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Leste Europeu (Nurembergue, Salzburgo, Viena, Bratislava, Budapeste, Cracóvia e Praga) 13 dias - Agosto/2015 - planilha.


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Dia 06 - Viena - Bratislava

 

Nesse dia acordamos, tomamos o café bacana do hostel por 4E, fizemos check out e deixamos as mochilas no depósito do hostel onde eles te falam uma senha pra vc se identificar pra retirar a bagagem quando voltar.

 

Na estação de metro pegamos o ticket allday 8Epara a linha U3 até a estação Stephansplatz e lá pegamos a linha U1 sentido Reumannplatz descendo na estação Sudtiroler Platz, fizemos uma caminhadinha rápida e lá estava o Jardim de Belvedere. Fomos apenas aos jardins, mas existe a possibilidade de entrar no palácio Belvedere que guarda coleções de arte e pintura. Achei o lugar muuuuito lindo e como é alto tem uma vista muito legal.

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A descida do belvedere vai dar na Swarzembergerplatz que tem um monumento ao Exercito Vermelho que libertou Viena dos Nazistas.

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Depois dessa andança estávamos muito próximos das estação de metro Karlplatz e era aqui que a linha U4 para Schonbrunn passava.

 

Daí foi rapidão até no famoso Palácio de Schonbrunn que ostenta toda a glória da Dinastia Habsburg. Era a residência de verão dos imperadores da Áustria. Lá dentro dos seus jardins tem o mais antigo zoologico do mundo, mas é pago a parte, ou nos combos de tour do palácio. Aqui morou a duquesa Leopoldina que casou com Dom Pedro I. Aqui também faleceu o único filho legítimo de Napoleão. Foi construído para rivalizar com o Palácio de Versalhes. Patrimônio mundial desde 1996.

Tem uma bilheteria e lá tem mapas e folders gratuitos. Nós não compramos os bilhetes mas andamos por tooooodo o jardim até lá em cima no Gloriette que agora é um monumento à guerra e aos soldado desconhecido (repare que as estátuas não tem rostos). O palácio é gigante, os jardins maiores ainda e você encontra umas estufas lindas. Também tem o salão Orangerie que é onde Mozart tocou. Andamos muito, muito mesmo.

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Tinha a intenção de ir no Cemitério Central para ver o túmulo de Bethoven entre outro famosos. Mas não deu tempo pq tínhamos q voltar para o hostel, pegar as mochilas e nos deslocar até a estação Hauptbanhopf pois é dessa estação que parti o trem para Bralislava.

Compramos a passagem das 17h20 pois já havia lido relatos sobre a estação lá e fiquei com medo. ::sos:: A viagem dura 1 hora e chegamos ainda era dia. Olha a estação não parece ser na Europa, ela é meio velha, não parece ser segura, tem gente dormindo nos cantos, então nem em sonho tirei a máquina da mochila para fotografar ta.

Fomos no balcão de atendimento para comprar a passagem pra Budapeste para a noite do dia seguinte. Tentei comprar daqui do Brasil por 29E mas não deu certo, ainda bem pq lá era mais barato: De bratislava Stanica para Budapeste Keleti as 17h50 pagamos 16E. ::hahaha::

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Gastos do dia:

Metro: 8E

Alimentação: 26E

Presentinhos: 15E

Trem para Budapeste: 16E

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Que legal!

Vou continuar acompanhando...

 

Ano que vem vou fazer uma viagem parecida: Frankfurt (onde vou aterrisar), depois quero conhecer Munique, Viena, Praga, Bratislava, Budapeste e, se der... Zagreb.

Ainda não pensei na logística hahaha

 

Se tiver alguma dúvida é só perguntar. É tanta informação que esqueço alguns detalhes. ::putz::

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Dia 07 - Bratislava

 

Como já tinha explicado no post anterior, preferimos um trem das 17h20 para chegar em Bratislava ainda de dia.

