Ir para conteúdo

Ranking das Cachoeiras mais altas do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

É pessoal...

Esta lista é apenas uma lista e não um ranking oficial. Acredito q o IBGE ou o ICG é deveriam ter um levantamento deste, porém até onde levantei ninguém tem. Até entrei em contato com o MMA e lá tbém me informaram q não existe este levantamento.

Só nos resta continuar pesquisando e montar uma lista extra-oficial de cachoeiras...

Porém o comentário do Sandro me fez pensar na diferença entre cachoeira e cascata e a meu ver, não dá prá comprarar alturas entre as duas. Segundo o Aurélio cachoeira é "Salto na corrente de um rio, em cachões. (Sin.: queda de água, catarata, salto, catadupa.)" e cascata é a "queda de água provocada por desnível brusco do leito de um rio. / Fig. Série de acontecimentos sucessivos."

Acho q teremos q fazer duas listas distintas, se bem q o que mais importa é o espetáculo e não os detalhes geográficos...

Quem tiver novas informações é só postar aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

é isso ai... Cascata ou cachoeira?.. e se fossemos deixar de lado essa discução e abrissemos um ranking de Quedas d'água, que englobaria todas, cascatas e cachoeiras, ai sim teremos um ranking, mesmo não sendo oficial. Se nos unirmos, um dia montaremos um ranking com o conhecimento de cada um aqui do mochileiros, como já dizia meu avô "uma andorinha sozinha não faz verão".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Fora a das Andorinhas e o Caracol, já citados, aqui na serra gaucha há dezenas de quedas d'agua com mais de cem metros... ::prestessao::

 

Cito a cascata dos Marin em Cotipora, com 108, o cachoeirão do Rio do Jua em Vila Oliva, com 112. Estas eu conheço pessoalmente, e tem mais de 100 metros. Existem outras que conheço por relatos de amigos..

 

Abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi pessoal

Pesquisei aqui e vi que o que é diferente do Brasil para o resto do mundo, é que aqui, nao sei porque, se uma cachoeira/cascata tem mais de uma queda, ela nao é considerada em sua altura total. Isto significa que somente os Saltos sao computados (quedas d´água livre).

Por exemplo, a já citada Cascata das Andorinhas, no Rio Grande do Sul, Tem 400 metros de altura, mas é formada por uma série de quedas menores que são interceptadas por rochedos antes de "chegar ao chao". Com isso, é considerada somente a porçao de salto livre da mesma, que tem menos de 100m.

Por outro lado, a Cachoeira do Tabuleiro, em MG, nao tem obstaculos até sua queda final, por isso toda a cascata é considerada uma unica queda de 273m.

 

Nao sei pq isso é feito assim no Brasil. Uma forma estranha de ver as coisas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Aí vem a verdade!!! Haahaha

Há um banco de dados mundial que leva em consideração a forma gringa de se medir uma queda d´água (desnível entre os platôs de queda e de recepção).

Segundo o WORLD WATERFALL DATABASE, a lista das maiores cachoeiras do Brasil é a seguinte:

 

AS MAIORES CACHOEIRAS DO BRASIL

A Cachoeira do Pilao, Santa Catarina (524m) - 79ª no Ranking Mundial, aparece como maior queda no país, mas nao está confirmada sua existencia atual, supostamente no Rio Itajaí. Sendo assim, a classificação segue:

1 - Cascata das Andorinhas, Rio Grande do Sul (400m) - 149ª no RM

2 - Cachoeira do Tigre Preto, Rio Grande do Sul (400m) - 158ª no RM

3 - Cachoeira Véu de Noiva, Rio Grande do Sul (400m) - 159ª no RM

4 - Cachoeira da Itatinga, Sao Paulo (387m) - 166ª no RM

5 - Cachoeira do Aracá, Amazonas (365m) - 189ª no RM

6 - Cachoeira da Fumaça, Bahia (340m) - 206ª no RM

7 - Cachoeira do Tabuleiro, Minas Gerais (273m) - 285ª no RM

8 - Cachoeira Casca D'Anta, Minas Gerais (245m) - 326ª no RM

9 - Cachoeira dos Rolinhos, Minas Gerais (215m) - 371ª no RM

10 - Cachoeira do Cerradão, Minas Gerais (202m) - 388ª no RM

 

e ainda entre as 500 maiores quedas do mundo, temos:

