Olá viajante!
Bora viajar?
Viagem Cusco,Machupicchu, Lago Titicaca - de 12/01 a 20/01/2015
- Respostas 27
- Visualizações 9.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
JoseEduardoAmaral 13 posts
-
Luan Spaulonci Fabricio 4 posts
-
samya silva baizano dos sa 2 posts
-
Rossana Gaio 2 posts
Antes de começar o relato eu gostaria de agradecer todos do mochileiros.com, a equipe, colaboradores e usuários , pois, as informações que colhi aqui foram fundamentais para escolha do destino e para que essa viagem fosse muito bem sucedida.
Meu relato pode até aparecer meio repetitivo, com relação aos que já estão aqui, mas como todos eles me ajudaram de certa forma com alguma particularidade mencionada, acredito, que o meu, será útil para alguém com certeza.
Tudo começou em julho de 2014 quando decidi que queria fazer algo bem diferente nas férias de janeiro. A ideia inicial era Foz do Iguaçu, e comecei a pesquisar e cai sem querer em tópicos sobre o Peru e Machupicchu (que eu achava ser um sonho distante da realidade), li muito aqui e percebi que era uma viagem viável e até mesmo mais simples do que eu pensava. Eu realizaria 2 sonhos ao mesmo tempo, uma viagem internacional e conhecer Machupicchu.
Em agosto de 2014 comprei as passagens de avião, pesquisei e comprei uma promoção da TAM/LAN por R$1000 ida e volta, 3 voos, saindo do Rio de Janeiro para Cusco.
Em dezembro de 2014 eu resolvi que iria de para Águas Calientes de trem, e comprei as passagens na PERURAIL, http://www.perurail.com, achei o preço um pouco salgado, mais eles estavam proporcionando um serviço diferenciado que consistia em um combo onibus + trem, eu que nunca havia passeado de trem achei que valia a pena mais essa emoção e comprei a ida e a volta.
No inicio de janeiro comprei a entrada para MP e Hyanapichhu direto no site: http://www.machupicchu.gob.pe/
Dia 11/01/2015 sai daqui de Minas Gerais, 5 horas de viagem de ônibus rumo ao Rio de Janeiro.
Cheguei no Galeão, não consegui fazer o check in na máquina e o funcionário da TAM me encaminhou para balcão onde realizei o check in para todos os 3 voos e despachei as malas. Segui uma dica que me passaram: Sempre peça para retirar a bagagem do voo, nunca deixe que bagagem siga em conexão, pegue ela e despache de novo para o próximo voo, pois, é em conexões que as vezes ocorrem os problemas e as bagagens extraviam ou somem.
Cheguei em Guarulhos e despachei as malas e segui para Lima. No voo de lima te entregam um formulário para preencher, que irão te solicitar assim que você chegar em Lima na imigração. Passei pela imigração em Lima, bem tranquilo, te perguntam, qual motivo da viagem e quanto tempo pretende permanecer no país.
Detalhe: não fui com passaporte, fui só com RG e não me questionaram em momento algum.
Então partiu ultimo voo destino Cusco.
Primeiro dia (12/01/2015)
Cheguei em cusco por volta das 15:00 e peguei taxi para o hostel, 25 soles. Eu fiquei no Wildrover hostel durante todas as noites que fiquei em cusco, fiquei em quartos coletivos. Recomendo o lugar, é bem organizado e não falta chuveiro quente, as camas são confortáveis e quentes. O hostel tem um bar bem bacana. Só não recomendo o hostel para quem quer sossego. As festas no bar vão até a madrugada e o barulho de entra e sai nos quartos constante. Eu não me importo com isso, acho até legal, mas tem gente que se importa e muito. Guardei as malas e partiu rua. Fui conhecer a famosa plaza de armas de cusco.