Em Bratislava as coisas são mais baratas viu. ::hahaha::

 

HOTEL: Aqui nos hospedamos no Mercure Bratislava Centrum por 60E o casal - não tem café - O Hotel é pertinho da estação de trem Stanica . É fantastico, quarto limpo, bonito, amplo, wifi free, frigobar, ar condicionado, restaurante bacana. Qdo você entra no quarto a tv ta ligada com teu nome na tela. O preço estava mais barato que muitos hosteis no resto da europa. E estavamos a 200mt da estação e 1,3 do centro histórico. Fizemos tudo a pé.http://www.mercure.com/pt/hotel-6840-mercure-bratislava-centrum-hotel/index.shtml

 

ALIMENTAÇÃO: Como chegamos no final da tarde procuramos um lugar próximo do hotel porem não tinha nadaaa. Sem falar que as ruas estavam desertas. Voltamos mais q rápido para o hotel e jantamos um risoto 11E muito gostoso no restaurante bacana deles. ::cool:::'>

 

FREE TOUR: ::otemo:: Quem tiver um inglês fluente (não é meu caso) indico o free walking tour http://www.befreetours.com/ - tour as 11h Hviezdoslavovo namestie perto Estátua da Hviezdoslav. No meu caso usei o guia da LONELY PLANET mesmo. srsrs

 

MEU TOUR: Check out feito, mochilas no depósito saimos do hotel e pegamos a rua Stefanikova para chegar no Prezidentský palác que é a casa do presidente da Eslovaquia.

Continuando a rua mudava de nome mas é só seguir reto q ja aparece placas com o portal de miguel Portal de miguel - único portal da cidade medieval ainda existente Michalská brána, um dos quatro portões que davam acesso a Cidade Antiga de Bratislava. Embaixo da torre fica o ponto zero da cidade listando as distâncias para outras 29 cidades do mundo (não tem nadinha do Brasil, acredita !!!?? ::grr:: ?). Lá também está a entrada para o Museu das armas.

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Fizemos uma parada no Cafe Zepellin 4E na rua Sedlarska e depois seguimos para a Hlavne Nasmestie. Ali é a praça principal da cidade. Tem a fonte de Rolando, tem a antiga prefeitura, tem muitos bares e também uma daquelas famosas estatuas que as pessoas tanto fotografam, essa é a do soldado napoleônico.

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Passando pela antiga prefeitura pela ruazinha Kostolna você sai na praça Primacialne, é aqui que tem ponto de informações turísticas com mapas e wifi free. Depois voltamos para a praça principal e pegamos a rua Rybarska, aqui bem na esquina com a praça tem outra estátua do paparazzi, continuamos mais 1 quadra por essa rua e outra estátua, agora do operário saindo do bueiro.

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Após o momento " caça às estatuas " chegamos à Hviezdoslavovo námestie que tem o teatro eslovaco e também uma estatua em homenagem a Hviezdoslav que foi de grande influência na cultura e na literatura eslovaca. No final da praça você estará ao lado da pont SNP e no final dela tem o restaurante UFO que lembra um disco voador.

 

Seguimos pelo sentido contrário ao da ponte fomos até a catedral de São Martinho. Dalí passamos por baixo do

viaduto em direção ao Hrad de Bratislava que já foi moradia até de celtas e hoje é a sede do parlamento. Subimos por uma ruazinha chamada Beblaveho e descemos por uma escadaria. Lá de cima você tem a visão do bairro Petralzka que no remete aos tempos socialistas com sua selva de concreto.

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ALIMENTAÇÃO: Nesse ponto do passeio já estava comendo as unhas de fome. Voltamos até o portal de miguel e pegamos a rua Zámočnícka 11 e fomos almoçar no Prasna Basta que parece uma taverna, comemos Bryndzové halušky, nhoque de batata coberto com um molho de queijo de ovelha chamado de Bryndza com pedaços de bacon e tomamos uma Vinea (refri de uva). A conta deu uns 13E com refri.

