Prambanan é um complexo de templos hindus e budistas que vão te lembrar fortemente de Angkor Wat, apesar de serem mais modestos e bem menos impactantes.

Foto: Prambanan

 

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Você pode ir até lá de carro/moto ou a pé - e eu fortemente recomendo isso, levando uns 40 minutos até a base do vulcão, passando por um pequeno monastério no caminho. A experiência é incrível. É você andando por um terreno desértico lunar, coberto por um espesso nevoeiro, pouco a pouco vendo o vulcão se definir no horizonte. É a experiência mais próxima de andar em outro planeta que você vai ter.

Foto: A caminho de Bromo

 

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De Bromo, você pode seguir para Ijen, a caminho da travessia para Bali. Depois de um trek de algumas horas, no meio da madrugada, você chega na cratera. Você desce, o cheiro de enxofre começa a ficar extenuante, os olhos ardem. A cratera do Ijen é um dos únicos lugares do mundo onde você pode ver chamas azuis gigantescas causadas pela combustão do escapamento de gás sulfúrico a 600ºC, tudo isso ao lado ao lado de um lago azul turquesa de águas ácidas.

Enquanto você está lá tentando respirar com os pulmões ardendo e manter os olhos lacrimejantes abertos com o enxofre denso no ar, do seu lado, algum trabalhador de coleta lá embaixo vai olhar para sua cara, acender um cigarro local de altíssimo teor de alcatrão, e subir as encostas da cratera com 50 kg de pedras de enxofre nos ombros, meio que lhe chamando de fresco.

Foto: Ijen Crater

 

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E lá você encontra o lendário e absolutamente delicioso Kopi Luwak, produzido localmente e a preços risíveis. O café é feito com os grãos colhidos nas fezes desse animalzinho aí atrás, fermentados em seu sistema digestivo. Surpreendentemente, o café com cheiro mais espetacular que você vai experimentar. NUNCA o coe.

 

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Em termos de praias, os destaques estão no sul, a partir de Seminyak e Kuta, contornando a península de Bukit e nas ilhas Nusa vizinhas. Se você é um rato de praia, não vai ficar desapontado nessa região. Kuta Beach é onde o surf se introduziu na Indonésia e ainda é forte por lá. Em Seminyak, você vê o sol se pondo no mar ao som de músicos balineses, com um drink na mão, sentado em puffs na areia . Em Padang Padang Beach você fica lagarteando na areia branca e mergulhando nas águas cristalinas. Em Jimbaran, você experimenta os churrascos de frutos do mar a beira-mar. E quando quiser dar um tempo de praias, daí é pegar uma scooter pra rodar os templos espetaculares da ilha e depois seguir para Ubud, para passar quanto tempo você precisar passar no que alguns consideram, com justiça, como a melhor cidade da Ásia, que parece funcionar numa realidade a parte, alheia a qualquer coisa negativa. E quando até mesmo Ubud cansar, pegue a scooter e siga para Amed, no nordeste da ilha, para mergulhos inacreditáveis, num dos melhores sites da Indonésia, e ainda fora do radar dos viajantes a não ser por propaganda boca a boca.

Foto: Kuta Beach

 

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Foto: Templo de Tanah Lot

 

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Foto: Terraços de arroz nos arredores de Jatiluwih

 

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Foto: Templo das águas sagradas

 

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Foto: pelada em Ubud

 

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Foto: vista do terceiro acampamento.

 

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Foto: testando a “mochila” dos porters. Os fdp ainda fazem a trilha de chinelo. E mais rápido que você.

 

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Foto: Kuta Lombok

 

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A Indonésia é relativamente pequena, mas a diversidade de cenários resultante das milhares de ilhas que formam o país acabam dando a ele uma dimensão gigantesca. É impossível cobrir tudo numa viagem só, e lugares como Sumatra, Komodo e Flores fazem o lugar merecer mais algumas visitas. E você fica louco para voltar.

