Bom galera, tô pra fazer esse relato há um tempão mas a vida foi acontecendo e só agora tive tempo.. Já esqueci muitos detalhes mas fiz questão de anotar o preço de tudo e, mesmo que não seja um relato bom, espero que ajude alguém no futuro hahaha tem gente que vai achar bom, tem gente que vai achar corrido, tem gente que vai achar perrengue.. Eu pesquisei bastante e achei algo que ia dentro dos meus limites e interesses e deu tudo certo
Bom, primeiro o roteiro:
23/07 - GIG - IST
24/07 - Istanbul
25/07 - Istanbul
26/07 - Istanbul
27/07 - Goreme
28/07 - Goreme
29/07 - Fethiye
30/07 - Fethiye
31/07 - Fethiye - Pamukkale - Selçuk
01/08 - Selçuk
02/08 - Istanbul
03/08 - Istanbul
04/08 - Voo Istanbul - Ljubljana + bus Bled
05/08 - Bled - Ljubljana
06/08 - Ljubljana - Zagreb
07/08 - Plitvice - Zadar
08/08 - Hvar
09/08 - Hvar
10/08 - Hvar - Mostar (Bósnia)
11/08 - Mostar - Dubrovnik
12/08 - Dubrovnik
13/08 - Dubrovnik - Madrid
Apesar das mil histórias e advertências que ouvi antes, fiz tudo sozinha e foi super tranquilo.. Os voos eu peguei com milhas, então não entram na conta porque só paguei as taxas. A idéia era escrever só os valores numa lista, mas já percebi que não vai rolar, então tô colocando os preços em vermelho quando for liras turcas (TL) e em negrito quando for euro pra facilitar.. No total eu levei €1600cravados, tinha cartão pra emergências mas não usei nenhuma vez.. Voltei com quase 300 euros pra casa, sendo que fiquei do dia 13-16 em madrid visitando um amigo, sem me preocupar muito porque sabia que tinha $ suficiente até o final da viagem. A cotação era uma média de 3,90/4 pra lira turca e quase €1/7 pra kuna (croácia) e eu cheguei a trocar euro por 3 reais (saudades) no começo do ano e por até 3,60 conforme a viagem foi se aproximando.
Dia 1 - IST
Nesse dia eu ia ficar numa casa por couchsurfing mas não consegui falar com o host, então acabei gastando mais do que o necessário pra chegar no lugar heheh eu já tinha albergue reservado em todos os lugares só por um plano B. A imigração foi tranquila, o cara nem perguntou nada de nada
Assim que chega na parte das bagagens, já tem umas janelinhas de cambio, troquei €30 na cotação de 2,98 e só depois vi que tinha uma taxa deles mas tudo bem, acontece..
Logo na saída do aero, tem uns ônibus da empresa HAVATAS que levam pra região da taksim por 11TL, é um ônibus tipo turismo mesmo, com ar, cadeira que reclina e tal.. se você for pra outras regiões (sultanahmet, por exemplo) tem uma estação de metro dentro do aero! O metro é bem simples mas você paga por cada baldiação. Recomendo comprar o ISTANBULKART antes de tudo, custa 10TL e você vai carregando, mas quanto mais você vai usando, menos vai cobrando então vale muuuito a pena! Bom, como eu disse, eu ia pra um couchsurfing perto da taksim mas o albergue era sultanahmet, então dei uma voltinha a mais, dá pra gastar menos que o que eu gastei..
Pra ir da Taksim pra Sultanahmet, tem um funicular de 4TL até Kabatas, lá eu comprei o card e coloquei 10TL de crédito
Fiquei no Nobel Hostel e é bem bom, a localização é maravilhosa, tem café da manhã e um restaurante no terraço com bons preços pela localização, fica logo atrás do Arasta Bazaar.. Paguei €33 por 2 noites e peguei o troco de €20 em liras turcas já. Nesse dia eu não fiz nada turístico porque ia encontrar um amigo turco pra sair de noite, e já não cheguei muito cedo, então só dei umas voltinhas pela praça aonde fica a aya e a blue mosque, é um ambiente bem gostoso, a galera fica com umas cangas lá só curtindo o dia, tem uns banquinhos e tal..
