Ir para conteúdo
JoseEduardoAmaral

Viagem Cusco,Machupicchu, Lago Titicaca - de 12/01 a 20/01/2015

Posts Recomendados

Antes de começar o relato eu gostaria de agradecer todos do mochileiros.com, a equipe, colaboradores e usuários , pois, as informações que colhi aqui foram fundamentais para escolha do destino e para que essa viagem fosse muito bem sucedida.

 

Meu relato pode até aparecer meio repetitivo, com relação aos que já estão aqui, mas como todos eles me ajudaram de certa forma com alguma particularidade mencionada, acredito, que o meu, será útil para alguém com certeza.

 

Tudo começou em julho de 2014 quando decidi que queria fazer algo bem diferente nas férias de janeiro. A ideia inicial era Foz do Iguaçu, e comecei a pesquisar e cai sem querer em tópicos sobre o Peru e Machupicchu (que eu achava ser um sonho distante da realidade), li muito aqui e percebi que era uma viagem viável e até mesmo mais simples do que eu pensava. Eu realizaria 2 sonhos ao mesmo tempo, uma viagem internacional e conhecer Machupicchu.

Em agosto de 2014 comprei as passagens de avião, pesquisei e comprei uma promoção da TAM/LAN por R$1000 ida e volta, 3 voos, saindo do Rio de Janeiro para Cusco.

Em dezembro de 2014 eu resolvi que iria de para Águas Calientes de trem, e comprei as passagens na PERURAIL, http://www.perurail.com, achei o preço um pouco salgado, mais eles estavam proporcionando um serviço diferenciado que consistia em um combo onibus + trem, eu que nunca havia passeado de trem achei que valia a pena mais essa emoção e comprei a ida e a volta.

No inicio de janeiro comprei a entrada para MP e Hyanapichhu direto no site: http://www.machupicchu.gob.pe/

 

Dia 11/01/2015 sai daqui de Minas Gerais, 5 horas de viagem de ônibus rumo ao Rio de Janeiro.

Cheguei no Galeão, não consegui fazer o check in na máquina e o funcionário da TAM me encaminhou para balcão onde realizei o check in para todos os 3 voos e despachei as malas. Segui uma dica que me passaram: Sempre peça para retirar a bagagem do voo, nunca deixe que bagagem siga em conexão, pegue ela e despache de novo para o próximo voo, pois, é em conexões que as vezes ocorrem os problemas e as bagagens extraviam ou somem.

Cheguei em Guarulhos e despachei as malas e segui para Lima. No voo de lima te entregam um formulário para preencher, que irão te solicitar assim que você chegar em Lima na imigração. Passei pela imigração em Lima, bem tranquilo, te perguntam, qual motivo da viagem e quanto tempo pretende permanecer no país.

Detalhe: não fui com passaporte, fui só com RG e não me questionaram em momento algum.

Então partiu ultimo voo destino Cusco.

 

Primeiro dia (12/01/2015)

 

Cheguei em cusco por volta das 15:00 e peguei taxi para o hostel, 25 soles. Eu fiquei no Wildrover hostel durante todas as noites que fiquei em cusco, fiquei em quartos coletivos. Recomendo o lugar, é bem organizado e não falta chuveiro quente, as camas são confortáveis e quentes. O hostel tem um bar bem bacana. Só não recomendo o hostel para quem quer sossego. As festas no bar vão até a madrugada e o barulho de entra e sai nos quartos constante. Eu não me importo com isso, acho até legal, mas tem gente que se importa e muito. Guardei as malas e partiu rua. Fui conhecer a famosa plaza de armas de cusco.

iJXeTN.jpg

 

