Ir para conteúdo

Viagem a Ilha de Margarita - Fevereiro 2015 - Relato completo


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos.

 

Antes de fazer esta viagem eu tentei buscar bastante informações de como ir para Ilha de Margarita e aproveitar o máximo, mas infelizmente não achei nunca as informações completas, principalmente ao que se refere a preços e de transporte. Graças a esses problemas resolvi escrever aos futuros viajantes um guia completo sobre esta aventura.

A viagem que aqui relatarei caberá como uma luva a vc que pensa em ir a Ilha através de Santa Elena (pegando ônibus e não carro próprio). Será bem objetivo e simples, quem quiser pode perguntar que prontamente responderei.

 

Então vamos lá!

 

Em primeiro lugar é importante ser dito que existem vôos direto de SP-Capital para a ilha, mas como sou aventureiro e queria vantagem na hora do câmbio então escolhi ir para Santa Elena.

O câmbio no dia da minha viagem(19/02/2015) estava em 60 bolívares por Real, na ilha pesquisei por cotação e os poucos que faziam o câmbio( Poucos te abordam no shopping Sambil e na Av Santiago Marino) achei por 52,00 por Real na época. Bom frisar que hoje 22/05 essa cotação está em 102,00

 

Como chegar até Santa Elena de Boa Vista?

Existem táxis que saem da rodoviária antiga até lá pelo preço de 35,00. Duração da viagem é de quase 4 h

 

O que fazer para entrar na Venezuela?

 

Pare na policia federal para dar saída do pais, tenha o RG em bom estado e com menos de 10 anos de emissão. Pode ser passaporte tb.

Vá até a fronteira da Venezuela(aprox 1 km a frente), se quiser pode ir a pé mesmo como fizemos, vá até o posto da policia e dê entrada no pais.

Obrigatório o seu RG e o documento de vacinação da febre amarela(DOCUMENTO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO)

Te darão um papel safado chamado "Permisso" que é a permissão para ficar no pais, guarde-o como se fosse sua alma (IMPORTANTE).

Obs. Em muitos casos eles não solicitam esse documento, mas qdo voltávamos vimos que eles pediram a alguns Brasileiros para entrar no pais, então providencie isso. Se mesmo assim chegar lá sem ele não se preocupe, na frente da fronteira da Venezuela tem um posto de vacinação,mas chegue em horário comercial.

 

Fuso horário.

1:30 atrasado em relação ao horário de Brasilia

 

Onde consultar para se ter acesso ao cambio do dia?

 

https://www.facebook.com/pages/Santa-Elena-de-Uair%C3%A9n-Estado-Bolivar-Venezuela/154987074556933?ref=ts&fref=ts

Este rapaz que reside em Santa Elena mostra diariamente o valor da cotação da moeda, ele fica em um hotel no centro da cidade(não se assuste, todos fazem isso lá).

Mas no dia eu troquei com uma Brasileira que fez o mesmo valor de cotação(achei mais seguro com ela), ela é dona de um restaurante que fica na:

Calle Zea, Edificio 1, Hotel Cristina(Fica na parte de cima)

O nome do restaurante é "Deus é Bom"

Troquem lá, a pessoa é super honesta e ótima comida, dá boas dicas a vc.

 

E agora, o que fazer?Ir de avião, ônibus, táxi ou a pé?

 

Bem, em primeiro lugar vamos colocar um ponto em algo importante que vc não acha em lugar nenhum na internet, leia bem: NÃO EXISTE VÔOS DE SANTA ELENA ATÉ MARGARITA. Existiu até outubro de 2014, mas houve um problema pois o aeroporto ficava em terras indígenas e esses forçaram para que o aeroporto fosse desativado.

 

Nos resta a opção de ônibus ou táxi(esqueça ir a pé rs). Mas não até a ILHA DE MARGARITA, vc terá obrigatoriamente que ir até uma cidade chamada PUERTO ORDAZ(distancia é de 630 km) e depois de lá pegar um avião

 

De táxi o custo no dia 19/02 estava entre 20 e 24 mil bolívares, tempo de viagem de umas 8 a 9h.