Comprei um sanduíche por 4TL ali perto, fui pro albergue me arrumar e tal.. Encontrei meu amigo e fomos pegar o metro pra chegar na area da Taksim, mas o metro fechou no meio do caminho e pegamos um taxi com mais umas pessoas lá que ele arranjou pra dividir e deu 7TL pra nós dois. Entramos num bar que infelizmente não vi o nome mas também não valia a pena, tava vazio.. Aproveitamos que tinha promoção de tequila + cerveja por 5TL, bebemos 2x hehe e fomos pra uma balada lá perto, o nome é eskibeyrut e é bem bacana, tem gringo mas tem locais também, a entrada foi 10TL, a dose de jager mais 10TL e 12TL pela cerveja. Não gastei pra voltar por albergue porque ele morava perto da Taksim e disse que não era muito seguro pegar taxi sozinha, apesar do taxista parecer um amor hehe
Gastos totais: 88TL + €80
DIA 2: IST
Nesse dia, apesar da triste ressaca, acordei cedo pra tentar conseguir aproveitar.. Primeira coisa que fiz foi comprar uma água por 1TL na rua e pegar o metro/tram pra sultanahamet, carreguei mais 15TL no card e cheguei no albergue com o café da manhã ainda rolando tomei banho e, como ainda eram umas 10h, me permiti mais umas 2h de sono antes de ir pra cisterna.. Bom, aqui foi o meu primeiro descuido e vou contar pra ninguém passar pela mesma coisa heheh Cheguei na cisterna, mó filão, mó sol mas tranquilo, vamo nessa.. Não passou nem 1 minuto que eu tava na fila, apareceu um cara turco mó arrumadão perguntando, em inglês, quantas pessoas estavam comigo e eu disse que não tinha mais ninguém, aí ele me chamou pra formar um grupo com a família dele pra pagar mais barato e eu, inocente, acreditei hehe fui com ele pro começo da fila pra encontrar a tal família e ele simplesmente parou atrás da primeira família que ia entrar na cisterna, aí eu já achei estranho e perguntei "essa é a sua família?", apontando pra uma família americana que tava na frente e ele disse que sim, fiquei com medo de sair andando e ele ir atrás, pelo menos ali tinha guarda, segurança e tal e deixei estar.. Aí ele começou a falar do brasil, mostrar foto dele no brasil e blablabla e eu só de olho.. Aí chegou a nossa vez, ele pagou a minha entrada (!) e entramos, aí o negócio já ficou estranho mesmo haha logo que passa do caixa, tem uma escadaria e eu tava com um vestido longo, aí ele queria ficar segurando minha mão pra me ajudar a descer e eu "não, obrigada, tenho que segurar o vestido " e lá dentro só piorou, ele começou a falar que ia pro brasil me visitar, que eu ia ser a princesa dele, pra gente tomar chá na loja dele quando saisse dali, queria ficar abraçando, me dando a mão e eu só fugindo, e lá é um lugar com bem pouca iluminação e praticamente só dá pra seguir num fluxo, e ele nesse papo.. Até que passamos por um guardinha de lá e eu me fiz de louca, comecei a gritar que não ia com ele pra lugar nenhum, pra ele não encostar em mim, que eu não era e nem ia ser nada dele e ele ficou com medo porque o guarda já tava chegando perto da gente.. Falou que ia embora, me pediu o dinheiro da entrada e eu dei 20TL, o preço de uma, e ele ainda falou "e a minha entrada?" haha muito cara de pau, falei que a família dele que pagasse a dele e fiquei lá dentro um tempão ainda, quando eu sai, ele ainda tava lá fora e falou "vamos lá tomar um chá" e eu sai andando e ele não veio atrás.. Sei que pode parecer assustador pra quem tá lendo, mas esses lugares são bem movimentados, só dentro da cisterna que esperei tá perto de uma autoridade mesmo mas enfim, deu tudo certo no final.. mas se alguém vier com esse papo, já fiquem ligados e fujam hahahah
Saindo de lá, almocei uma pizza com coca por 12TL e fui encontrar meu amigo com uma americana que tava no albergue.. Rodamos pelo grand bazaar mais pra conhecer mesmo, atravessamos a ponte galata e pé, fomos até a torre de galata.. fica uma galera ali em volta curtindo o por do sol, bebendo e tal, é um clima bem gostoso.. O resto dos gastos desse dia foram um suco por 3TL no caminho da torre, 1TL pra ir no banheiro numa mesquita em frente a uma das saídas do grand bazaar, uma janta por 24TL no terraço do albergue e troquei mais €20.