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Editado por Visitante

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DSS    0

Cara, vc escreve mto bem. Parabéns! ::cool:::'>

 

Ainda estou no inicio do planejamento de uma viagem longa pelo sudeste asiático, e to pretendendo passar por exatamente esses lugares que vc citou na Indonesia, então acho q vou te amolar bastante já que é dificil ver relatos da Indonésia por aqui. rs

 

Andei pesquisando e vi mta gnt pegando tour para fazer o Mt Bromo em conjunto com Ijen Crater. Gostaria de saber com mais detalhes como vc fez pra ir por conta própria. Vc se hospedou em Malang e comecou a caminha ate o Bromo de madrugada pra ver o sol nascendo? E o Ijen, como foi o esquema? Fez por conta tbm?

 

Vi tbm que existe uma cachoeira bem legal chamada "Sendang Gile and Tiu Kelep Waterfall" que fica bem próximo ao Mt Rinjani. Vc viu alguma coisa a respeito delas durante a viagem?

 

Obrigado!

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Danfs    0

Daê, DSS! Valeu, cara. Pode amolar a vontade. Tamos aqui pra isso. Ahaha.

 

Então, quanto a Bromo, acabei de ver o erro. O povoado para ficar é o Cemoro Lewang, não Malang. Já corrigi lá. Ele fica quase dentro do Parque Nacional de Bromo. Você pode contratar todo o pacote de transportes em Yogya, incluindo hospedagens, o trek em Ijen, e o transporte final para Bali. O próprio hotel/hostel em Yogya pode te ajudar com isso. No meu caso, comprei o pacote por lá, só deixando em aberto Bromo, pra fazer tudo no meu tempo, já que geralmente eles fazem tudo num dia só. Eu acabei ficando 3 e meio. Você pode fazer tudo por conta também, mas isso vai exigir bem mais tempo e disposição, já que, como eu disse, transporte público lá pode ser bem caótico, e as rotas deles em geral são um inferno lá, quase inexistindo rota direta. Pra chegar em Bromo de Yogya por conta própria, por exemplo, você precisaria pegar um transporte pra Probolingo, Malang ou Surabaya, de lá pegar outro para os arredores de Bromo (nem sempre dá tempo de fazer isso no mesmo dia), arriscando perder um ou dois dias no processo em lugares que não têm muito para oferecer. Já o pacote é extremamente barato e poupa um tempo terrível, então nem compensa fazer diferente.

 

Eu realmente recomendo mais de um dia em Bromo. Como eu disse, a visibilidade é bem instável, então a chance de você ver as coisas bem aumenta.

 

Quando você estiver em Cemoro Lawang, tudo vai ser bem fácil. Você pode tranquilamente descer e andar pra Bromo, só levando uma ou duas horas. Se você encher o saco de andar todo dia, tem sempre uns caras de moto no povoado que podem te levar pra lá, e tb na base do monte, pra te levar de volta, tipo mototaxi mesmo. É só sair perguntando no meio do pessoal quem faz isso. Pro nascer do sol, a mesma coisa. Os melhores pontos são nos picos ao redor, onde você tem a visão do cenário geral, e não em Bromo. Ou você combina com alguém, ou você arruma na hospedagem mesmo um tour que leva grupos. Eu vi dois dias, um por tour, e outro combinei com um cara pra me levar de moto. O da hospedagem foi bem escroto. Os caras do tour frequentemente têm má-vontade, sempre tão com pressa, não param nos cantos legais, etc. Quando eu percebi isso, larguei mão, fiz a descida andando, parando nos miradores, e lá embaixo esperei alguém de moto passar.

 

Quanto a Ijen, acho difícil você fazer por conta. Se eu não me engano, eles exigem guia para fazer. De toda forma, você geralmente vai pra lá fazer a trilha de madrugada, no escuro, pra poder ver as chamas, e fica lá até o amanhecer. Leva algumas horas pra chegar lá em cima.

 

Quanto à cachoeira, eu não cheguei a fazer, mas é bem fácil. É uma day trip de lá.