Eu já tinha uma ideia de roteiro, mas ainda precisava contratar os tours. Ainda no brasil li alguns boas recomendações sobre uma agência de turismo cuja proprietária se chamava Mariela. Então fui lá na Calle Suecia 300 que fica em um subida depois da plaza de armas. É a Qorianka Tours. Fui recebido pelo Max que trabalha na agencia e logo depois pela própria Mariela. Inicialmente eu queria contratar só os tours o resto que estava faltando eu iria fazer sozinho mesmo. Conversei com eles sobre o que queria fazer e o tempo que ficaria no Peru, e acabei fechando tudo como eles porque achei o preço bem interessante, perto aquilo era os meus planos de gastos e também não precisaria me preocupar com mais nada . Então foi da seguinte forma:

13/01 - City Tour

14/01 - Moray e Salineras

15/01 - Vale sagrado

16/01 - Hospedagem em águas calientes

17/01 - Guia para MP

18/01 - Tour de Onibus de cusco até puno com guia parando em Andahuaylillas, Inca Bridge, Raqchi, La Raya e Pukara

19/01 - Hospedagem em Puno e tour lago titicaca, ilha uros, taquile e onibus de retorno para cusco.

 

Depois da agência, fui jantar e acabei conhecendo 2 brasileiras no local que me indicaram fazer o Free walking tour, que é uma caminhada pelas ruas de cusco com um guia que vai contando um pouco da história das coisas e é de graça, no final ele pede uma contribuição, mas dá dinheiro quem somente quem quer. O tour começaria as 10:30 e seria perfeito pois o city tour da agencia so começaria as 2:00 da tarde.

 

Segundo dia (13/01/2015)

 

Acordei cedo e fui bater perna na rua, mais descansado da viagem, pude observar melhor a cidade de cusco e é realmente uma bela cidade. Bem as 10:30 fui para plaza de armas e lá estavam os guias do Free Walking Tour convidando para o passeio. Fizemos contato com eles e esperamos para juntar mais gente e logo apareceu um grupo de outros brasileiros e assim saimos caminhando por cusco.

 

PWocLV.jpg

oRWjrw.jpg

ReSSp8.jpg

 

O Free walking tour foi bem bacana ele conta detalhes sobre a cidade e termina na parte alta da cidade onde se pode desfrutar de uma bela vista.

 

As 2:00hs em ponto o agente turismo nos buscou no hostel para começar o city tour.

 

A primeira visita foi ao Qorikancha, um convento que foi construído sobre um templo inca. Lugar muito bonito com muitas obras de arte.

 

8Q4Ib1.jpg

HPgWgP.jpg

 

Depois fomos a Q'enqo, um complexo arqueológico em que tem uma câmara subterrânea que leva uma sala mortuária onde eram preparadas as múmias.

 

XRZKgZ.jpg

8srDjU.jpg

 

Depois, foi a vez de visitar Sacsahuaman que impresiona pelo tamanho das pedras, lugar também muito bonito.

xlQW3O.jpg

lCkC41.jpg

 

em seguida fomos a Tambomachay, que foi pessoalmente o lugar que mais gostei no dia.

M7aBLs.jpg

zEBaBF.jpg

 

Fechando o dia fomos a Pukapukara

sfN8Jx.jpg

BqVxHG.jpg

 

Terceiro dia (14/01/2015)

 

O terceiro dia começou por volta das 8:45, antes de ir para o sitio, paramos em uma feira onde tomamos uma explicação sobre como são tingidas o pelo de alpaca que irá virar tecido.

ioGnwG.jpg

 

Fomos visitar Moray, me supreendi, pois achei que ia ser bem mais ou menos. Mas o lugar é lindo a profundidade dos terraços circulares é fantástica e aliada a explicações da guia sobre como eram feitos os cultivos, ficou demais!!!

osM0N3.jpg

wK7NPQ.jpg

 

Depois, fomos para Salineras, bem bonito, apesar dos poços de sal estarei todos marrons, por causa de chuva na noite anterior.

