Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

50 tons de azul - Cancún, Playa del Carmen e Tulum (maio/2015)

Postado
  • Membros

Depois de Los Roques e San Andrés, finalmente chegou a vez do Caribe mexicano! Acabei de voltar do México numa trip solo que incluiu Cancún, Playa del Carmen e Tulum. Há vários relatos sobre estes destinos. Mais uma vez, como forma de agradecimento, eu deixarei aqui minhas dicas com foco no planejamento de uma viagem para lá.

598dc9b196650_ParqueGarrafn.JPG.044303d06479c33bfaf91742a1616772.JPG

MEU ESTILO DE VIAGEM

Quando se lê um relato de viagem ou ouve a opinião de uma pessoa sobre um determinado lugar que ela conheceu é importante levar em consideração o gosto desta pessoa e/ou seu estilo de viajar pois a impressão que uma pessoa teve sobre algo pode ser completamente diferente da sua. Citarei um exemplo. Eu gosto muito de uma praia no Nordeste e teci vários elogios para amigos. Eis que um deles foi com a família e não gostou muito do lugar. "Como assim?! O lugar é lindo, o mar é maravilhoso!" - eu disse. O que ele respondeu: "_ Mar sem graça. Não gostei da praia. Não tinha onda." Um mesmo lugar sob dois pontos de vistas diferentes. Ouça tudo, filtre e depois decida o que é mais adequado para você.

Quando estou viajando, prefiro preencher meus dias de viagens com passeios. Embora já tenha feito e curtido bastante, não sou fã de viagens para descansar, ainda mais quando o descanso é em dólar ($$$$). Sou uma admiradora do mar feito piscina, com águas cristalinas e mornas. Apaixonada por este visual azul turquesa que a gente encontra no mar do Caribe.

Em Cancún e Playa del Carmen, a minha prioridade era o mar e coisas que só se encontram aqui, como os cenotes. Não queria nada "artificial" ou parques. Eis a razão para meu roteiro não incluir alguns passeios que a maioria faz. Porém, deixei um dia livre no roteiro, caso mudasse de ideia. Meu lema era "foco no cliente": praia, cenotes e ruínas. Apesar de não gostar da noite (baladas e afins), abri uma exceção para Cancún.

ONDE FICAR: DECIDINDO A HOSPEDAGEM

Divida a sua estadia em dois lugares: Cancún e Playa del Carmen. por pura falta de informação, Vejo gente fechando toda a sua hospedagem em Cancún . Veja o mapa abaixo. Boa parte das atrações da região está mais próxima de Playa del Carmen do que de Cancún. Ir a um destes lugares a partir de Cancún, é perder no mínimo 1h até chegar em Playa del Carmen (PDC ) e mais o tempo de percurso de Playa até o local desejado. De Playa para Tulum é quase 1h de viagem. Imagina perder 4h em um dia com deslocamentos!

500px-RivieraMayaMap.svg.png

Fonte: Wikipedia

Playa del Carmen

Em Playa del Carmen, eu reservei uns três dias antes de viajar (uma loucura!) o Hotel Banana. A ideia era ficar no Hotel Barrio Latino mas estava mais caro (pouquíssima coisa) em relação ao Banana. Eu fiz a reserva diretamente no site do hotel (é necessário deixar o número do cartão de crédito). O hotel não oferece café da manhã mas há restaurantes e padarias próximas.

Na minha opinião, quanto mais perto da Quinta Avenida, melhor localizado você está. Só que a Quinta Avenida é bem grande (uns 20 minutos caminhando de uma ponta a outra). Independente de onde você está, seja perto da Calle 2 (ponto próximo aos ferries para Cozumel) ou da Calle 28 (Playa Mamita's), durantes os dias que estiver em Playa, você ficará num ir e vir constante entre estes trechos. Melhor ficar perto da Calle 2, pois estará perto do ferry, perto do terminal da ADO (Av Benito Juaréz) e do ponto das vans (colectivos) que percorrem a Carretera Federal rumo a Tulum (Calle 4). O meio da Quinta Avenida é a Avenida Constituyentes. Neste link tem um mapa de Playa del Carmen.

