Membros nayhara Postado Fevereiro 14, 2015 Membros Postado Fevereiro 14, 2015 (editado) Olá Mochileiros, aqui estamos nós para mais um relato. A finalidade dessa viagem foi reencontrar o Amauri Marques, um graaandeee amigo que fiz através do site, aqui do Mochileiros e que me acompanhou em boa parte da minha aventura pela Europa. Desde que voltamos, em Jan\14 ainda não tínhamos nos reencontrado e encontramos no feriado do dia 20.01 (aniversário da cidade do RJ) uma excelente oportunidade. Fui reencontrá-lo em sua cidade natal: Pará de Minas. Minha família também é mineira mas nunca tinha escutado falar dessa cidade. Não é uma cidade turística mas tem seus atrativos e charminho. Além do sotaque e carisma do povo mineiro que eu amooo! Um pouco sobre a cidade pelo olhar Wikipediano rs: Pará de Minas é um município brasileiro no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana, à Microrregião de Pará de Minas e ao colar metropolitano de Belo Horizonte e localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 90 km. Ocupa uma área de 551,247 km², sendo que 9,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2014 era de 90 306 habitantes. A sede tem uma temperatura média anual de 21,8 °C12 e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com 95% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com 50 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,725, classificado como alto em relação à media nacional. A exploração da área do atual município teve início na segunda metade do século XVII, após a abertura de um ponto de parada para bandeirantes que iam e vinham das minas de Pitangui, tendo alguns se afixado no local. A construção da Capela Nossa Senhora da Piedade, no século XVIII, marca o estabelecimento do arraial, que durante décadas se desenvolveu em função da agropecuária de subsistência e foi elevado à categoria de distrito em 1846, emancipando-se em 1859. No decorrer do século XX, ganham impulso a indústria têxtil, o setor siderúrgico e as agroindústrias, configurando Pará de Minas como um dos principais polos estaduais da suinocultura e da avicultura. Eventos como o carnaval da cidade (ParáFolia), a Cavalgada de Pará de Minas e a Fest Frango (Feira Estadual do Frango e do Suíno) configuram-se como alguns dos principais atrativos de Pará de Minas, bem como as programações culturais da Casa da Cultura, do Cine Café e do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Em meio ao perímetro urbano, o Parque Bariri reserva espaços para caminhadas, descansos e lazer infantil. Na Serra de Santa Cruz, o monumento do Cristo Redentor de Pará de Minas se tornou um dos principais marcos do município, inspirado no Cristo Redentor carioca. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1_de_Minas ) Pensem numa pessoa desorganizada e esquecida. Sou eu! Eu não me lembro quase nome de nenhuma igreja gente. Vou tentar resumir ao máaaximoooo meu relato justamente por isso. Desculpem... #vergonha Enfim, vamos focar no relato: 1º dia => Pará de Minas 2º dia => Ouro Preto, Vila SanMarco 3º dia => Mariana 4º dia => Inhotim Editado Fevereiro 15, 2015 por Visitante Citar
Membros nayhara Postado Fevereiro 14, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 14, 2015 (editado) 1º dia (17.01) => Pará de Minas Sai do RJ às 23:58 do dia 16.01 com destino a BH. Cheguei em BH às 7h e procurei um guichê da companhia de ônibus Sertaneja. Sai ônibus BH x Pará de Minas durante o dia todo e em horários bem próximo. Às 09h30 estava na rodoviária em Pará esperando o Amauri. Nem preciso escrever a emoção que foi revê-lo e como todos aqueles sentimentos europeus, desde gostos das comidas até os cheiros, perrrengues e tudo mais, voltaram a minha mente mesmo estando tãooo longe. Saimos da rodoviária e Amauri me levou para conhecer um pouquinho da cidadezinha. Mas antes paramos para tomar café porque eu estava faminta. Huuummm cafezinnn mineiro rsrs. Depois de pagarmos o café, ele me mostrou o centro (mini centro kkkkk). Passei na farmácia e entrei numas lojinhas de tudo a R$9.99 kkkk. Depois fui conhecer uma copia miniatura do Cristo Redentor aqui do RJ. Ele fica localizado em um mirante