Ir para conteúdo

Cataratas do Iguaçu - Fevereiro 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal do mochileiros.com,

 

Aqui vai mais um relato de minhas viagens, neste mês de Fevereiro fui conhecer a fantástica obra da natureza, Cataratas Iguaçu, passei 4 dias de aventura em meio as águas do Rio Iguaçu, Foi emocionante contemplar as quedas que formam as Cataratas do Iguaçu tanto no Brasil quanto na Argentina.

 

Como Chegar em Foz do Iguaçu:

 

Avião

 

há voos disponíveis provindo de São Paulo/ Rio de Janeiro e Curitiba

Todos Direto pela Tam, Gol e Azul.

 

Ônibus

 

Saindo de SP ou Rio

Empresas

Kaiowa - http://www.kaiowa.com.br/

Penha: http://vendas.nspenha.com.br/

Pluma: http://www.pluma.com.br/ ( via Ciudad del Leste)

 

Saindo de Curitiba x Foz do Iguaçu

Empresa:

Catarinense : http://www.catarinense.net (Ótima Empresa de ônibus, super confortável)

Cheguei na quarta feira a noite em Foz do Iguaçu, Como estava vindo da Chapada Diamantina, segui diretamente para Foz, passando por São Paulo e Curitiba até chegar em Foz. Tudo isso feito de Avião!!! Consegui ótimas promoções no final do ano, para viajar de avião, então valeu muito a pena. Cheguei em foz e fui procurar um hostel que não tinha reservas mas era minha opção por causa do preço acessível deles. Fiquei no Blues Hostel , é bem localizado e perto de tudo. Foi uma das melhores escolhas minhas.

 

Chapada Diamantina - Relato Link: chapada-diamantina-e-salvador-5-dias-de-aventura-na-bahia-t109249.html#p1060407

 

Blues Hostel - http://www.booking.com/hotel/br/blues-hostel.pt-br.html / http://www.booking.com/hotel/br/blues-hostel.pt-br.html

Sem café R$ 25,00 reias a Diária

Com Café R$ 30,00 reias a Diária

 

1º dia

Foz do Iguaçu

Cataratas Brasil

 

O primeiro dia eu reservei para conhecer as cataratas do lado Brasileiro, como tinha acordado um pouco tarde decidi não conhecer o lado argentino primeiro, pois este leva mais tempo para fazer.

O meu roteiro para este dia foi primeiro ir até o Parque das Aves que fica em frente a entrada do Parque Nacional de Foz do Iguaçu e depois segui para as cataratas. Eu cheguei por volta do 12:00 pm, pode parecer tarde mas vai por mim, consegui fazer tudo em uma tarde.

 

Parque da Aves

Como Chegar:

Para chegar no parque basta pegar o ônibus da linha 120, esse ônibus é o que vai para o Aeroporto Internacional de Foz e para o Parque das Cataratas e consequentemente para em frente ao Parque das Aves, o ponto é um pouquinho antes de descer na portaria do parque das cataratas, caso você desça no Parque Nacional pode ir andando até o parque das aves sem problema nenhum.

Outra referencia do ponto é um Heliponto onde sai helicópteros para avistar as cataratas do alto.

598dc47b2aa06_PQ_AVES.JPG.6a852757e0b351a6b1978065f65810b3.JPG

AVES.JPG.febed231eab7ef9c64c1d8158750c7af.JPG

 

Bom cheguei até a entrada do Parque das aves e fui comprar minha entrada, eles perguntam de onde você é, acho que é para controle de visitantes, então de dão seu ingresso e você logo segue para catraca de entrada. Logo de cara já tem umas gaiolas com algumas aves e micos, lá também tem algumas espécies de animais que não são aves, O parque não é Zoológico e sim a maioria aves silvestres, mas algumas espécies de animas são encontrados como jacarés, micos e cobras. O passeio no parque levou umas 2 horas no máximo, lá é bem grande então você verá muitas espécies de aves, entre elas, Papagaios de várias regiões, Araras de todas as espécies, flamingos,corujas, Tucanos, águias, etc. Há uma variedade imensa, você descobre vários animais que são as vezes desconhecidos por nós.

