Ir para conteúdo

O que preciso para mochilar pelo Brasil?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros!

 

Estou planejando fazer uma mochilada pelo Brasil, percorrendo o País inteiro. Pretendo ir a todos os extremos, sem limites de tempo. :D

O detalhe é que tenho pouco dinheiro, ou seja, pretendo trabalhar no caminho (Ou até levar um violão para tocar nas praças, pra ganhar uns trocos).

 

Enfim, as minhas dúvidas são as seguintes:

- É seguro e viável contar com caronas para viajar?

- Quanto dinheiro eu preciso para sobreviver (Sem luxos. O suficiente de comida e água)?

- É viável tentar ganhar dinheiro como músico por aí?

- Onde dormir? Posso levar um saco de dormir e jogar em qualquer canto escondido?

- Como cuidar da saúde e da segurança no mundo afora?

 

Agradeço desde já os seus conselhos ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá, mochileiros!

 

Estou planejando fazer uma mochilada pelo Brasil, percorrendo o País inteiro. Pretendo ir a todos os extremos, sem limites de tempo. :D

O detalhe é que tenho pouco dinheiro, ou seja, pretendo trabalhar no caminho (Ou até levar um violão para tocar nas praças, pra ganhar uns trocos).

 

Enfim, as minhas dúvidas são as seguintes:

- É seguro e viável contar com caronas para viajar?

 

Não

 

- Quanto dinheiro eu preciso para sobreviver (Sem luxos. O suficiente de comida e água)?

 

Depende o quanto você come, quantas refeições vai fazer, etc. Só para comida e água, uns 50 reais/dia?

 

- É viável tentar ganhar dinheiro como músico por aí?

 

É mais fácil vender o corpo, com certeza.

 

- Onde dormir? Posso levar um saco de dormir e jogar em qualquer canto escondido?

 

Poder pode, só precisa ver se vai acordar no dia seguinte. Podem te assaltar, podem te matar, pode ser preso. São tantas as opções.

 

- Como cuidar da saúde e da segurança no mundo afora?

 

Pagando um plano de saúde.

 

Agradeço desde já os seus conselhos ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, mochileiros!

 

Estou planejando fazer uma mochilada pelo Brasil, percorrendo o País inteiro. Pretendo ir a todos os extremos, sem limites de tempo. :D

O detalhe é que tenho pouco dinheiro, ou seja, pretendo trabalhar no caminho (Ou até levar um violão para tocar nas praças, pra ganhar uns trocos).

 

Enfim, as minhas dúvidas são as seguintes:

- É seguro e viável contar com caronas para viajar?

 

Não

 

 

Boa explicação.

 

 

- Quanto dinheiro eu preciso para sobreviver (Sem luxos. O suficiente de comida e água)?

 

Depende o quanto você come, quantas refeições vai fazer, etc. Só para comida e água, uns 50 reais/dia?

 

 

Moro em Curitiba, uma capital cara, e gasto 15 reais por dia para almoçar, jantar e tomar café da manhã. Por que seria mais caro na estrada?

 

- É viável tentar ganhar dinheiro como músico por aí?

 

É mais fácil vender o corpo, com certeza.

 

 

Obrigado pela dica, mas passo.

 

- Onde dormir? Posso levar um saco de dormir e jogar em qualquer canto escondido?

 

Poder pode, só precisa ver se vai acordar no dia seguinte. Podem te assaltar, podem te matar, pode ser preso. São tantas as opções.

 

 

Onde me recomenda então?

 

- Como cuidar da saúde e da segurança no mundo afora?

 

Pagando um plano de saúde.

 

 

São caros, não resolvem em nada a questão da segurança e não garantem de maneira alguma a saúde. De que forma um plano de saúde me poderia ser útil, especialmente estando fora da cidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
- Quanto dinheiro eu preciso para sobreviver (Sem luxos. O suficiente de comida e água)?

 

Depende o quanto você come, quantas refeições vai fazer, etc. Só para comida e água, uns 50 reais/dia?

 

 

Moro em Curitiba, uma capital cara, e gasto 15 reais por dia para almoçar, jantar e tomar café da manhã. Por que seria mais caro na estrada?

 

Veja que coloquei "uns" na frente do valor e ainda comentei "Depende o qaunto você come, quantas refeições vai fazer, etc." Se com 15 reais come tudo isso, já achou o valor.