e de lá a vista da cidade inteira é beeemm interessante. Esse dia foi dedicado a piscina e lembrar dos nossos momentos juntos na Europa e rir muito lembrando de tudo. À noite preparei minha mochila pois dali partiríamos para Ouro Preto e depois iríamos dormir em Vila SanMarco, onde o Amauri tem família também. Gastos: Passagem Rio x BH: R$ 89 Passagem BH x Pará de Minas: R$25 Café da manhã: R$ 7,50 Farmácia: R$ 3,50 2º dia (18.01) => Ouro Preto, Vila SanMarco Acordamos cedo e partimos para Ouro Preto. Levamos cerca de 2h até lá. Como só tinha um dia para conhecer OP busquei o máximo de relatos possíveis na internet onde pudesse sintetizar as principais atrações em um dia só. Foi muitoooo cansativo mas acho que consegui . Estacionamos o carro na rua principal, a famosa rua Direita. Nessa rua está todo o comércio principal de OP, você encontra diversas lojas para comprar bastante lembrancinhas, artesanatos, pedra sabão tudo mais em conta. Além de Pubs, restaurantes e lanchonetes famosas como o Subway. Ah, e sem esquecer das lojas de sorvetes a kilo (essas não são em conta rs ) Ao subirmos pela Rua Direita já caímos na Praça Tiradentes. Li bastante sobre a Inconfidência Mineira (terminei a escola em 2002, dá um credito gente, não lembro mais nada rs) antes de ir pra lá e fiquei impressionada de estar ali, onde expuseram a cabeça de Tiradentes. Fiquei lá, olhando para o monumento, sentei nele, toquei... Energia pura e mais estava por vir :'> . Na Praça Tiradentes você encontra o Museu da Inconfidência. Antigamente ali funcionava o principal prédio público da Coroa, o Palácio dos Governadores, a Câmara e a cadeia. Atualmente o ingresso custa R$7,00. Nesse fim de semana que estive lá havia um palco montado em frente ao Museu o que estragou consideravelmente minhas fotos (#irritada ). Ainda da Praça Tiradentes fomos até Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia: É conhecida como igreja das Mercês de Cima e foi construída a partir de 1733 para substituir uma outra igreja que se encontrava no local. Descemos pela escada central e fomos até uma construção que estava identificada como o primeiro teatro municipal do Brasil, apaixonei total . Voltamos caminhando pela ruazinha do lado da Igreja Nossa Senhora das Mercês e chegamos novamente na Praça Tiradentes. Ali descemos a primeira rua à direita, que dava num bequinho e nos levava até o Mercado de Pedra Sabão e mais um circuito interessante de igrejas. O relato no site http://jovensviajantes.com/?p=1940 me ajudou muito. Eles sugeriram nesse momento do passeio realizar o circuito: Matriz de Nª. Sra. da Conceição, Igreja de São Francisco de Assis, Museu do Aleijadinho e a Igreja de Nª. Sra. do Carmo e deu suupeeerr certo. Mas antes de entrarmos nas igrejas resolvemos parar e almoçar, estava um sol a pino (gente nunca pensei que em MG pudesse fazer tanto calor, impressionada!). Nesse mesmo bequinho tem um restaurante que cobra R$13,99 o self-service sem balança (comi muitaaaaaa polenta rs) e a comida é de excelente qualidade. Depois de almoçar retornamos ao circuito para, enfim, entrarmos nas igrejas e explorarmos mais de OP. Lembrando que as igrejas são todas pagas, mas vale a pena. Entrei em zilhoes de igrejas na Europa e cheguei em casa de OP com a sensação que, se fosse por causa das igrejas, com certeza não precisaria ter ido tão longe, são as mais lindas que eu já vi. Entrem em cada beco, sempre tem uma igreja, Eu acredito que entrei em quase todas e nas principais, com certeza. Usei o site oficial de OP para me guiar também. Ia anotando os nomes das igrejas e eliminando: http://ouropreto.org.br/port/igrejas.asp vale muito a pena a consulta. Infelizmente não consegui entrar na Matriz de Nª. Sra. da Conceição. A igreja está interditada para reformas com sérios riscos de desabamentos. Muito triste. Nessa mesma época os restos mortais de Aleijadinho tinham sido transferidos para a Igreja de São Francisco de Assis, sua construção foi iniciada em 1766. é considerada obra-prima de Aleijadinho. Achei justíssimo seus restos mortais terem ido para lá. Definitivamente, a igreja de São Francisco de Assis é a mais linda de tooodaaasss em OP. Se