Ir para conteúdo
f0soare

Sugestão de Roteiro - Italia / Paris

Posts Recomendados

Pessoal,

 

Gostaria da ajuda de vocês para montarmos um roteiro para Itália e Paris. Na sugestão abaixo colocamos as cidades que queremos conhecer, mas podemos incluir mais algumas (posso aumentar mais 2 dias na viagem). Uma coisa que fazemos questão é estarmos no domingo em Roma. A princípio o roteiro está assim:

 

07/03/16 SEG - Chegamos a Veneza a tarde - Dorme em Veneza

08/03/16 TER - Veneza

09/03/16 QUA - Manhã em Veneza / Trem para Milão. Chega em Milão a tarde e dorme lá.

10/03/16 QUI - Milão

11/03/16 SEX - Milão

12/03/16 SAB - Milão pela manhã / Trem para Roma. Chega em Roma a tarde e dorme lá.

13/03/16 DOM - Roma

14/03/16 SEG - Roma

15/03/16 TER - Roma

16/03/16 QUA - Sai cedo de Roma (Com carro alugado), passa em Pisa e dorme em Florença

17/03/16 QUI - Florença

18/03/16 SEX - Sai cedo de Florença até Mônaco. Fica o dia lá e retorna até Genoa (Dorme em Genova)

19/03/16 SAB - Entrega o carro em no aeroporto de Genova e pega Vôo para Paris.

20/03/16 DOM - Paris

21/03/16 SEG - Paris

22/03/16 TER - Paris

23/03/16 QUA - Retorna ao RJ a noite.

 

Nas grandes cidades, usaremos o transporte público. A idéia é sair de Roma com carro alugado e entregar em Genova. Gostaria de sair de Roma com carro alugado. Tenho vontade de dirigir pelas estradas europeia. Me preocupa o trecho entre Florença e Mônaco. Talvez incluir mais uma noite em Genova e fazer bate /volta em Mônaco.

 

 

 

Por favor comentem e postem suas sugestões...

 

Obrigado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem algo especial planejado para Milão? Falo isto por que Milão não é uma cidade muito interessante em termos turísticos, é basicamente uma cidade grande com 2 ou 3 atrações turísticas relevantes, mas que sinceramente você visita em meio dia de viagem ou 1 dia no máximo...

 

Outro ponto, você já colocou este roteiro no mapa? você vai sair de Veneza no norte, ir até Milão, depois descer até Roma no sul, para no final subir tudo de novo, ir a Gênova que fica do lado de Milão no norte, é muito vai e vem desnecessário...

 

Se realmente for visitar Milão e Gênova, encaixe elas em sequencia, Gênova logo depois de Milão no inicio da viagem e vá de Roma a Paris, ou visite Milão no final, antes de Gênova, neste caso, vale a pena pensar em começar a viagem por Roma no sul e terminar no norte, para não ter que ficar voltando até o norte da Itália a toa, o que sempre é um desperdício de tempo e dinheiro...

 

Se o seu interesse no Sul da França é só Mônaco, eu visitar como bate-volta de carro a partir Gênova, Mônaco é outro local que não vale um pernoite... São umas 2 horas de carro, saindo cedo de Gênova, dá para aproveitar bem o dia e visitar os poucos locais interessantes de Mônaco e retornar a noite, é uma complicação a menos com hotel para ficar se preocupando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Adriano!

 

Então... também concordo com você que a logística não está boa. O Ideal seria chegarmos por Roma e sairmos por Paris. Mas aí estamos enfrentando um problema. Minha esposa faz questão de estarmos no Vaticano em um domingo. Como nossas férias no trabalho são só 20 dias e temos que conciliar com a visita a nossa família no RJ (Moramos em Recife), a ideia é passar o primeiro e o ultimo final de semana com eles no RJ e de lá partir para a Europa (Também tem mais opções de vôo que Recife). Então nos restam dois domingos de férias. Para poder visitar as outras cidades, só podemos ficar no máximo 4 noites em Roma. Isto está quebrando todo nosso planejamento. Se formos direto para Roma, teremos que ficar mais de 4 dias para poder estarmos lá no domingo.

