Ir para conteúdo

Porto, Coimbra, Fátima, Lisboa - 10 dias - Roteiro, preços, fotos e dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileirxs! Como vão? Estive viajando nos últimos seis meses e pouco a pouco estou relatando as minhas viagens. Já fiz um relato sobre a Transiberiana aqui no fórum e agora estou me dedicando ao mochilão que fiz pela Europa em 42 dias. Por fins de organização decidi dividi-los em países e postar em cada área respectiva. Qualquer tipo de dúvida estou a disposição! Espero que vocês aproveitem!

 

A ideia é que nesse tópico vocês possam ter uma ideia rápida do que é a viagem. Eu possuo um blog (http://ontheroadwithmike.wordpress.com/) onde há mais fotos, detalhes e inclusive todas as viagens que fiz durante esses seis meses. Nas próximas semanas continuarei com os relatos sobre a Espanha, Itália, Berlim, Amsterdã e sobre o Ano Novo em Edimburgo. De toda forma, espero que vocês aproveitem!

 

Organizarei de forma a colocar as informações principais da viagem primeiro e depois vou detalhando.

 

Roteiro

 

Londres (onde estava morando) - Porto - Coimbra - Fátima - Lisboa - Sintra - Lisboa

 

Datas

 

Dezembro de 2014 - 13 à 17 - Porto | 17 à 19 - Coimbra | 19 - Fátima | 19 à 22 - Lisboa

 

Principais Custos

 

Transporte

Voo Londres - Porto - £40

Carona BlaBlaCar Porto - Coimbra - €5

Carona BlaBlaCar Coimbra - Fátima - Lisboa - €6

 

Hospedagem e Alimentação

 

Porto

Hospedagem: Casa de amigos

Alimentação: Almoço completo com vinho e sobremesa - espere pagar de €9 a €12. Café Low Costa na Avenida dos Aliados é a melhor pedida para comida portuguesa a preços baixíssimos.

 

Coimbra

Hospedagem: Serenata Hostel – Hostel barato (€ 12) com café da manhã completo e quartos espaçosos e confortáveis

Alimentação: Espere pagar a partir de 8 euros no menu completo e extremamente gostoso. Restaurante A Tasquinha (Rua Direita, 104), por € 8 tive a melhor refeição da viagem.

 

Fátima

Hospedagem: Só uma tarde é necessária

Alimentação: É uma cidade bem turística e não há grandes erros, no entanto a cidade é levemente mais cara. Espere pagar de €10 a €13

 

Lisboa

Hospedagem: Home Hostel Lisbon – Simplesmente o melhor hostel que já fiquei. Camas confortáveis com cortina, baú para guardar coisas, café da manhã divino e jantar com a Mama à preços justíssimos. Paguei 10 euros pela noite.

Alimentação: Refeição completa de €9 a €12

 

Visto

 

Brasileiros podem entrar como turistas e ficar até três meses. Foi o único país da Europa que tive uma entrevista mais longa para entrar no país. (O Reino Unido não faz parte do acordo de Schengen, logo toda vez que você sai do país passa pelo controle de passaporte).

 

Antes de viajar

 

O país é bastante simples e organizado. O fato do idioma ser português ajuda bastante. Ter uma ideia de quais cidades você vai visitar pode facilitar sua visita.

 

Relato

 

A vontade de conhecer Portugal sempre esteve no meu radar. A presença do país na nossa história é algo impressionante e ir a Europa e não visitar o país seria um crime. Eu tive a oportunidade de estudar em Londres no ano passado e usei o período que estive lá para viajar. Antes de chegar a cidade fiz a Transiberiana (cujo relato vocês podem ler aqui: transiberiana-russia-mongolia-e-china-24-dias-roteiro-precos-fotos-e-dicas-t104687.html) e depois fui aproveitando a cidade e fazendo viagens a algumas cidades como Paris, Copenhagen, Barcelona, Varsóvia, Cracóvia, Budapeste (todos relatos disponíveis no blog_ e antes de voltar ao Brasil fiz um mochilão de 42 dias no esquema low budget e tentando economizar em todos os lugares. Bebi muito na fonte desse blog e quero retribuir relatando meus passos aqui. O meu foi depois de acabar as aulas aproveitar para conhecer Portugal, Espanha, passar o ano novo em Edimburgo, Itália, Berlim, Amsterdã e voltar para Londres para meu voo de volta ao Brasil. O que vou relatar aqui é a primeira fase dessa viagem que é as minhas aventuras em Portugal! Espero que vocês aproveitem. Aproveito para deixar o link para aqueles que quiserem ver mais fotos e terem mais detalhes!