tiver que escolher apenas uma para entrar, então é essa, sem medo de errar! Depois de visitar muitas igrejas e subir e descer ladeiras intermináveis, saímos na rua da Casa dos Contos. Para mim, um dos pontos mais altos da viagem a OP. É gratuito e maravilhoso. Sua construção levou cinco anos (1782-1787), com o propósito de servir de residência para o administrador de impostos da capitania de Minas, João Rodrigues de Macedo. Mais tarde serviu para abrigar a Junta da Real Fazenda e a Intendência do Ouro, recebendo por isso a denominação de Casa dos Contos. Cláudio Manuel da Costa foi preso e encontrado enforcado em uma de suas celas. É uma das poucas casas ouro-pretanas em que ainda existe uma senzala (Demais!!!!!). Por trás da Casa dos Contos, você encontra o Parque Horto dos Contos : extensa área verde - bem no centro histórico - entrecortada por caminhos e passagens de nível que ligam a igreja São Francisco de Paula (parte alta) à Matriz de N. Sra. do Pilar (parte baixa). Valeu cada minuto andando no sol a pino rsrs. O parque é muito bem estruturado com sinalização, placas, banheiros e bebedouros. Nessa mesma rua, de acesso a Casa dos Contos, você encontra outras casas históricas como Museu do Oratório, Casa Guinard e o prédio da primeira escola de Farmácia do Brasil em funcionamento desde 1839. Tirei fotos de todos eles mas não vou postar para não ficar cansativo. Próximo a hora de ir embora pedi ao Amauri que me levasse até a estação de trem de OP. Mesmo não andando no trem não podia perder essa oportunidade. Depois entramos na padaria e compramos um picolé de limão para refrescar e partimos para Vila SanMarco. VilaSanmarco fica depois de Mariana porém é considerado um bairro de ouro preto. Vai entender ne¿ Não tem nada de especial no bairro. Pernoitamos na casa da tia do Amauri para no dia seguinte sairmos cedo para Mariana. À noite foi de bagunça, musica e festa. Eu estava morta, fui dormir cedo (#fraca e #velha) Gastos: Gasolina R$50 (total porém rachamos) Água 2 litros R$4 Almoço R$18 (R$13,99 + suco Del Vale de uva R$4) Chocolate R$1 Chaveiro de Ouro Preto R$5 Picolé de Limão R$3.50 Entradas R$18 P.S: - Não comprem nada na feira de Pedra Sabão, caríssimo. Você encontra as mesmas coisas em vendedores independentes que ficam nas portas das igrejas e ainda gravam nomes e o que quiserem. Ex: comprei 2 corações de pedra sabão para dar de presente por R$5 os dois, e o rapaz ainda me ensinou a escrever. Dei para meus pais e minha avó com minha letra de lembrança. - Se não puder gastar muito procure bastante um local para comer. Em geral, restaurantes caros. Ou então opte pelos velhos e bons sanduiches, como subway - Redundante porém necessário reforçar: sapatos confortáveis. Os mais confortáveis que vocês tiverem. Nem todo mundo gosta de tênis, mas considero o mais ideal. As pedras portuguesas são escorregadias e não e brincadeira, você vai andar muitooooo - Mesmo sendo peso extra, pare numa padaria ou mercado e compre uma água de 2 litros. Mais em conta que garrafinhas menores. - Li relatos de pessoas que pernoitaram em OP e Mariana, infelizmente não tive essa oportunidade, dessa vez, mas acredito que seja uma experiência muito valiosa. - Dirigir em OP é para os fortes. Sério, passamos por perrengues extraordinários naquelas ladeiras quase 90 graus e não é exagero - Realmente não pagamos por estacionamento em OP. Talvez por ser domingo. Mas não achamos placas nem aquelas máquinas como em Mariana. - Sempre na praça principal tem um posto de informações turísticas. Tire suas dúvidas por lá e aproveite para pegar mapas gratuitos da cidade. Editado Fevereiro 18, 2015 por Visitante Citar
