Colaboradores amfonsec Postado Julho 7, 2015 Colaboradores Postado Julho 7, 2015 Pessoal, Segue relato sobre o passeio que fizemos em Junho/2015 pela Rota das Emoções. São Luis Pousada: Ficamos no Grand hotel São Luis que fica bem perto ao centro histórico e ao Porto que sai o barco para Alcântara. Recomendo. Passeios: Andamos pelo Centro Histórico e fomos na Lagoa da Jansen no dia da chegada. No outro dia passamos o dia inteiro em Alcântara e a noite na Orla do Calhau. Restaurantes: A Carne de Sol da Cabana do Sol merece a fama que tem. São Luis - Santo Amaro O transporte Van + Bandeirante está R$60,00 (R$40 para Van até Sangue e R$20,00 de Sangue até Santo Amaro) Santo Amaro Pousada: Ficamos na Pousada Paraíso e NÃO INDICO. Escolhemos esta pousada por ser uma das únicas a ter ar condicionado. Não valeu a pena. A pousada é suja e a equipe não nos ajudou em nenhum passeio. No dia que chegamos chegou a dizer que não tinha nada pra fazer, então fomos rodar a cidade, perguntamos em outra pousada (Agua Doce) que nos ajudou e conseguiu o passeio para aquele dia. Passeios: (Todos os passeios em 4x4 para até 6 pessoas) Lagoa Andorinha e Gaivotas (Meio dia) - R$200,00 Lagoa do Murici e povoado de Bethânia (dia inteiro) - R$300,00 Povoado de Travosa e Lagoas pelo caminho (dia inteiro) - R$400,00 O almoço nos povoados é, em média, R$25,00 por pessoa, podendo escolher entre Galinha Caipira e Peixe. Existem jipeiros oferecendo um passeio até Queimadas dos Britos e depois seguindo até Atins de 4x4 por R$800,00. ATENÇÃO ESTE PASSEIO É PROIBIDO PELO IBAMA. Além de estragar o parque, se a fiscalização pegar, você ainda pode ir preso. Este trajeto deve ser feito a pé, em 3 dias parando em Queimada e Baixa Grande. Foi como fizemos. Tem que fazer com guia e o próprio arruma alguém para levar suas malas pela estrada até Atins. Restaurantes: A cidade praticamente não possui restaurantes (exceção do Restaurante do Gordo). O que você deve fazer é ir nas pousadas que abrem o restaurante para não hospedes. Só gostamos mesmo da comida da Pousada Isabella. A da pousada Agua Doce e do Restaurante do Gordo é razoável. Santo Amaro – Atins Fomos andando. O melhor caminho é ir no sentido inverso. Pegamos o vento contra e as dunas mais difíceis de subir, mas deu tudo certo. Primeiro dia andamos 7h, no segundo 4h e no terceiro 6h. Atins Pousada: Ficamos na Pousada Jurara que é muito boa. Nova e com ar condicionado, tem um bar em anexo com drinks e comidinhas gostosas e fecha as 22h não fazendo barulho. Os passeios saiam do Rancho do Buna e acabávamos passando o resto do tempo lá. O Rancho do Buna é muito bom também. Jantamos um dia e a comida estava muito boa, outro dia pela manhã que não fizemos passeio, pudemos utilizar a piscina mesmo não estando na pousada, apenas consumindo lá no local. Passeios: Fizemos um passeio para um cachoeiras que forma na maré baixa em frente a praia. Você tem uma cacheira de agua doce e a 2 metros (sim, 2) está o mar e depois fomos pra uma Lagoa, que eu esqueci o nome. O preço foi R$80,00 por pessoa. Restaurantes: Comemos no Rancho do Buna, no Restaurante Céu Aberto e no Restaurante do Antonio que fica em Canto do Atins. Todos os lugares são excelentes. O camarão do Seu Antônio realmente é o melhor do mundo. Atins – Barreirinhas Alugamos uma voadeira particular (R$250,00 para até 6 pessoas) e fizemos o trajeto entre Atins e Barreirinhas parando em Mandacaru para ver o Farol e Vassouras para brincar com os macaquinhos. Barreirinhas Pousada: Ficamos na pousada São José, que apesar do ótimo atendimento do gerente Bruno fica um pouco afastado da Beira rio e um banheiro ridiculamente