 

Porto

Link para o relato no blog: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2015/04/07/mochilando-na-europa-porto/

 

A minha primeira parada seria a cidade do Porto. Queria começar pelo norte e ir descendo em direção a Lisboa de onde tinha um ônibus direto para Sevilha, para onde eu continuaria a viagem. Consegui um voo pela Ryanair de 40 libras e voei direto para o moderno aeroporto da cidade. Na cidade fiquei na casa de amigos que conheci na Inglaterra e tive excelentes dicas locais.

A cidade é maravilhosa e bem organizada. Fiquei hospedado no bairro da Senhora da Hora, de onde há um sistema de metro que liga a cidade inteira. Há museus, lindas pontes, vinícolas e excelentes restaurantes. Não deixe de usar o seu tempo e andar bastante pela cidade. As igrejas são maravilhosas, não deixe de visitá-las também. Suba a Torre dos Clérigos, a visão é maravilhosa. Fiz uma visita à Espinho, uma cidade no litoral sul de Porto junto com meus amigos - mas foi mais um passeio de amigos do que turismo em si.

 

Locais Visitados

 

Cais do Douro - Uma belíssima caminhada em direção ao Parque da Cidade. Belíssimos lugares, fortes e intervenções artísticas maravilhosas. Uma excelente maneira de queimar as calorias do almoço

 

05-img_6996.jpg

 

Casa do Música - A arquitetura da cidade é impressionante. Aproveite a programação - infelizmente não pude.

 

07-img_7061.jpg

 

Palácio de Cristal - Belíssimos jardins e melhor vista da cidade. Não deixe de ir!

 

08-img_7079.jpg

 

Centro Histórico - Junto com minha amiga exploramos o Centro. Não deixe de ir as igrejas, a Torre dos Clérigos, a Bolsa, o Mercado do Bolhão

 

13-img_7128.jpg

 

Matosinhos - Melhor bacalhau da cidade

 

22-img_7251.jpg

 

Vila Nova de Gaia - Atravessando as pontes da cidade, você chega a Vila Nova de Gaia onde há as vinicolas e as maravilhosas degustações. Recomendo a Taylors. Excelente.

 

21-11.jpg

 

Coimbra

Link para o relato no blog: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2015/04/13/mochilando-na-europa-coimbra/

 

Uma das melhores coisas da Europa é o BlaBlaCar. Ele é um sistema de caronas online onde você coloca seu destino e procura pessoas que estão fazendo o mesmo trajeto. Genial. Por preços baixíssimos você consegue fazer vários caminhos. Em Portugal só utilizei esse sistema. Procurei uma carona entre Porto e Coimbra e marcamos em frente ao Estádio do Dragão. Com estradas excelentes e por apenas 5 euros em menos de duas horas estava na cidade. Coimbra é uma cidade universitária e cheia de história. A cidade é cheia de becos e se perder nela é uma delícia. É certamente a cidade mais barata e onde melhor se come. É uma parada mais que recomendada.

 

Locais visitados

 

Centro Histórico - A cidade se organiza na Universidade e no Centro Histórico. Basicamente são as vielas que vão levando ao topo da cidade, onde está a sede da Universidade de Coimbra. Há diversas Igrejas (Sé Velha), diversos restaurantes e o Largo da Portagem. Não deixe de se perder!

 

04-img_7282.jpg

 

Universidade - A universidade é belíssima e histórica. Não deixe de aproveitar,

 

img_7305.jpg

 

Museu Machado de Castro - Não tive tempo de visitar, mas muita gente recomenda!

 

15-img_7467.jpg

 

Fátima

Link para o relato no blog: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2015/04/17/mochilando-na-europa-fatima/

 

Para quem é católico Fátima é uma parada obrigatória. Para quem não é, é como visitar o Vaticano. É impressionante. A igreja é belíssima e a cidadezinha é cheia de restaurantes gostosos. Tive a sorte de ficar bastante amigo da minha carona de Coimbra para Fátima. Ela acabou visitando a igreja comigo e me levando para Lisboa sem cobrar um centavo a mais. Uma querida!

 

Não há muito o que fazer, mas a igreja é impressionante

 

6-img_7553.jpg

O santuário tem vários símbolos e bem organizado. Portugal surpreende com sua infraestrutura para turismo.