Gastos totais: 75TL + €20
Não sei bem porque algumas fotos tão viradas, vou tentar arrumar na continuação mas pelo menos começar isso aqui já vai me motivar pra terminar do que escrever tudo de uma vez só hehehe
Bom galera, tô pra fazer esse relato há um tempão mas a vida foi acontecendo e só agora tive tempo.. Já esqueci muitos detalhes mas fiz questão de anotar o preço de tudo e, mesmo que não seja um relato bom, espero que ajude alguém no futuro hahaha tem gente que vai achar bom, tem gente que vai achar corrido, tem gente que vai achar perrengue.. Eu pesquisei bastante e achei algo que ia dentro dos meus limites e interesses e deu tudo certo
Bom, primeiro o roteiro:
23/07 - GIG - IST
24/07 - Istanbul
25/07 - Istanbul
26/07 - Istanbul
27/07 - Goreme
28/07 - Goreme
29/07 - Fethiye
30/07 - Fethiye
31/07 - Fethiye - Pamukkale - Selçuk
01/08 - Selçuk
02/08 - Istanbul
03/08 - Istanbul
04/08 - Voo Istanbul - Ljubljana + bus Bled
05/08 - Bled - Ljubljana
06/08 - Ljubljana - Zagreb
07/08 - Plitvice - Zadar
08/08 - Hvar
09/08 - Hvar
10/08 - Hvar - Mostar (Bósnia)
11/08 - Mostar - Dubrovnik
12/08 - Dubrovnik
13/08 - Dubrovnik - Madrid
Apesar das mil histórias e advertências que ouvi antes, fiz tudo sozinha e foi super tranquilo.. Os voos eu peguei com milhas, então não entram na conta porque só paguei as taxas. A idéia era escrever só os valores numa lista, mas já percebi que não vai rolar, então tô colocando os preços em vermelho quando for liras turcas (TL) e em negrito quando for euro pra facilitar.. No total eu levei €1600cravados, tinha cartão pra emergências mas não usei nenhuma vez.. Voltei com quase 300 euros pra casa, sendo que fiquei do dia 13-16 em madrid visitando um amigo, sem me preocupar muito porque sabia que tinha $ suficiente até o final da viagem. A cotação era uma média de 3,90/4 pra lira turca e quase €1/7 pra kuna (croácia) e eu cheguei a trocar euro por 3 reais (saudades) no começo do ano e por até 3,60 conforme a viagem foi se aproximando.
Dia 1 - IST
Nesse dia eu ia ficar numa casa por couchsurfing mas não consegui falar com o host, então acabei gastando mais do que o necessário pra chegar no lugar heheh eu já tinha albergue reservado em todos os lugares só por um plano B. A imigração foi tranquila, o cara nem perguntou nada de nada
Assim que chega na parte das bagagens, já tem umas janelinhas de cambio, troquei €30 na cotação de 2,98 e só depois vi que tinha uma taxa deles
mas tudo bem, acontece..
Logo na saída do aero, tem uns ônibus da empresa HAVATAS que levam pra região da taksim por 11TL, é um ônibus tipo turismo mesmo, com ar, cadeira que reclina e tal.. se você for pra outras regiões (sultanahmet, por exemplo) tem uma estação de metro dentro do aero! O metro é bem simples mas você paga por cada baldiação. Recomendo comprar o ISTANBULKART antes de tudo, custa 10TL e você vai carregando, mas quanto mais você vai usando, menos vai cobrando então vale muuuito a pena! Bom, como eu disse, eu ia pra um couchsurfing perto da taksim mas o albergue era sultanahmet, então dei uma voltinha a mais, dá pra gastar menos que o que eu gastei..
Pra ir da Taksim pra Sultanahmet, tem um funicular de 4TL até Kabatas, lá eu comprei o card e coloquei 10TL de crédito
Fiquei no Nobel Hostel e é bem bom, a localização é maravilhosa, tem café da manhã e um restaurante no terraço com bons preços pela localização, fica logo atrás do Arasta Bazaar.. Paguei €33 por 2 noites e peguei o troco de €20 em liras turcas já. Nesse dia eu não fiz nada turístico porque ia encontrar um amigo turco pra sair de noite, e já não cheguei muito cedo, então só dei umas voltinhas pela praça aonde fica a aya e a blue mosque, é um ambiente bem gostoso, a galera fica com umas cangas lá só curtindo o dia, tem uns banquinhos e tal..