pequeno. Não é ruim mas acho que dá pra cacifar coisa melhor. Passeios: Acabou que não fizemos nenhum passeio em Barreirinhas. Após passar por lagoas belíssimas em Santo Amaro, nem mesmo as fotos das agências nos animaram a ir nas 2 mais próximas de Barreirinhas. Os outros passeios são um boia cross pelo rio preguiça, que também não nos animou, e a ida a Mandacaru e Vassouras que fizemos no trajeto vindo de Atins. Restaurante Sendo assim, passamos apenas 1 noite em barreirinhas, comemos bem à Beira-Rio no restaurante A Canoa, partimos para Parnaiba no dia seguinte e aumentamos 1 dia em Barra Grande, o que se mostrou uma excelente escolha. Barreirinhas – Parnaíba A Bandeirante de Barreirinha para Paulino Neves começa a sair as 8h e custa R$20,00. Sábado e Domingo NÃO TEM VAN entre Paulino Neves e Tutoia. Por isso, procuramos algum carro disposto a levar a gente e acabamos fechando um Palio para ir direto a Parnaíba por R$200,00 para 4 pessoas. Parnaíba Pousada: Recomendamos a Pousada Vila Parnaíba. Perto de tudo, bem no centro de Parnaíba e com um arzinho de interior. Passeios: Não conseguimos ninguém para dividir os R$400,00 de uma voadeira privada que faria o Delta com revoada dos guarás e fomos no Catamarã. Não façam isso. O passeio é muito chato, o barco é lento e passa o dia inteiro pela mesma paisagem de rio, que já tínhamos visto no Rio Preguiça e volta as 15h, não vendo os guarás. Se não conseguir o privativo, pule Parnaíba, ou passe apenas 1 dia para pegar o pôr do Sol na Pedra do Sol e curtir o Porto das Barcas que tem artesanato e alguns (não muitos) restaurantes. É pertinho do hotel. O catamarã custou R$50,00 por pessoa. Ônibus comum para a Pedra do Sal. R$2,50 Restaurante Comemos no Cantinho do Camarão que fica no calçadão cultural e tem um camarão no palito gostoso. Os outros restaurante que fomos eu não recomendo. Parnaíba – Barra Grande Micro ônibus da empresa Damasceno sai às 10:30 por R$12,00 por pessoa. Tem que avisar aonde você vai ficar em Barra Grande, assim o ônibus te deixa o mais próximo possível. Barra Grande Pousada A Pousada do Fred é sensacional. Atendimento de primeira, quarto limpo e confortável. Recomendamos. Foi a melhor pousada da viagem. Passeios Passeio para ver o Cavalo marinho com flutuação no Rio de agua Salgada. R$40,00 por pessoa. Aula de Kite Surf, R$80,00 a hora. Restaurantes O La Pizza tem uma pizza deliciosa e o Pomodoro e Basilico é de um italiano de Milão com comida honesta. Barra Grande – Jeri Aqui as opções eram voltar para Parnaiba, pegar ônibus para Camocim e depois Jijoca. Ir para Camocim de Taxi (R$250,00 até 4 pessoas) e pegar ônibus até Jijoca. Ou transporte privativo até Jijoca (R$400,00 até 4 pessoas). Demos sorte e o dono da nossa pousada estava indo para Fortaleza no dia que ia a Jeri, ele ofereceu fazer um desvio na estrada e nos deixar direto em Jijoca por R$200,00. De Jijoca para Jeri o 4x4 custa R$10,00 por pessoa. Jeri Pousada A pousada Carcará é nova e bem localizada foi uma boa escolha apesar do preço ser um pouco salgado. Queríamos relaxar já perto do fim da viagem. Passeio (Bugre) Tatajuba – R$50 por pessoa Lagoa do Paraíso e Azul – R$45,00 por pessoa Restaurantes Comemos muito bem em Jeri. O Tamarindo é fantástico e o Leonardo da Vinci tem massas deliciosas. O Bistrogonoff também vale a visita. Jeri – Fortaleza 4x4 fretado para até 4 pessoas por R$500,00, pelo asfalto viagem de 4horas. Se quiser ir pela praia pula para R$900,00. Dá pra ir de ônibus pela Fretcar R$48,00, a viagem dura em torno de 7h e tem que pegar a 4x4 até Jijoca, pois o ônibus sai de lá. Fortaleza Pousada Ficamos no hotel Beira-Mar bem de ferente a Praia do Meirelles, apesar de antigo é um bom hotel. Passeio Fomos a Praia do Futuro, Dragão do Mar e Mercado central. Restaurantes Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Julho 9, 2015 Membros Postado Julho 9, 2015 Obrigada! vamos fazer quase esse mesmo roteiro. Citar