Cancún

Em Cancún, como deixei para ver hotéis em cima da hora, não achei nada que tivesse boa relação custo/benefício. Se pudesse, ficaria na Zona Hotelera, próxima ao Cocobongo. Não é imprescindível isso, visto que há o ônibus R1 que percorre toda a Boulevard Kukulkán, a avenida principal da zona hoteleira. O ônibus roda 24h e vai do Centro até a Zona Hoteleira. A passagem custa apenas 10, 50 pesos.

Reservei via Booking o Hostel Mezcal, no Centro. Próximo ao terminal ADO (não dá nem 10 minutos). Três dias no hostel, quarto feminino com 6 camas, custou USD 39 todo o período. O quarto feminino é grande, tem 3 tomadas para cada cama, um banheiro grande, uma varanda com um pequeno secador para você colocar a toalha e as roupas de banho para secar e armários que cabem tranquilamente uma mala média e grande. Se for ficar em hostel, leve seu cadeado. Há quartos privativos por 50 USD mas não havia vagas no período que eu fiquei. O hostel também oferece passeios. Eu achei tecnicamente um bom hostel mas não gostei do clima. Eu acho que este é o maior pecado do Mezcal. Faltou o ambiente família . Achei o staff bem seco, diferente dos simpáticos mexicanos que encontrei ao longo da viagem. Eu ficaria lá novamente com certeza mas só se estivesse acompanhada.

Opinião | Particularmente, gostei muito mais de Playa del Carmen. O ambiente por lá é informal sem deixar de ser charmoso e em nada lembra as praias privativas, os resortões e o jeito americanizado de Cancún. Se o seu estilo for este, fique em Playa. Esqueça os resorts all inclusive em Cancún. Escolha uma pousada em Playa, ponha os chinelos e vá curtir o clima. Da próxima vez, ficarei todos os dias em Playa. O melhor de Cancún é Isla Mujeres.

O QUE LEVAR?

- Documentos: além de passaporte, convém levar a CNH ou o RG como documento adicional. Há lugares que para permitir o aluguel, como toalhas por exemplo, é necessário a apresentação do RG e aí o documento fica retido.

- Snorkel (máscara e respirador). Em todos os lugares com atrações aquáticas, há máscaras para alugar. Se você gosta de snorkel e pretende viajar para mais lugares que use o equipamento, considere comprar um no Brasil mesmo. Eu comprei um antes da viagem para Los Roques e tenho usado e até emprestado para amigos. O seu gasto será bem pago ao longo de suas viagens.

- Pés de pato. Também se aluga nos lugares onde há atrações aquáticas como Cenote Dos Ojos.

- Câmera fotográfica a prova d'água;

- Chapéu;

- Protetor solar biodegradável (só é permitido este tipo de protetor nos cenotes);

- Toalha leve e pequena para os passeios aos cenotes;

- Repelente.

MOEDAS, CÂMBIO, ETC.

Leve dólares. Não precisa ser somente notas de 100 dólares. Ao trocar o dólar por pesos em estabelecimentos como agências e mercados, procure saber se o troco será em dinheiro. Há várias casas de câmbio espalhadas pelas principais ruas. Os mexicanos não tem frescura com notas de dólares. Elas podem ser velhas ou amassadas que eles não esquentam. A moeda mexicana é o peso (MXN).

Cotação ao longo desta semana (13/05 a 21/05)

No aeroporto de Cancún, os táxis estavam fazendo a cotação 1 dólar = 10 pesos.

Nas casas de câmbio, a cotação em média foi essa:

- Cancún: 1 dólar = 14,30 pesos

- Playa: 1 dólar = 14,40 pesos. À medida que for andando na Quinta Avenido e indo em direção ao ferry, a cotação melhora.