De ônibus estava entre 3500,00 e 5000,00 com tempo aproximado de 12 a 13h de viagem

 

Bem agora vamos aos detalhes da viagem que escolhemos que foi ir de ônibus:

Existem duas linhas de ônibus, os dois saem por volta das 17h, do horário local, da rodoviária de Santa Elena

 

A linha boa, que custa 5 mil, vc tem que chegar logo cedo na rodoviária, as 8 da manhã, para reservar a sua passagem e então só sair as 17h.

A linha ruim, que foi a que pegamos e custa 3500,00 vc pode comprar a qualquer horário, mas não pegue por favor, será a viagem mais cansativa da sua vida. A linha se chama MARANATHA, o ônibus é horrível, gelado, som alto(costume local, onde vc for vai perceber isso)

Faça um esforço e pegue o outro, assim até evita ter que ficar nos muquifos que existem em Santa Elena só pra esperar pegar o ônibus.

FIQUEI SABENDO DEPOIS QUE TEM ÔNIBUS DIRETO DE BOA VISTA PARA PUERTO ORDAZ

VIAÇÃO EUCATUR(NÃO SEI PREÇO)

Mas voltei de EUCATUR(Puerto Ordaz-Boa Vista) pelo preço de 3 mil bolivares

 

Mas antes de embarcar em qualquer um dos onibus saia com a passagem de avião comprada.

Dica: Compre nesta agencia de viagem na figura abaixo, paguei o preço de 3 mil bolívares o trecho. Me senti seguro de já ter as passagens quando chegasse a Puerto Ordaz. Se preferir ir de carro o irmão dela faz o trecho de Santa Elena a Puerto Ordaz

20150522_204357.jpg.f08dbebfef06a4b2ac8a502ffbfe018c.jpg

 

Após esse trecho todo de viagem e várias paradas na estrada pelos homens do exercito(dispensável essa parte já que outros relatos falam sobre isso) ai vc chegará até a rodoviária de Puerto Ordaz, de lá até o aeroporto dá 5 min.

Chegou no Aeroporto pague a taxa de embarque de cerca de 50 bolívares(chegue com umas 2 horas ou mais de antecedência pois não sei porque diabos os vôos partem antes da hora de lá). Em meia hora de vôo vc estará na ilha, pegue um táxi(qualquer uma daquelas latas velhas) e procure algum hotel em PORLAMAR.

 

PORLAMAR é o centro da ilha, é onde tem os melhores hotéis, centro de compras e praia próxima(mas a praia não é boa)

PAMPATAR é o centro gastronômico, os melhores restaurantes estão lá

NUEVA ESPARTA Centro de compras como Sambil e de divertimento como baladinhas e o Waterland(Diverland)

 

Falarei de tudo abaixo, inclusive o mais importante! Os preços.

 

Hotel:

Escolhi em Porlamar, um hotel chamado Bella Vista:

Preços(válidos até 18/06)

 

Vista pra cidade : 6800,00

Vista para a piscina : 8500,00

Vista para a praia : 8700,00

 

Não titubeie, pegue o quarto com vista para o mar

SAM_5302.jpg.9d1adbc74620712e65e28f79ac0fe518.jpg

 

Quarto com varanda enorme, banheira, prédio novo(completamente reformado), possui pizzaria, restaurante e bar dentro dele. Simplesmente perfeito. Tem serviço de táxi na recepção(5 táxis dentro do hotel a sua disposição).

Esse hotel fica na Av.Santiago Marino, um importante centro de compras

 

Serviço de táxi.

 

Muito barato, preferi só andar de táxi do que alugar um carro(detalhe, dentro do hotel tem duas locadoras de automóveis).

Vejam as fotos com os valores dos roteiros de táxi dentro da ilha, qualquer dúvida quanto as distancias usem o Google Maps.

 

SAM_6909.jpg.007933dca99de535aa94a8a78540068d.jpg

Os preços são tabelados e poderá ver que as marcações em vermelho são válidas apenas para domingos, a noite e feriados.

Obs. Os preços são válidos como ponto de partida o hotel Bella Vista

 

Diversão.

 

Só fomos em uma balada, chamada Bora Bora: Som bom de frente com a praia, lugar totalmente aberto.