11 - Cachoeira Ponte de Pedra, Paraná (200m) - 406ª no RM

12 - Salto do Rio Preto, (200m) - 407ª no RM

13 - Cachoeira do Sertão Zen, Goiás (200m) - 409º no RM

14 - Cascata do Zé, (200m) - 415ª no RM

15 - Salto São Francisco, Paraná (196m) - 423ª no RM

16 - Cachoeira do Ipú, Ceará (186m) - 433ª no RM

17 - Cachoeira dos Macacos,(177m) - 469ª no RM

18 - Salto do Itiquira, Goiás (168m) - 486ª no RM

 

E no mesmo site, as Cataratas de Iguaçu, no Paraná, aparecem como as quedas com a maior magnitude no planeta!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

:)

 

mais informações no site http://www.world-waterfalls.com/home.php

 

::sos:: Nao encontrei na net nenhuma referencia à Cachoeira do Pilao!!!! Alguem tem mais informaçoes? Nao dá pra acreditar que a maior cachoeira do país seja tao desconhecida assim...

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

isso ai Marcio, provavelmente, constuiram uma usina em cima dessa beleza natural incrivel, como acontecerá com o dasaparecimento da beleza do rio xingu, com a construção da uhe belo monte e em muitos outros rios, o teles pires, tapajós, juruena, uruguai, etc. se não me engano a uhe itaipu tb foi construida em cima de quedas belissimas!! assim como, acontece com as cavernas na bahia, soterradas pela pavimentação da BR153!

 

valeu pelas infos pessoal! este ranking dificilmente estará completo, sempre terá mais alguma descoberta para incluir. eu cito, por exemplo, a veu da noiva da chapada dos guimarães, com talvez uns 140 metros. Tb já estive no salto do itiquira, por cima, imprecionante!! (sétima daquela primeira lista - 168m?) dizem ter 180m. e os saltos do rio preto na chapada dos veadeiros são magnificos!! confiram uma foto de lá no link abaixo.

boas trips!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

é, procurei por todo lado tb, e todas as referencias apontam para a construçao da tal usina hidrelétrica no rio Itajai, e só.

parece que a nossa antiga maior queda nao existe!!!!

nao seria a primeira vez que coisas desse tipo aconteceriam, como bem citou o Gabriel :(

 

Sendo assim, parece que a Cachoeira das Andorinhas, no Parque Nacional Aparados da Serra, fronteira de RS e SC, é atualmente a maior queda d'água no país.

Visitei o lugar já, é fenomenal!

Vale fazer a trilha do Rio do Boi, por dentro do canyon,e ver a maravilha de baixo!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Calma ae pessoal

 

Gabriel, Gui e demais...

 

Certo que o progresso acaba com muita coisa que amamos, mas sejamos justos.

Esta usina ai, assim como o Complexo Ceran, é uma usina a fio d'agua com tunel de desvio, ou seja, a barragem é feita em um ponto do rio acima do desnivel (cachoeira, corredeira, etc) normalmente esse tipo de barragem é bem baixo, neste caso ela tem 3 metros.

Então é construido um tunel de adução que leva a agua por dentro da montanha, sem destruir a paisagem ou a cacheira. Essa agua vai ate a casa de força em um ponta abaixo do desnivel, onde passa pelas turbinas e volta para o rio. Neste caso o tunel tem 7 Km e deixa intacto os saltos, a agua que a turbina não usa passa pela barragem e continua seu caminho pelo rio intocado, e quando chove, o excesso de agua não é acumulado (não é barragem de acumulação, e sim fio d'agua), este excesso vem por cima da barragem de soleira livre e segue o curso normal.

Existem muitas usinas assim no brasil, esta é uma solução eficiente para gerar a energia que precisamos (inclusive para mandar estas msgs) sem degradar o ambiente.

 

A media mundial de area alagada x energia gerada nas hidreletricas, segundo levantamento da ONU é de 100 hectares alagados para cada MV gerado, essa ai eu não sei como esta, porem a UHE Monte Claro (construida no mesmo sistema www.ceran.com.br) tem uma area alagada de apenas 5 hectares e gera 130 MV... Ela se aproveita destes sistemas de tuneis para manter intacta as corredeiras do Rio das Antas e gerar a energia utilizando o desnivel natural do terreno...

 

Não me tirem para defensores de destruição, nem sou filho do dono dessa usina... Porem temos de ser justos e coerentes...

 

Crime é TUCURUI, ITAIPU, ILHA SOLTEIRA.... Belo monte será assim tb, a fio d'agua... Havera sim danos ambientais, porem muito menores do que aqueles que haveriam se fosse considerado o projeto inicial de 30 anos atraz... Nem se compara..

 

Abs a todos, e por favor, não me entendam mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...