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Barriga cheia seguimos para a Igreja Azul e pelas ruas você já vê a arquitetura da cidade. Depois de tanto andar resolvemos voltar para o hotel e aproveitar um pouquinho o wifi pra depois se deslocar para a estação e esperar o trem para Budapeste.

Nosso trem saiu as 17H50 , chegamos as 20h40 na estação Budapeste Keleti. Quando chegamos levamos um susto ::ahhhh:: , a estação estava lotada de gente dormindo no chão no metro, em tudo que era lugar. Não me atrevi a fotografar. Depois que fomos entender que era os imigrantes sírios. Mas sem saber saímos da estação meio ressabiados e fomos para o hotel a pé pois era 500mt. Chegando no hotel fizemos check in e bora comer no mc donalds. No próximo relato conto do nosso pequeno luxo.

 

Gastos do dia:

Presentinhos de Bratislava: 6E

Alimentação: 17E

Hotel: 133E casal para 2 diárias com cafe.

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  • Colaboradores
cara vocês são doidos , hahaha , muita cidade em pouco tempo , que coragem , hahaha ... fiz praga e budapeste já e amei budapeste , praga foi legal , mas como disse sou mais buda

 

Oi Dani, nossas mochiladas são assim mesmo, pauleraaaa. ::quilpish:: Dormir e descansar é quando voltar pro Brasil srsrs. A gente conhece os principais pontos. Isso pra sentir as citys e qdo a gente gosta fica na memória de um dia se possível voltar. Só pra dar aquele gostinho de quero mais....srsrs ::hahaha::

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Dia 08 - Budapeste

 

Bom, como havia dito no final do outro post, chegamos de trem na estação Keleti de Budapeste e não me atrevi a tirar a máquina fotográfica da bolsa pra registrar o momento. A estação estava lotada de gente deitada em colchoes para todo lado. A gente não sabia o que estava acontecendo então resolvemos não arriscar mas eram os sírios esperando o governo liberar algum documento para eles seguirem viagem. Mapa em mãos fomos para o hotel à 500 mt da estação. Do lado de fora da estação tem mc donalds tá.

 

HOTEL: The Three Corners Hotel Bristol - 133E o casal - 2 diárias c/ café - 500mt da estação . Show de bola, o quarto era grande, tomadas para todo lado, frigobar, ar, wifi free, tv, banheiro amplo, impecável, silencioso, tudo de bom. O cafe da manhã é um espetáculo gastronômico, tem de tudo até umas geleias tipicas deles la. ::otemo:: A moeda é o Forint e o hotel aceita o pagamento em euro e fez a cotação de 1E=310 ft. Mesmo preço que as casas de cambio. Porém eles não fazem troca ta. http://www.threecorners.com/index.php?page=hotel&hotel=706b1340-3dd6-40e5-a374-9641500c1da9&dest=hu. . Como estávamos meio longe do centro é so voltar na estação e pegar metro.

 

DINHEIRO: A Hungria faz parte da Comunidade Européia mas ainda mantem sua própria moeda que é o Forint. No hotel pagamos em Euros e eles converteram por 1E=310FT. Fizemos Câmbio 2 vezes. A 1ª foi ao lado da estação Keleti por 1E = 309ft (sai da estação e olha para a esquerda, vai ter um painel piscando). https://www.google.com.br/maps/@47.4995282,19.0810727,3a,75y,187.16h,81.38t/data=!3m6!1e1!3m4!1syWQyolUUyYNYcjwGr9pYjQ!2e0!7i13312!8i6656. A 2ª foi lá na praça onde sai o free walking tour no endereço Erzsebet ter 9, por 1E = 303FT.https://www.google.com.br/maps/@47.4976204,19.0533477,3a,90y,147.86h,86.94t/data=!3m6!1e1!3m4!1sslqHZXvkgNIe9IMVicUi5w!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

 

METRO: 1650ft ticket dia todo. 2ª mais antigo da Europa (so perde pra Londres) a linha m1 é tão velha que parece q vc voltou no tempo. Lembro de ler um relato que citava as escadas rolantes das estações. Gente as escadas são super inclinadas e muito rápidas. Quase que você tem que pular nos degraus e agarrar no corrimão. ::mmm:

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TOUR: fizemos 2 free walking tour com a empresa FREE budapeste com a guia Martina falando espanhol. Super indico. ::otemo::http://www.freebudapesttours.hu/#spanyol ::cool:::'> ponto de encontro é na plaza Deak (estação Deak Ferenc ter).

