Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Projeto de Mochilão por todos os países da América do Sul - 2016

Postado
  • Membros

Olá pessoal!

Sou novo como inscrito aqui no fórum, apesar de já acompanha-lo há bastante tempo! Claro, agradeço a todos os viajantes que passaram por aqui para compartilhar suas experiências, que ajudam e continuam a ajudar muitos de nós, amantes de viagens!

Hoje estou passando para compartilhar com vocês um planejamento de mochilão que farei no próximo ano, um projeto pelo qual tenho trabalhado bastante para concretizar. Será uma viagem por todos os países da América do Sul (exceto Brasil), iniciando pelo Paraguai, e finalizando na Guiana Francesa. Planejo algo entorno de 4 meses e meio para realizar esta viagem, iniciando em Março de 2016, e no roteiro, as cidades que serão visitadas são:

• Paraguai

o Pedro Juan Caballero

o Concepcion

o Assunção

• Uruguai

o Punta Del Este

o Montevideo

o Colonia del Sacramento

• Argentina

o Tigre

o Buenos Aires

o Cordoba

o Mendoza

• Chile

o Santiago

o Valparaíso e Viña del Mar

o La Serena

o San Pedro de Atacama

• Bolívia

o Uyuni

o La Paz

o Copacabana

• Peru

o Puno

o Cusco

o Nazca

o Lima

o Piura

• Equador

o Cuenca

o Baños de Agua Santa

o Cotopaxi

o Quito

• Colômbia

o Cali

o Bogotá

o Medellin

o Cartagena

• Venezuela

o Macaraíbo

o Mérida

o Coro

o Caracas

• Trinidad e Tobago

o Port of Spain

o Crown Point, Scarborough, Mount St George, Plymouth, Black Rock

• Guiana

o Georgetown

o New Amsterdam

• Suriname

o Paramaribo

• Guiana Francesa

o Cayenne

o Îles du Salut

A primeira dúvida, que gostaria de receber a opinião de vocês, é: O que acham desse roteiro? Ele pode ser melhorado de alguma forma? Para documentar toda essa aventura, planejo levar um drone para filmagens aéreas, uma câmera DSRL, o celular e um monopod. Postarei tudo em meu canal no YouTube (http://soucidadaodomundo.com/youtube). Para isso terei de andar diariamente com uma mochila razoavelmente grande, com peso entorno de 8-10kg, e duas bags menores que ficarão nos hostels durante o dia com itens de vestuário, netbook, hd para backup, etc (pesando mais uns 10 kg também). As bags podem ser anexas às laterais da mochila, para levar tudo junto (vou colocar uma imagem do que espero fazer com a mochila e bags). Vocês acham que seria muito perigoso andar com tantos equipamentos todos os dias? Tenho muito receio neste sentido, e até pensei em levar o monopod na mão (para intimidar pessoas mal intencionadas) em alguns lugares para situações de emergência. Além disso, é viável andar todos os dias com uma mochila que representa 10-15% do meu peso?

Mochila com bags anexas à lateral (peso total 18-20kg):

Mochila-anexa.jpg

Mochila diária (peso total 10 kg):

Mochila.jpg

Outro ponto importantíssimo é a questão de dinheiro. Estive pensando em levar apenas os cartões de débito e crédito, e ir sacando a moeda local nas ATMs, levando em dinheiro somente o necessário para não mais que 3 dias. Acham isso viável, ou recomendam algo diferente (como VTM, por exemplo)? Estou cotando um gasto entorno de R$ 150 por dia, durante a viagem, que já estão inseridos custos com transporte, atrações, alimentação, hostels, miscelânea. É suficiente?

Um último ponto, que pensei bastante, mas ainda não consegui encontrar uma viabilidade, apesar de ajudar muito numa viagem como essa, é utilizar uma moto como meio de transporte ao invés de ônibus. Pensei em utilizar uma moto de 250cc, offroad (já pensando em alguns trechos mais complicados). Ter uma moto me facilita o transporte da mochila e bags, além de me permitir ir para qualquer lugar de forma mais simples e barata (sem mencionar os belíssimos lugares que posso encontrar e parar pelo caminho). Por outro lado, eu não posso descansar no ônibus enquanto viajo (na moto estarei dirigindo, lógico), estarei sozinho caso algo aconteça, e terei de aumentar a atenção aos planejamentos para pegar as estradas e rotas certas, e terei que fazer a manutenção da moto no caminho. Seriam algo entorno de 16 mil km percorridos, sem mencionar o retorno ao Brasil. As vantagens são muito tentadoras, mas as desvantagens são também muito desanimadoras. No momento, estou optando permanecer com a opção de locomoção por ônibus mesmo, e localmente, a pé, ônibus, metrô, taxi (quando muito necessário), etc. Como veem este ponto?