Membros pedro.phma Postado Julho 10, 2015 Membros Postado Julho 10, 2015 Qual a condição do caminho entre Barreirinhas e Paulino Neves? Um carro de passeio comum consegue passar por lá, mesmo com dificuldades? Vou pro Nordeste agora em julho e aluguei um carro para percorrer vários lugares, mas não acho informações recentes desse trecho da estrada. Grato. Citar
Colaboradores amfonsec Postado Julho 17, 2015 Autor Colaboradores Postado Julho 17, 2015 Pedro, Não passa. Só bandeirante. A nossa chegou a atolar e tivemos que descer para empurrar. Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Julho 19, 2015 Membros Postado Julho 19, 2015 Por favor me explica uma coisa. Para ir de Santo Amaro p Atins é só andando? Eu não quero fazer essa trilha de 3 dias. Se eu voltar p Barreirinhas tb dá né? Vc sabe qto tempo demora? Citar
Membros Rafaella Lopes Postado Julho 19, 2015 Membros Postado Julho 19, 2015 Olá! Vou fazer o trajeto Fortaleza x Jericoacoara em setembro..alguem sabe me dizer se empresa de ônibus p/ esse trajeto é somente a Fretcar ou existe alguma outra? Citar
Colaboradores amfonsec Postado Julho 20, 2015 Autor Colaboradores Postado Julho 20, 2015 Por favor me explica uma coisa. Para ir de Santo Amaro p Atins é só andando? Eu não quero fazer essa trilha de 3 dias. Se eu voltar p Barreirinhas tb dá né? Vc sabe qto tempo demora? Para ir direto de Santo amaro para Atins só andando. Voltando para Barreirinhas você vai gastar umas 1:30h de Santo Amaro para Sangue e uns 40min de Sangue para Barreirinhas. Isso só de deslocamento, tem a espera em sangue pela Van. De Barreirinhas para Atins é melhor já ir fazendo o passeio pelo Rio, passando por Mandacaru e Vassouras. O passeio leva meio dia. Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Julho 21, 2015 Membros Postado Julho 21, 2015 Muito obrigada! Citar
Membros penetra Postado Julho 26, 2015 Membros Postado Julho 26, 2015 Maria, se eu fosse você não deixaria nunca de fazer a travessia a pé. De todas as viagens que fiz nos meus 66 anos de vida, foi a mais linda. Primeiro não ´são 3 dias andando. Saí de Ponta de Atins as 6 da manhã e ao meio dia já estava na primeira Queimada. Descanso, e só no dia seguinte fui para a Queimada dos Britos ( deve ter dado umas 4 a 5 horas ). No terceiro dia Fomos até as Emendadas ( a mais linda de todas ) e de lá uma Toyota nos pegou e ainda passamos na Gaivotas. Nunca faça a pé Santo Amaro Atins e sim o inverso pois o vento sopra do mar e "chapa" a areia facilitando a subida. Reafirmo: a melhor viagem da minha vida, e olha que conheço quase todo o litoral brasileiro, um pouco de Argentina e Chile ( incluindo o Atacama ), um pouco do Peru ( Cusco e MP ) e um pouco dos USA e da Europa. Volto a afirmar: quem puder fazer a travessia a pé ao menos uma vez na vida, vai morrer mais feliz . Citar
Colaboradores amfonsec Postado Julho 26, 2015 Autor Colaboradores Postado Julho 26, 2015 Para quem ta fazendo a Rota São Luis - Fortaleza, faz mais sentido logisticamente ir andando de Santo Amaro para Atins, mas sim, é muito mais esforço fisico. Você anda contra o vento e as subidas das dunas são mais íngremes. Eu fiz dessa forma e encontrei outras pessoas fazendo. O tempo de caminhada neste sentido são 6h no primeiro dia, 3h no segundo e 5h no terceiro, chegando em Canto do Atins. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.