Ir para conteúdo

Milão / Roma / Florença / Pisa / Lucca / Veneza / Verona - 16 dias - 2 adultos (casal)


Posts Recomendados

  • Membros

ITÁLIA2015 - Roteiro e Custos.xlsO objetivo deste relato é fornecer nosso roteiro, custos da viagem e dicas. Anexamos uma planilha com todos os custos por transporte, atrações, refeição e hospedagem.

 

Período: 16/12/2015 a 01/01/2016

 

Viajantes: 2 adultos (casal)

 

Vôos: São Paulo-NY-Milão - Usamos um voucher da American Airlines para pagar parte de uma passagem e a outra foi comprada inteira, daí o motivo da conexão em NY. Vamos ignorar neste relato nosso pit stop em NY.

 

Hotéis: Todos os hotéis que ficamos atenderam às nossas expectativas: localização, limpos, boa ducha, cama confortável e ótimos preços. Exceto a localização do hostel em Milão que, apesar de estar ao lado do metro, quase não haviam restaurantes por perto. É o único que não retornaríamos.

 

Seguro Viagem: usamos o benefício do cartão de crédito que nos dá seguro viagem gratuitamente. Para a Europa, é preciso ligar e pedir a emissão da carta Schengen que é enviada na hora por email.

 

Moeda: Euro. No Brasil, € 1 = R$ 4,25. Todos os valores estão no câmbio turismo.

 

DICA 1 - Se quiser beber à vontade, não se preocupar com local para estacionar, segurança do veículo e trânsito agressivo e mal educado, além de economizar, viaje de trem. É muito fácil, rápido, seguro, pontual e barato. A principal cia estatal é a Trenitalia (http://www.trenitalia.com) que faz viagens para todas as cidades. Entre as cidades maiores há outra opção, a Ítalo Treno (http://www.italotreno.it). A qualidade dos trens rápidos de ambas as cias é similar. Os trens intermunicipais são bons também, com menos conforto, mas nada que deixe a desejar. Certamente é uma viagem MUITO melhor que um voo comercial na classe econômica.

 

DICA 2 - Existem basicamente dois tipos de viagens de trem: intercidades (mais baratas e demoradas) e diretas (mais caras e rápidas). Escolher uma ou outra vai depender do seu roteiro. Se for uma viagem de longa distância (ex. Milão - Roma, Roma - Florença, Florença - Veneza), compre com antecedência de 60 dias as passagens no site, pois, se paga MUITO mais barato. Se for entre cidades próximas (ex. Florença - Pisa, Pisa - Lucca), o trem intercidades funciona muito bem e pode-se comprar na hora nas máquinas de auto atendimento, pois, o preço não varia.

 

DICA 3 - O jeito mais rápido e barato de ir de Florença para Siena e San Gimignano é de ônibus. A rodoviária em Florença fica em frente à estação de trem Firenze SMN (a principal da cidade).

 

DICA 4 - Os arredores das estações de trem das cidades que ficamos são seguros e de fácil acesso. Procure hotéis por perto, pois, é muito mais prático e barato quando comparado com o centro histórico. No mais, as estações ficam a poucos minutos à pé dos centros históricos. Isto é especialmente válido para Veneza, pois caminhar com malas por lá é um sob e desce de pontes.

 

DICA 5 - As cidades italianas devem ser apreciadas caminhando pelas ruas. Fuja daqueles passeios típicos de ônibus. Perca-se literalmente pelas cidades e cada esquina será uma surpresa muito agradável.

 

DICA 6 - Os preços e a qualidade das refeições variam muito e mais caro não quer dizer necessariamente melhor. É possível comer e beber muito bem por € 30 ou €60 (casal). Em nossa viagem gastamos uma média de € 70 o casal por dia. Isto incluía café da manhã na padaria (não estava na diária da maioria dos hotéis), almoço e jantar com bebidas (cerveja ou vinho), cafés e sorvete.

 

DICA 7 - Tome muito café (SEM açúcar) e sorvete local. Eu não tomo café sem açúcar no Brasil, nunca, mas na Itália, ah, acredite, é bem diferente. Sorvete bom não é só da marca famosa. Na Itália, sorvete bom é de qualquer portinha que só vende sorvete. É um melhor do que o outro.