- Cozumel: 1 dólar = 14,30 pesos

No comércio mexicano, você verá os preços com o cifrão mas isso não significa que os preços sejam em dólares. Preços em pesos mexicanos são escritos com o cifrão "$" já os preços em dólares geralmente tem o símbolo "U$".

Em Playa del Carmen, a melhor cotação que eu encontrava era na casa de câmbio ao lado do Mac Donald's, praticamente em frente ao Terminal da ADO (Quinta Avenida, entre a Juaréz e Calle 4). Algumas casas de câmbio te pedem identificação. Basta a CNH (licencia de conduzir).

Eu consigo sacar dinheiro?

Existem caixas eletrônicos por todos os lugares. Tanto para sacar em dólares como em pesos. Estará escrito nas máquinas (ATM). Ao usar os dólares em agências ou mercados e pagar com dólares, procure-saber se o troco será em dólares ou reais.

Cartões de crédito. Cartões múltiplos. Aplicativos de banco

Lembre-se de você desbloquear seu cartão de crédito antes de viajar. É necessário informar o período da viagem e para qual país você estará indo. Eu sou cliente Santander e tenho cartão múltiplo. Em viagens anteriores, ao fazer compras, mesmo que se a lojista escolhesse a opção débito, a compra era efetuada no cartão de crédito. Isso só acontecia em compras usando o cartão múltiplo. Não acontece em saques. Eu já tive vários problemas com isso. Então sugiro você perguntar isso ao gerente do banco, ainda mais em tempos de alta do dólar. Procure saber sobre as taxas do seu banco sobre saques.

Eu fiz um mix de tudo na viagem: troquei dólares, saquei dinheiro e usei o cartão. Ainda não tive tempo para analisar e descobrir qual foi o mais vantajoso.

Ah, eu tive um pequeno problema no Brasil e necessitei fazer uma transferência. Eis que descobri que havia esquecido de baixar o aplicativo do banco para o tablet e celular. Consegui resolver solicitando ajuda a amigos mas fica aí a dica para você evitar eventuais problemas.

FUSO HORÁRIO

Horário em Cancún e Playa del Carmen = -2h em relação ao horário de Brasília.

COMO ESTÁ O TEMPO NO MÊS DE MAIO POR AQUELAS BANDAS?

Um calor de fritar os miolos. O ápice da temperatura máxima é o dia em que se conhece Chichén Itza. Sempre ande com garrafa de água mineral.

O ROTEIRO PLANEJADO

Comprei a passagem aérea em novembro, numa promoção pela Copa Airlines. Paguei R$ 1.600 o voo GIG-CUN ida e volta. Quem escolheu a quantidade de dias foi o preço da passagem. Distribuí meus dias assim:

1º dia - Aéreo Rio - Cancún com chegada prevista para 21:35. Ônibus ADO para Playa del Carmen.

2º dia - Conhecendo a Quinta Avenida. Playa Mamita's.

3º dia - Ruínas de Tulum e Playa Paraíso.

4º dia - Akumal e Cenote Dos Ojos

5º dia - Ruínas de Cobá e Gran Cenote

6º dia - Cozumel

7º dia - Dia livre (um dos Parques X ou Río Secreto ou Cenotes)

8º dia - Ônibus Cancún - Playa del Carmen

9º dia - Chichén Itza

10º dia - Isla Mujeres

11º dia - Aéreo Cancún - Rio de Janeiro

Tem muita coisa a se fazer por lá. Se tivesse 15 dias, com certeza todos os dias estariam preenchidos de passeios distintos. Um dos dias eu deixei livre, pensando ou em repetir passeios ou conhecer um dos parques X (Xel Ha, Xcaret ou Xplor) ou conhecer o cenote Río Secreto.

O ROTEIRO REALIZADO

1º dia - Aéreo Rio - Cancún com chegada prevista para 21:35. Táxi compartilhado para Playa del Carmen.

