Ir para conteúdo

Albergues e Hostels - Tudo sobre...


Posts Recomendados

  • Editores

Muitos turistas vêem nos albergues uma opção para economizar, já a “turma da mochila” une o útil ao agradável. Consegue economizar, estar em um lugar descontraído e com gente descolada de todos os cantos do mundo.

 

Quem viaja bastante sabe que a sazonalidade do turismo nacional faz com que diárias em pousadas simples fiquem bem próximas dos valores cobrados pelos albergues, também conhecidos como hostels ou backpackers; e o que vai definir a escolha de muitos é a “aura” que paira sobre este verdadeiro “point” de mochileiros.

 

E, se engana quem pensa que as diárias acessíveis são sinônimo de infra-estrutura e serviços de segunda categorias. De fato não há albergues de luxo, mas muitos são super charmosos, aconchegantes, originais e instalados em verdadeiros refúgios: pé na areia como o Zorro Hostel na paranaense Ilha do Mel, na considerada (por muitos) cara, Búzios ou pertinho do Pico da Bandeira, em Alto Caparaó como o simples, Hostel Querência; ambos ligados à Hostelling International, rede internacional que conta com mais de 4.000 albergues espalhados pelo mundo, do Rio de Janeiro ao Paquistão!

 

Há ainda albergues independentes e filiados a outras redes menos conhecidas que igualmente oferecem boa estrutura e atendimento. Gigantes da hotelaria mundial como a Accor também começam a investir neste nicho, com o Base Backpackers (http://www.basebackpackers.com), com unidades na Austrália e Nova Zelândia. Os hostels têm até espaço especial só para as mulheres, numa espécie de "spa".

 

Para quem ainda não “experimentou” um albergue seguimos comentando alguns pontos que podem gerar curiosidade:

 

[t1]Como é e o que oferece um hostel[/t1]

A estrutura pode ser tanto de uma pousada quanto de um hotel, ou até mesmo de uma casa.

 

[t3]Quartos:[/t3] na maioria são coletivos, ou seja, neles ficam hospedadas juntas, pessoas que "ainda" não se conhecem. Em alguns hostels, meninos e meninas (de todas as idades) dormem em quartos separados. A maioria dos hostels, sobretudo no Brasil, oferecem quartos privativos para casal, família ou pequenos grupos.

 

[t3]Banheiros:[/t3] são coletivos, alguns ficam fora, outros dentro dos quartos. A maioria dos quartos privativos tem um banheiro privado.

 

[t3]Toalhas e roupas de cama:[/t3] alguns hostels oferecem fazendo parte da diária, outros alugam.

 

[t3]Armários:[/t3] para guardar a mochila e/ou pequenos pertences, você encontrará um armário individual. Ele deve ser fechado com cadeado; se não tiver um, não há problema, a maioria desses estabelecimentos aluga ou fornece.

 

[t3]Café da manhã:[/t3] a maioria dos albergues oferece o café incluso na diária. Os que não o fazem, vendem, ou seja, você pode tomar no hostel com a galera ou na rua.

 

[t3]Áreas de uso comum:[/t3] alguns oferecem cozinha coletiva equipada e lavanderia (geralmente tanques ou permitem uso de máquinas de lavar cobrando uma pequena taxa).

 

[t3]Áreas sociais e áreas de lazer:[/t3] a maioria possui locais onde os viajantes se encontram para conversar, ler, assistir TV, ouvir música, etc. Alguns albergues têm piscina, salão de jogos, campo de futebol, quadra poliesportiva etc.

 

[t3]Bar e Restaurante :[/t3] alguns oferecem estas áreas; a primeira, por exemplo, é sinônimo de festa e referência de alguns albergues no Brasil e no mundo.

 

[t3]Serviços:[/t3] alguns oferecem internet, organização de passeios, venda de passagens, traslado, aluguel de bicicletas, pranchas, aulas de idiomas etc. Obviamente, esses serviços são pagos, além da diária.