Alguns momentos na trilha do parque você fica em contato com algumas aves, principalmente os Tucanos, Esse é uma bicho muito bonito, adorei ficar perto de um desses kkkk, há outras aves que ficam próximas também, os tucanos as vezes dão alguns voos rasantes é bem legal, pelo menos para mim que gosto de bichos rsrsrs.

Resumindo o passeios de dá essa liberdade de ficar bem próximo com algumas espécies de animais de nossa fauna brasileira. Vale muito a pena conhecer o parque das aves. Ah no final do tour, logo na saída, tem uma Jiboia que se você quiser tocá-la é possível é um bicho inofensivo ! rsrsr.

Quando se sai do parque você passa por dentro da loja de souvenirs, vou logo avisando TUDO CARO!!!!! É preço para estrangeiro desavisado pagar!!! Infelizmente eles abusam muito nos preços, já que boa parte é estrangeiro e Brasileiro rico kkkk!!!

TUCANO.JPG.abec9bb55ef9cf2e13d0623c1a3c1e98.JPG

 

Bom depois do Parque das Aves segui para o Parque Nacional do Iguaçu.

 

Parque Nacional Cataratas do Iguaçu

 

Atravessei a estrada e segui até a entrada do Parque Nacional, a entrada do Parque Brasileiro é muito bonita e ampla. Segui para comprar a entrada do parque, eles de dão um ticket e você já segue para o Ônibus panorâmico. Esse ônibus é o que te leva até a trilha para iniciar o caminho para ver as cataratas. O caminho tem 1200 m e se faz bem rápido, se você não parar muito em 50 minutos você faz o trajeto inteiro, mas óbvio que eu tirei fotos e todos farão o mesmo kkkk.... então levas mais tempo, algo que se faz em 2 horas.

598dc47a74782_ENTRADAPQ.IGUAU.JPG.1498e935fd52f37ba80f286e84b14bf3.JPG

BUS.JPG.0f30b07fa48662ad3aeae1a974513a2f.JPG

 

Logo no inicio a gente já tem uma vista das primeiras cachoeiras ou quedas d´agua. É uma vista maravilhosa, realmente, as cataratas é um projeto perfeito da natureza, ao longo do caminho você tem varias ângulos das cataratas para admirar. Contemplar as cataratas era um sonho meu e realizei.

No caminho há alguns pontos panorâmicos e mirantes para fotos, obviamente cheio de turistas para fazer as fotos de perfil e de capa do Facebook kkkkk... é a verdade... no final da trilha para mim a parte mais legal e emocionante, existe um espécie de pier que você vai até o meio da cataratas e ficamos de frente para a Queda d´água gigante, essa é a hora do banho rsrsrs, Literalmente estava muito quente em Foz do Iguaçu,

o calor de lá é pior que de cidade do sudeste, sem brincadeiras... enfim ficamos próximos a Garganta do Diabo, esse é o nome mesmo, não sei porque atribuir o nome dele a um lugar tão bonito daqueles mas enfim.... Nesse ponto as fotos ficam um pouco difícil devido a chuva que a cataratas produzem mas é uma delicia é o que posso dizer, é uma sensação de liberdade!!!! Nesse ponto conheci uma espanhola de Salamanca, ficamos amigos

depois que ela pediu para eu tirar uma foto para ela, elas estava na Argentina e veio conhecer o lado brasileiro das cataratas, muito simpática ela acabou fazendo umas fotos para mim também hehehehe...

No fim segui até o outro ponto final onde tem um ponto bem próximo da queda, outro banho, mas vale a pena cada segundo nesse lugar, não dá vontade de ir embora! Nesse ponto também há uma lojinha de Souvenirs, repetindo TUDO CARO!!!! uma camisa polo vi por R$ 90,00 reias e nem era tão especial assim apenas com um símbolo da parque.

598dc479eed3a_CATAT.BRASIL.JPG.3a347b212db6757a5fdc5a6cc392d0aa.JPG

BRASIL.JPG.60d10aad46f66d6b4314bce5683c5a61.JPG

 

Depois eu subi por um elevador panorâmico e vai vendo a queda d´agua bem na sua frente. No fim dá para tirar mais algumas fotos da panorâmica das cataratas e ir embora, nesse ponto você já esta próximo ao ônibus das Cataratas que te leva de volta até a saída do parque.