2º dia - Conhecendo a Quinta Avenida. Playa Mamita's.

3º dia - Cenote Dos Ojos e Akumal. Cenote Azul

4º dia - Ruínas de Tulum e Playa Paraíso.

5º dia - Ruínas de Cobá e Gran Cenote

6º dia - Chichén Itza

7º dia - Cozumel

8º dia - Ônibus ADO Cancún - Playa del Carmen. Isla Mujeres

9º dia - Isla Mujeres e Dolphin Discovery. Noite no Cocobongo.

10º dia - Cozumel (snorkel e clube praia). Noite no Cirque du Soleil

11º dia - Aéreo Cancún - Rio de Janeiro

O que eu mudaria no roteiro?

- Teria feito Akumal antes e depois o Cenote Dos Ojos.

- Faria o traslado para Cobá de táxi ou carro alugado e no mesmo dia, iria para o Gran Cenote e os cenotes da região próximos a Cobá.

- Não teria ido ao Cirque du Soleil.

O restante eu acho que ficou redondinho.

COMO CHEGAR AO SEU HOTEL

Ao chegar em Cancún, você pode:

- Alugar um carro já no aeroporto;

- Pegar o ônibus da ADO (fala-se a-dê-ô) para Cancún ou Playa del Carmen. O último horário do ônibus para Playa é 23:50. A passagem para Playa custa 156 pesos. A duração da viagem é de 1h20min.

- Pegar um táxi. Há táxis privativos e compartilhados. Do aeroporto de Cancún até Cancún Centro custa U$ 20 a 25. Do aeroporto de Cancún até Playa custa U$ 63. Alguns taxistas aceitam dólares, principalmente Cozumel.

CIRCULANDO

- Em Playa del Carmen: Para ir às atrações turísticas, basta usar a van como meio de transporte ou alugar um carro, que ajuda a otimizar o roteiro. Eu estava sozinha, então achei economicamente mais viável usar o colectivo (vans). As vans saem da Calle 2, entre a 10ª e 15ª avenidas. Ao chegar lá, basta dizer onde quer ir à pessoa que organiza as filas.

- Em Cancún: Esteja hospedado no Centro ou na Zona Hotelera, não precisará de carro. Utilize o transporte público. Há um ônibus, o R1, que circula pela zona hoteleira e pela Av. Tulum durante o dia inteiro. Preço: MXN 10,50

- Em Cozumel: Alugue um carro (preço por volta de USD 40) ou use o táxi (há uma tabela de preços no ponto de táxi próximo ao cais do Centro).

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Relato massa, voltei de lá há pouco tempo e as dicas de como se locomover em vans, sem depender de agências pra conhecer alguns locais como Akumal, Tulum, Cenote dos Ojos e até Cancun ajudaram demais. Fiz um tour para Sian Kaan, reserva natural, apesar de caro, valeu a pena. Tem opção de jipe, mas o melhor é opção em lancha, a pista será o mar e o mangue com infinitas cores. Neste passeio vimos golfinhos e crocodilos na natureza.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Pat.. Parabéns pelo relato!! Show..

Vou em agosto/16 e farei um roteiro de 15 dias.

Vou fazer também passeios nas ilhas contou ou holbox que são os mergulhos com tubarão baleia.

Vou tentar conhecer outros cenotes em Mérida p mergulhar Scuba.

Vou tentar entender um pouco está questão de dólar./pesos, pois estava pensando só em levar so pesos.

1° dúvida: dentro o seu roteiro VC percebeu alguma diferença se fizesse passeios ou visitasse lufares em outros dias ou final de semana?

Estou perguntando, pois sempre analiso os melhores dias p passeios, fugindo do povão e farofa!! RSS

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oi!

Eu fui em maio, então não vi muita diferença não. Você vai gostar do lugar. Eu e uma amiga que foi meses antes sempre suspiramos quando lembramos da viagem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.