 

- Onde dormir? Posso levar um saco de dormir e jogar em qualquer canto escondido?

 

Poder pode, só precisa ver se vai acordar no dia seguinte. Podem te assaltar, podem te matar, pode ser preso. São tantas as opções.

 

 

Onde me recomenda então?

 

Hostel

 

- Como cuidar da saúde e da segurança no mundo afora?

 

Pagando um plano de saúde.

 

 

São caros, não resolvem em nada a questão da segurança e não garantem de maneira alguma a saúde. De que forma um plano de saúde me poderia ser útil, especialmente estando fora da cidade?

 

Qualquer plano de saúde com validade nacional pode ser usado dentro do país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, mochileiros!

 

Estou planejando fazer uma mochilada pelo Brasil, percorrendo o País inteiro. Pretendo ir a todos os extremos, sem limites de tempo. :D

O detalhe é que tenho pouco dinheiro, ou seja, pretendo trabalhar no caminho (Ou até levar um violão para tocar nas praças, pra ganhar uns trocos).

 

Enfim, as minhas dúvidas são as seguintes:

- É seguro e viável contar com caronas para viajar?

 

Yuri, nunca viajei de carona pelo Brasil, mas meu namorado sempre foi adepto deste meio de locomoção e viajou MG quase todinha dessa forma e para outros lugares como Bahia e RJ, com alguns cuidados básicos e sabendo pedir carona é seguro sim. Na internet tem várias dicas de como viajar o Brasil desta forma, ONDE pedir carona, como abordar as pessoas. Vale a pesquisa e vale deixar o medo em casa.

 

- Quanto dinheiro eu preciso para sobreviver (Sem luxos. O suficiente de comida e água)?

 

Isso vai depender, assim como uma viajem de volta ao mundo tem lugares que serão mais baratos e outros mais caros. Como você tem a intenção de trabalhar ao longo da viagem, pq não trocar trabalhos por comida e um lugar para dormir? Caso queira número, tenho uma amiga que ficou 6 meses viajando por países da Am. do Sul, e teve gastos de U$35,00/dia, com tudo incluso: transporte, alimentação, um ou outro ponto turistico e dormitórios. Mas não sei se número de outros países são validos. Faça uma pesquisa, só assim saberá.

 

- É viável tentar ganhar dinheiro como músico por aí?

Difícil né, ainda mais nesse nosso país onde musica não é valorizado. Mas conheci um Colombiano que está viajando a Am. Latina apenas com a grana que ganha da musica, ele toca em bares, se precisar em pracinhas, topa qualquer coisa e com muita cara de pau ele ta se virando por ai.

 

- Onde dormir? Posso levar um saco de dormir e jogar em qualquer canto escondido?

Porque não tenta couchsurfing? Ou trocar trabalhos com um lugar pra ficar em hostels/hotel/pousada/camping, qualquer coisa... Não acho muito seguro essa tua ideia.

 

- Como cuidar da saúde e da segurança no mundo afora?

O certo é fazer um seguro viagem, mas como tu não tem data pra voltar fica difícil, como vai viajar pelo Brasil ainda existe o SUS para te dar suporte gratuito, em outros países como EUA, ou tem que ter uma boa grana pra essas eventualidades ou seguro viagem.

 

Agradeço desde já os seus conselhos ::otemo::

 

O que posso te dizer? Se pretende mesmo fazer um trip dessa, tem que pesquisar, lugares, valores... Tu encontra muitos blogs por ai de gente que ta estrada pra te dar uma base, sanar tuas duvidas... Se for mesmo, boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Aos viajantes que querem peregrinar pelo Brasil, ou outros países, uma opção boa para quem está a andar sem rumo é pedir auxílio em postos de Assistência Social, afim de conseguir passagens de ônibus rooviários, com destino à outra cidade ou estado. Albergues municipais concedem leitos por algumas noites. No estado de São Paulo tem os restaurantes BOM PRATO, do governo estadual, com refeição na bandeja, tipo "prato feito", no valor de R$ 1,00

Trabalhar como garçom free lance em quiosque na praia é outra boa opção (70/80 reais a diária).

Se não se importar de carregar peso, pode-se trabalhar em Terminais de Cargas e CEASA, carregando ou descarregando caminhões, em cidades por onde passar (70/150 reais a carga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...