Ir para conteúdo

Mochilão Chile/Bolívia/Peru - 18 dias em outubro/2015 (San Pedro do Atacama, Uyuni, La Paz, Copacabana, Puno e Cusco)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou novo por aqui e estou planejando meu segundo mochilão, dessa vez com a minha namorada e os destinos são

o norte do Chile, Bolívia e sul do Peru no mês de outubro/15.

 

Ainda estamos planejando e pensando em tudo (falta bastante coisa), mas gostaria de ouvir alguns comentários e sugestões.

 

Conforme formos nos decidindo, pretendo continuar atualizando o post, pois sei que as dúvidas são infinitas.

 

DATAS: Já achamos nossas passagens; sairemos de São Paulo (GRU) às 7h35 do dia 9/10 com destino à Santiago (SCL). Chegaremos lá às 11h40 e pegaremos direto um voo para Calama (CJC), ainda no Chile, às 15h05, chegando ao nosso destino às 17h15.

Voltaremos ao Brasil com um voo vindo de Cusco (CUZ), às 5h40 do dia 27/10

Todas as passagens sairão por R$ 1.700 para cada (não sei se o preço está bom, podem me ajudar?)

 

DURAÇÃO: A ideia é completarmos o roteiro em 18 dias.

 

Aqui vai o detalhamento do roteiro:

 

DIA 1 - Deslocamento Brasil/Santiago e Calama

- 17h - Chegada em Calama

- Pernoite: Calama

 

DIA 2 - Calama

- Manhã: Passeio pela cratera de Calama

- Tarde: Ônibus para San Pedro do Atacama (1h45 de duração)

- Pernoite: San Pedro do Atacama

 

DÚVIDA:

1- Em uma versão mais "hardcore" do roteiro, pensamos em chegar em Calama no primeiro dia e ir direto para San Pedro, para acordar no segundo dia e já pegar o tour pelo deserto. Nos disseram que é melhor ficar um dia em San Pedro antes por conta da aclimatação e etc, mas quem já fez o tour acha que dá para aguentar de cara?

 

DIA 3 - San Pedro do Atacama

- Manhã: Início do tour saindo de San Pedro até Uyuni, com duração de 3 dias e 2 noites, com alguma agência de turismo.

- Pernoite: Em algum lugar do Atacama, providenciado pela agência de viagens contratada para o tour.

 

DIA 4 - Atacama/Salar do Uyuni (segundo dia do tour)

- Manhã/Tarde/Noite: passeios pelo Atacama/Salar de Uyuni

- Pernoite: Em algum lugar do Atacama/Salar, providenciado pela agência de viagens contratada para o tour.

 

DIA 5 - Atacama/Salar do Uyuni (terceiro dia do tour)

- Manhã/Tarde: passeio pelo Salar do Uyuni

- Pernoite: Uyuni

 

DÚVIDAS:

1- Estamos indo para o Salar em Outubro, que é mês tradicionalmente de estiagem. Alguém já esteve no Salar nesse período e sabe informar se, de fato, encontraremos o deserto de sal totalmente seco ou já haverá alguma camada de água no chão?

 

2- Tínhamos a intenção de chegar do tour em Uyuni (final da tarde) e já embarcar em uma viagem de ônibus noturna para La Paz. É viável essa alternativa ou seria melhor descansarmos uma noite em Uyuni antes de ir? (Estamos supondo a segunda alternativa nesse roteiro)

 

DIA 6 - Uyuni/La Paz

- Manhã/tarde: Descansar/Passeios em Uyuni

- Noite / Pernoite: Ônibus para La Paz (11h de viagem)

 

DIA 7 - La Paz

- Manhã: Descanso

- Tarde: Passeio por La Paz (Mercado de Las Brujas, Plaza Murilo, Plaza de Armas e etc...)

