Ir para conteúdo

Entrada na Europa sem Carimbo no Passaporte


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal,

gostaria de saber se algum já passou por esta situação descrita abaixo ou saberia indicar que medida tomar. As informações estão muito desencontradas. Já entrei em contato com a Assistência Consular Brasileira e estou aguardando retorno deles.

 

Cheguei hoje à Europa como turista. Meu voo de chegada foi em Roma com conexão para Bruxelas. Em Roma, não passei por nenhuma imigração no aeroporto e quando cheguei em Bruxelas achei que o processo seria feito por aqui, no entanto também não houve imigração. Solicitei auxílio no balcão de informações do aeroporto, no sentido de esclarecer se de fato não haveria imigração. Tive informações distintas, a primeira pessoa informou que não precisava e diante de minha insistência repassou uma ligação para um oficial que disse que eu deveria voltar a Roma (!) pois não havia controle de imigração em Bruxelas. Finalmente, ele disse para eu ir no City Hall de Bruxelas para solicitar ajuda.

Eu estou bastante preocupada em circular pela Europa sem nenhum carimbo ou documento oficial atestando minha data de chegada, possuo apenas o cartão de embarque.

Importante ressaltar que irei para outros países do área Schengen antes de retornar ao Brasil.

 

Obrigada desde já,

Juliana

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Também não sei! O cara em Roma apenas olhou o passaporte do pessoal e ia mandando a gente passar. Não enxerguei aquilo como um controle imigratório, mas acho que era e ele simplesmente não carimbou o meu (não vi carimbando o de ninguém).

Enfim, no meu segundo dia aqui fui ao Consulado Brasileiro em Bruxelas buscar alguma orientação (aliás, fui muito bem atendida. Os atendimentos estavam andando rápido e todos os funcionários eram bem simpáticos) e a moça informou que eu poderia ficar despreocupada e aproveitar minha viagem, pois realmente às vezes eles não carimbam o passaporte (!). Enfim, não sabia mais o que fazer e resolvi seguir o conselho dela. E estou guardando os cartões de embarque sim...minha preocupação maior é quando for sair da Europa.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como a embaixada disse, não se preocupe. Às vezes, eles não carimbam o passaporte.

Isto já ocorreu comigo mais de 1 vez.

Se na saída da União Europeia a imigração notar a falta do carimbo, pedirá sua passagem aérea para checar e estará tudo bem.

Aproveite sua viagem!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ju, isso aconteceu comigo na França. sai do avião, peguei as malas, fui andando, andando e....tava na rua. sem carimbo. hahaha maior loucura, mas não aconteceu nada. não carimbaram a minha saída também, vai entender. =/

 

outra vez, em Barcelona, o fulano carimbou o meu passaporte com uma saída da espanha ANTERIOR a minha entrada. sim, segundo o meu passaporte eu sai de barcelona dia 20 de dezembro, entrei em Madrid dia 24 e estava em Londres dia 29. novamente, não tive problema.

 

nos EUA, eles já esqueceram de pegar o papelzinho da saída uma vez e, chegando ao brasil, o consulado pediu para eu levar lá junto com o cartão de embarque para eles darem baixa.

 

 

não me recordo dos oficiais olharem sua documentação quando você sai da Europa - a preocupação maior é você lá dentro, correto?

 

de qualquer forma, guarde os cartões de embarque, tire fotos deles, jogue-os na nuvem do cel, etc. mas fundamentalmente, RELAXA, cê tá começando uma viagem mara =)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Como a embaixada disse, não se preocupe. Às vezes, eles não carimbam o passaporte.

Isto já ocorreu comigo mais de 1 vez.

Se na saída da União Europeia a imigração notar a falta do carimbo, pedirá sua passagem aérea para checar e estará tudo bem.

Aproveite sua viagem!!!

 

Sério? Alívio em saber de casos semelhantes! :)

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ju, isso aconteceu comigo na França. sai do avião, peguei as malas, fui andando, andando e....tava na rua. sem carimbo. hahaha maior loucura, mas não aconteceu nada. não carimbaram a minha saída também, vai entender. =/

 

outra vez, em Barcelona, o fulano carimbou o meu passaporte com uma saída da espanha ANTERIOR a minha entrada. sim, segundo o meu passaporte eu sai de barcelona dia 20 de dezembro, entrei em Madrid dia 24 e estava em Londres dia 29. novamente, não tive problema.

 

nos EUA, eles já esqueceram de pegar o papelzinho da saída uma vez e, chegando ao brasil, o consulado pediu para eu levar lá junto com o cartão de embarque para eles darem baixa.

 

 

não me recordo dos oficiais olharem sua documentação quando você sai da Europa - a preocupação maior é você lá dentro, correto?

 

de qualquer forma, guarde os cartões de embarque, tire fotos deles, jogue-os na nuvem do cel, etc. mas fundamentalmente, RELAXA, cê tá começando uma viagem mara =)

 

Hahaha, foi justamente o que aconteceu comigo. Fui andando, andando e quando vi estava na rua :D

 

Tomara, fico ainda mais aliviada com o relato de vcs!

 

Obrigada, flor :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...