Preço de 1500,00 com direito a dois drinks

O ruim é que não tem cardápio para vc escolher as coisas, mas enfim...

 

Waterland(Diverland)

 

O Diverland é um complexo de divertimento, tem um parque de diversões que funciona a noite e o Waterland que é o parque aquático temático. Lá vc pode nadar com os golfinhos e assistir uma apresentação com o Leão Marinho

Preços:

Observador: 400,00

Nadar com golfinhos+apresentação dos leões marinhos: 2500,00

Foto com o Leão Marinho: 150,00(sozinho ou o casal)

Sessão de fotos(conforme a mídia escolhida):

SAM_5352.jpg.975c2e948f749066ab71818fa4fd067a.jpg

 

Gastronomia

 

Vc come bem o casal com o máximo de 1500,00, quando queríamos esbanjar íamos aos melhores restaurantes da ilha gastando no máximo 2500,00(de comida).

 

Nas praias se comia e bebia muito bem

Cervejas entre 65,00 a 100,00

Água 50,00(no máximo)

Comidas entre 400,00 a 700,00 (porções de camarão ou peixe frito)

 

Um dos melhores restaurantes de lá é o Juana la Loca, mas atenção, não vá com fome pois é um restaurante GOURMET não um lugar pra vc encher a barriga.

Para terem uma idéia dos preços posto aqui o cardápio,(esse é um dos mais caros).

SAM_5426.jpg.11e1a760da2c2bb920f6c99cebd742fc.jpg

 

Outro lugar muito legal e que vale uma visita é o La Tequila

Cardápio com pratos de no máximo 1200 bols que servem duas pessoas e drinks de tequila servidas congeladas e em uma quantidade estrondosa por apenas 150,00.

SAM_5387.jpg.dee24a275c7ed9f5b4b85c76525c3f5c.jpg

 

Compras

 

Praticamente as mesmas lojas que existem no complexo Sambil existem na Av Santiago Marino, e preços são os mesmos. Em questão de bebidas prefira compras no Ratton Bodegon (Consulte endereço no Google) pois é mais barato, deixarei fotos com os produtos que pude tirar fotos e fazer vcs terem uma idéia dos preços praticados.

 

11440.jpg.0a7a9c0e8ca31a6933bd52d3f59cc12f.jpg

4500.jpg.1ef9687fda9314201e95f2a1d83850b2.jpg

899.jpg.0b5428bfa8cecc1d3e79ca44343bc8b4.jpg

 

Camisetas Polo TOMMY - Tinha em oferta por 7500,00 e outras entre 8500,00 e 11000,00

Agasalhos ADIDAS (só a parte de cima) 7500,00

 

Bem galera, é isso.

 

Procurei não falar de praias e mais atividades turísticas pois isso se acha com facilidade na net, me preocupei em cuidar da parte financeira que é muito importante pra quem se planeja viajar.

 

Um abraço a todos

2637.jpg.adf72b7070cdb4cb68fdb53d8efb2589.jpg

3000.jpg.83dec68f1321f8bedb268267bf487b02.jpg

3450.jpg.c4eea5c2f39458cacdd583e7125b29d0.jpg

3600.jpg.aecf7d886a25b48d8e028c0523276b19.jpg

6482.jpg.61255dd5bcd18f96d7cc8a5df0932b54.jpg

7568.jpg.e3ac5d3e5f63a08492f6604789cb2c50.jpg

14652.jpg.9b305c862a32f90ac79a3ea3b8a1c5f0.jpg

22500.jpg.ed9d0b65e70f2340b2774171eac51100.jpg

SAM_5400.jpg.21613018ce417703eef9885e92b9b2e1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi. muito bom seu relato.

qual cia voce pegou para ir até Isla?

você comprou com antecedencia ou na hora? quanto foi?

comprei pela conviasa antecipado e cancelaram o voo sem direito a reembolso.

 

você sabe me dizer se consigo ir de Ciudad Bolivar até Puerto Ordaz facilmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Bomdia!

estoucom viagem marcada para Margarita dia 02/09 /2015. Vi o seu relato e resolvi entrar em contato.