 

TOUR 10h30. city tour

O pessoal da empresa de tour vai estar uniformizado e são vários guias para vários idiomas ta. Pergunte em espanhol mesmo que elas indicam a tua guia. Esse horário das 10h30 é um city tour e ela vai andando e explicando tuuuudo pra gente. Deu 3 horas de caminhada super leve com várias paradinhas. Os principais pontos que passamos foi:

- St. Stephen Basilica - 1000FT - primeiro rei catolico - obs os restos mortais da mao do rei - Também fica no lado Peste. É a principal igreja da cidade e seu nome é uma homenagem ao primeiro rei cristão da Hungria. A mão de Santo Estevão pode ser vista na capela Sagrada, nos fundos da igreja. Tem o corpo do jogador de futebol famoso Punskas. A igreja tem 96mt depois explico porque. ::hãã::

- Ponte das Correntes a mais antiga e mais bela das pontes da cidade -Feita no século 19, foi a primeira ponte de Budapeste. Foi um dos marcos do renascimento econômico da cidade, pois uniu as duas partes: Buda e Peste, ainda provincianas e lhes deu a oportunidade de crescerem economicamente juntas. Se tornou um símbolo da liberdade em 1989 quando centenas de pessoas comemoraram a independência do país sobre ela. Na 2ª Guerra, o exército alemão destruiu todas as pontes e subiram para o castelo de Buda e assim ganharam 4 dias das tropas soviéticas. Tem a lenda que o engenheiro se matou pq acharam um defeito na ponte. Sim, os leões não tem língua.

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- Castelo de Buda - Foi residencia real ate 1945 apos virou museus. As 12h tem troca da guarda. a guia chega um pouco antes do horário para vermos.O presidente não mora ali mais.

- Halaszbastya (Bastião dos Pescadores) um monumento construído em 1895 para comemorar o aniversário da conquista magiar. Possui sete torres, em homenagem a sete tribos magiares que fundaram a nação húngara, é possível ter uma linda vista da cidade. Achei um dos lugares mais lindos da cidade. Parece um castelo encantado. Tem-se uma linda vista de Budapeste, do parlamento e da ponte das correntes.

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- Igreja de Mathias. Foi utilizada como campo pelos alemães e soviéticos em 1944-1945. Não foi considerado Santo porque era meio mulherengo. srsrs.

- Outros lugares que ela levou mas não lembro o nome : tem uma estatua de um policial gordinho, tem o KM 0, tem um hospital que foi bunker, e um monumento que o pessoal passa a mão nas partes baixas do cavalo pra adquirir inteligência. Depois disso você contribui como quanto puder e achar que o guia merece. Demos 5E cada porque a turma era muito grande e não dava pra dar atenção para todos.

 

ALMOÇO: já que estávamos do lado Buda aproveitamos para comer a tal sopa de Goulash em um restaurante indicado pela guia na Rua Fortuna. Pagamos 11E com refri. Depois disso corremos de volta para a praça denk pois tinha outro tour a tarde. Voltamos a pé mesmo pra tirar mais fotos.

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TOUR 14h30 - tour do comunismo

Novamente na praça, encontramos a mesma guia e começou a chover. Mesmo assim força no guarda chuva. Estamos em 11 pessoas e mesmo com a chuva que vinha e voltava foi muito produtivo pois podíamos fazer perguntas e tal. Passamos pelos seguintes pontos:

Saímos novamente da praçã Deak e fomos em direção a Avenida Andrassy uma das mais belas da cidade, considerada como a Champs Élysées de Budapeste. Só andamos 1 quadra nela.