 

Lisboa

Link para o relato no blog: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2015/04/20/mochilando-na-europa-lisboa-e-sintra/

 

Lisboa era a minha última parada em Portugal, com um pulinho na cidade de Sintra. Apesar de achar Porto mais charmosa, Lisboa é uma parada obrigatório. Centro do país, com uma noite bastante viva e cultura explodindo em cada canto a cidade é incrível. Não deixe de explorar as diferentes regiões da cidade - a primeira em que precisei usar ônibus para se movimentar. Vá ao Parque das Nações, a Alfama, a Belém e não deixe de comer sempre. Esqueça qualquer dieta em Portugal. Melhor comida da Europa! Não deixe de ir em um show de fado e de provar os pasteiszinhos de Belém!

 

Lugares visitados

 

Alfama - Alfama é um bairro cheio de vielas, arte e igrejas maravilhosas. Não deixe de visitá-lo. Há inclusive ruinas do grande terremoto e mirantes belíssimos da cidade

 

06-img_7590.jpg

 

Praça do Comércio - Centro de Lisboa. A praça em si é incrível e de lá dá para acesso para o resto da cidade. O Arco Triunfal é maravilhoso e a vista para o Tejo e para a Ponte 25 de Março é maravilhosa.

 

10-img_7642.jpg

 

Belém - O bairro é digno de uma tarde inteira. Nele há os deliciosos pasteiszinhos de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Monumento ao Descobrimento. Maravilhosos

 

13-img_7665.jpg

 

Parque das Nações - O Parque das Nações foi construído para a Exposição Universal na cidade e é bastante bonito, uma vez que reúne a arquitetura moderna do país. É bem bonito. A Ponte Vasco da Gama é outro must.

 

16-img_7694.jpg

 

Miradouros - A cidade é bastante acidentada, não deixa de explorá-la e se perder. Os miradouros são belíssimos e as vistas de morrer.

 

img_7730.jpg

 

Sintra - Minha última parada foi em Sintra. Cidade de veraneio da família real, ela é repleta de castelos e é bastante gostoso. A apenas uma hora de trem a partir de Lisboa, não deixe de visitá-la. No entanto não entre no Palácio da Pena, só o jardim é mais do que necessário.

 

img_7819.jpg

 

Espero que vocês tenham tido uma ideia de como foi a minha viagem, qualquer dúvida em relação a roteiros, preços fiquem a vontade para tirar dúvidas! Um grande abraço! Até o próximo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mike, adorei o relato! vou para portugal em outubro, e ele foi muito útil!

vi que você adorou coimbra...você me recomendaria passar uma noite na cidade? meu plano incial é porto (4 noites), coimbra (1 noite), obidos (1 noite) e lisboa (4 noites). pensei em usar coimbra apenas como pit stop.

obrigada e parabéns pelas fotos =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
mike, adorei o relato! vou para portugal em outubro, e ele foi muito útil!

vi que você adorou coimbra...você me recomendaria passar uma noite na cidade? meu plano incial é porto (4 noites), coimbra (1 noite), obidos (1 noite) e lisboa (4 noites). pensei em usar coimbra apenas como pit stop.

obrigada e parabéns pelas fotos =)

 

Julia! Que bom que você gostou!

 

Eu adorei Coimbra e acho que vale a pena sim ficar uma noite. São várias igrejas, pastelarias e a comida é muito boa e barata! Não deixe de ir! Gostei muito da sua distribuição de dias! Aproveita bastante :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Alimentação: Espere pagar a partir de 8 euros no menu completo e extremamente gostoso. Restaurante A Tasquinha (Rua Direita, 104), por € 8 tive a melhor refeição da viagem.

 

Acabei lendo seu relato antes de ir pra Coimbra e como nao tinha outra recomendaçao de restaurante, optei por conhecer a Tasquinha. Tenho que dizer que valeu MUITO a pena. O dono é quem vem te atender e é super atencioso. A comida é muito bem servida e muito gostosa

 

Obrigado pela dica. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Alimentação: Espere pagar a partir de 8 euros no menu completo e extremamente gostoso. Restaurante A Tasquinha (Rua Direita, 104), por € 8 tive a melhor refeição da viagem.

 

Acabei lendo seu relato antes de ir pra Coimbra e como nao tinha outra recomendaçao de restaurante, optei por conhecer a Tasquinha. Tenho que dizer que valeu MUITO a pena. O dono é quem vem te atender e é super atencioso. A comida é muito bem servida e muito gostosa

 

Obrigado pela dica. ::otemo::

 

Eu amei tanto esse restaurante que prometi que vou indicá-lo para todo mundo! A equipe inteira do restaurante é um amor. Eu estava sozinho e a comida serve para três. Quando terminei eles oferecem mais! Que bom que você visitou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...