Olá viajante!
Bora viajar?
[28 Dias/Nov-Dez] Bolívia, Chile e Peru - Guia prático de dicas, gastos, indicações, itinerário, agências, hostels etc.
- Respostas 32
- Visualizações 13.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
diegoxpp 19 posts
-
rodrigopaulo 2 posts
-
Flavia e Taymon 2 posts
-
doooglas 1 post
Primeiramente, preciso esclarecer que este é um post de retribuição pela ajuda que o fórum proporciona a nós viajantes. Eu me sinto compelido a postar minha viagem, haja vista que foi graças a este site que tudo começou. Infelizmente ano passado eu perdi todo o meu relato de uma viagem pela Tailândia, pois deixei o tempo passar e o perdi, mas esse ano não tardarei em postar.
Obrigado, Mochileiros.com e usuários, são sites e pessoas como vocês que esse mundo precisa! Quem ama viajar sabe o quanto isso tudo é importante e sabe da paixão que temos em ajudar outros viajantes. Tentarei responder a todas as possíveis perguntas que surgirem.
OooooK! Dito isso, após esse breve agradecimento, vamos começar com a organização da viagem. Utilizei como principal referência a viagem do Rodrigovix, que foi postada aqui no mochileiros (http://goo.gl/z4Io87). A diferença de nossas viagens se deu um pouco no itinerário, gastos, hostel e algumas dicas de quem, a partir daquele relato, foi estruturando seu roteiro. Recomendo a todos que leiam o relato dele, que está muito completo, até porque este aqui é muito mas sucinto, com menos fotos e de caráter mais complementar.
Devo advertir que não viso contar a viagem como story telling, detalhando o que aconteceu comigo e meus amigos, exceto em algumas partes essenciais. Meu post, apesar dessa introdução prolongada, visa ser sucinto e prático, para quem realmente busca algo fácil para montar seu roteiro. E devo frisar novamente: este meu tópico tem um caráter mais complementar de informações que básico.
1. O ROTEIRO
Ao elaborar o roteiro preferi deixar dois dias livre para caso quiséssemos ficar mais tempo em uma cidade ou para eventual problema.
Nosso roteiro começou a ter alterações a partir de Cusco, cidade que queríamos ficar mais tempo e tivemos um pequeno problema com um protesto que fechou as estradas em direção a Aguas Calientes, fazendo com que tivessemos que alterar os tickets de entrada de Machu Picchu e deixar de fazer um tour (Moras Moray). Além disso, cortamos Puno de nosso roteiro, indo apenas a Copacabana/Isla del sol. Por fim, ao invés de pegarmos um ônibus de 18h de Santa Cruz a La Paz, pegamos um avião de 1h apenas, embora essa decisão tenha sido tomada mais por comodidade que necessidade.
14/11 Porto Alegre x São Paulo x Santa Cruz de la Sierra x Sucre
14/11 Sucre x Uyuni
15/11 Salar de Uyuni
16/11 Salar de Uyuni
17/11 Salar de Uyuni
18/11 San Pedro de Atacama
19/11 San Pedro de Atacama
20/11 San Pedro de Atacama x Arica
21/11 Arica x Tacna x Arequipa
22/11 Arequipa
23/11 Cañon del Colca
24/11 Cañon del Colca x Arequipa x Ica
25/11 Ica/Huacachina
26/11 Islas Ballestas + Paracas
27/11 Ica x Cusco
28/11 Cusco
29/11 Cusco (Vale Sagrado)
30/11 Cusco
01/12 Cusco
02/12 Aguas Calientes x Cusco
03/12 Machu Picchu
04/12 Aguas Calientes x Cusco x Copacabana
05/12 Isla del Sol
06/12 Isla del Sol x Copacabana x La Paz
07/12 La Paz
08/12 La Paz (Chacaltaya + Valle de la Luna)
09/12 La Paz (Downhill)
10/12 La Paz ("Free" city tour)
11/12 La Paz x Santa Cruz
12/12 Santa Cruz x Sao Paulo x Porto Alegre
Este mapa abaixo expressa, mais ou menos, o trajeto que fizemos. Com exceção de Potosí, Nasca e Puno, passamos por todos esses lugares, nem que fosse só para trocar de ônibus.
Hoje, se eu fosse fazer essa viagem novamente, tiraria do roteiro Copacabana e diminuiria os dias em La Paz e colocaria tudo em Cusco e, talvez, Arequipa, além de fazer a trilha Salkantay ou Inca. Talvez eu subiria até Lima e tentaria ir até a Laguna 69 (pesquisem sobre).
2. AS MOCHILAS
Utilizei uma Deuter Air Contact Lite de 65l + 10l e uma mochila de ataque Deuter Race X de 10l. A mochila cargueira se mostrou bem suficiente, já a de ataque não. Faltou espaço para as vezes que eu precisava carregar mudas de roupa e equipamento fotográfico.
Viajamos em Novembro e Dezembro, pegando tempo frio em alguns lugares, como o Salar de Uyuni e La Paz, principalmente. Portanto, tivemos que levar roupas pesadas e roupas leves.