Seguimos para a praça Szabadzag onde tem monumento contra a ocupação alemã e na mesma praça também tem um bunker que diz q ter um tour que você assina documentos que você não pode comentar o que viu lá embaixo. putz não lembro a história mas o cara era meio ruim com o povo e fez o bunker para se esconder em caso de revolta. (https://www.google.com.br/maps/@47.5030575,19.0498106,3a,75y,208.32h,83.16t/data=!3m7!1e1!3m5!1s_cL6v-_dTqWV-ekdPiFE1Q!2e0!6s%2F%2Fgeo3.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3D_cL6v-_dTqWV-ekdPiFE1Q%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26thumb%3D2%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D285.93784%26pitch%3D0!7i13312!8i6656).

-Memorial aos Sovieticos. É o único memorial em Budapeste (os outros foram todos retirados) mas segundo a guia, este foi deixado a pedido dos russos pois disseram que embaixo havia corpos de soldados. Pelo que senti os Hungaros não gostam daquele monumento nao.

- Praça Vertanuk, tem a estátua de Imre Nagy, mártir e primeiro-ministro da Revolução Húngara de 1956. Como ele não quis se demitir do seu ministério, János Kádár mandou-o enforcar. O seu rosto simbolicamente está olhando para o edifício do Parlamento. A ponte onde a estátua está simboliza a transição do socialismo.

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- Parlamento, sua arquitetura foi inspirada no Parlamento de Londres e é, atualmente, o maior edifício da Hungria.Foi projetado para um país maior. E adivinha, tem 96mt . ::hahaha:: lembra que falei que a igreja de São estevão tinha tb, pois bem, os dois prédio são do mesmo tamanho para simbolizar que a lei dos homens (parlamento) e a lei de Deus (igreja de São Estevão) são iguais. ::tchann:: . Nessa praça tem 1 museu que nas paredes ainda tem as marcas de tiro.

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Nesse ponto a guia ensina a ir no monumento dos sapatos judeus e se despede da gente.

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Nesse tour contribuímos com 10E cada porque ela explicou muita coisa do Comunismo na Hungria. Explicou como eles podiam viajar para outros países(a cada 3 anos), que a educação é ótima (todos fazem faculdade de graça) mas a saúde é cara (mesmo no serviço público você tem que pagar um extra para o médico), que os funcionários públicos (polícia e servidores do judiciário) ganham por volta de 600Euros, que um aluguel custa 400E por isso as famílias dividem os aptos. Enfim, adoramos. Depois disso pegamos nossas roupas sujas e fomos para uma lavanderia.

 

LAVANDERIA: Acreditem, foi um parto achar uma. As pessoas não sabiam informar onde tinha esse tipo de serviço. Bom, smartphone e wifi resolve a vida de qualquer cidadão. Descobrimos uma rede de lavanderias porém a loja perto do hotel estava fechada daí sebo nas canelas e corremos para Bubbles perto da estação metro Negyed linha M3 sentido corvim. Segue o link: http://www.bubbles.hu/sites/uzletek.aspx Pagamos 2000FT para lavar e secar até 10kg de roupas. Aprox 7E.

 

Depois disso gente, o mundo acabou em Budapeste. Choveu tanto, tanto e tanto que os funcionários do metro estavam tentando evitar que as águas da chuva descessem as escadas rolantes. Eram os Sírios com colchoes correndo da chuva. Foi tenso. Mas graças a chuva comi meu primeiro de vários Kürtőskalács - pão doce. Gente é SENSACIONAL. ::hahaha:: tem nas lojinhas das estações de metro e vários outros lugares pela city. Fomos no mc donalds e depois hotel.