Membros nayhara Postado Fevereiro 14, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 14, 2015 (editado) 3º dia (19.01) => Mariana Nesse dia acordamos cedo mas saímos tarde. Resolvemos almoçar na casa da tia para economizar rsrs. E como toda boa casa de mineiro do interior, tinha horta e frutas no quintal, fiquei me fartando hummmm e ainda “roubei” acerolas do pé para trazer pro RJ (mas a burra esqueceu em Para de Minas) Chegamos em Mariana por volta de 14h e eu realmente acreditava que, depois de OP, não seria possível me encantar muito mais. Me enganei! Mariana é lindo, fofo, aconchegante. Da vontade de colocar num potinho e levar pra casa de tanta fofura. Estacionamos o carro próximo a praça central. Lá é necessário pagar ao Parkimetro. Depois de tomarmos uma coça para aprender a mexer e trocar nossas notas em moedas, conseguimos os 120 min suficientes para conhecermos a cidade. Parkimetro Estava com um mapa e mais umas anotações dos roteiros que vi na net sobre conhecer Mariana em um dia, e novamente o site http://jovensviajantes.com/?p=2054 me salvando. Iniciamos os passeios pela Catedral Basílica da Sé. Linda e vale a pena pagar para entrar. A praça da Basílica também é um must. Depois de fotos do lado de fora, lembrando que do lado de dentro nunca hein, gente! Seguimos a rua paralela a igreja em direção a igreja de São Francisco de Assis, onde estão os restos mortais do artista Ataíde. A igreja de São Francisco fica na Praça Minas Gerais. Uma visão peculiar, impar dessa praça. De um lado a Igreja de São Francisco de Assis, no meio Igreja de Nossa Senhora do Carmo e na outra ponta, bem em frente à Igreja de São Francisco, fica a Câmara dos vereadores e é o local onde antigamente funcionava uma cadeia no subsolo. E ainda tem espaço para um pelourinho no meio disso tudo! Subimos a rua em direção a Igreja de São Pedro dos Clérigos. Durante o trajeto encontramos mais igrejas, chafarizes, um hotel chiquetérrimo e um butequim que salvou nossa sede de leão e onde paramos para tomar água gelada e descansar na sombra. A Igreja de São Pedro dos Clérigos é uma das três únicas barrocas de Minas com plano em redondo, característica revolucionária para a época. Seu principal construtor foi José Pereira Arouca. A construção é de 1752, mas a obra encontra-se inacabada. O telhado lembra um casco de tartaruga, enquanto o fundo um navio. Depois disso, descemos a rua novamente em direção ao carro. Nossos 120 min estavam quase acabando. Mas ainda deu tempo para um sorvetinho a kilo, caro mas gostoso. Mariana foi a primeira cidade de Minas Gerais e vale a pena cada minuto por lá. Li que pernoitar também é muito bom só pelo clima intimista e do interior. Voltamos para Pará de Minas. Gastos: - Água (2 garrafinhas 500 ml): R$ 3 cada - sorvete R$13 - Estacionamento R$4.50 - Entrada igreja R$6 P.S - Os mesmos de Ouro Preto 4º dia (20.01) => Inhotim Deixamos reservado o ultimo dia da viagem para Inhotim por dois motivos, logisticamente excelente pois eu voltaria para o RJ ainda no dia 20 à noite e porque às terças o parque é gratuito rsrs... Na entrada você recebe um mapa e de cara percebe que não dá pra conhecer o parque em um único dia. Novamente tentamos compactar ao máximo e conhecer as principais atrações. Me senti satisfeita, mas um dia volto com mais calma: http://inhotim.org.br/MAPA_VISITANTE_INHOTIM.pdf Para quem gosta de arte contemporânea e muitaaa natureza vai amar o passeio. Escolhemos as principais atrações de cada eixo. Novamente, sapatos e roupas confortáveis e garrafa de água. Itens indispensáveis. Aahh, e se você pretende economizar, leve biscoitos, barrinhas de cereal, qualquer coisa. Alimentação por lá, além de ruim é absurdamente cara. Depois de passar o dia inteiro em Inhotim, demos uma volta em Brumadinho e voltamos para PArá de Minas. Já estava com minhas roupas, mala e lembranças todas arrumadinhas e parti pra rodoviária para voltar ao RJ. Despedidas são sempre tristes. Odeio fim de viagens rs... Por mais perrengues e durezas que que passe, estar viajando compensa tudo. Peguei o ônibus Pará de Minas x BH às 19h30. Esperei um tempo na rodoviária de BH e às 22:50 estava voltando para o RJ. Às 5h pisava em solo carioca. Cheia de historias e saudades! Até a próxima Editado Fevereiro 18, 2015 por Visitante Citar
Membros nayhara Postado Fevereiro 15, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 15, 2015 O relato foi finalizado mas estou com dificuldade para anexar as fotos, acredito que por serem muito grandes. Foram tiradas com mais de 5M. Vou postando conforme for organizando e conseguindo pelo sistema do M.com. Beijos Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.