Ir para conteúdo

10 dicas para planejar a sua viagem


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Uol Viagens

http://rafaelnomundo.zip.net/arch2009-07-26_2009-08-01.html#2009_07-30_15_39_38-2410-0

 

Eu não sou nenhum expert em planejamento, alias, longe disso ainda tenho muito o que aprender, mas quero compartilhar algumas das coisas que já aprendi.

 

Abaixo fiz uma lista das 10 coisas que eu uso para planejar minhas viagens, para fazer roteiro, ver se um lugar vale a pena ou não, reservar albergues, enfim, tudo que eu preciso sobre as minhas origens e destinos.

 

1 - GOOGLE.com

Bom, por mais óbvio que isso pareça, é o site mais útil de um mochileiro. Você encontra fotos, informações, histórias e experiências sobre todos os lugares que você está ou deseja ir. Antes de mais nada, Google o que você quer, é sempre o meu ponto de partida.

 

2 - Reservas de Albergues

Quando eu ainda estava na Australia planejando a minha viagem eu não tinha nenhuma experiência sequer em reservar nada. Procurava albergues no próprio Google, coisas do tipo "The best hostel in XXXX". Alguns funcionaram e na maioria das vezes eu tive sorte. Nas minhas pesquisas acabei encontrando o Hostelworld.com. É um site bacana, com uma lista de praticamente todos os hostels em todos os lugares do mundo, "do Iapoqui ao Chuí".

 

Uma sugestão que eu faço, se vai ficar viajando um bom tempo e pretende reservar vários hosteis por ali, que pague logo na primeira reserva a taxa do cartão gold. O hostelworld cobra aproximadamente €1.50 de cada hostel que voce reserva, com o cartão (€7.50) você fica isendo disso nas próximas reservas.

 

Além de ser fácil, o hostelworld.com tem um serviço de reviews, ou seja, avaliações que as pessoas fazem sobre os albergues. Antes de escolher os albergues procure ler sobre essas avaliações e decidir se vale a pena ou não. Outra dica também é procurar o endereço no google maps e ver onde ele se encontra, você pode ter uma idéia já no próprio gráfico de avaliação de cada hostel, mas não custa nada conferir.

 

ps: não estou ganhando nada recomendando o site :)

 

3 - TripAdvisor

Eu sei que nem todo mundo tem a obrigação de falar inglês, mas as vezes isso pode ajudar bastante, principalmente se você está planejando fazer uma trip longa em lugares que não se falam nem o português nem o portunhol.

 

Os fóruns do TripAdvisor é uma mão na roda. Além de informações fundamentais sobre viagem de cada país do mundo, você encontra, na maioria das vezes, dúvidas bastante semelhantes às que você terá. Para mim o site é essencial.

 

4 - Mochileiros.com

Você não fala inglês, ok, eu entendo. Como eu disse ninguém tem a obrigação de falar. Para isso recomendo o fórum mochileiros.com, onde você encontra bastante informação, e em português, sobre os principais destinos do mundo.

 

5 - Planejar com antecedência ou não?

Bom, isso não é exatamente uma dica, mas uma opinião, que você pode concordar ou não. Planejar com antecedência tem as suas vantagens e a principal delas é a o preço que você vai pagar nas passagens, principalmente na Europa. Se você consegue fazer um planejamento de 3 ou 4 semanas cmo atencedência, você consegue preços que chegam a ser ridículos. Por exemplo, eu reservei minha passagem de Londres para Dublin com 4 semanas de antecedência e paguei 6 libras, de Madrid para Milão, despachando bagagem, 3 semanas de atecedência foram suficientes para pagar 20 euros (incluindo taxa de cartão de crédito).

 

Não planejar também tem a sua vantagem, além de deixar a sua viagem um pouco mais interessante você não fica preso a dias ou horários. Eu senti falta dessa liberdade quando estava em Portugal e conheci algumas pessoas que iam fazer o sul da Espanha e iriam pra Ibiza. Como eu já tinha pago hostels e vôos acabei não podendo ir com eles.

 

Eu resolvi não planejar muito, talvez 1 semana, no máximo 2. Ou as vezes até correr o risco de não planejar nada. Minha viagem com certeza tem tomado rumos completamente diferentes dos que eu tinha imaginado e não me arrependo nenhum pouco, embora esteja pagando um pouco mais por isso.