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IMPRESSOES: Achei Budapeste muito rica cultural e gastronomicamente falando. As pessoas são muito educadas, os mais velhos são sofridos mas educados igual. A parte histórica é linda e cheia de detalhes. Voltaria para conhecer o que faltou. Indico fortemente esse site onde consegui muita informação: https://turistaocasional.wordpress.com/category/locais/hungria/budapeste/page/2/

 

Gastos do dia:

Metro: 10E

Free Tour: 15E

Almoço 11E

Lanchinho: 6E

Lavanderia: 7E

Jantar: 10E

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Dia 09 - Budapeste - Cracóvia.

 

Como contei pra vocês ontem, o mundo acabou em água em Budapeste ::hein: . A cidade virou um caos, deu enchente, abriram crateras nas ruas. A coisa foi feia e essa chuva atrapalhou a gente ir na praça dos Herois e também a comprar as entradas para o Museu do Terror. Mas deixamos para o dia seguinte que seria hoje.

Acordamos, tomamos a cafe maravilhoso do hotel, fizemos check out e deixamos as bagagens no depósito.

Pegamos metro Linha amarela M1 sentido Mexikoi Ut e descemos na estação Vorosmarty utca. Compramos o ticket do dia todo de novo. 1650ft = 5E por pessoa ta.

 

MUSEU do TERROR. Depois de sairmos do metro começamos a ver vários prédios drenando as águas da chuva. E acreditem até o museu estava alagado. Tinha um monte de gente do lado de fora e o pessoal do museu explicando que eles não tinham nem data nem horário previsto para reabrir pq entrou água no subterrâneo onde tinha as salas de tortura. ::Ksimno:: Tristeza profundo voltamos para o metro. Pegamos a linha a linha M1 depois a linha M3 e depois a linha M4 sentido Kelenfold para descermos na estação Fovan ter. Aqui um susto. Uma mega cratera abriu na rua bem ao lado da estação. Tinha engenheiro, polícia e tudo mais. Fomos para o mercado central.

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MERCADO CENTRAL. Foi projeto por ninguem menos que que que.... Gustavo Eiffel. Tudo bem que na 2ª GM o prédio ficou detonado mas reconstruíram. O Mercado é super limpo e cheio de lojinhas. Nosso objetivo era comprar lembrancinhas e algumas comidas e bebidas típicas. Encontramos o UNICUM, que é um licor digestivo de 36 ervas e também experimentos uma pizza frita chamada Langos. Os restaurantes ficam no andar superior ta. ::hahaha::

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Ficamos meio chateados porque devido a chuva não conseguimos fazer 4 passeios: Museu do Terror, Praça dos Herois, Citadella, e Gellert. Mas anotei pra um dia quem sabe voltar até porque a comida me agradou demais. ::otemo::

 

ONIBUS: Depois disso voltamos para o hotel pegamos as mochilas e fomos para a estação de metro nepliget M3, porque o nosso busão para cracóvia saía de lá. Comprei a passagem pela EUROLINES POR 19E AS 15H. imprimi os tickets e deu boa. O ônibus é bem confortável viu e o segundo motorista passa vendendo café, pãezinhos mas no caminho o ônibus faz uma parada para um café ::tchann:: . Eurolines(http://www.eurolines.com/en/) pelo que me informei tem outra empresa q faz o trajeto http://www.orangeways.com/order_.aspx . A viagem durou 7 horas e os lugares que passamos são lindos. Aéreo não rolou porque estava o zoio da cara e tambem demoraria 5horas devido conexoes (não tinha voo direto de Buda - Cracóvia)

 

As 22h chegamos em cracóvia e foi tranquilo se deslocar até o hostel. Quando vc sai do busão atravessa umas passarelas e cai dentro de uma Galeria, atravessa a Galeria e ja está quase perto do Portal. Da estação até o hostel deu 1km de caminhada light.

 

Check in feito, fomos à um carrefour na esquina do hostel e compramos um lachinho de jantar (só tinhamos euros e a moça da caixa fez a conversão). Dormimos, ou melhor tentamos dormir pq a nossa rua era cheia de barzinhos e já viu o povo na balada como grita ne.

