Ir para conteúdo

Viagem do Rio de Janeiro à Chapada Diamantina - moto Tornado - fevereiro de 2015


Posts Recomendados

  • Membros

A viagem foi realizada no mês de fevereiro de 2015.

 

- Inicialmente pensei em pegar a Br 116 passando por TERESOPOLIS, LEOPOLDINA, GOVERNADOR VALADARES, TEÓFILO OTONI, etc ... mas, optei por fazer um trajeto diferente. Peguei a BR 040, a partir de PETROPOLIS passando por BELO HORIZONTE, pela entrada de SETE LAGOAS e após PARAOEPEBA, dobrei a direita indo em direção a CURVELO, onde dormi.

A estrada neste trajeto é boa, mas tem um trânsito pesado com caminhões.

Então, trajeto Rio de Janeiro, Petrópolis, Belo Horizonte até Curvelo - 615 Km. (não consegui rodar muito, pq choveu muito)

 

- Saindo de CURVELO peguei a BR 135 passando por MONTES CLAROS, depois peguei a 122 passando por JANAUBA e dormindo em ESPINOSA. Percorri por volta de 530 Km, com estrada NÃO duplicada e com muito trânsito, além de muuiiitttaa chuva...tive que parar algumas vezes.

 

- Daí peguei a BA 122 e depois a BA 030 e outras passando por GUANAMBI, CAETITÉ, BRUMADO, TANHAÇU, BARRA DA ESTIVA, MUCUGÊ até ANDARAI. Andei por volta de 500 km.

A cidade de GUANAMBI tem um pouco mais de estrutura, com muitos Bancos e tal.

Principal problema foi parte da estrada ... mmmuuuiiittoo ruim, apesar de ser “asfaltada”, principalmente no trecho entre BRUMADO e TANHAÇU, por volta de 70 Km, a estrada toda quebrada, cheio de buracos gigantes alguns passando de um lado a outro da estrada, obrigando a moto a passar dentro do buraco. Tomar cuidado, pq tem trecho aparentemente com estrada boa, daí vc acelera e descobre que bem na parte alta da estrada, onde vc não consegue visualizar, tem um buracão.

Depois outros trechos com asfalto tipo “costelinha”, ou seja, até chegar a ANDARAI foi demorado.

Lugar muito legal de conhecer foi MUCUGÊ , que é uma cidade cercada pela montanhas da Chapada com um visual muito bonito...bem no alto e apesar de ser fevereiro, de manhã cedo fazia um friozinho.

No trecho próximo a MUCUGÊ e indo para LENÇOIS, as estradas estão em boas condições (fora uns trechos com alguns buracos)

Meu objetivo era chegar à LENÇOIS onde ficaria baseada e de lá ir conhecendo os lugares.

Olhando no mapa teriam outros caminhos a partir de CAETITÉ aparentemente mais rápidos, indo pela esquerda da Chapada, passando por SEABRA até chegar a LENÇOIS, mas soube que quase todas as estradas eram de terra, então, mesmo estando como uma moto tornado, não estou muito habituada com estrada de terra, principalmente após muita chuva.

 

-Saindo de ANDARAI peguei a BA 122 em direção a BR 242, e lá virei a esquerda em direção a LENCOIS. O trecho é pequeno, apenas 100 km.

 

Estava preocupada com Postos de Gasolina no entorno da Chapada, dai vi que tem Postos regionais, sem bandeira, mas tem alguns Postos BR’S, como o Posto na chegada à cidade de TANHAÇU e também a 40 km antes de MUCUGÊ. Também seguindo pela BR 242, direção ANDARAI para LENÇOIS, a 9 km antes da entrada para LENÇOIS existe um Posto BR grande, que é parada de caminhões e que aceita CARTÃO DE CRÉDITO.

Alias, isto é um problema, pois em LENÇOIS e outras cidades ao redor da Chapada os CARTÕES não são muito aceitos...dai tem que levar DINHEIRO.

 

DISTÂNCIAS:

= RIO DE JANEIRO a LENÇOIS – por volta de 1.700 Km.

= Pela BR 242, da entrada de Lençóis à Lençóis – 12 Km.