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DSS    0

Danfs, vc tem uma idéia de qnt vc gastou no total apenas na Indonésia? Qual era a sua média de gastos diários com comida e hospedagem, aproximadadente?

 

Vlw!

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Danfs    0

Cara, eu diria uma média em torno de 60 dólares por dia, incluindo hospedagem. Mas um só um pouco mais em Bali. Dá pra fazer com até menos que isso. É que eu gosto de comer relativamente bem ;P.

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Amarr    0

Olá Danfs,

 

Incrível o teu relato! Demais, mesmo.

 

Então, queria ver contigo se lembras o nome do lugar (Hotel/ Pousada) que você ficou em Bali.

 

Embarcarei da NZ em Junho para lá em busca de ondas...e pretendemos fcar uns 5 dias em Bali, depois conhecer Gili Islands e outras ilhas que não temos certeza ainda.

 

Nossa dificuldade atual é reservar os hotéis, te agradeceria muito se conseguisse nos passar alguns contatos.

 

Valeu!!!! :)

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Amarr    0

Olá Danfs,

 

Incrível o teu relato! Demais, mesmo.

 

Então, queria ver contigo se lembras o nome do lugar (Hotel/ Pousada) que você ficou em Bali.

 

Embarcarei da NZ em Junho para lá em busca de ondas...e pretendemos fcar uns 5 dias em Bali, depois conhecer Gili Islands e outras ilhas que não temos certeza ainda.

 

Nossa dificuldade atual é reservar os hotéis, te agradeceria muito se conseguisse nos passar alguns contatos.

 

Valeu!!!! :)

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diogenezzz    1

Parabens pelo relato, ta show de bola !

Daqui uns anos pretendo turistar pela Asia, sao relatos assim que precisamos !

Valeu ;)

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Danfs    0
Olá Danfs,

 

Incrível o teu relato! Demais, mesmo.

 

Então, queria ver contigo se lembras o nome do lugar (Hotel/ Pousada) que você ficou em Bali.

 

Embarcarei da NZ em Junho para lá em busca de ondas...e pretendemos fcar uns 5 dias em Bali, depois conhecer Gili Islands e outras ilhas que não temos certeza ainda.

 

Nossa dificuldade atual é reservar os hotéis, te agradeceria muito se conseguisse nos passar alguns contatos.

 

Valeu!!!! :)

 

Oi Amarr!

 

Lá em Bali, fiquei em um monte de cantos diferentes. Em Kuta, fiquei no Grannys Hostel. Em Ubud, fiquei num hostel que achei por lá... tava tentando lembrar o nome, mas não consigo. Tinha ficado no Nick's Pension, que inicialmente parecia legal, mas na primeira noite tive um problema com bedbugs na cama deles lá. Daí tem um hostel mais ou menos na rua da frente, que foi a salvação. Não tou conseguindo achar o nome dele aqui, porque entrei meio que sem reserva, daí não tenho nada registrado. Em Amed foi a mesma coisa. Daí voltei pra Semniak e fiquei no M Hostel.

 

De todo jeito, é uma ilha grande. Dependendo do que você vai fazer lá, vai precisar ficar em vários lugares diferentes.

 

Todos esses hostels que passei podem ser encontrados no Hostelworld.com ou no Booking.com.

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Estamos com passagem marcada para Jakarta, como ponto inicial, mas estou na dúvida se fazemos Indonésia ou se vamos para Malásia. Sei que os dois destinos tem seus encantos, mas qual experiencia foi melhor pra ti? Nosso tempo é curto, 13 dias.

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aninhafabi    0

Oi, tudo bem? Não sei se passou batido, mas em que mês você foi pra Indonésia?? To pensando em ir em dezembro mas estou na dúvida por causa das monções.

Qual trekking você gostou mais? To querendo fazer o trekking do rinjani, conhecer os templos de yogyakarta, bali e ilhas gilli em 14 dias, você acha que é suficiente?

Obrigada!

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