RiHekm.jpg

V3o2mZ.jpg

 

Depois da visita as minas de sal retornei para cusco e ainda eram 2:30 da tarde, resolvi ir conhecer o mercado central da cidade, é bem legal porque tem algumas coisas bem diferentes do brasil, algumas frutas e legumes, comidas. É lugar bem movimentado, e tem uma parte só com artesanato que foi onde eu consegui os melhores preços e consegui chorar os melhores descontos. Me disseram para tomar cuidado por la, em vista do muito movimento pode ter a carteira ou algum pertence roubado, não foi o meu caso, mas, fica a dica.

 

TxYh8O.jpg

jpawaX.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quarto dia (15/01/2015)

 

Esse dia foi o dia de visitar o vale sagrado. Lugar muito bonito. A visão dos vales é fantástica.

 

Cm6LZb.jpg

 

O primeiro complexo arqueológico foi Pisac. Que paisagem!!!

exylDcvVj

 

eyJpwZRuj

 

Depois fomos a Ollantaytambo, muitas explicações do guia, e uma subida punk.

TDOMUF.jpg

p5TIA66Bj

 

 

Finalizando o dia fomos para Chinchero. Pegamos uma chuva, e fomos conhecer a igreja do lugar, não se pode tirar fotos de dentro. La tem uma coisa que para mim foi meio bizarra. Uma estatua do Cristo em tamanho real deitado, vestindo com roupas incas, todo figurino, até a toquinha, esforço dos espanhóis para doutrinar os nativos da epoca da colonização.

 

ogKMkW.jpg

xCDpxr.jpg

 

 

Quinto dia (16/01/2015)

 

Quinto dia não teve nenhum tour, mas foi bem bacana, fui para Águas Calientes ou Machupichhu pueblo com alguns preferem chamar.

Acordei 6:00 da manha, peguei um taxi para rodoviaria, 4 soles, e apanhei o busão da própria Perurail que levaria até a estação de trem. Foi bem bacana porque eu nunca havia viajado de trem antes. E uma coisa que queria pontuar é o serviço e o atendimento da Perurail, é sensacional. Qualidade superior a muita companhia aérea que tem por ai.

 

soUx6Q.jpg

 

b1pB1m.jpg

 

Cheguei em Águas Calientes, esperei o pessoal do hostel que ficaram te me pegar na estação, não apareceram. Então fui procurar o lugar e não foi dicifil encontrar, pois lá é muito pequeno. Lá me disseram que agencia havia avisado em cima da hora e pediram desculpas. O lugar na verdade era um Hotel e não um hostel e era muito bom por sinal, muito bem arrumado e ótimo atendimento, se chama Terrazas del Inca.

Fui almoçar, depois dar uma volta pela cidadela.

eyhWJMN3j

A tarde fui conhecer os famosas piscinas termais, tem pagar 10 soles para entrar lá. A principio eu fui la só para dar uma olhada e conhecer o lugar, mais as meninas que estavam com comigo me obrigaram a entrar nas piscinas, até que foi bem bacana a água é bem quente, o problema só foi depois para sair começou foi ficando mais tarde e começou a fazer muito frio.

pcsPoDfPj

exljCiFOj

 

A noite em Aguas Calientes até que bem bacana, tem relativamente muitos bares e restaurantes para todos os gostos. Então fomos jantar, tomamos umas cusqueñas e voltamos para o hotel para dormir, porque no proximo dia seria o grande dia, Machupicchu.

ipVwKHckj

 

 

Sexto dia (17/01/2015)

 

Acordei bem cedo, as 5:00 da manhã. O café da manhã começou a ser servido as 4:30. Nota dez para o hotel. As 5:30 eu estava na fila para pegar um dos primeiros ônibus. Não demorou muito e eu já estava embarcando, haha, muita empolgação, estaria a 20 min de um sonho.

Cheguei finalmente a MP. Entrei e não vi nada, estava tudo tomado pela neblina. Até caminhar estava dificil. Pensei comigo, já já o tempo abre e finalmente posso contemplar as ruínas. Bem, ai quando foram as 7:00 nada da neblina sumir e a situação ficou mas frustante e começou a chover. ::vapapu::

Tinha que encontrar o guia então fui até a entrada e o grupo saiu pela chuva. O guia era muito bom, e até nos fez esquecer que estava chovendo.