Carreguei nas mochilas os seguintes itens:
6 camisetas
1 camisa manga longa segunda pele (1ª camada)
1 calça segunda pele (1ª camada)
1 casaco fleece (2ª camada)
1 casaco impermeável (3ª camada)
1 calça-bermuda
1 calça jeans
1 cinto
2 bermudas normais
1 bermuda de banho, mas com aspecto de bermuda normal
7 cuecas
5 pares de meias grossas cano alto
2 pares de meias cano baixo
1 bota impermeável
1 tênis de caminhada
1 chinelo
1 toca
1 par de luvas
1 toalha microfibra (secagem rápida)
1 money belt (doleira)
1 sabonete
1 shampoo médio
1 protetor solar spray
1 protetor labial
1 repelente
3 cadeados
1 escova de dentes
1 creme dental
1 barbeador
1 desodorante aerossol
1 perfume
1 cortador de unhas
1 kit remédios (enjoo, dormir, dores e gripe)
1 bepantol baby
1 manteiga de cacau
1 óculos de sol
1 pacote de lenços umedecidos
1 celular
1 carregador
1 par de fones de ouvido
1 máquina fotográfica
1 Gopro
2 cartões de memória 32GB e 16GB
1 tripé
1 Stick da Gopro
1 caneta
1 plástico com documentos
1 carteira com Identidade e Cartão de Crédito Internacional
O que eu levaria a mais:
1 canivete: meu amigo levou, mas eu poderia precisar para abrir garrafas, por exemplo;
+3 meias: especialmente meias para trekking, já que machuquei meu pé;
1 boné: tive que comprar um lá para fazer a trilha do Canion del Colca;
1 adaptador para tomada: utilizei os dos amigos, mas é bem importante para quem precisa carregar a bateria de diversos equipamentos.
O que eu não levaria:
-1 bermuda: teve uma bermuda que não utilizei;
-1 tênis de caminhada: nem usei;
-1 Fleece: utilizei por pouco tempo e acho que nem seria necessário, mas claro que isso se deve muito à época que fui.
3. REMÉDIOS
Mesmo com seguro saúde, comprei alguns remédios para levar. Se você estiver em uma viagem mais low cost, deixe para comprar se for necessário. O problema é que em muitos lugares não havia essa possibilidade, então você poderia passar por maus bocados.
Atenção: consulte um médico antes de tomar ou comprar qualquer medicamento. Isso foi o que EU levei e funcionou PARA MIM. Não aconselho a ninguém a levar algo parecido sem consultar um médico.
1 Ibuprofeno
2 Paracetamol
3 AAS
4. Plasil / Motilium
Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar na altitude.
5. Diamox
6. Lenços umedecidos
7. Remédio para diarréia
***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! Diazepam ou equivalentes são remédios que causam diminuição da frequência respiratória. Na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna, apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro.
***Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg duas vezes ao dia (a cada 12 horas), um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia na altitude. Essa substância é um diurético que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai e isso na altitude causa muitos problemas). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!
4. DOCUMENTOS
a) Certificado de vacinação internacional
Primeiramente é preciso ter o certificado de vacinação internacional com a vacina da Febre Amarela.
Na verdade ninguém pediu o certificado, mas é melhor evitar problemas.
b) Seguro viagem
c) Passagens de avião
5. DICAS GERAIS
a) Cuidado com os taxistas, que podem tentar tirar vantagem;
b) Cuidado com as passagens internas, que podem sofrer alteração sem muito tempo hábil para se programar;
c) Cotação nos aeroportos, como sempre, é ruim. Trocar o mínimo para pagar táxi;
d) Como se vestir em locais muito frios: http://andarilhosdomundo.com.br/2013/10/que-roupas-vestir-para-encarar-o-frio-extremo/;
e) Tentar sempre pechinchar;
f) Carregar sempre o próprio papel higiênico;
g) Há cambistas que vendem passagem de última hora na rodoviária, vale a pena tentar, se for para não atrasar o cronograma;
h) Lenços umedecidos para lugares que não for possível tomar banho;
i) Beber muita água para evitar o mal da altitude (soroche);
j) Tomar uma aspirina antes de ir para Potosí ou Uyuni;
k) Sempre comprar suprimentos (água, chocolate, chips, Gatorade etc.) em locais afastados da praça principal e de onde se encontram a maioria das agências, pois é mais barato;
l) Não é permitido entrar com mochilas cargueiras em Machu Picchu;
m) Mesmo depois de fazer o check-out, não tire a pulseira do hostel até ir embora, pois mesmo sem quarto você ainda terá passe livre e isso te garante uso de internet, um banho talvez.;
n) O remédio Diamox talvez tenha contribuído para que não sentíssemos o mal da altitude;
o) Faça um seguro viagem. O mais barato que encontramos foi pela Real Seguros (https://www.seguroviagem.srv.br/).
6. TOTAL GASTO
Calculamos que gastaríamos até 1.500 dólares e gastamos um pouco menos que isso, sem contar passagens aéreas e preparativos. Seria possível gastar menos se optássemos por utilizar ônibus mais simples, não pegar o trecho de avião de Santa Cruz - Sucre e La Paz - Santa Cruz e, principalmente, se não tivéssemos nos empolgado no bar do Wild Rover. Eu, por exemplo, levei 1.300 dólares em espécie, voltei com 170 dólares, mas comprei algumas coisas no cartão.
Ps.: o Wild Rover só aceita pagamento em dinheiro.
Os relatos começarão no próximo post.
Editado por Visitante