 

Em Milão, não tenho nada em especial para fazer.Seria mais para conhecer a famosa cidade mesmo. Talvez dê para fazer Pisa na saída de Florença, e de lá dormir em Genova. No dia seguinte fazer um bate e volta a Mônaco e ir dormir em Milão, o que acha? Reduzindo a estadia em Milão poderei aumentar a estadia em Roma, Veneza ou Paris.

 

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado por suas orientações. Estamos empolgados para fazermos esta viagem apesar de a data ainda estar muito longe....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Milão é famosa pela sua importância econômica, e não pela sua relevância turística, é mais ou menos como São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil. São Paulo é uma cidade enorme e bem famosa, mas que em termos de turismo não tem lá muita coisa interessante, já o Rio de Janeiro é muito mais relevante em termos de Turismo, pois tem muito mais coisas interessantes para se ver e fazer lá do que em SP.

 

Claro que depende dos seus interesses, quem é ligado em moda ou fã do futebol italiano pode ter interesses diferentes em Milão, mas sinceramente, Milão foi uma das cidades mais sem graça que já visitei e uma das mais caras também, só visitei por que tinha que passar por lá de qualquer jeito devido aos outros locais que ia visitar... De interessante eu só achei mesmo a Catedral (Duomo) que você visita em 1 ou 2 horas, e o quadro A Última Ceia de Da Vinci, cuja visitação leva 20 min... Sinceramente se o roteiro estivesse apertado ou tivesse que cortar algo, Milão seria a primeira a sair completamente do roteiro.

 

Outro ponto que eu pesquisaria mais e pensaria bem se vale a pena é Mônaco e Gênova... Não estive pessoalmente em Mônaco, mas pelo que o pessoal que foi para lá comenta, fora de temporada é uma cidade morta, sem nada de interessante para se fazer lá, só mesmo o cassino com meia duzia de croupiers sonolentos e ver os iates dos milionários de longe... Será que vale a pena o esforço de ir até lá?

 

Opinião pessoal minha, você deve visitar os locais que você achar interessantes, afinal a viagem é sua, mas há locais muito mais interessantes do que Milão, Mônaco e Gênova, como por exemplo Amsterdam que fica perto de Paris, e Amsterdam cabe muito bem em 3 dias...

 

A restrição de ter que estar em Roma no domingo para a benção do Papa realmente complica um pouco as coisas... Mas se for seguir com o plano inicial com estas cidades, cortar 1 dia de Milão e passar para Paris seria mais do que recomendável, pois Paris é bem maior e tem bem mais coisa para se ver e fazer, também visitaria Pisa depois de Florença no caminho para Gênova, pois Pisa fica meio fora de mão vindo de Roma até Florença, mas é caminho para ir de Florença a Gênova.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola... Suas informações me fizeram repensar o roteiro. A ideia inicial era fazer apenas Itália a Grécia. Mas como a época não é muito favorável ao sol (Março), cortamos Grécia e encaixamos Paris no final (Esta seria visitada em uma outra viagem junto com Londres). Vou conversar com a patroa e analisar novas possibilidades. Não pensamos em Amsterdam... mas é uma possibilidade que muito me agrada.

 

Novamente, obrigado pela atenção... Com certeza sua contribuição só tem a agregar em nossas férias. Depois volto aqui com novas ponderações.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, aos poucos a viagem vai se tornando realidade.

 

As passagens já estão compradas. Saindo dia 06/03/16 para Paris e retornando dia 24/03/16 por Roma.

 

Alteramos nosso roteiro e vamos privilegiar as cidades que queremos realmente conhecer. Certo já temos 4 dias em Paris, 2 dias em Veneza e 4 dias em Roma .