 

Peguei o ônibus 120 no parque mesmo e segui para o meu hostel, antes passei no Mc Donald e Comi um lanche par aa Janta rsrsrs.. E fui Descansar para outro dia na Argentina.

 

Entrada Parque da Aves R$ 24,00 reias

Entrada Parque Cataratas R$ 31,60 reais

Passagem de Ônibus : R$ 2,90 reias

 

2º Dia

Parque Nacional Iguazu - Argentina

 

Nesse dia sai mais cedo, pois o Lado Argentino das Cataratas é bem maior, já que 80% das Cataratas esta lá! Sai do hostel umas 8:30am para Argentina, a moça do hostel me explicou como ir até lá. É super fácil para qualquer um que não conhece Foz do Iguaçu. Primeiramente fui trocar Reias por Pesos argentinos, como tinha um supermercado próximo e uma casa de cambio dentro dele, Troquei 120,00 reias em Pesos Argentinos, em pesos fiquei com A$ 480,00 pesos. Não paga taxa como em São Paulo por exemplo. Ufa!!!! depois comprei algumas besteiras para comer durante o dia. Logo segui para o ponto de Ônibus que ficava próximo ao meu hostel, a direção é mesma para quem vai para o Aeroporto ou o parque Brasileiro. Logo o ônibus passou ele é amarelo da empresa Uruguay, vem escrito Puerto Iguazu e você pode embarcar nele. Na chegada da fronteira todos devem descer e passar na imigração que é super rápida, não esqueçam do passaporte ou RG, senão você não poderá entrar no País, logo eu passei minhas coisas no raio X e entrei no ônibus de volta. Depois já em solo Argentino, o motorista do ônibus parou o ônibus e gritou para os passageiros Cataratas. Logo os que iam para lá desceram inclusive eu, achei estranho pois estavamos no meio de uma estrada no meio do nada, eu sabia que teríamos que descer no terminal de Puerto Iguazu, mas desci e vi que tinha um ponto de ônibus do outro lado, entendi que ele nos deixou ali para pegar o próximo ônibus.Nesse momento o italiano que estava no ônibus foi em direção errada e eu estava meio sem entender se era para ir para o ponto ou segui para outro caminho, dai o motorista buzinou e olhei para trás e ele fez sinal para eu chamar o Italiano pois ele estava indo para outro lugar, dei um grito com ele em inglês e ele logo voltou rsrsrsrs, então estavamos no ponto, eu o italiano, um casal de alemães e outros europeus. Dai o taxista argentino perguntou se queríamos ir ao parque por R$ 15,00 reias cada, todos aceitaram e fomos até o parque, foi dois carros com 4 cada um, eu fui junto com o Italiano e os alemães. No caminho fomos conversando, já foi logo falando de equipe de futebol e é claro que o Argentino não perdeu a oportunidade zuar o brasileiro por causa da copa, já que estávamos entre brasileiros e alemães e Italiano e Argentino. Nem liguei, e continuamos falando do parque, logo chegamos no parque.

A entrada não é tão grande como a do lado Brasileiro mas legal também. O italiano foi trocar dinheiro com o taxista já que a casa de câmbio estava fechada, então segui meu caminho e os deixei, comprei meu ticket para o parque e fui procurar como pegar o trem, o taxista tinha dado um monte de mapa do parque para nós então fui procurar para onde eu tinha que ir, perguntei para um funcionário do parque onde era o trem ele me indicou o caminho um 400 m a frente, segui a multidão e nisso vi o Italiano vindo, ele me viu e fomos conversando até a estação do trem. Resumindo ficamos amigos e fizemos as trilhas do parque juntos. Fomos primeiro no circuito Superior primeiro que é a da Garganta do Diabo pois é o caminho mais longo e é a melhor escolha para fazer primeiro. Quando chegamos lá obviamente tinha milhares de pessoas, para conseguir ver alguma coisa você tem que fazer malabarismos para ter um lugarzinho para admirar a garganta!!!! passamos um tempo por lá tirando fotos para você e para os outros rsrsrs.....Depois saímos da muvuca e seguimos os outros senderos para conhecer os resto do parque. No caminho das trilhas você fica bem próximos as quedas, no parque há muitas pontes que cruzam os rios que formam as quedas você está no meio dos rios, do verde, dos animais o tempo todo. No final do dia fomos fazer o passeio Aventura Náutica, que é um barco que vai embaixo de umas das quedas e você toma literalmente um banho, você entra no meio do vapor de água e some lá para dentro, muito louco, O guia do barco te leva até embaixo de uma das quedas e esse é o momento muito legal, ficamos de frente para a cachoeira e nos molhemos inteirinhos.