Eu confesso que já estava frustado, mas quando foram 9:00 fomos surpreendidos, de repente parou de chover e em poucos minutos a neblina se foi e sol saiu ::hahaha:: . Aí sim eu me toquei que estava em MP , e pude observar a grandiosidade da cidade.

 

id2H60lUj

muita neblina em MP

 

ex6rpO2yj

MP chovendo

 

pdbkwFLNj

grupo do guia, agora sim com tempo bom ::otemo::

 

 

Então 10:45 terminou o passeio com o guia, e então fui procurar o caminho para a montanha Hyanapicchu

hlhuzOxlj

 

A subida e bem puxada, cansa bastante, mais vale muito a pena. A sensação quando se chega lá em cima indescritível. Cansaço desaparece, e que vista!!!!! Tem uns platôs onde se pode ter uma vista toda MP e a chegada até o cume é bem bacana tem que espremer por debaixo de umas pequenas cavernas.

 

pcRCj0v0j

Ponto de controle para a montanha

ZWRZnT.jpg

Lá embaixo Machupicchu

p5io0JTgj

 

paRfkcOqj

No ponto mais alto da montanha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sétimo dia (18/01/2015)

 

Já de volta a Cusco, logo pela manhã a Mariela foi me buscar no hostel e me levou onde eu pegaria o ônibus para o tour. Esse tour funciona da seguinte forma:

Ele é voltado principalmente para as pessoas que estão em viagem de cusco para puno, o ônibus com o guia vai seguindo viagem, parando em alguns lugares, complexos arquelógicos e museus. Dura o dia inteiro saindo as 8:00 e chegando a Puno as 19:00 mais ou menos.

Pra mim foi bastante interessante e diferente porque esse, não estava no meu roteiro inicial, dos outros lugares eu já tinha lido e visto tudo que podia antes de viajar, nesse caso eu não sabia nada de nada o que iria visitar.

 

Começando fomos a uma igreja em Andahuaylillas, é uma igreja bem parecida com a igreja que visitei em Chinchero. Lugar é cheio de ouro e cheio obras de arte mesclando a religião inca com o cristianismo. Não é permitido fotografar lá dentro.

 

u8T93G.jpg

 

 

A próxima foi uma rápida parada na Inca Bridge. Se trata de ruínas incas na margem do rio e uma ponte antiga ligando-as.

 

c8CUnB.jpg

 

Raqchi se destaca pela ruínas de um grande templo que foi bastante destruído pelos espanhóis.

xnp4sT.jpg

 

Na estrada devido o aumento da altitude dá para perceber a brusca mudança na paisagem, passamos de 4000 metros de altitude, somente vegetação rasteira, árvores não muito raras nesse lugar.

Chegamos a La Raya que está a 4335 metros acima do nível do mar.

 

ParTN8.jpg

 

WxHiJO.jpg

 

Já próximo da cidade Puno visitamos as ruínas de Pukara são de uma civilização pré-inca, depois visitamos o museu que no vilarejo perto das ruínas.

 

ipZ359xfj

p8Bx3Gc6j

 

 

Oitavo dia (19/01/2015)

 

Noite bem dormida em Puno, e bem cedo, chegou a van para nos levar ao Lago titicaca. Embarcamos e em pouco mais 1 hora chegamos em uma das ilhas flutuantes Uros. Lugar em si e bem diferente tem sua história contada pelo guia. Tem um povo "nativo" vivendo lá, mas achei meio teatralizado tudo, não dá pra engolir que moram ali com toda precariedade. Mas a coisa é montada justamente pra turista ver.

 

idR47VG1j

 

f00SwIV8j

p1zAUu2yj

 

 

A segunda parte do tour foi na ilha Taquile. É uma grande ilha com estrutura mais ou menos de uma cidade rural. Se faz uma boa subida pela ilha até a plaza, e de lá tem uma bela vista do titicaca.