 

Estou com dúvida no transporte de Paris para Veneza. Pelo site da Thello, duas passagens em cabine com 6 dá 162 euros. Convertendo para real, fica R$591 (Pesquisei para outubro pois março/16 ainda não está disponível). No site da Airfrance, tem passagens Paris x Veneza por 420 reais para 2 (Com uma mala de 23kg para cada incluído no preço).

 

O preço do trem realmente é este? Se for, acredito que é mais vantagem ir de avião (mesmo tendo a questão da diária do Hotel), pois o cansaço é muito menor (1hr de voo contra 13hs de trem) e dependendo do horário poderemos aproveitar um pouquinho do fim do dia em Veneza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente eu acho meio cedo demais para já comprar passagens para a Europa, afinal de contar ainda faltam 8 meses até março de 2016, as passagens ainda estão caras para esta data, e muita coisa pode mudar até, os seus planos podem mudar, você pode por exemplo neste meio tempo se decidir por outras cidades, a cotação do Euros disparar deixando tudo caro demais,ou o que é pior, por algum motivo qualquer, as suas férias serem 1 semana antes ou depois, e ai já era, você vai ter que pagar caro para alterar as datas das passagens...

 

O melhor custo benefício geralmente se consegue comprando as passagens uns 3 ou 4 meses antes da viagem, quando geralmente estão baratas e você geralmente já tem certeza das datas das férias, e não vai passar meio ano na incerteza de as suas férias saírem no dia que você está planejando ou não... Mas como já comprou as passagens, agora é só esperar e torcer para que nada mude os seus planos até lá...

 

Uma passagem de trem noturno e cabine de 6 pessoa, bem desconfortável por sinal, fica na faixa de 60 a 80 euros por pessoa, e você ainda chega quebrado em Veneza... Este é um trecho que com certeza eu faria de avião.

 

Se possível, pegue um voo no final da tarde em Paris, lá pelas 18:00 ou 19:00 horas, quando as atrações turísticas já estarão fechadas mesmo e já vai ser escuro mesmo, assim você tem a manhã toda e boa parte da tarde livres, e chega num horário que ainda permite você ir dormir cedo e tranquilo em Veneza...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, costumamos sempre quando terminamos uma férias, se programar para a próxima. Foi assim nos dois últimos anos... O bom de se antecipar, é que quando chega as férias a viagem está praticamente paga.. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Quanto aos preços, comprei pela Iberia por 1.580 (ida e volta por pessoa). `Não é nenhum mega preço, mas considerando que eu havia colocado o limite de 2.000 por pessoa e vamos entrar por um pais e sair por outro, achei válido já que geralmente as promoções com preços menores são para entrar e sair pelo mesmo país.

 

Quanto a questão da data de férias, isso não é problema (desde que sejam 20 dias).

 

Isso que justamente estou pensando. O trem é cansativo demais para os preços que estou vendo hoje de aéreo.

 

Por enquanto nosso roteiro está assim. Os dias vagos estou pretendendo alugar um carro ao sair de Veneza e de carro conhecer Verona, Cinque Terre e Florença, etc...

 

07/03/16 SEG - Chegamos a Paris a tarde

08/03/16 TER - Paris

09/03/16 QUA - Paris

10/03/16 QUI - Paris

11/03/16 SEX - Paris (Vôo para Veneza a noite)

12/03/16 SAB - Veneza

13/03/16 DOM -Veneza

14/03/16 SEG - ???

15/03/16 TER - ???

16/03/16 QUA - ???

17/03/16 QUI - ???

18/03/16 SEX - ???

19/03/16 SAB - ???

20/03/16 DOM - Roma

21/03/16 SEG - Roma

22/03/16 TER - Roma

23/03/16 QUA - Roma

24/03/16 QUI - Retorna ao Brasil pela manhã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembre-se que ainda será inverno, com a maioria dos locais nas pequenas cidades de Cinque Terre e Toscana ainda estarão fechados...

 

Viajando nesta época do ano, a minha sugestão seria focar um pouco mais em cidades maiores, onde mesmo no inverno, com frio e chuva você vai achar o que fazer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza... Valeu pela dica.