 

6 - Bagagem

Esse é um ponto muito importante para quem pretende fazer várias viagens de avião. Principalmente para as mulheres.

 

Na europa, como eu já aconselhei em outro post, eu viajo, na maioria das vezes, com empresas "low-cost". Normalmente essas empresas você não paga nada se levar apenas uma bagagem de mão, ou te cobram por volta de €10 por mala. Mas você só pode levar, em média, 15kg por mala.

 

E não vá achando que chegando lá você acaba dando o jeitinho brasileiro, porque eles são muito rígidos com isso, cobrando até €8 por KILO. É isso mesmo, por KILO.

 

Eu mesmo já escutei várias histórias engraçadas de pessoas que acabaram vestindo todas as roupas da mala para poder chegar ao peso permitido. Alias, vale tudo para economizar alguns euros certo? :P

 

7 - Passe a noite em trem ou ônibus

Algumas vezes você vai se pegar em viagens longas, do tipo 10, 12 ou até 16 horas. A melhor forma de fazer essas viagens são os famosos Overnight ou Sleep Trains ou Buses. Isso significa que você viaja durante a noite, e apesar de um pouco mais desconfortável que a sua cama do albergue, você acaba economizando com uma diária e aproveitando o dia seguinte.

 

A maioria das companias que fazem trajetos longos oferecem esta opção.

 

8 - Where are you from?

Mais uma vez, não é exatamente uma dica, mas pode mudar o rumo do seu itinerário.

 

Faça amizades onde quer que você esteja. Seja no ônibus, trêm, avião, albergue, fila do museu ou em qualquer lugar que você estiver. Tudo que você precisa fazer para começar uma conversa é "Where are you from?", com excessão das filas, você tem uma grande chance de que as pessoas também sejam mochileiros, principalmente em albergues. Eu mesmo fiz tanta amizade que o meu facebook dobrou de amigos. A maioria ainda mantenho contato e como eles continuam viajando acabo pegando dicas de lugares para ir, de como chegar e onde ficar.

 

PS: se você ainda não tem facebook, faça o seu. Não conheço uma pessoa que esteja viajando que não tenha, é importante manter contato.

 

9 - Vistos

Saia do Brasil com todos os vistos que você precisar. Mesmo que você seja aconselhado a pegar visto em outros países. Acredite, é um trabalho fazer isso. No meu caso por exemplo, precisava tirar o visto da Índia e no Brasil isso é a coisa mais fácil do mundo, custa 30 reais e demora de um dia pro outro. Liguei lá e eles me aconselharam, por causa que estavam emitindo apenas 6 meses de visto, a tirar em Londres. Quando cheguei me londres descobri que demorava de 7 a 14 dias úteis para não residentes e custava 35 euros.

 

Ou seja, tenho passagem pra Índia mas não tenho visto. Não estou estressado mas é uma preopação a mais que tenho que ter. Portanto planeje os seus vistos antes de sair de viagem.

 

Um ótimo site que você pode ter todas as informações sobre vistos é o http://www.vistos.com.br/.

 

10 - Não se estresse

Lembre-se, você está de férias ou em algum feriado. A última coisa que você quer é se estressar com algum problema. Se algo não deu certo, se você perdeu algum ônibus/trem/avião, ou se simplesmente aconteceu algo que você não concorda. Para tudo e pede uma cerveja. Comece tudo denovo e aproveite a oportunidade para controlar o seu estress, afinal, nã

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

leo, legal essas dicas ai neh, podia ate constar la no mochileiro de primeira viagem.

 

So discordo com a enfase dele q nao da pra dar o jeitinho brasileiro pra embarcar excesso. Eu ja xavequei a minazinha pra passar mais de 10kg de bagagem numa dessas companhias baratex inglesa. :mrgreen:

Link para o comentário
  • Membros de Honra
leo, legal essas dicas ai neh, podia ate constar la no mochileiro de primeira viagem.

 

So discordo com a enfase dele q nao da pra dar o jeitinho brasileiro pra embarcar excesso. Eu ja xavequei a minazinha pra passar mais de 10kg de bagagem numa dessas companhias baratex inglesa. :mrgreen:

 

Me ensina esse xaveco aí brother!!! Preciso passar umas coisinhas... ::lol3::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...