 

NpndF4.jpg

Q9Cji8.jpg

fAgQU0.jpg

 

 

E assim termina minha viagem...

 

Minhas impressões:

 

Impressionado com a organização, não sei é preconceito da minha mente, mas tinha a sensação de algumas coisas seriam bem desorganizadas no peru. Algumas coisas são mais simples do que aqui, mas tudo organizadinho, digo, aeroporto, empresas, atendimento, etc.

Povo peruano é fora de série, todos muito atenciosos e preocupados e prestativos. Gente muito simpática.

Cusco é um lugar para ir sem muitos medos,o lugar que recebe muitos turistas então muito bem estruturado.

Penso que é uma viagem muito tranquila para qualquer brasileiro fazer.

 

Deixo aqui meus contatos, se alguém quiser me procurar para perguntar alguma coisa terei prazer em ajudar.

 

https://www.facebook.com/joseeduardo.s.amaral

 

email: [email protected]

 

até a próxima trip.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá! Quanto em média você gastou por lá?

 

 

Olá. Eu gastei exatamente 500 dólares. As diárias do hostel em cusco, taxis, Agencia de turismo, alimentação, e as lembranças que comprei lá.

já tinha comprado daqui do Brasil as passagens de trem e a entrada de MP, não estão incluídas nesse valor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá meu amigo!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo passeio e pela explicação dada acima, confesso que fiquei babando kkkk

tenho algumas duvidas que vou descrever abaixo se puder me ajudar ficaria agradecido.

confesso que se entender toda a logística quero fazer um passeio idêntico ao seu.

 

 

1. não precisa de visto para entrar no Pais?

2. pelo que li, voce comprou as passagens de ida de volta para o hostel e na agencia de viagem foi incluso os hotéis que voce ficou em MP, junto com trem e tudo? resumindo, voce comprou a passagem chegou no hostel procurou a agencia que proporcionou TUDO e voce simplesmente voltou para o hostel e foi embora?

3. quanto pagou do trem?

 

abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá meu amigo!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo passeio e pela explicação dada acima, confesso que fiquei babando kkkk

tenho algumas duvidas que vou descrever abaixo se puder me ajudar ficaria agradecido.

confesso que se entender toda a logística quero fazer um passeio idêntico ao seu.

 

 

1. não precisa de visto para entrar no Pais?

2. pelo que li, voce comprou as passagens de ida de volta para o hostel e na agencia de viagem foi incluso os hotéis que voce ficou em MP, junto com trem e tudo? resumindo, voce comprou a passagem chegou no hostel procurou a agencia que proporcionou TUDO e voce simplesmente voltou para o hostel e foi embora?

3. quanto pagou do trem?

 

abs.

 

Obrigado Luan!!

 

Respondendo as suas perguntas:

 

1 - Não precisa de visto, não precisa nem de passaporte se você não quiser. No peru eles aceitam o nosso RG, eu fui só com ele. Só não pode ser muito antigo, tem que ter menos de 10 anos da emissão.

 

2 - O hostel em cusco eu fiz 3 check in´s. Fiquei lá por 3 noites, sai para viajar para MP. Voltei fiquei mais uma noite sai denovo quando viajei para puno, quando voltei de puno fiquei la mais 1noite. Foram 5 diárias. Isso eu paguei do meu bolso não teve nada a ver com a agência.

O trem eu comprei aqui do Brasil 1 mês antes. Mas, pelo que observei da para comprar la na hora de boa, um amigo que estava comigo comprou com ajuda da agencia.

A agencia, além dos passeios, eles arrumaram pra mim, boleto turistico, o guia para MP, a hospedagem em Aguas Calientes, o transporte de ida e volta cusco-puno e a hospedagem em puno. Essa agencia que contratei eles conseguem tudo que estiver faltando para você, e o mais interessante que nao compram muita coisa a mais por isso.

