Ir para conteúdo
joycebruja

Europa - De Carro - Guia de Informações

Posts Recomendados

[info]Este tópico é um Guia para o motorista que pretende dirigir na Europa .Está sendo construido com informações de viagens realizadas por membros do site .Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

Este é um tópico informativo, perguntas e respostas deverão ser postadas em outro tópico.

De carro na Europa - Dicas[/info]

 

 

[noselect][/noselect][align=justify][t1]Inverno[/t1]

Dirigir no período do inverno merece alguns cuidados extras por parte do motorista inexperiente.

 

As estradas européias são excelentes, bem sinalizadas e dispõe de bons serviços.

Porém dirigir no inverno é bem diferente que dirigir no período do verão.

 

Além das medidas de segurança , como o cinto para todos os ocupantes do veículo , respeitar as regras do trânsito e talvez a mais importante se dirigir não beba se beber não dirija.

 

[t1]Precauções[/t1]

[t3]Cuidados antes de sair com o carro[/t3]

Alugado ou emprestado

Mesmo que as locadoras de veículos tenham seus carros em bom estado de conservação antes de alugar verifique:

Pneus ( fricção para o inverno) , se há alguma avaria na lataria, faróis , sinaleiras, triângulo, cintos de segurança, rádio e eventualmente(alguns países com montanhas) se há correntes para os pneus disponíveis no bagageiro.

O estepe normalmente é uma pequena roda que te possibilita chegar até o próximo posto de abastecimento e é obrigatório.

Em alguns países(Portugal e Espanha) já é obrigatório ter no carro um colete em cor fluorescente.

Tipo de combustível

Tração , evite BMWs e Mercedes , a maioria dos modelos têm em tração traseira ,para motoristas inexperientes são mais dificeis de controlar em caso de pista com gelo.

Se vai pegar um carro emprestado além dos cuidados acima certifique-se do seguro (no mínimo o obrigatório) e com imposto pago.

A bateria descarrega com maior facilidade no inverno , certifique-se de ter uma boa bateria e não deixe luzes acesas ou até mesmo rádio ligado durante longo período de estacionamento.

 

[t3]Cuidados ao dirigir:[/t3]

 

Mantenha distância, esta talvez seja a regra mais importante para não se envolver em acidente com terceiros.Independentemente se está na estrada ou na cidade não cole na traseira do veículo da frente.

 

Respeite as regras de trânsito e os limites de velocidade , na Alemanha por exemplo existem as freeways ou autobhans elas não têm limites , porém no inverno é aconselhável que mantenha certa velocidade compatível com o tipo de carro e peso.

 

Tenha sempre um pequeno kit sobrevivência dentro do carro, cobertor ou agasalhos pesados sanduiche , água , fruta, dependendo do mau tempo pode ficar horas parado por conta de nevasca.

 

Ande sempre com o carro abastecido acima da metade ,os postos podem ter mais de 50 km de distância e o combustível estando no final pode congelar ou em um engarrafamento ficar algumas horas com o carro ligado precisando do combustível para se aquecer além de que uma multa por falta de gasolina pode chegar a 1000 euros.

 

Em caso de muita neve pelo período que estiver com o carro , lembre-se de lavá-lo com frequência ,principalmente as rodas , para tirar o sal e areia dos freios.

 

A água do limpador de parabrisas deve ser misturada em 50% com um tipo de álcool azulado que é encontrado em qualquer posto de abastecimento, tenha certeza que precisará dele.Jamais coloque apenas água.O nome em alguns idiomas Em inglês = Washer Fluid, Alemão =Waschflüssigkeit, Francês=liquide lave-glace,Espanhol =líquido de limpieza, Sueco =Spolarvätska,Holandês=ruitensproeiervloeistof.

 

O radiador também utiliza um tipo de álcool , encontrados também nos postos de combustível , este porém só será utilizado se houver algum vazamento ou em caso do carro esquentar demais.

 

Se ficar com o veículo por mais tempo verifique o nível do óleo com frequência , no inverno e algumas marcas gastam mais óleo no motor.

 

Na maioria dos países é obrigatório que os faróis estejam acesos mesmo durante o dia, principalmente no inverno.

 

Fique sempre atento ao tempo , se chover em um dia e esfriar no dia seguinte, saiba que terá a possibilidade de gelo na pista , este talvez seja um dos maiores desafios e problemas, dirigir no gelo é dificil , freiar impossível, os cuidados são, mantenha distância e jamais freie bruscamente, diminua a velocidade gradativamente na marcha até conseguir se safar com vida, a probabilidade em sair da estrada é grande porém o estrago pode ser menor se não freiar.Cuidado especial em rotatórias, entre devagar e não se incomode com o tráfego atrás de você.