 

O clima é a maior preocupação. Pelo que vi este ano, a temperatura estava baixa na Italia, mas agradável (entre 10 e 15 graus). Já Paris... ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estive no começo de Março deste ano na Itália, em alguns dias estava agradável, na casa dos 10 15 graus como você falou, mas também teve dias onde chegou a fazer 1ºc de manhã cedo...

 

Paris apesar do frio, é relativamente fácil achar o que fazer, se você de saco cheio do frio, é só entrar num café, pedir um chocolate quente que dá um ânimo para continuar, e qualquer coisa, nos dias mais frios, você deixa para ir no Louvre ou Conciergerie, lá dentro é quentinho... Já em Lucca e San Gimignano na Toscana, estava até agradável, mas rodei metade da cidade atras de um local aberto para almoçar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje apareceu um vôo de Paris (Orly) para Veneza na data que queremos por R$200 pela Transavia (Neste preço estão as taxas e uma mala de 20kg). Mais barato que o trem e bem mais rápido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá...

 

Estou começando a verificar os Hoteis / Apartamentos. Em Paris encontrei um apartamento bacana, que atende nossas necessidades na Rue Augereau, Paris, França . Ele é bem próximo da Torre Eiffel.

 

Em Roma, encontrei um Hotel com bom custo e boa avaliação por quem já se hospedou (B&B Jolie - Via Palermo, 36, Rione I Monti, Roma, Itália).

 

As localizações acima são seguras? É possível andar a noite tranquilo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A localização em Paris é excelente, é uma região relativamente tranquila e segura, só ter os cuidados básicos de sempre. Atravessando a praça Champ de Mars e ali na região do Boulevard Grenele e Boulevar Garibaldi vai haver vários bares e restaurantes, pertinho da lá, na Rue Cler você vai achar também vários bares e restaurantes, alguns um pouco mais em conta do que no Boulevard Grenelle...

 

Em Roma, a localização fica nas proximidades da Estação Termini, região que as vezes é um pouco mal cuidada e suja e concentra muitos venderes ambulantes e pedintes, mas é só ignorar eles, por outro lado, facilita bastante os deslocamentos. Mas se você tiver alguns cuidados básicos, como não ficar andando muito sozinho tarde da noite , não teria maiores problemas, tente sempre que possível andar acompanhado se for sair muito tarde da noite ou madrugada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse em Roma me interessou justamente pela localização e preço. Ficando perto da Termini acredito que fique fácil se locomover e a diária fica em torno de 110 reais para casal com café da manhã. Os quartos parecem ser decentes e os comentários de quem já ficou lá são bons. Ficou a dúvida mesmo sobre a segurança da localização, que não encontrei nada nas pesquisas pela internet....

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando minha saga: O transporte aéreo, hotéis e aluguel de carro já está fechado.

 

Simulei os trajetos de carro pelo http://www.viamichelin.com/ e acrescentei 20% no valor para efeito de estimativa de gastos com pedágio e gasolina.

 

Considerei também os preços de transporte de trem locais, ingressos para as atrações e estacionamento nas cidades que vamos visitar de carro.

 

Para fechar o planejamento, só falta a estimativa de gastos com comida. Pesquisando pelo fórum, os valores oscilam muito. Vi casais que se alimentam com 20euros/dia e outros com 100euros/dia.... tudo depende de onde comer....Sei que isto depende muito do tipo de cada viajante, mas o valor varia muito...

 

Eu e minha esposa não bebemos alcoólicos. Fazemos questão de no mínimo uma refeição "decente" (Entenda decente como não fast food) por dia e a as demais podendo ser besteiras/lanches. O que seria um gasto médio por dia para este perfil, em estabelecimentos feitos para "meros mortais" ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isto varia muito mesmo e depende unicamente do que você escolher e do local em que for fazer as refeições...