- Pernoite: La Paz

 

DIA 8 - La Paz

- Manhã/tarde: Descida de bike pela Estrada de La Muerte (com auxílio de alguma agência de turismo)

- Pernoite: La Paz

 

DIA 9 - La Paz (Chacaltaya e Valle de la Luna )

- Manhã: Passeio até a montanha Chacaltaya (com auxílio de alguma agência de turismo)

- Tarde: Passeio ao Valle de la Luna (com auxílio de alguma agência de turismo)

- Pernoite: La Paz

 

DIA 10 - La Paz/Copacabana

- Manhã: Ônibus entre La Paz e Copacabana (2h35 de viagem)

- Tarde: Passeio por Copacabana

- Pernoite: Copacabana

 

DIA 11 - Copacabana (Isla del Sol)

- Manhã/tarde: Passeio para a Isla del Sol

- Pernoite: Copacabana

 

DÚVIDAs

1- É possível fazer a Isla del Sol e a Isla de la Luna no mesmo dia?

2- Se não for, vale a pena estender mais um dia para ver a segunda ilha?

 

DIA 12 - Copacabana/Puno

- Manhã: Ônibus de Copacabana a Puno (3h de viagem)

- Tarde: Passeio por Puno

- Pernoite: Puno

 

DIA 13 - Puno

- Manhã/Tarde: Passeio pelo Lago Titicaca /Puno

- Pernoite: Puno

 

DIA 14 - Puno/Cusco

- Manhã/tarde: Ônibus de Puno até Cusco (7h de deslocamento)

- Pernoite: Cusco

 

DIA 15 - Cusco

- Manhã/tarde: Passeio por Cusco

- Pernoite: Cusco

 

OBS: O único passeio que temos fechado em Cusco é o Macchu Picchu. Vocês têm dicas de mais passeios lá?

 

DIA 16 - Machu Picchu

- Manhã/tarde: Passeio ao Macchu Picchu (versão curta, indo e voltando no mesmo dia)

- Pernoite: Cusco

 

DÚVIDA

1- Inicialmente não queremos fazer trilhas mais longas para o Macchu Picchu, mas quem já foi (e quem não foi também), acha imprescindível / recomendaria fortemente? Estamos dispostos a mudar de opinião nesse ponto.

 

DIA 17 - Cusco

- Manhã/Tarde: Passeio por Cusco

- Pernoite: Cusco

 

DIA 18 - Cusco/La Paz

- Manhã/Tarde: Passeio por Cusco

- Pernoite: Cusco

 

DIA 19 - Cusco/La Paz

- Manhã: Volta ao Brasil

 

 

Bom, a ideia é gastar no máximo 4 mil por pessoa. Sendo que já temos os gasto de R$ 1.700 na passagem, sobram R$ 3.300 para a viagem, o que dá R$ 170 por dia. Acham que dá?

 

 

Muito obrigado pela ajuda, pessoal! Tenho certeza que ouvir pessoas mais experientes como vocês vai enriquecer (e muito) nosso mochilão!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

André, eu vou fazer um roteiro parecido agora em agosto, mas tenho mais tempo que você aqui vao minhas considerações

 

1- o roteiro que você passou não é aparentemente o mais barato, fazer o salar de uyuni saindo de san pedro é 50% mais caro do que fazer o mesmo saindo de uyuni na bolivia, e você vai ver exatamente a mesma coisa mudando apenas a ordem.

2-você faz um caminho bem longo de santiago a san pedro, passando por calama (que é uma cidade bem cara) apenas para atravessar a fronteira, acho que se ir ao chile for um requisito na viagem voce deveria dar mais atenção a san pedro... existem muitos atrativos tão interessantes quanto o salar de uyuni por lá.

3- " Tínhamos a intenção de chegar do tour em Uyuni (final da tarde) e já embarcar em uma viagem de ônibus noturna para La Paz. É viável essa alternativa ou seria melhor descansarmos uma noite em Uyuni antes de ir? (Estamos supondo a segunda alternativa nesse roteiro)" isso depende de você, quer ganhar tempo? consegue dormir no onibus? as linhas de onibus saindo de uyuni são programadas para ser compativel com o horario que termina o tour, então com certeza há onibus no horario é uma questao de você analisar as suas necessidades.

