Ir para conteúdo

Búzios: a maior estrela da novela 'Viver a Vida', da Globo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: Terra / Turismo

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/interna/0,,OI3997129-EI14071,00-Buzios+a+maior+estrela+da+novela+Viver+a+Vida+da+TV+Globo.html

 

598d9e6b56f27_praiadaarmao.jpg.4fc1ba27fbe3f4ff157b35e5b44d6634.jpg

 

[align=justify]Há muitas décadas que Búzios, no litoral do estado do Rio de Janeiro, mantém sua posição de ser um dos pontos turísticos mais badalados do Brasil. E não é apenas pelo seu acervo natural completo, com belas paisagens e praias. Conta muito o fato de ser a escolha de grandes personalidades, desde quando Brigitte Bardot elegeu as praias de Búzios para um passeio na década de 1960 e se encantou com o lugar. Em 1976, Mick Jagger trouxe o seu violão para a praia do Canto, afim de curtir as férias. Hoje Búzios tem fama internacional e um claro espírito cosmopolita: estrangeiros de mais de 50 nacionalidades residem na região junto aos nativos.

 

A história da cidade tem origem numa pequena aldeia de pescadores, mas está marcada por histórias de piratas franceses que participavam do tráfico de escravos e de caçadores de baleias - a Praia dos Ossos ganhou seu nome do fato de que aqui eram enterrados os despojos dos animais capturados. Na década dos anos 50, o vilarejo começou a receber visitas de cariocas e paulistas, que alugavam casas de pescadores. Mas foi nos anos 70 que o turismo explodiu, com a chamada "tomada dos argentinos": o local virou o sonho de veraneio de los hermanos, e ainda o é.

 

No centro da cidade está a rua mais famosa e cosmopolita de Búzios, a Rua das Pedras: 600 metros de badalação e agito. Nela há uma oferta bem variada de restaurantes: dos japoneses e marroquinos, franceses e italianos, passando pelos especializados em frutos do mar, algumas boas parrillas argentinas e várias pizzarias. Menção especial para Chez Michou, uma creperia que faz sucesso há muitos anos; a casa fica lotada pela moçada bronzeada e a música é bem alta. Entre os muitos bares, um clássico é o pequeno Captain's Bar. Mas há também o Havana, que têm jazz, blues e MPB no repertório e, no subsolo, uma adega e charutos, e o Morgan's, com programação musical de qualidade.

 

As praias são muitas, de todos os tipos e cores, das mais agitadas às quase desertas. No geral a temperatura é boa, embora alguns considerem as águas um pouco frias: a média é entre 21 e 24 graus - a península é atingida por uma correnteza que chega da Antártida, o que faz com que algumas das praias sejam sensivelmente mais frias. E justamente pelo encontro de ventos e fluxos marinhos é que o lugar tem uma fauna marinha muito rica: golfinhos, botos, tartarugas e aves marinhas, além das baleias, como as mink, jubarte, bryde e franca, e as orcas.

 

Geribá, João Fernandes e Ferradura são as praias mais badaladas. Em Geribá, a extensão e as boas ondas garantem o surfe e o clima jovem. É um lugar bom para jogar aquelas peladas à beira da praia, e apropriada para o snorkeling e curtir a visão panorâmica nos passeios de barcos. João Fernandes já é de águas mornas e calmas, ótimas para um bom mergulho. Ferradura, que ganhou seu nome pelo fato de ser uma extensa enseada entre pontas rochosas que a resguardam de vento e ondas, é uma praia perfeita para crianças.

 

Agitada, conta com quiosques de praia e restaurantes de peixes e mariscos, além de pousadas e aluguel de jet-ski, banana-boat, pedalinho, caiaque e pranchas de windsurfe.

 

Na praia dos Ossos fica o Iate Clube e é de onde saem os passeios de escuna; entre as casas cercadas de amendoeiras está a histórica Igreja de Sant´Anna, padroeira da cidade. Já a praia Azeda, que tem acesso a pé a partir da praia dos Ossos, é pequenina e incrustada em virgens costões. Existe também a praia nudista de Olho de Boi, escondida entre enormes rochas, e a praia Brava, de ondas fortes e local de encontro dos surfistas. Ferradurinha é considerada uma das melhores praias do Brasil, verdadeira piscina natural de areias finas, claras e rochedos que formam patamares circundando o local. A praia do Forno tem uma pequena área cercada de vegetação cerrada, e a praia de Manguinhos, cujo nome deriva de um manguezal, tem águas escuras e sem ondas, preferida para os esportes à vela.

 

Agência Andrés Bruzzone Comunicação

Especial para Terra[/align]

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Adooooooorooooo Buzios! Eh uma cidade sem igual. Gosto demais do por do sol na orla Bardot. Eh um local muito pitoresco.

Como nao sou notivago nao costumo sair muito na noite que eh bem agitada na rua das pedras. E de dia eh claro curto demais a praia. E como foi citado anteriormente os precos sao meio salgados mesmo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...