 

3 - Comprei os trens na perurail.com foram $75 a ida, mais $75 a volta. ônibus saindo da rodoviária de cusco até a estação de trem em ollantaytambo, e o trem até MP, a volta do mesmo jeito.

 

Se quiser entrar em contato pelo face ou whatzapp, te explico melhor toda logística. Contato ta la no final do relato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
José Eduardo,

Boa Tarde!

 

Quando vc gastou durante a sua viagem? Vou em Agosto /2015 (02 SEMANAS). Vc levou dólares ou real?

 

 

Como eu já respondi para o amigo aqui acima, gastei 500 dólares la no Peru. Eu levei dólares, mais é porque eu já tinha eles guardados, e como a cotação explodiu ficou muito mais vantajoso para mim. As casas de cambio la também trocam Reais por Soles. Então em termos de especie não faz muita diferença qual levar. Mas trocar será inevitável porque quase todos os lugares só irão aceitar Soles. Em termos de cotação, não sei bem se vale a pena comprar dólar só para levar. Quando eu estava, em janeiro, a cotação era 1 dólar = 3,00 soles, e 1 Real = 1 Sol, teria que ver a relação na época da sua viagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o relato! Vou em agosto para o Peru, mas vou fazer um roteiro mais longo: 01/ago Curitiba – Lima, 04 Paracas, 06 Ica, 07 Nazca, 08 Cusco, 12 Arequipa, 13 Tacna, 14 Arica, 15 Atacama, 18 Calama – Santiago, 19 Vale Nevado, 23 Santiago – Curitiba.

Quanto à forma de ir Águas Calientes, sei que vc foi de trem, mas saberia me dizer quanto custa para ir de vam até a hidreletrica ? e as vans saem de Cusco, e vao direto até lá? Além disso, tbm gostaria de saber se o caminho que se faz a pé até Aguas Calientes é tranquilo? Qual a distancia e quantas horas de caminhada?

Outra questão é quanto a subida a Machu Pichu, pelo que vc falou, tem que ser bem cedo, certo? e para subir, vai automaticamente um guia com um grupo de pessoas, ou o trajeto é feito todo por conta e se vc quiser pega um guia?

E também como que é a volta para Cusco, é possível faze-la no mesmo dia, ou tem que passer mais uma noite em Aguas Calientes?

 

Se puder me ajudar, agradeço! Estou começando a montar meu roteiro e a definas as datas em cada local, bem como o custo estimado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá meu amigo!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo passeio e pela explicação dada acima, confesso que fiquei babando kkkk

tenho algumas duvidas que vou descrever abaixo se puder me ajudar ficaria agradecido.

confesso que se entender toda a logística quero fazer um passeio idêntico ao seu.

 

 

1. não precisa de visto para entrar no Pais?

2. pelo que li, voce comprou as passagens de ida de volta para o hostel e na agencia de viagem foi incluso os hotéis que voce ficou em MP, junto com trem e tudo? resumindo, voce comprou a passagem chegou no hostel procurou a agencia que proporcionou TUDO e voce simplesmente voltou para o hostel e foi embora?

3. quanto pagou do trem?

 

abs.

 

Obrigado Luan!!

 

Respondendo as suas perguntas:

 

1 - Não precisa de visto, não precisa nem de passaporte se você não quiser. No peru eles aceitam o nosso RG, eu fui só com ele. Só não pode ser muito antigo, tem que ter menos de 10 anos da emissão.

 

2 - O hostel em cusco eu fiz 3 check in´s. Fiquei lá por 3 noites, sai para viajar para MP. Voltei fiquei mais uma noite sai denovo quando viajei para puno, quando voltei de puno fiquei la mais 1noite. Foram 5 diárias. Isso eu paguei do meu bolso não teve nada a ver com a agência.

O trem eu comprei aqui do Brasil 1 mês antes. Mas, pelo que observei da para comprar la na hora de boa, um amigo que estava comigo comprou com ajuda da agencia.