Depois da aventura náutica, tentamos no secar mas meio difícil já estava com um pouco de chuva. Antes do barco fomos também as uma das quedas d´agua mais forte do parque onde você fica cara a cara com uma das quedas e tomas realmente um banho, o barulho da agua é muito forte, preparasse para molhar tudo mesmo, pois ai não tem jeito, o banho é inevitável.

 

598dc47a3e5a8_ENTRAD_ARG.JPG.2e75e7fd507b539ad491193ab9e04a8e.JPG

GARGANTA.JPG.885930a828d18541fbc1b6e5ba32b42d.JPG

 

Dica: Quando for conhecer as cataratas tanto no Brasil quanto na Argentina, Vá preparado para se molhar é muito, se quiser realmente viver a experiência de conhecer todo o parque e fazer seu passeio valer a pena, já vá na intenção de se molhar bastante!!!!

 

598dc47b7013a_QUEDAARG..JPG.fb62a3a6c79c0249c19af9fff792aa29.JPG

 

Finalmente fizemos outra trilha para terminar o passeio, tiramos algumas fotos, no final uma asiática pediu algumas fotos, que não gostou muito rsrsrsrrs, e tive que tirar mais, depois ela gostou!!!! Eu e meu amigo Italiano seguimos para a estação de trem para voltar até a entrada do parque e pegarmos nosso ônibus para o terminal de Puerto Iguazu. Chegamos no terminal por volta das 18:30 perto do ultimo ônibus sair para o Brasil. Passamos pela fronteira já era quase 20:00 pm, depois o motorista parou para os estrangeiros dar entrada no Brasil, demorou um pouco mas logo seguimos eu acabei descendo no centro da cidade em frente ao terminal de ônibus em Foz do Iguaçu, já era umas 21:10, o Italiano queria ir em Itaipu para ver o show de Luzes mas pelo horário era impossível ir. Ele foi até o hotel dele e fiquei esperando pois iríamos jantar pela cidade, como já era tarde não tinha muitos lugares abertos, achamos uma churrascaria e decidimos comer por lá. Fui embora para meu hostel, peguei o ônibus para o hostel no terminal. Cheguei tarde, já passava da 00:00 horas fui dormir.

Assim terminou o dia.

598dc479377ce_AVENTURANAUTICA.JPG.e74a133f5b61212a6e9106c7c5e95848.JPG

 

Entrada do Parque Nacional em Puerto Iguazu - A$ 200,00 pesos ( R$ 48,00 reias)

Ônibus Foz X Puerto Iguazu - R$ 4,00 reias (Ida) - ( ida e Volta R$ 8,00 reias)

Ônibus Puerto Iguazu x Parque - R$ 14,00 reias (Ida) ( Valor ida e Volta - R$ 28,00 reias)

Aventura Náutica A$ 270,00 pesos (R$ 62,00 reias)

 

3º dia

Centro de Foz e Itaipu Dam

 

No 3º dia era o dia em que ia embora, mas como meu ônibus para Curitiba era somente 21:30pm fiquei pela cidade para fazer algo, minha intenção era conhecer ITAIPU, como meu amigo Italiano ia embora no mesmo dia só que meio - dia, resolvemos ir até o centro de Foz para achar alguma coisa para comprar de lembrança já que nos parques era tudo caro. Andamos um pouco e perguntamos onde teria souvenirs para comprar, logo nos indicaram uma rua que tem a chamada feirinha, é um lugar com algumas barracas, lá encontramos algumas coisas das cataratas, como chaveiros, camisetas, copos, canetas, objetos para decoração, etc. compramos algumas coisas por ali e ele já seguiu para ir embora para o Aeroporto, pois ele estava indo para o Rio de Janeiro e já estava próximo seu voo. Eu segui para ir até Itaipu, neste dia estava chovendo bastante em Foz, a chuva não deu trégua, segui para o terminal de Ônibus no centro e Peguei o ônibus que iria para Itaipu, este também passa na Ponte da Amizade para quem for ao Paraguai fazer compras. Estava nos planos ir ao Paraguai mas com chuva e o pouco tempo, deixei para outra oportunidade. Cheguei em Itaipu, entrei pela parte dos visitantes, logo na entrada tem um monte de gente, lá há algumas opções de compra de alguns passeios mas por causa da chuva comprei somente o passeio Panorâmico da Hidrelétrica, levou 1:30 meia, eles te fazer assistir um vídeo institucional de Itaipu antes do tour. No caminho o guia vai explicando sobre a construção e faz três paradas para fotos. Depois seguimos até o lado paraguaio da usina e voltamos para entrada de visitantes de Itaipu.