 

DINHEIRO: A Polônia faz parte da comunidade Européia porém ainda usa a moeda deles Zlot com a cotação 1E = 410Zt. Putz, esqueci o lugar q fizemos câmbio. Mas relativamente achamos muitos lugares seguros.

 

HOSTEL: Hostel Flower por 87E casal, 2 diárias sem café. O hostel é bem simplão, tem uma tv no quarto, wc privativo e wifi. Não tem ar, nem frigobar mas tem uma geladeira comunitária na cozinha. Se você gosta de balada aqui é o lugar. Tem festerê a noite toda na rua, e isso dificulta um pouco a vida de quem quer dormir. O pessoal da recepção é muito querido e te diz onde fazer cambio e o valor justo de troca. http://www.flowerhostel.pl/

 

Gastos do dia por pessoa

Metro: 5E

Presentinhos: 18E (casal)

Comidas: 10E

Busão cracóvia: 19E

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Dia 10 - Auschwitz

 

Acordamos cedinho, fomos no carrefour da esquina e compramos um capuccino. As 8:00 horas tinhamos que estar na frente do nosso hostel para que a empresa de tour em Auchwitz passasse pra pegar a gente. A moçinha da empresa veio a pé e foi passando em mais hósteis para pegar a galera e depois levou todos para o ônibus.

 

HISTÓRIA: O campo de concentração de Auschwitz foi criado em 1940,na periferia de Oświęcim. O motivo da criação foi o aumento de presos poloneses, a localização ser no centro da Europa e também ter boas conexões de comunicação.

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Auschwitz I - O primeiro e mais antigo campo do complexo foi formada em 1940, no terreno e nos edificíos do quartel polaco de antes da guerra.

O número de prisioneiros oscilava entre 13 e 16 mil em média alcançando uma única vez 20 mil pessoas.

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Aqui aconteceram os primeiros testes para matar pessoas com o uso do Cyklon B. Só Auschwitz em um ano usou cerca de 20.000kg do gás. (7kg mata 1500 pessoas em 20min)

Além da segurança dentro do campo, aprox. 40 km2 envolta do campo também tinha forte esquema de segurança.

Aprox. 802 prisioneiros tentaram escapar de Auschwitz, dos quais 144 foram bem sucedidos. A mais espetacular fuga ocorreu em junho de 1942, quando três poloneses e um ucraniano vestidos de guardas SS, armados e num carro oficial fugiram levaram com eles um relatório sobre as condições do campo escrito por Witold Pilecki. Nenhum foi capturado.

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Auschwitz II com 175 hectares de superfície abrigava 300 barracões dos quais permanecem intactos 45 em tijolos e 22 de madeira. Construídos com restos das casas invadidas pelos alemães e mão de obra escrava.

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Antes os judeus tinham que caminhar até Birkenau porém os alemão estenderam a linha de trem e fizeram as Judenramp (a rampa de seleção dos judeus). Cada vagão levava de 70 à 80 pessoas por cerca de 7 à 10 dias de viagem.

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As câmaras de gás foram explodidas em janeiro de 1945 sendo que documentos de toda ordem e o armazém Canadá foram queimados. Cerca de 60 mil sobreviventes foram obrigados a participar de uma Marcha da Morte até outro campo.

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Os 7500 prisioneiros restantes deixados em Auschwitz foram libertados em 27 de janeiro pela 322ª Divisão de Rifles do 60º Exército de Frente Ucraniana do Exército Vermelho.

 

TOUR: pelo que li você não entra em Auschwitz sem guia depois das 10h nos meses de verão. Daí achei mais prudente reservar o tour pela internet. Li sobre a empresa See Krakow http://www.seekrakow.com/es/auschwitz-birkenau/ e achei boa. Pagamos 145 zt = 46E. Tudo demora umas 6 horas e está incluso: o busão até a cidade de OSWIECIM, a entrada com a guia falando espanhol, o deslocamento entre Auschitz 1 e o Birkenau, e a volta.