A agencia, além dos passeios, eles arrumaram pra mim, boleto turistico, o guia para MP, a hospedagem em Aguas Calientes, o transporte de ida e volta cusco-puno e a hospedagem em puno. Essa agencia que contratei eles conseguem tudo que estiver faltando para você, e o mais interessante que nao compram muita coisa a mais por isso.

 

3 - Comprei os trens na perurail.com foram $75 a ida, mais $75 a volta. ônibus saindo da rodoviária de cusco até a estação de trem em ollantaytambo, e o trem até MP, a volta do mesmo jeito.

 

Se quiser entrar em contato pelo face ou whatzapp, te explico melhor toda logística. Contato ta la no final do relato.

 

 

 

Poxa então veja se estou errado, se comprar o avião destino cusco e reservar o hostel iria ate a agencia de viagem e deixaria toda a responsabilidade dos passeios com eles? já que você disse que as passagens eles correm atrás de tudo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bacana o relato! Vou em agosto para o Peru, mas vou fazer um roteiro mais longo: 01/ago Curitiba – Lima, 04 Paracas, 06 Ica, 07 Nazca, 08 Cusco, 12 Arequipa, 13 Tacna, 14 Arica, 15 Atacama, 18 Calama – Santiago, 19 Vale Nevado, 23 Santiago – Curitiba.

Quanto à forma de ir Águas Calientes, sei que vc foi de trem, mas saberia me dizer quanto custa para ir de vam até a hidreletrica ? e as vans saem de Cusco, e vao direto até lá? Além disso, tbm gostaria de saber se o caminho que se faz a pé até Aguas Calientes é tranquilo? Qual a distancia e quantas horas de caminhada?

Outra questão é quanto a subida a Machu Pichu, pelo que vc falou, tem que ser bem cedo, certo? e para subir, vai automaticamente um guia com um grupo de pessoas, ou o trajeto é feito todo por conta e se vc quiser pega um guia?

E também como que é a volta para Cusco, é possível faze-la no mesmo dia, ou tem que passer mais uma noite em Aguas Calientes?

 

Se puder me ajudar, agradeço! Estou começando a montar meu roteiro e a definas as datas em cada local, bem como o custo estimado.

 

Olá Neyzinho, não sei valor para ir de van, só sei que bem mais barato que ir de trem. Só que é muito, muito mais demorado, elas saem de cusco e vão até a hidrelétrica, pelo que me informei são 6 a 7 horas de viagem. Chegando na hidrelétrica são 3 horas de caminhada seguindo a linha do trem até chegar em AC. Ou seja você vai praticamente levar o dia todo para chegar até AC. Essas são só informações que peguei com pessoal que conversei.

 

MP não necessariamente você é obrigado a ir cedo. Eu fui cedo pela questão da minha logistica, eu tinha que subir hyanapichu as 10:00 e meu trem de volta era as 15:00, fui no primeiro horário para aproveitar bem. O trajeto de AC até MP é feito por sua conta. Eu fui de onibus, se não me engano os onibus saem 10 em 10 minutos o dia todo. É bem salgado, 20 doletas a ida e 19 a volta. Dá para ir a pé também, mas penso que deva se bem demorado e cansativo, pois, os onibus demoram 20 minutos para subir até lá. O guia foi opcional, veio junto a hospedagem que consegui na agencia de turismo. Eu me encontrei com o guia lá em MP na hora que ele marcou as 7:00. Se não quiser guia, é só entrar e explorar a vontade.

A volta para cusco eu fiz no mesmo dia. Fui para MP as 5:00 e as 14:00 já estava voltando para AC para pegar o trem as 15:00. Para mim deu para aproveitar bem. Então o fato de ter dormir ou não em AC vai depender dos seus horários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá meu amigo!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo passeio e pela explicação dada acima, confesso que fiquei babando kkkk

tenho algumas duvidas que vou descrever abaixo se puder me ajudar ficaria agradecido.

confesso que se entender toda a logística quero fazer um passeio idêntico ao seu.