=LENÇÓIS à PALMEIRA – a partir da BR 242, vire a ESQUERDA rode 32 km até a entrada da cidade de PALMEIRA e rode mais 9km (asfalto) . De PALMEIRA ao VALE DO CAPÃO – 21 Km de estrada de terra, que é larga, mais chata, com trechos com subidas bem íngremes, trechos com um pouco de areia, pedra ... enfim, chato.

No VALE DO CAPÃO – conheci a CACHOEIRA DA FUMAÇA – não dá pra fazer percurso sem guia, pq e meio complicado chegar lá, tendo encontrado um casal perdido. Um GUIA ... me cobrou 100,00 reais ... daí não aceite fui com outras duas pessoas até o começo da trilha e tinha um guia e após negociarmos cobrou 50,00 os três... O CAPÃO e muito bonitinho, bem cuidado...vale a pena conhecer.

 

Dá pra fazer alguns PASSEIOS por conta própria a partir de LENÇOIS:

= saindo de LENÇOIS e depois de rodar os 12 km até a BR 242 vire a ESQUERDA:

+ POÇO DO DIABO e RIO MUCUGEZINHO – vc vai rodar mais uns 10km a partir da BR e verá do lado DIREITO da estrada um RESTAURANTE, geralmente com vários carros parados. Pra chegar ao Poço você vai passar por DENTRO do salão do Restaurante e no fundo tem uma ESCADA que vai levar ao Rio Mucugezinho e ao Poço (vai entender pq eles fizeram um Restaurante bem no meio do caminho???)

+ MORRO DO PAI INACIO – uma vez na BR rode mais 15 km, passando pelo Restaurante acima citado e vc verá o Morro (em frente tem um Posto de Gasolina desativado com uma Pousada e Restaurante). Seguindo adiante mais 1 km, após uma curva, do lado DIREITO, vc verá a entrada SINALIZADA pro Morro. São 2 km de estrada de chão, com subida íngreme até um estacionamento e daí vc paga 5 reais pra subir a pé por uma trilha de pedra até o topo do morro... visual muito bonito.(Subi 2 vezes)

 

= também tem o Lago PRATINHA e GRUTA LAPA DOCE – tem que rodar em direção a cidade de IRAQUARA (na mesma direção do PAI INACIO, aliás vc passa pelo MORRO). De Lençóis a entrada para a cidade de Iraquara são 50 km, uma vez na entrada, vire a DIREITA e rode mais 14 km e verá placa sinalizando (no começo da estrada tem placa falando da PRATINHA , mas vc tem que rodar 14km). Depois de rodar e chegar na SINALIZAÇÃO ... virar para a ESQUERDA tem a estrada para a GRUTA LAPA DOCE e para a DIREITA para PRATINHA.

Para a ESQUERDA vc vai rodar 2 km em estrada de terra, mais em boas condições e vc chegará um local onde tem estrutura de turismo, com estacionamento, restaurante, banheiro. Para entrar na GRUTA, que tem aproximadamente 1 km de extensão, vc só entra com GUIA – valor de 38,00 (vc e o guia), 2 pessoas – 50,00 (25,00 cada) e 3 ou mais 20,00 cada).

Então, voltando a estrada principal, virando pra DIREITA vc vai pra PRATINHA ... no começo vc pega asfalto até uma Vila e daí por mais 7 km é estrada de chão, mais tb é tranquilo e tem sinalização. Daí vc chega numa Fazenda onde está a PRATINHA (um lago transparente onde as pessoas podem mergulhar e tal). Tb ai tem uma Gruta com água que tem cor azul...não lembro o nome, será gruta azul??? Tb tem estrutura, Restaurante. Vc paga para entrar, mas não lembro o valor, pois cheguei num dia que choveu e o lago estava barrento e eles não cobraram.

 

A volta da Chapada pro Rio de Janeiro fiz pela BR 116.

598dc5fbb12ba_ValedoCapao.jpg.45e2febb79f43686dc4ca5af09eb625e.jpg

Chapada2.JPG.3b083769d3eeaa4c0605ca2ebd8a4a56.JPG

598dc5fbbc94a_ChapadaMucug.JPG.7a5d99b84b561d48dd2a98c4395a9b93.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabéns Eunice!!!!