Eu já tinha uma ideia de roteiro, mas ainda precisava contratar os tours. Ainda no brasil li alguns boas recomendações sobre uma agência de turismo cuja proprietária se chamava Mariela. Então fui lá na Calle Suecia 300 que fica em um subida depois da plaza de armas. É a Qorianka Tours. Fui recebido pelo Max que trabalha na agencia e logo depois pela própria Mariela. Inicialmente eu queria contratar só os tours o resto que estava faltando eu iria fazer sozinho mesmo. Conversei com eles sobre o que queria fazer e o tempo que ficaria no Peru, e acabei fechando tudo como eles porque achei o preço bem interessante, perto aquilo era os meus planos de gastos e também não precisaria me preocupar com mais nada . Então foi da seguinte forma:
13/01 - City Tour
14/01 - Moray e Salineras
15/01 - Vale sagrado
16/01 - Hospedagem em águas calientes
17/01 - Guia para MP
18/01 - Tour de Onibus de cusco até puno com guia parando em Andahuaylillas, Inca Bridge, Raqchi, La Raya e Pukara
19/01 - Hospedagem em Puno e tour lago titicaca, ilha uros, taquile e onibus de retorno para cusco.
Depois da agência, fui jantar e acabei conhecendo 2 brasileiras no local que me indicaram fazer o Free walking tour, que é uma caminhada pelas ruas de cusco com um guia que vai contando um pouco da história das coisas e é de graça, no final ele pede uma contribuição, mas dá dinheiro quem somente quem quer. O tour começaria as 10:30 e seria perfeito pois o city tour da agencia so começaria as 2:00 da tarde.
Segundo dia (13/01/2015)
Acordei cedo e fui bater perna na rua, mais descansado da viagem, pude observar melhor a cidade de cusco e é realmente uma bela cidade. Bem as 10:30 fui para plaza de armas e lá estavam os guias do Free Walking Tour convidando para o passeio. Fizemos contato com eles e esperamos para juntar mais gente e logo apareceu um grupo de outros brasileiros e assim saimos caminhando por cusco.
O Free walking tour foi bem bacana ele conta detalhes sobre a cidade e termina na parte alta da cidade onde se pode desfrutar de uma bela vista.
As 2:00hs em ponto o agente turismo nos buscou no hostel para começar o city tour.
A primeira visita foi ao Qorikancha, um convento que foi construído sobre um templo inca. Lugar muito bonito com muitas obras de arte.
Depois fomos a Q'enqo, um complexo arqueológico em que tem uma câmara subterrânea que leva uma sala mortuária onde eram preparadas as múmias.
Depois, foi a vez de visitar Sacsahuaman que impresiona pelo tamanho das pedras, lugar também muito bonito.
em seguida fomos a Tambomachay, que foi pessoalmente o lugar que mais gostei no dia.
Fechando o dia fomos a Pukapukara
Terceiro dia (14/01/2015)
O terceiro dia começou por volta das 8:45, antes de ir para o sitio, paramos em uma feira onde tomamos uma explicação sobre como são tingidas o pelo de alpaca que irá virar tecido.
Fomos visitar Moray, me supreendi, pois achei que ia ser bem mais ou menos. Mas o lugar é lindo a profundidade dos terraços circulares é fantástica e aliada a explicações da guia sobre como eram feitos os cultivos, ficou demais!!!
Depois, fomos para Salineras, bem bonito, apesar dos poços de sal estarei todos marrons, por causa de chuva na noite anterior.
Depois da visita as minas de sal retornei para cusco e ainda eram 2:30 da tarde, resolvi ir conhecer o mercado central da cidade, é bem legal porque tem algumas coisas bem diferentes do brasil, algumas frutas e legumes, comidas. É lugar bem movimentado, e tem uma parte só com artesanato que foi onde eu consegui os melhores preços e consegui chorar os melhores descontos. Me disseram para tomar cuidado por la, em vista do muito movimento pode ter a carteira ou algum pertence roubado, não foi o meu caso, mas, fica a dica.
Editado por Visitante