Me chamo Teófilo Leal sou do piaui e vou por terra de boa vista ate porto ordaz.

Se fosse possivel gostaria de entrar em contato com vc para esclarecer algumas duvidas.

Meu whatsapp é 086 981072566.

 

Obrigado pela atençao

Teófilo Leal

 

 

Olá a todos.

 

Antes de fazer esta viagem eu tentei buscar bastante informações de como ir para Ilha de Margarita e aproveitar o máximo, mas infelizmente não achei nunca as informações completas, principalmente ao que se refere a preços e de transporte. Graças a esses problemas resolvi escrever aos futuros viajantes um guia completo sobre esta aventura.

A viagem que aqui relatarei caberá como uma luva a vc que pensa em ir a Ilha através de Santa Elena (pegando ônibus e não carro próprio). Será bem objetivo e simples, quem quiser pode perguntar que prontamente responderei.

 

Então vamos lá!

 

Em primeiro lugar é importante ser dito que existem vôos direto de SP-Capital para a ilha, mas como sou aventureiro e queria vantagem na hora do câmbio então escolhi ir para Santa Elena.

O câmbio no dia da minha viagem(19/02/2015) estava em 60 bolívares por Real, na ilha pesquisei por cotação e os poucos que faziam o câmbio( Poucos te abordam no shopping Sambil e na Av Santiago Marino) achei por 52,00 por Real na época. Bom frisar que hoje 22/05 essa cotação está em 102,00

 

Como chegar até Santa Elena de Boa Vista?

Existem táxis que saem da rodoviária antiga até lá pelo preço de 35,00. Duração da viagem é de quase 4 h

 

O que fazer para entrar na Venezuela?

 

Pare na policia federal para dar saída do pais, tenha o RG em bom estado e com menos de 10 anos de emissão. Pode ser passaporte tb.

Vá até a fronteira da Venezuela(aprox 1 km a frente), se quiser pode ir a pé mesmo como fizemos, vá até o posto da policia e dê entrada no pais.

Obrigatório o seu RG e o documento de vacinação da febre amarela(DOCUMENTO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO)

Te darão um papel safado chamado "Permisso" que é a permissão para ficar no pais, guarde-o como se fosse sua alma (IMPORTANTE).

Obs. Em muitos casos eles não solicitam esse documento, mas qdo voltávamos vimos que eles pediram a alguns Brasileiros para entrar no pais, então providencie isso. Se mesmo assim chegar lá sem ele não se preocupe, na frente da fronteira da Venezuela tem um posto de vacinação,mas chegue em horário comercial.

 

Fuso horário.

1:30 atrasado em relação ao horário de Brasilia

 

Onde consultar para se ter acesso ao cambio do dia?

 

https://www.facebook.com/pages/Santa-Elena-de-Uair%C3%A9n-Estado-Bolivar-Venezuela/154987074556933?ref=ts&fref=ts

Este rapaz que reside em Santa Elena mostra diariamente o valor da cotação da moeda, ele fica em um hotel no centro da cidade(não se assuste, todos fazem isso lá).

Mas no dia eu troquei com uma Brasileira que fez o mesmo valor de cotação(achei mais seguro com ela), ela é dona de um restaurante que fica na:

Calle Zea, Edificio 1, Hotel Cristina(Fica na parte de cima)

O nome do restaurante é "Deus é Bom"

Troquem lá, a pessoa é super honesta e ótima comida, dá boas dicas a vc.

 

E agora, o que fazer?Ir de avião, ônibus, táxi ou a pé?

 

Bem, em primeiro lugar vamos colocar um ponto em algo importante que vc não acha em lugar nenhum na internet, leia bem: NÃO EXISTE VÔOS DE SANTA ELENA ATÉ MARGARITA. Existiu até outubro de 2014, mas houve um problema pois o aeroporto ficava em terras indígenas e esses forçaram para que o aeroporto fosse desativado.

 

Nos resta a opção de ônibus ou táxi(esqueça ir a pé rs). Mas não até a ILHA DE MARGARITA, vc terá obrigatoriamente que ir até uma cidade chamada PUERTO ORDAZ(distancia é de 630 km) e depois de lá pegar um avião

 

De táxi o custo no dia 19/02 estava entre 20 e 24 mil bolívares, tempo de viagem de umas 8 a 9h.