Comprei um sanduíche por 4TL ali perto, fui pro albergue me arrumar e tal.. Encontrei meu amigo e fomos pegar o metro pra chegar na area da Taksim, mas o metro fechou no meio do caminho e pegamos um taxi com mais umas pessoas lá que ele arranjou pra dividir e deu 7TL pra nós dois. Entramos num bar que infelizmente não vi o nome mas também não valia a pena, tava vazio.. Aproveitamos que tinha promoção de tequila + cerveja por 5TL, bebemos 2x hehe e fomos pra uma balada lá perto, o nome é eskibeyrut e é bem bacana, tem gringo mas tem locais também, a entrada foi 10TL, a dose de jager mais 10TL e 12TL pela cerveja. Não gastei pra voltar por albergue porque ele morava perto da Taksim e disse que não era muito seguro pegar taxi sozinha, apesar do taxista parecer um amor hehe
Gastos totais: 88TL + €80
DIA 2: IST
Nesse dia, apesar da triste ressaca, acordei cedo pra tentar conseguir aproveitar.. Primeira coisa que fiz foi comprar uma água por 1TL na rua e pegar o metro/tram pra sultanahamet, carreguei mais 15TL no card e cheguei no albergue com o café da manhã ainda rolando
tomei banho e, como ainda eram umas 10h, me permiti mais umas 2h de sono antes de ir pra cisterna.. Bom, aqui foi o meu primeiro descuido e vou contar pra ninguém passar pela mesma coisa heheh Cheguei na cisterna, mó filão, mó sol mas tranquilo, vamo nessa.. Não passou nem 1 minuto que eu tava na fila, apareceu um cara turco mó arrumadão perguntando, em inglês, quantas pessoas estavam comigo e eu disse que não tinha mais ninguém, aí ele me chamou pra formar um grupo com a família dele pra pagar mais barato e eu, inocente, acreditei hehe fui com ele pro começo da fila pra encontrar a tal família e ele simplesmente parou atrás da primeira família que ia entrar na cisterna, aí eu já achei estranho e perguntei "essa é a sua família?", apontando pra uma família americana que tava na frente e ele disse que sim, fiquei com medo de sair andando e ele ir atrás, pelo menos ali tinha guarda, segurança e tal e deixei estar.. Aí ele começou a falar do brasil, mostrar foto dele no brasil e blablabla e eu só de olho.. Aí chegou a nossa vez, ele pagou a minha entrada (!) e entramos, aí o negócio já ficou estranho mesmo haha logo que passa do caixa, tem uma escadaria e eu tava com um vestido longo, aí ele queria ficar segurando minha mão pra me ajudar a descer e eu "não, obrigada, tenho que segurar o vestido
" e lá dentro só piorou, ele começou a falar que ia pro brasil me visitar, que eu ia ser a princesa dele, pra gente tomar chá na loja dele quando saisse dali, queria ficar abraçando, me dando a mão e eu só fugindo, e lá é um lugar com bem pouca iluminação e praticamente só dá pra seguir num fluxo, e ele nesse papo.. Até que passamos por um guardinha de lá e eu me fiz de louca, comecei a gritar que não ia com ele pra lugar nenhum, pra ele não encostar em mim, que eu não era e nem ia ser nada dele e ele ficou com medo porque o guarda já tava chegando perto da gente.. Falou que ia embora, me pediu o dinheiro da entrada e eu dei 20TL, o preço de uma, e ele ainda falou "e a minha entrada?" haha muito cara de pau, falei que a família dele que pagasse a dele
e fiquei lá dentro um tempão ainda, quando eu sai, ele ainda tava lá fora e falou "vamos lá tomar um chá" e eu sai andando e ele não veio atrás.. Sei que pode parecer assustador pra quem tá lendo, mas esses lugares são bem movimentados, só dentro da cisterna que esperei tá perto de uma autoridade mesmo mas enfim, deu tudo certo no final.. mas se alguém vier com esse papo, já fiquem ligados e fujam hahahah
Saindo de lá, almocei uma pizza com coca por 12TL e fui encontrar meu amigo com uma americana que tava no albergue.. Rodamos pelo grand bazaar mais pra conhecer mesmo, atravessamos a ponte galata e pé, fomos até a torre de galata.. fica uma galera ali em volta curtindo o por do sol, bebendo e tal, é um clima bem gostoso.. O resto dos gastos desse dia foram um suco por 3TL no caminho da torre, 1TL pra ir no banheiro numa mesquita em frente a uma das saídas do grand bazaar, uma janta por 24TL no terraço do albergue e troquei mais €20.
Gastos totais: 75TL + €20
Não sei bem porque algumas fotos tão viradas, vou tentar arrumar na continuação mas pelo menos começar isso aqui já vai me motivar pra terminar do que escrever tudo de uma vez só hehehe
Editado por Visitante