 

DICA 8 - Não é de hoje que tenho priorizado ficar em apartamentos, hospedarias, etc. Na pratica, é um ótima opção, de excelente qualidade e preço, com algumas limitações de serviços dos hotéis tradicionais, como, por exemplo, não ter recepção 24H, troca de roupa de cama e banho todos os dias e café da manhã na diária (pago a parte se desejar). Ótima relação custo-beneficio.

 

DICA 9 - Varias cidades italianas tem torneiras com água potável ao longo das ruas e praças, então, leve uma garrafinha sempre com você para abastecer na faixa.

 

DICA 10 - Além das massas, a culinária italiana é famosa por seus pescados e risotos. Deguste-os.

 

DICA 11 - Veneza é conhecida pelos serviços caros de transporte aquático. A ilha é pequena e dá para conhecê-la tranquilamente à pé. Perca-se por lá. Só é necessário pegar as embarcações para visitar outras ilhas (ex. Murano).

 

DICA 12 - Em Milão, visite a região do Naviglio Grande, um canal com centenas de restaurantes de todo tipo e gosto. Na próxima ida a Milão, pretendemos ficar em hotel por lá.

 

DICA 13- Use Florença ou Siena como base para visitar as outras cidades da Toscana. Este foi o motivo de ficarmos lá por 5 dias.

 

DICA 14 - O roteiro que elaboramos teve o foco na região Norte do país. A única alteração que faríamos seria tirar o último dia de Florença (dois dias exclusivos de Florença são suficientes) e passar um dia em Bologna, talvez com pit stop em Modena para visitar a Fábrica da Ferrari. Depois, iríamos para Veneza.

 

DICA 15 - Em época de Skype, Messenger e WhatsApp, pagar operadora brasileira para usar serviços de telefonia e internet no exterior é a maior burrada. Compre um cartão pré-pago que dá acesso somente à internet no aeroporto ou na cidade. Nossa escolha foi pela Wind que tem ótimo preço e conexão em todas as cidades que passamos. Pagamos € 20 por 2G de dados válidos por 1 mês. Compramos um cartão e compartilhei a internet.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Opa, beleza??

 

Gostei demais das suas dicas, realmente foram muito boas. Sua planilha é muito completa, parabéns!

Estou planejando iniciar meu tour pela europa pela Itália num roteiro muito parecido com o seu, mas ainda estou impressionado como você conseguiu gastar só cerca de 12000 reais por casal (acabei de fazer 15 dias entre Montevideo, Buenos Aires e Santiago e gastei 10000 o casal!!!)

 

Enfim, qualquer dica para gastar menos eu apreciarei muito!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Felipe, voos e hoteis estão mais baixos do que há 5 anos atrás (mesmo com inflação e euro muito mais alto). No mais, vai depender do tipo de passeio e restaurantes que está disposto a ir. Para nós, comer bem não significa pagar mais caro. Estou pra lhe dizer que foi uma das melhores viagens que fizemos e comemos e bebemos muito bem, sem restrições. Outra coisa, nós não fazemos compras durante as nossas viagens, com exceções de ímãs de geladeira. Viver a experiência é o fundamental :)

Link para o comentário
  • Membros
Felipe, voos e hoteis estão mais baixos do que há 5 anos atrás (mesmo com inflação e euro muito mais alto). No mais, vai depender do tipo de passeio e restaurantes que está disposto a ir. Para nós, comer bem não significa pagar mais caro. Estou pra lhe dizer que foi uma das melhores viagens que fizemos e comemos e bebemos muito bem, sem restrições. Outra coisa, nós não fazemos compras durante as nossas viagens, com exceções de ímãs de geladeira. Viver a experiência é o fundamental :)

 

Pois é, eu tenho um estilo semelhante de viagem ao seu, só compro chaveirinhos de recordação. Acho que acabo gastando mais em hospedagem (exigência da esposa sempre quartos com banheiros privativos) e alimentação (não comemos em locais caros porém várias vezes ao dia). Além disso, Uruguai e Chile são países muito caros!

 

No mais, parabéns pelo relato, bom saber que dá pra fazer uma viagem nesse porte gastando pouco. Abraços!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...