 

 

[t1]Perguntas freqüentes[/t1]

 

[t3]Quem pode se hospedar em um albergue?[/t3]

Qualquer um que queira ficar num local como o descrito acima!

 

[t3]Há limite de idade para ficar em um albergue?[/t3]

Não em 99% dos casos. Não há idade mínima nem máxima. Por geralmente terem um ambiente pra lá de descontraído é interessante consultar se determinado hostel aceita crianças. Só fique atento aos da Hostelling International na Europa e EUA, pois podem haver restrições de idade e tempo de estadia em algumas unidades.

 

[t3]É preciso ser estudante para ficar em um hostel?[/t3]

Não em 99% dos casos. Apenas como no item acima, pergunte antes de reservar se for ficar em um albergue da Hostelling International na Europa ou EUA.

 

[t3]É preciso ter uma carteirinha, cartão, carteira de alberguista ou algum tipo de afiliação para se hospedar em um hostel?[/t3]

Depende. Exemplo: na maior rede de hostels do mundo, a Hostelling International (HI) é preciso ter a "carteirinha de alberguista". Na prática, os HI brasileiros aceitam hóspedes sem a carteira, os quais pagam um pouco mais que os associados por isso. Muitos dos albergues HI do exterior não aceitam hóspedes sem a carteirinha.

 

[t3]Como posso adquirir minha carteira de alberguista da HI?[/t3]

Você pode procurar a Associação da HI em seu Estado. Caso não tenha sede nele, contate o mais próximo. A carteira é enviada pelos Correios.

 

 

[t3]O que são albergues independentes?[/t3]

São aqueles que não possuem afiliação a nenhuma rede. Da mesma forma como pousadas e hotéis que não pertencem a nenhuma rede como Accor, SOL Meliá etc.

Link para o comentário
  • Admin

1º Mito

[t3]Albergues / Hostels = Hostelling International[/t3]

A Hostelling International é a maior e mais antiga rede de albergues/hotels do mundo , mas está muito longe de ser a única. Albergues/Hostels são como pousadas e hotéis, alguns fazem parte de uma rede, outros não.

 

2º Mito

[t3]Apenas albergues/hostels ligados à rede x ou y oferecem segurança aos seus hospedes[/t3]

Esse tipo e afirmação nada mais é que uma jogada de marketing de algumas redes. Seria o mesmo que dizer que somente os hotéis da rede Hilton são seguros. Há bons e péssimos hotéis como há também bons e péssimos albergues estejam ligados a alguma rede ou não.

 

3º Mito

[t3]É necessário ter carteirinha para ficar hospedado em um albergue[/t3]

Se você quiser se hospedar por algum motivo em especial nos estabelecimentos de uma determinada rede, possuir a carteirinha desta rede pode lhe trazer alguns benefícios, como ter pequenos descontos em diárias, mas se você não está preocupado com a marca, mas sim com a hospedagem em sí, a carteirinha não lhe será muito útil, pois 99% dos hostels aceitam reservas mediante pagamento das diárias como qualquer outro meio de hospedagem.

 

Continua...

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Admin

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091125025556.jpg 336.458333333 500 Guia de Albergues][t3]Guia de Albergues[/t3]

O Mochila Brasil e o Mochileiros.com possuem o único Guia de Albergues no Brasil que não é ligado a nenhuma das redes. O único guia independente do Brasil. Nele você encontrará, além dos já populares albergues da Rede HI Hostel, também os melhores albergues independentes e unidades de outras redes menores ou menos conhecidas no Brasil como a Base Backpackers da Austrália e Nova Zelândia e a Che Lagarto na América do Sul, entre outras. No total são mais de 50.000 localidades em 170 países. Você pode reservar pagando apenas 10% do valor da diária. Os outros 90% são pagos quando você já estiver hospedado.

 

Confira em: http://www.alberguesdobrasil.com[/picturethis]

Link para o comentário
  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...