 

Um exemplo que me está bem fresco na memoria é em Veneza, na hora do meio dia, estava na Praça São Marcos, dei uma olhada nos restaurantes por lá, e o prato de pasta mais barato que eu estava achando estava custando 17 euros... Como a fome não estava tão grande, continuei o passeio na esperança de achar algo mais em conta, e não é que a uns 300 metros da lá, no Campo de Santo Stefano, achei um restaurante onde um prato de pasta custava 12 euros, e não era ruim, eu achei bom... Mas no restaurante do lado, não saia por menos de 19 Euros...

 

Resumindo, o quanto você vai gastar depende muito do prato que que você escolher, por exemplo, um prato de pasta que é o mais barato em quase todos os restaurante, vai lhe custar entre 10 e 15 Euros, se for a Florença e pedir uma bistecca fiorentina, que é muito boa e vale a pena se dar alguns "luxos" de vez em quando, vai lhe custar uns 17 a 20 Euros...

 

Quando eu viajo não gosto de passar a base de fat-food, afinal de contas é para ser uma viagem relaxante de férias, e afinal ficar passando vontade e necessidade numa viagem de férias é algo que não combina.... Costumo equilibrar as refeições, alguns dias almoço fast-food, pois as vezes você está tão entretido com o passeio que você nem percebe que já é 2 horas da tarde e que não tem nenhum restaurante por perto, ou então são absurdamente caros, nos outros você tem tempo para procurar um lugar bom e barato para almoçar.

 

Então a média de gastos que eu faço para cidades caras como Paris, Londres, Amsterdam e Veneza é de 20 Euros por almoço/jantar por pessoa, já contando prato principal, bebida(água, suco, refrigerante, uma taça de vinha, etc...) e uma sobremesa de vez em quando, tem dias que você vai gastar menos, mas isto deixa folga para você "chutar o balde" de vez em quando...

 

Lanche na rua também depende muito, você pode ir num supermercado e comprar um suco e um sanduíche pronto por 3 Euros, ou então pagar uns 6 ou 7 Euros num lanche qualquer numa barraquinha de rua, a média que eu faço é 5 euros por lanche, levando em conta que em alguns dias vou passar no supermercado e em outros comer na rua mesmo...

 

Café da manhã geralmente está incluso na diária do hotel, então eu não conto a parte, mas se tiver que contar a parte, eu conto uns 5 euros por café da manhã (um café, e 1 ou 2 lanches), ou então comprar coisas no supermercado na noite anterior...

 

Resumindo, no meu caso, eu trabalho com uma média de 25 Euros por dia por pessoa para gastos com alimentação(almoço e jantar), isto levando em conta que vai ter dias em que vou comer só fast-food devido a correria, e dias em que vou tanto almoçar e jantar decentemente..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, essa questão de alimentação varia muito. Eu sempre coloco no orçamento um pouco acima da meta, assim não passo por apuros. Ano passado na em Miami/Orlando, fiz um orçamento de US$100,00 por dia e acabamos gastando bem menos devido justamente a questão de horário. A empolgação é tanta que você acaba se esquecendo de comer (literalmente).

 

Faço todo esse planejamento para ter uma noção de quanto de dinheiro em espécie levar.

 

Bom, está ficando tudo certo, dentro do esperado. Agora é só aguardar chegar a data!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... Depois da reformulação, o roteiro ficou assim:

 

07/03/16 SEG - Chegamos a Paris a tarde

08/03/16 TER - Paris

09/03/16 QUA - Paris

10/03/16 QUI - Paris

11/03/16 SEX - Paris

12/03/16 SAB - Veneza (Vôo de Paris para Veneza as 7hs da manha)

13/03/16 DOM -Veneza

14/03/16 SEG - Pego carro no aeroporto de Veneza e vou para Pádua e Depois Verona. Durmo em Verona.

15/03/16 TER - Sairemos de Verona cedo com destino a Milão. Conheceremos a Duomo e seguiremos para a região da Liguria, com base em São Bartolomeu Al Mare.

16/03/16 QUA - Iremos pelo Litoral até Cannes, com parada em Mônaco. Mais uma noite em São Bartolomeu Al Mare.