Já viajei sozinho antes algumas vezes, mas como esta viagem conta com muuuuitos fatores a serem considerados, estou já prevendo o máximo possível antes de partir, e gostaria de contar com a experiência de vocês para partir de forma mais embasada possível!

Toda opinião construtiva e sugestão é muito bem vinda, e agradeço pelo apoio :)

Featured Replies

Postado
  • Membros

Camarada, eu faço viagens mais ou menos nos moldes que tu ta propondo, meus gastos ficaram em R$100,00 por dia nas duas ultimas viagens, porem eu fui acampando, então se tu tem R$150.00 vc consegue fazer a viagem com moto que faz pelo menos 25 km/l e ainda pode dormir todo dia em hostel ou hoteis baratos.

Minhas impressões dos países por onde passei:

Argentina - Povo cordial, gasolina pouca coisa mais barata, comida o mesmo preço, não tive problemas com policia, fui parado e liberado, porem não andei contra a lei, o melhor lugar para fazer cambio é em Buenos Aires. mais seguro que o Brasil. o transito é igual aqui.

Uruguai - Povo cordial, gasolina muito cara paguei R$5,00 o litro, transito mais calmo e pessoal educado, pais que passa muita segurança.

Chile - Povo muito educado no transito, comida no mesmo preço daqui, gasolina 10% mais cara, parques nacionais aceitam carteirinha de estudante e cobram meia entrada, hotéis muito caros. Nunca tente subornar um policial lá, é certo que vão te prender.

Bolívia - andei 300 km lá, fui parado algumas vezes pela policia e sempre liberado sem propina, a gasolina é cobrado o dobro do valor da bomba para estrangeiros, mas vc pode abastecer em galao e pagar o valor da bomba caso deixe a moto fora do posto, mesmo pagando o dobro da bomba o valor fica igual ao do Brasil. Transito complicado, sem lei todo mundo anda como quer, tem que ter muito cuidado.

Peru - Transito como o da Bolívia, gasolina 10% mais cara, a comida tem o mesmo preço do Chile, mas se aprender uns macetes ela pode sair bem mais barata, tem que comer em lanchonetes onde vai o povo local. Fui parado algumas vezes pela policia e sempre liberado, o povo também é cordial e o pais parece mais seguro que o Brasil.

Aconselharia vc a levar o valor total que vai gastar em notas de R$100,00 e ir fazendo o cambio em cada fronteira e ao sair trocar o que sobrou pela moeda do próximo pais e completar com os reais que vc levou. Outra opção é levar em dólar, as vezes não trocam reais em cidades pequenas, somente nas cidades turísticas ou nas grandes cidades. O problema de vc ir com cartão de debito e credito é a taxa de saque e a conversão do cartão de credito, sem contar que na maioria das cidades pequenas vc não encontrara quem aceite o cartão, dos países que passei o que aceitava mais facilmente é o Chile.

Nas minhas duas viagens levei em dolar, mas na proxima levarei em reais.

Postado
  • Membros

Agora quanto ao roteiro seu. Depende de quanto tempo vc tem pra fazer, se vc tem todo o tempo necessário vá em frente, agora se o tempo de mandar escolher o que deixar de fora eu aconselharia ir apenas até o equador, já leio relatos de viagens a uns 5 anos e a 3 comecei a viajar, pelo que leio a Colômbia e a Venezuela são países difíceis, até a policia pode te roubar por lá, porem o litoral da Colômbia e da Venezuela é muito bonito. A Guiana francesa tem tramites de aduana complicados, eu adicionaria mais lugares para visitar no Chile, as paisagens da cordilheiras são lindas, eu farei uma viagem este ano fazendo todas as travessias da cordilheira desde Santiago até a Bolívia, serão 10000 km. Em meu blog tem os detalhes desta viagem, caso quiser me acompanhar irei com mais 3 pessoas, acampando e numa viagem de baixo custo e lá tem tambem o relato das minhas ultimas duas viagens e vc pode achar por lá mais alguns lugares que poderá incluir no seu roteiro.

Se precisar saber de mais alguma coisa é so perguntar.

http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/

Postado
  • Autor
  • Membros

Bom demais sua experiência, @spygtba!

Como estaria solo, comecei a cogitar ir de carro. Imagino ser mais seguro caso aconteça alguma coisa, poderei ir dormindo no carro pelo caminho, economizar com estadias, fazer compras em supermercados e deixar um pequeno estoque de comida no carro, poderei levar o equipamento com menos preocupação e também poder parar pelo caminho para fazer fotos e filmagens.

Seria mais caro ir de carro pelo consumo da gasolina, mas entendo que a economia com hospedagem pagaria o aumento, e o gasto com transporte por ônibus seria pouca coisa menor do que indo de carro.