Impressões: Se você der sorte de pegar um guia que seja minucioso sorte sua. Nós pegamos uma guia que parecia desanimada e não dava muito detalhes. Daí como tem muitas turmas, escutávamos o que um outro guia em espanhol explicava. O cara era muito detalhista. Depois o povo sai correndo com a gente e leva no outro campo, o Birkenau. Lá a guia nem quis passear muito com a gente. Depois disso a empresa volta na velocidade do som para a cidade. Sinceramente, não gostei muito, eles apressam demais a gente.

 

Se você que estiver lendo e tiver oportunidade ::sos:: vá sozinho e FAÇA POR SUA CONTA e risco, não se preocupe que tem áudio guia. Eles não entregam folheto, você tem que comprar, mas VALE A PENA e tem folheto em Português (de Portugal..srsr). Pegue o áudio guia e o folheto comprado (3E) com o mapa dos 2 campos e vá livre pelo roteirinho que tem no folheto. Segue informações que li aqui no mochileiros porém não lembro de quem:

:arrow::arrow::arrow: Opção de ir sozinho: só tem uma opção: pegar o trem que sai às 7:14 da estação central de Cracóvia e chega às 9:00 na estação de Oswiecim (em polonês )( Auschwitz é alemão). A passagem custa apenas 9 zylots. Da estação dá para andar até o campo. São cerca de 2 kms de caminhada pela beira da estrada, mas tem calçada para o pedestre e é bem sinalizado. Siga as placas de Auschwitz Museu.Pode-se também pegar o ônibus que sai do ponto de rua que fica na frente da estação. Saindo dela, olhe para a esquerda e verá o ponto. Os horários dos ônibus são bem sincronizados com as chegadas de trem. Não tem erro se quiser pegar o ônibus. Vem escrito Auschwitz Museum na frente dele. Aprx 10E. No terminal Rodoviário ao lado da Estação de trem e atrás da galeria Krakovia pega-se o ônibus na baia G1, G2 ou G3. Ele vem escrito na frente e você paga direto ao motorista. O site http://WWW.pksoswiecim.pl tem a tabela de horários o primeiro ônibus, o qual eu peguei, sai as 8:25 mas chegue uns 15 minutos antes porque sai lotado e vai fazendo um cata-cata daqui até lá. Leva 1:40 de uma viagem não lá grande coisa, mas legal pra ver o interior da polônia e os subúrbios de Cracóvia, que ainda preservam resquícios da era comunista, como aqueles edifícios todos iguais, aqueles monumentos com a cara do comunismo, etc...o custo da Viagem é 14 Zlots. Obs: em agosto entre as 10h-15h so se entra com guia por 40zt - aprx 12E - http://www.auschwitz.org/

 

OUTRA IMPRESSÃO: Auschwitz assusta pela grandeza mas quem sentir tristeza mesmo é o campo de Dachau em Munique. Auschwitz é o maior campo mas Dachau é o primeiro, entende?!. :cry: Em Dachau, por estar em solo alemão, achei que é muito mais forte (parece que te enfiam a faca), tem muita explicação dos experimentos do médico Menguelle, tem áudio guia em espanhol e você fica mais livre para fazer o tour no seu tempo. No Dachau chorei horrores. Em Auschwitz senti tristeza. Campos são lugares onde você não sorri muito nas fotos tá, até por respeito.

 

Quando voltamos, o busão parou enfrente da Galeria Cracóvia, entramos e almoçamos uma pizza familia por 15E. A praça de alimentação é muito boa viu. https://www.google.com.br/maps/search/Galeria+Krakowska/@50.0651313,19.9427177,16z

Depois fomos para o hostel pois estávamos mortos e também porque me deu uma dor de cabeça ::essa:: . Acho que foi o entra e sai do Busão com o ar condionado ligado no modo "polo norte". Saímos a noite para um lanche leve. Mas pra quem tiver pique as 19h00 tem um tour da cracovia a noite com a seekrakon por 12E.

 

Gastos do dia

Hostel: 87E casal - 2 diárias

Tour: 46E

Alimentação: 21E

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