17/03/16 QUI - Sairemos cedo com destino a Cinque Terre, onde passaremos o dia. A noite iremos para Florença.

18/03/16 SEX - Vamos conhecer Pisa e San Gimignano e retornamos para Florença onde vamos entregar o carro alugado.

19/03/16 SAB - Passaremos o dia em Florença e a noite iremos de trem para Roma.

20/03/16 DOM - Roma

21/03/16 SEG - Roma

22/03/16 TER - Roma

23/03/16 QUA - Roma

24/03/16 QUI - Retorna ao Brasil pela manhã.

 

Dentro do que temos de disponibilidade de dias e do que queremos conhecer, esta foi a melhor configuração. Nosso foco é Paris e Roma. Veneza por ser uma cidade mais peculiar e única, dedicaremos 2 dias completos. Para as demais cidades a ideia é passear, sem compromisso... Curtir as estradas, comida, vilarejos, etc...

 

Serão em torno de 1.300km de estrada nos 5 dias que estaremos com carro. A KM por dia ficou bem dividida.

 

Valor de investimento total da viagem estimado: 18mil reais (Casal). Este valor inclui:

 

Hospedagem: Serão 17 noites na Europa. Em Paris alugamos um apartamento e nas demais cidades Hotel em quarto de casal com banheiro privativo. Alguns com café da manhã incluído e outros não. Hoteis com boa avaliação de hospedes nos sites Booking (Todos reservados por aqui com opção de cancelamento), Trivago e Tripadvisor.

 

Transporte: Vôo de RJ x Paris e Roma x RJ, Vôo de paris para Veneza, Aluguel de Carro (intermediário) para o período de Veneza a Florença (Com seguro, GPS e correntes de neve), Trem de Florença até Roma. Em Roma e Paris, considerei preço do passe de metrô para os dias que ficaremos na cidade. Em Veneza, coloquei estimativa do vapporeto 48hs. Incluído também o deslocamento de taxi entre o Aeroporto x Hotel. Para o percurso de carro, simulei a rota pelo site viamichelin e deu uma estimativa de 256 euros. Considerei 300 euros.

 

Alimentação: Considerei 75 euros para o casal por dia.

 

Atrações: 650 euros que irão incluir o Museu Pass em Paris (4 dias), Torre Eifell e Monteparnasse Roma Pass (4 dias), Passeio de Gondola, Museu do Vaticano entre outros...

 

Tudo isto estou considerando a cotação do euro a $4,50. Se a Dilma ajudar, a viagem pode ter o custo reduzido, mas também pode ter o custo elevado ::quilpish::::quilpish::::quilpish::::quilpish::

 

Bom, é isso. Eu e minha esposa navegamos muito pelo site, vendo as informações, relatos, roteiros construídos... Sei que o valor total não foi dos melhores e poderia ter ficado um pouco menor se abríssemos mão de alguns pontos (principalmente em Hotel), mas não sei se valeria a pena, a relação custo x benefício não foi vantajosa (a economia não iria ser tão grande).

 

Muito obrigado pela ajuda Adriano, suas dicas foram importantes na confecção deste roteiro. Você contribuiu bastante para tornar nossa viagem mais redonda.

 

Agora é pesquisar bastante as cidades visitadas para aproveitarmos ao máximo.

 

Grande Braço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vejam que coisa, mesmo depois de pago, o Booking.com cancelou minha reserva em Roma e não vai devolver o valor pago e não está se mexendo para substituir a estadia. Já estou tomando as providências jurídicas necessárias, mas preciso de uma nova hospedagem.

 

Os preços subiram muito e dentro do que queremos e podemos pagar, estou na dúvida entre os dois Hoteis abaixo, ambos por 280 reais a diária. Pela localização, qual deles seria melhor para 5 diárias?

 

http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187791-d297013-Reviews-Hotel_Milo-Rome_Lazio.html

 

http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187791-d205853-Reviews-Hotel_Sant_Angelo-Rome_Lazio.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×