Considerando vários relatos com relação a gasolina em alguns países, pensei em levar uns 2 ou 3 galões de 10 litros, para poder encher de gasolina, e seguir mais alguns km até o próximo posto. Vi que em algumas localidades e rotas, os postos ficam à mais de 600km um do outro, isso me deixaria em sérios problemas se não tivesse uma reserva de gasolina.

Pois é, me preocupei também com a rota pela Colômbia e Venezuela... Minha idéia era ir de carro até a Venezuela, descer para Boa Vista para deixar o carro, e fazer as Guianas e Suriname de avião mesmo. Será que assim seria viável, ou é melhor considerar deixar o carro no Brasil já desde o Equador?

Fiz um cálculo por cima, essa road trip daria 22 mil km, e consideraria mais uns 5 mil km de margem para tours internas nas cidades e possíveis erros de rota.

Até pensei dar uma esticada para o sul, considerando Bariloche e subir pelo Chile, mas isso aumentaria bastante os kilometros rodados.

Estimo algo entorno de 4 meses para realização desta viagem, o que daria mais ou menos 3 dias para cada cidade. Claro que em algumas ficarei 5 dias, outras apenas 1 dia, mas a média é 3.

Vou conferir seu blog, com certeza! Toda experiência é válida neste caso!

Postado
  • Membros

Não sei o quanto vc já pesquisou, mas pelo fato de vc não ter incluido o sul da Argentina e do Chile e optado por paises dificieis do norte da america do sul me leva a duas conclusões:

Primeira - Vc gosta daqueles paises ou tem alguma ligação emocional para querer ir para lá, tipo um sonho de conhecer certo lugar, assim como ja tive quando era criança e via fotos de calendarios e sempre quiz visitar. Foi o que fiz quando pude. Neste caso as razões emocionais falam mais alto e vale a pena seguir com o plano.

Segunda - Vc não pesquisou o bastante sobre o sul. Ja andei desde Santiago até Cusco e posso lhe afirmar que a paisagem é praticamente a mesma. A cordilheira é linda, a melhor parte da viagem, mas ela é parecida sempre, sempre muito bonita. o que tem de diferente é o que o homem fez, as ruinas incas, as cidades históricas, coisas do tipo. Para o sul ainda não fui, mas tenho lido muitos relatos de viagens assitido a videos das viagens dos outros e posso afirmar, mesmo não tendo visto ao vivo que a parte do Chile mais bonita é a Carretera austral, Ruta 7, ela é em partes de ripio serpenteia por entre montanhas, vulcões, lagos e rios de aguas azuis é muito linda e em especial no outono quando as folhas variam de cor entre o amarelo e o vermelho e na Argentina tem a ruta 40 que é linda de ponta a ponta e sem contar que tem os parques de Torres del Paine, Fritz Roy, a cidade de El Calafate na argentina e as Capilhas de Marmol no Chile.

Caso não tenha pesquisado ainda coloque estas dicas que citei acima no google e vc verá a beleza do lugares.

Outra coisa que vc deve considerar ao ir de carro e usa-lo para dormir é que ele por ser de aço ira transmitir a temperatura de fora pra dentro e vc vai passar tanto frio quanto se estivesse no relento, ja li relatos de quem sofreu bastante com isso. Principalmente em regiões altas mesmo no verão é muito frio a noite.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, @spygtba! Obrigado novamente pela sua visão!

Então, inseri os países do norte da América do Sul, pois neste projeto espero visitar 100% dos países do continente, e por essa razão preferi dedicar uma viagem para o extremo sul para outro momento, e extender a viagem mais acima no mapa. Minha expectativa não é me focar na Cordilheira, mas com certeza espero passar por algumas estradas que são paralelas a ela em algum momento. Para alguns países como Paraguai e Bolívia, preferi optar por visitar apenas as "grandes cidades", pois vi que realmente as desvantagens são muitas nestes países para perambular muito por eles. Li bastante sobre a corrupção na Venezuela, e isso permanece uma preocupação... Já com relação a Colômbia, vi que o "perigo" não é maior do que nos demais países mais ao sul, pelo menos por parte da polícia corrupta. Com certeza continuarei buscando mais informações a respeito, principalmente das Guianas também, onde estarei a pé.

Vou conferir as localidades que mencionou e já colocar no mapinha rs..

É realmente importante essa consideração sobre dormir no carro e o frio. Neste caso, ou levaria uma barraca para situações mais extremas de temperatura, ou deixaria o banco/mala do carro preparados já como "cama" e levaria bons cobertores rs.. Mas com certeza espero dormir alguns dias em hoteis ou hostels, até para dar um descanço ao corpo e renovar as energias, afinal, serão 4 meses de viagem, e quase 30 mil km rodados. Tenho que estar bem condicionado rs..

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.