De ônibus estava entre 3500,00 e 5000,00 com tempo aproximado de 12 a 13h de viagem

 

Bem agora vamos aos detalhes da viagem que escolhemos que foi ir de ônibus:

Existem duas linhas de ônibus, os dois saem por volta das 17h, do horário local, da rodoviária de Santa Elena

 

A linha boa, que custa 5 mil, vc tem que chegar logo cedo na rodoviária, as 8 da manhã, para reservar a sua passagem e então só sair as 17h.

A linha ruim, que foi a que pegamos e custa 3500,00 vc pode comprar a qualquer horário, mas não pegue por favor, será a viagem mais cansativa da sua vida. A linha se chama MARANATHA, o ônibus é horrível, gelado, som alto(costume local, onde vc for vai perceber isso)

Faça um esforço e pegue o outro, assim até evita ter que ficar nos muquifos que existem em Santa Elena só pra esperar pegar o ônibus.

FIQUEI SABENDO DEPOIS QUE TEM ÔNIBUS DIRETO DE BOA VISTA PARA PUERTO ORDAZ

VIAÇÃO EUCATUR(NÃO SEI PREÇO)

Mas voltei de EUCATUR(Puerto Ordaz-Boa Vista) pelo preço de 3 mil bolivares

 

Mas antes de embarcar em qualquer um dos onibus saia com a passagem de avião comprada.

Dica: Compre nesta agencia de viagem na figura abaixo, paguei o preço de 3 mil bolívares o trecho. Me senti seguro de já ter as passagens quando chegasse a Puerto Ordaz. Se preferir ir de carro o irmão dela faz o trecho de Santa Elena a Puerto Ordaz

IMG_20170806_135123126.thumb.jpg.3fd6adee03e168a086db7ea838c59550.jpgSAM_5302.jpg[/attachment]

 

Quarto com varanda enorme, banheira, prédio novo(completamente reformado), possui pizzaria, restaurante e bar dentro dele. Simplesmente perfeito. Tem serviço de táxi na recepção(5 táxis dentro do hotel a sua disposição).

Esse hotel fica na Av.Santiago Marino, um importante centro de compras

 

Serviço de táxi.

 

Muito barato, preferi só andar de táxi do que alugar um carro(detalhe, dentro do hotel tem duas locadoras de automóveis).

Vejam as fotos com os valores dos roteiros de táxi dentro da ilha, qualquer dúvida quanto as distancias usem o Google Maps.

 

598d9e054e324_StaCruzeSucre027_edited.jpg.6de67840b85a8e4a127bf23f8ca8ec4c.jpgSAM_5352.jpg[/attachment]

 

Gastronomia

 

Vc come bem o casal com o máximo de 1500,00, quando queríamos esbanjar íamos aos melhores restaurantes da ilha gastando no máximo 2500,00(de comida).

 

Nas praias se comia e bebia muito bem

Cervejas entre 65,00 a 100,00

Água 50,00(no máximo)

Comidas entre 400,00 a 700,00 (porções de camarão ou peixe frito)

 

Um dos melhores restaurantes de lá é o Juana la Loca, mas atenção, não vá com fome pois é um restaurante GOURMET não um lugar pra vc encher a barriga.

Para terem uma idéia dos preços posto aqui o cardápio,(esse é um dos mais caros).

[attachment=0]SAM_5426.jpg[/attachment]

 

Outro lugar muito legal e que vale uma visita é o La Tequila

Cardápio com pratos de no máximo 1200 bols que servem duas pessoas e drinks de tequila servidas congeladas e em uma quantidade estrondosa por apenas 150,00.

[attachment=6]SAM_5400.jpg[/attachment] [attachment=5]SAM_5387.jpg[/attachment]

 

Compras

 

Praticamente as mesmas lojas que existem no complexo Sambil existem na Av Santiago Marino, e preços são os mesmos. Em questão de bebidas prefira compras no Ratton Bodegon (Consulte endereço no Google) pois é mais barato, deixarei fotos com os produtos que pude tirar fotos e fazer vcs terem uma idéia dos preços praticados.