ITAIPU.JPG.043c5711c25530e252bf3a48728a7d96.JPG

 

Nesse momento havia muita chuva, tive que aguardar um pouco para ir até o ponto de ônibus já que era bem distante. Mas percebi que a chuva não ia parar resolvi ir embaixo da agua mesmo rsrsrrs.. Peguei o ônibus para o centro de Foz e fui comer algo por lá, como era Sábado já estava tudo fechado na parte da tarde. Prossegui para o hostel depois do lanche, peguei minhas coisas que tinhas deixado por lá e fui para Rodoviária por volta das 18:00 horas. Emiti minhas passagens e aguardei meu ônibus das 21h30 para Curitiba. A viagem durou 10 horas na estrada. Cheguei as 07h00 am em Curitiba, fiquei um pouco por lá, tomei café e aguardei na rodoviária já que estava chovendo e meu voo para GRU era ao meio-dia.

 

Esse foi meu breve relato nas Cataratas!!!!!

Passeio Panorâmico Itaipu: R$ 26,00 reias ( Estudante para meia R$ 13,00 reias).

Ônibus Terminal X Itaipu : R$ 2,90 reias ( Domingo parasse R$ 1,50 reias)

Ônibus Foz do Iguaçu x Curitiba - R$ 143,00 - Empresa Catarinense

 

Dica:

Como ir ao Paraguai :

Do terminal de ônibus Centro de Foz basta pegar o Ônibus que vai para PONTE ou Itaipu Dam, no terminal tem placas que indicam o ponto onde passa. Basta pega-lo e ficar atento para descer próximo a ponte, pois o ônibus passa perto. Daí é só seguir andando até o Paraguai.

 

Saindo de Curitiba ou SP , o Ônibus da Pluma vai até Ciudad del Leste - informes se no site da empresa.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Infelizmente no lado Argentino não, eles te dão uma bolsa grossa de plástico para você guardar suas coisas mas vc leva junto com vc dentro do barco.

Então se vc tiver um outro lugar para guardar e colocar dentro dessa bolsa na hora é melhor, já que a bolsa não é muito eficaz contra água e acaba molhando do mesmo jeito. Do lado brasileiro não sei informar se tem lugar para guardar pois não fiz o passeio do Macuco Safari que é o mesmo que tem na Argentina.

 

espero ter ajudado,

 

Luiz

 

Luiz Henrique,

 

existe algum lugar no parque que a gente possa guardar objetos que não podem molhar, pra fazer os passeios de barco? Eu tinha pensado em levar minha câmera, mas é profissional, então não rola molhar. rs

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Alice,

 

Que bom que que gostou do relato, olha eu ia fazer esse passeio para minas de Wanda e Ruínas de San Ignácio mas acabei desistindo, acho que vale a pena, mas creio que seja cansativo pois vc tem que sair as 07:00 da manhã da Argentina(Puerto Iguazu) e chega no final do dia. Neste site tem o tour para comprar, lá tem opção de eles te pegarem em Foz do Iguaçu, mas pagasse uma taxa de U$ 13,00 dólares a mais

Segue link: http://www.argentina4u.com/pt/tours-nas-cataratas-do-iguacu/tours-em-misiones/tour-as-ruinas-jesuiticas-de-santo-inacio.html#.VPXGZS6Am24

Eles são confiáveis, eu fiz um tour em Ushuaia com essa agência e correu tudo bem. Eu ia fazer o tour nas ruínas com eles.

 

espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar.

 

abraços e boa viagem!

 

Alguém já fez o passeios para as minas de Wanda e ruinas?? Valeu a pena?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...