 

 

Inspirador ver e ouvir relatos de mulheres empreendendo grandes viagens rodando numa Motocicleta! Show!! ::otemo::::otemo::

Em 2014 retornando de viagem passei rapidamente pela Chapada Dimantina, espero retornar em breve para degustar tudo que aquela região pode oferecer e agora lendo teu post me inspiro ainda mais.

 

Eis algumas fotos que fiz da Região na época

 

20140930_161640.jpg

 

Pacata Mucugê, oferece boas opções de hospedagens, dois bancos, vários restaurantes e duas oficinas para Motos e um povo amistoso lugar bom para uma boa prosa.

 

20141001_080042.jpg

 

La em Mucugê esta o mais belo cemitério Bizantino do Brasil, "Segundo eles" vale conferir....

 

20141001_075813.jpg

 

 

Em Barra da Estiva subi o Morro do Ouro e no morro da Antena. A vista compensa cada km rodado para subir.

 

20141001_122920.jpg

 

20141001_125133.jpg

 

20141001_133232.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Parabéns Eunice, viagem top... farei essa viagem em julho desse ano ( 2016 ) e lendo seu relato já me ajudou muito... Porém tenho uma dúvida, se puder me ajudar, serei grato por isso. Vamos lá: estou pensando em duas possibilidades, pois irei de moto com meu filho na garupa ( lander 250 ) ... sairei de São Paulo/SP e a primeira possibilidade seria fazer todo o trajeto na chapada de moto, igual vc fez, indo de cidadezinha á vilarejos e pagando guias locais para ir aos pontos turísticos onde é obrigatório guia ... Ou... ir direto de moto até Mucugê ou Lençóis e lá fechar com um único guia o passeio a pé de 7 dias pela chapada ( essa segunda opção é a q mais me agrada, pela aventura dos 7 dias a pé e conhecendo cada canto, trilhas, cachoeiras, grutas, acampando e etc ) ... Eis a questão: vc tem a noção de quanto custa um guia fechando esses 7 dias?? e qual seria a melhor opção de cidade pra eu deixar a moto em segurança, caso eu opte em fazer a caminhada de 7 dias? E na sua opinião, qual seria a melhor alternativa: fazer tudo de moto igual vc fez, ou parar a moto e fazer a caminhada de 7 dias???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, Romeu

 

Acho que depende de quanto tempo vc tenha... acho q vc poderia focar em chegar a MUCUGE...e conhecer redondezas ... depois vá pra LENÇOIS e conheça aqueles lugares que citei... como MORRO PAI INACIO e tal ... depois pegue a moto e vá em direção ao VALE DO CAPAO... e no caminho conhecer a GRUTA e a PRATINHA... chegando no CAPAO ... dai fazer alguns passeios a pé ... tem umas caminhadas acampando e tal... quanto ao preço não sei ... não e barato ... mas se vc economizar nos passeios q vc pode fazer por sua conta ... já ajuda... vá vendo nos sites... de qq maneira não pague pra fazer passeios q vc pode fazer e não e difícil de se localizar ... eu quando fui não conhecia nada e nem ninguém, mas dando uma pesquisada e perguntando ... dá pra chegar... boa sorte e divirta-se!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa noite, Romeu

 

Acho que depende de quanto tempo vc tenha... acho q vc poderia focar em chegar a MUCUGE...e conhecer redondezas ... depois vá pra LENÇOIS e conheça aqueles lugares que citei... como MORRO PAI INACIO e tal ... depois pegue a moto e vá em direção ao VALE DO CAPAO... e no caminho conhecer a GRUTA e a PRATINHA... chegando no CAPAO ... dai fazer alguns passeios a pé ... tem umas caminhadas acampando e tal... quanto ao preço não sei ... não e barato ... mas se vc economizar nos passeios q vc pode fazer por sua conta ... já ajuda... vá vendo nos sites... de qq maneira não pague pra fazer passeios q vc pode fazer e não e difícil de se localizar ... eu quando fui não conhecia nada e nem ninguém, mas dando uma pesquisada e perguntando ... dá pra chegar... boa sorte e divirta-se!!!!

 

 

 

Obrigado Eunice... vou pesquisar direito ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...