 

[attachment=7]22500.jpg[/attachment][attachment=8]14652.jpg[/attachment][attachment=9]11440.jpg[/attachment]

[attachment=10]7568.jpg[/attachment][attachment=11]6482.jpg[/attachment][attachment=12]4500.jpg[/attachment]

[attachment=13]3600.jpg[/attachment] [attachment=14]3450.jpg[/attachment] [attachment=15]3000.jpg[/attachment] [attachment=16]2637.jpg[/attachment][attachment=17]899.jpg[/attachment]

 

Camisetas Polo TOMMY - Tinha em oferta por 7500,00 e outras entre 8500,00 e 11000,00

Agasalhos ADIDAS (só a parte de cima) 7500,00

 

Bem galera, é isso.

 

Procurei não falar de praias e mais atividades turísticas pois isso se acha com facilidade na net, me preocupei em cuidar da parte financeira que é muito importante pra quem se planeja viajar.

 

Um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi. muito bom seu relato.

qual cia voce pegou para ir até Isla?

você comprou com antecedencia ou na hora? quanto foi?

comprei pela conviasa antecipado e cancelaram o voo sem direito a reembolso.

 

você sabe me dizer se consigo ir de Ciudad Bolivar até Puerto Ordaz facilmente?

 

 

Olá Chryca.

 

Pegamos a Conviasa. Comprei a passagem com antecedência, na época paguei 3 mil bolívares ida e volta, no meu relato tem o cartão e lá o Whats app da pessoa que me vendeu e ai vc poderá saber sobre preços atualizados pois com a inflação que está lá com certeza aumentou bastante rs.

E sinceramente não sei como vc conseguiria ir de C.Bolivar até lá. C. Bolivar é Colômbia né? Se não me engano tem ônibus sim, mas fica a dica, nada é fácil para aqueles lados tem horas e os ônibus são escassos, coisa de o máximo de dois por dia até Puerto Ordaz. Espero ter ajudado, qq dúvida que eu possa ajudar pode perguntar.

 

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Bomdia!

estoucom viagem marcada para Margarita dia 02/09 /2015. Vi o seu relato e resolvi entrar em contato.

Me chamo Teófilo Leal sou do piaui e vou por terra de boa vista ate porto ordaz.

Se fosse possivel gostaria de entrar em contato com vc para esclarecer algumas duvidas.

Meu whatsapp é 086 981072566.

 

Obrigado pela atençao

Teófilo Leal

 

 

Ok amigo, anotei o tel e no fds entro em contato.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Oi! Estou pensando em fazer essa mesma viagem em fevereiro/2016. Gostaria de saber se você reservou o hotel com antecedência ou só quando chegou lá. Porque procurei pelo hotel que você indicou (Bella Vista) nos sites de reserva de hotel e não encontrei. Obrigada!

 

 

Oi Elaine. Eu escolhi o hotel lá, pois eu sabia que reservar em sites por aqui ficam 5x mais caro(lembre-se da diferença do cambio do real e paralelo). mas se mesmo assim vc queira reservar aqui no Brasil vc encontra opção através do trip advisor (http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g316062-d578454-Reviews-Bella_Vista_Hotel-Porlamar_Margarita_Island_Coastal_Islands_Insular_Region.html)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Elaise...

 

Conheci um guia maravilhoso na Ilha...

 

Seu nome é Eunander Brito

 

Procure por ele no face: O seu guia da Ilha de Margarita ... depois tento enviar o link.

 

Ele consegue uma pousada barata, as passagens aereas. lá ele faz todo o serviço de transfer e te deixa nos melhores pontos turisticos.. preço.. muito acessivel...

 

depois escreverei relato completo.

 

sem ele, meu grupo de 6 pessoas iria sofrer, rsrs... mas serio... foi o maximo nossos 5 dias lá com a ajuda dele

 

Oi! Estou pensando em fazer essa mesma viagem em fevereiro/2016. Gostaria de saber se você reservou o hotel com antecedência ou só quando chegou lá. Porque procurei pelo hotel que você indicou (Bella Vista) nos sites de reserva de hotel e não encontrei. Obrigada!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...