4-- "É possível fazer a Isla del Sol e a Isla de la Luna no mesmo dia?" depende da profundidade que voce quer dar ao passeio... vai percorrer a trilha ou so ver de barco?

pense que todos esses lugares vivem do turismo, entao o passeio da isla del sol vai comecar um pouco depois do horario que os onibus chegam lá... e vai durar até mais ou menos as horas que os onibus saem de lá e vão pra puno....

particularmente eu acho redundante fazer um pernoite em cada lugar... eu pretendo fazer um pernoite em copa... fazer a trilha da isla del sol o dia inteiro... e passar direto por puno

mas há a opção do passeio de 2h nas ilhas flutuantes

 

5- machu picchu é um grande coringa no meu roteiro... pode ser que passe 5 dias por lá ou só uns 2..., ainda não decidi. "Passeio ao Macchu Picchu (versão curta, indo e voltando no mesmo dia)"

existem infinitas versões curtas do passeio... se você pretende fazer a viagem de trem, tomar o onibus e apenas ir as ruinas de machu pichu, pode ficar corrido fazer tudo num dia. eu trocaria um dos pernoites anteriores por um pernoite em aguas calientes, para fazer o passeio com calma "despacio"

 

"Bom, a ideia é gastar no máximo 4 mil por pessoa. Sendo que já temos os gasto de R$ 1.700 na passagem, sobram R$ 3.300 para a viagem, o que dá R$ 170 por dia. Acham que dá?"

4mil - 1700 = 2300 e nao 3300

o que da uns 120 por dia... é factivel? é! mas é mais seguro voce descontar:

200 USD = passeio uyuni

60 USD = entrada machu picchu.

 

o trem de cusco para aguas calientes também não é muito barato mas nao recordo o preço.

 

Eu achei o seu gasto em passagem alto... 1700 por pessoa? saindo de GRU? eu pesquisaria mais o preço nao está bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eu e meu namorado vamos fazer Bolívia/Chile agora em Outubro tbm! Já está praticamente tudo comprado/reservado!

A quem interessar, esse vai ser nosso roteiro:

 

Dia Cidade Transporte

1 BSB - SP - Avião

2 SP - Santa Cruz - Avião

2 Santa Cruz - La paz Avião

3 La paz *

4 La paz *

5 La paz *

6 La paz - Oruro - ônibus

6 Oruro - Uyuni - trem

7 Uyuni 4x4

8 Uyuni 4x4

9 Uyuni - Atacama 4x4

10 Atacama *

11 Atacama *

12 Atacama - Calama - Iquique - ônibus

13 Iquique *

14 Iquique - Santa Cruz - Avião

14 Santa Cruz *

15 Santa Cruz - SP - Avião

15 SP - BSB - Avião

 

Se precisarem de alguma dica, ou quiser dividir algum passeio como o do salar.. =]

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal, estou saindo hoje, 08/10, de Cusco partindo para Copacabana. Chego dia 09/10 e fico lá até dia 10/10, vou ficar por Copacabana mesmo, fazendo os passeios . Depois é o seguinte:

09/10 - 10/10 - Copacabana - Hotel La Cupula

11/10 - 12/10 La Paz - Hostal Loki Backpackers

13/10 - 15/10 Salar de Uyuni - ainda nao tenho agencia defibnida - aceito sugestoes

16/10 - 19/10 Atacama - La ruca Hostel , mas to pensando em mudar

 

Ainda não tenho agência para fazer o Salar de Uyuni. Aceito sugestão! =)

 

Alguém fazendo roteiro parecido?

 

Whatsapp +55 22 998076855

 

Karoline

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Boa Noite,

Vocês poderiam postar os valores atualizados dos passeios e com qual agência fizeram e os horários? A também os hostel que ficaram e se valem a pena ficar neles ( se tem WiFi e banho quente e um bom Colchão).

Bolívia

LA PAZ

* Chacaltaya + Vale de La Luna $$$

* Downwill $$$

COPACABANA

* Islã del Sol $$$

Peru

PUNO

* Islã de Uros/Taquile $$$

CUZCO

* Vale Sagrado $$$

* Boleto Turístico Parcial $$$

* Machu Picchu (preço do trem também) $

PARACAS

* Islã Ballestas $$$

ICA

* Huacachina $$$

NAZCA

* Sobrevôo as linhas $$$

AREQUIPA

* Cânion del Colca $$$

Chilr

SAN PEDRO de ARACAMA

* Vale de La Luna e de La Muerte $$$

* Lagunas Altiplânicas $$$

* Salar de Tara $$$

* Geisers $$$

Bolívia

UYUNI

Deserto de Sal $$$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...