 

 

1. não precisa de visto para entrar no Pais?

2. pelo que li, voce comprou as passagens de ida de volta para o hostel e na agencia de viagem foi incluso os hotéis que voce ficou em MP, junto com trem e tudo? resumindo, voce comprou a passagem chegou no hostel procurou a agencia que proporcionou TUDO e voce simplesmente voltou para o hostel e foi embora?

3. quanto pagou do trem?

 

abs.

 

Obrigado Luan!!

 

Respondendo as suas perguntas:

 

1 - Não precisa de visto, não precisa nem de passaporte se você não quiser. No peru eles aceitam o nosso RG, eu fui só com ele. Só não pode ser muito antigo, tem que ter menos de 10 anos da emissão.

 

2 - O hostel em cusco eu fiz 3 check in´s. Fiquei lá por 3 noites, sai para viajar para MP. Voltei fiquei mais uma noite sai denovo quando viajei para puno, quando voltei de puno fiquei la mais 1noite. Foram 5 diárias. Isso eu paguei do meu bolso não teve nada a ver com a agência.

O trem eu comprei aqui do Brasil 1 mês antes. Mas, pelo que observei da para comprar la na hora de boa, um amigo que estava comigo comprou com ajuda da agencia.

A agencia, além dos passeios, eles arrumaram pra mim, boleto turistico, o guia para MP, a hospedagem em Aguas Calientes, o transporte de ida e volta cusco-puno e a hospedagem em puno. Essa agencia que contratei eles conseguem tudo que estiver faltando para você, e o mais interessante que nao compram muita coisa a mais por isso.

 

3 - Comprei os trens na perurail.com foram $75 a ida, mais $75 a volta. ônibus saindo da rodoviária de cusco até a estação de trem em ollantaytambo, e o trem até MP, a volta do mesmo jeito.

 

Se quiser entrar em contato pelo face ou whatzapp, te explico melhor toda logística. Contato ta la no final do relato.

 

 

 

Poxa então veja se estou errado, se comprar o avião destino cusco e reservar o hostel iria ate a agencia de viagem e deixaria toda a responsabilidade dos passeios com eles? já que você disse que as passagens eles correm atrás de tudo..

 

 

 

Foi isso mesmo, comprei os voos com destino até cusco e a volta. A agencia fez tudo isso para mim, mas porque eu analisei e que eu achei comodo e viável. Mas eu sabia de cada detalhe que iria fazer. Não aconselho a você ir sem informações, alguém em algum momento pode tentar de de cobrar mais do deveria. Teve uns americanos que encontrei pelo caminho que pagaram mais do que dobro do que paguei para fazer as mesmas coisas. Eu já sabia de cada detalhe, apesar de deixar por conta deles, eu teria condição de fazer tudo sozinho se eu quisesse, e comprar os passeios separados, como era meu plano inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
compreendi, lá no hostel é possível tirar informações a respeito dos passeios, onde são as agencias de viagem?

 

 

No hostel, lá mesmo tem gente da informações e vende os passeios, não sei como funciona porque eu não perguntei. Lá em cusco dezenas delas espalhadas por tudo que é canto, vc desce do aviao e já começa a vê-las e gente vem te oferecendo os passeios. Te garanto que informação sobre os passeios não será seu problema. Toda hora chega um te oferencendo, kkk.

Eu fui direto na Qorikancha tours porque recebi boas referencias de outros brasileiros que a contrataram. Ela fica na Calle Suecia 300. Uma ladeira que tem subindo em um dos cantos da Plaza de Armas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Prometo ser uma das minhas ultimas duvidas, rsrsrs como você levou dinheiro? cartão + dólar? só para ter uma ideia.
.

 

Luan, eu levei dolar en especie. Levei tb o cartao do meu banco mas não usei, só levei para caso se emergencia. Carreguei o dinheiro o tempo todo comigo usando aquelas moneybelts.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×