 

Se vai para os alpes certifique-se de quais estradas estão em funcionamento ,muitas são fechadas neste período.

 

Em caso de acidente ou algum tipo de pane , na maioria das estradas, de tantos em tantos quilometros existem telefones diretos para o auxílio , caso contrário o número de emergência na Europa é 112.

 

Faz parte do kit inverno um óleo para colocar tanto na fechadura da porta quanto ignição , mesmo os modelos que utilizam controle remoto dependendo da temperatura terá que utilizar a chave para abrir a porta.Se não tiver em mãos este óleo , tenha um isqueiro sempre à disposição , deverá esquentar a chave e colocar imediatamente na fechadura , talvez tenha que repetir algumas vezes esta operação até derreter gelo.

 

Ao estacionar por um longo período procure não parar em vias íngremes e no plano não puxe o freio de mão , deixe o carro engrenado na primeira marcha ou marcha ré.Os freios costumam congelar travando as rodas, se o freio de mão estiver puxado você não consegue sair do lugar.

 

Tire toda a neve do carro antes de partir , em caso de gelo nos vidros use sempre os raspadores em material plástico . Uma escova para a carroceria, jamais acione o limpador de parabrisas para tirar o gelo.

 

Em caso de nevasca não arrisque , não dirija.

 

Se tiver os cuidados acima com certeza terá uma boa viagem.[/align]

 

[creditos]Fonte:Legislação de trânsito geral européia, experiência própria.

Texto:joycebandi

Fotos:Google[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t3]Tipos dos Pneus[/t3]

 

Pneu de Verão

1998-1.jpg

Pneu de inverno sem prego também chamado de anual

55_big.jpg

Pneu de inverno com prego (este usado na Escandinávia proibido no resto da Europa)

I.T.S%20dubb%20VanLTReg.jpg

 

Tipos de correntes para pneus

As correntes variam de tamanho de acordo com as dimensões dos pneus

5.1s.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t3]Kit Inverno[/t3]

080666_001.jpg Modelo de colete com reflexo.1.jpgRaspador de gelo em material plástico.Muitos aproveitam para colocar propagandas e oferecer a seus clientes.Este é o modelo mais simples.616510.gifRaspador combinado com a escova. spolvatska.jpgFluido para o limpador de para brisas pode estar concentrado ou diluido.dsc02581.jpgÓleo para fechaduras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[align=justify][t1]Motorhome[/t1]

 

Os cuidados citados para os veículos passeio são os mesmos a serem seguidos quando usar um motorhome , porém alguns detalhes extras devem ser observados pelo usuário.

 

[t3]Verificar se:[/t3]

 

O cabo para ligar às tomadas dos campings está em bom estado.

Os cilindros de gás estão cheios , seguros e sem vazamento.

O sistema de calefação a gás está funcionando .

Os utensílios de cozinha estão em ordem conferindo a quantidade.

O fogão está funcionando.

Torneiras(chuveiro e pias) estejam funcionando com água quente e fria.

A descarga do toilete está funcionando.

Há alguma bateria extra.

Os armários tanto da parte da “cozinha” qto guarda roupa e bagageiros estão fechando com possibilidade de trancar.

A cortina entre o cupé e o corpo do motorhome está em bom estado.

A ou as mesas estejam em perfeito estado(pé quebrado, dobradiça quebrada , madeira lascada)

O frigobar em ordem assim como tomadas internas.

O aquecedor elétrico está funcionando.

Há TV e se funciona.

 

[t3]Deverá aprender a:[/t3]

 

Esvaziar o esgoto do toilete

Encher o tanque de água potável( torneiras , toilete e chuveiro)

Acender o fogão.

Ligar o aquecedor a gás .

Localizar as torneiras centrais de abertura do gás (externa).[/align]

 

Este é um tópico guia, dúvidas deverão ser postadas em outro tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, para quem queira alugar um carro na Europa ou simplesmente saber as companhias de aluguer existentes ou até mesmo as regras de trânsito, creio que vai encontrar informação útil neste site:

www.easyterra.pt

 

Tem uma parte inicial para aluguer de carros em vários países e também informação útil para cada um, como por exemplo, sugestões de itinerários de carro, idade mínima para alugar um carro, informações sobre regras de trânsito, aeroportos principais, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×