Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

São Francisco de Paula - Parque das Cachoeiras

Postado
  • Membros

No dia 11/06/2009 partimos, o Filipe e eu, a uma indiada muito louca. Destino: Parque das 8 Cachoeiras, São Francisco de Paula. Saída da casa do Filipe às 04:10h para pegar o ônibus para Porto Alegre – detalhe o trem estava de greve – que passou por volta das 04:15h e o primeiro ônibus de POA rumo à São Chico era às 06:00h da matina, partindo da rodoviária de POA. Mochilas guardadas e um único pensamento: essa banda vai ser stilosa.

 

Chegamos a São Francisco por volta das 09:15h da manhã onde iniciou o trekking até o Parque das 8 cachoeiras, 4km de distância, e praticamente só descida, logo imaginou-se a volta.

 

Parque a vista. Chegamos. A caminhada não lembro muito tempo de sua duração. Fomos recepcionados pelo Sr. Lindomar, gente boa, estilo “colonial”, caseiro do paraíso que o local esconde.

 

Uma trilha de bosta, literalmente, foi percorrida para chegar ao local onde acamparíamos. Lembro que no camping tem um área social com três cabanas e algo que se intitula restaurante, que nunca funcionou. Definimos os locais das barracas e um miojão antecipou a pestana de uma hora que antecedeu o prosseguimento das descobertas naturais que o local nos reservava.

 

Com uma mochila bem menor com alguns mantimentos e outra de hidratação começamos pela Cachoeira do Remanso, com queda de 75m de altura e posteriormente a Cachoeira Escondida, com queda de 40m aproximadamente, com uma surpresa não muito agradável: um mandruá (maranduvá) queimou a mão do Filipe e deixou o local, onde passou, momentaneamente inchado e dolorido finalizando o primeiro dia de caminhadas.

 

[col]20091014134608.JPG

Cascata da Ravina|20091014140028.JPG

Cachoeira Escondida[/col]

20091014142743.JPG

O bixo

 

O camping dispõe de chuveiros quentes aquecidos a gás que proporcionam um bom banho, quando funcionam. Banho, chimarrão, amendoim, chocolate e vinho vagabundo compuseram a dieta da noite para agüentar o frio e as trilhas que viriam no dia seguinte.

 

20091014143158.JPG

A Dieta

 

Manhã fria e serração foram o cenário do dia 12 que teve seu início por volta das 08:00h e as caminhadas às 10:30h.

[col]20091014143449.JPG

O Cume|20091014143740.JPG

Acamps[/col]

 

Iniciamos pela Cachoeira da Ravina que estava interrompida por motivos de segurança aguçando a curiosidade de descer os degraus que levavam até ela.

 

É importante ressaltar que apenas fomos adiante no trecho interrompido por dois motivos: um pela curiosidade e a vontade de trilhar o proibido e, o mais importante, a certeza de conseguir descer as escadas que apresentavam condições, mesmo molhadas e escorregadias.

 

[col]20091014144012.JPG

Premio pela ousadia|20091014144204.JPG

O maior desafio estava por vir ::ahhhh::[/col]

 

Para constar, visitamos em seguida a Cascata do Ronda e da Neblina, nessa ordem.

 

É impressionante o que a natureza nos reserva. Apesar de ser um local que dispões de infra-estrutura (não estou acostumado com isso) é muito bem preservado e tem os impactos humanos muito bem controlados. Não tenho como dizer que não encontrei lixo em nenhuma das trilhas, encontrei sim, mas pouco. O material de apoio é feito, em grande parte, com madeira e não com ligas metálicas. As trilhas são estreitas, pouco desmatamento nos arredores.

 

Continuamos rumo ao maior desafio da indiada: a trilha da Cascata das Gêmeas Gigantes. Aproximidamente durou 7(sete) horas o percurso ida e volta, mas saímos exatamente no horário limite recomendado pela administração do Parque. No portal do Parque menciona que a travessia do rio, durante a trilha, beira quatorze vezes, mas não fala das vezes que a trilha é feita dentro do rio. Contei no mínimo 30 vezes que fomos de um lado para o outro.

 

A expectativa era grande, mas durante o percurso conhecemos a Cachoeira do Quatrilho – mais bonita no meu ponto de vista – que dispõe de uma piscina natural belíssima. No entanto, o frio impediu o banho, visto que estávamos no inverno e no Sul este costuma ser bem rigoroso. Ao achegar na cascata escondida foi como o troféu de uma competição de resistência, ansiedade, e cansaço.

 

[col]20091014144748.JPG

Cascata do Quatrilho|20091014144956.JPG

Cachoeira das Gemeas Gigantes[/col]

 

Na volta da trilha, cansadaços, um bom arroz com lingüiça saciou a fome que estava nos matando.

 

A volta foi muito cansativa, pois toda descida necessita de uma posterior subida. Às 5 da manhã começamos a desmontar acampamento para as 9h estar na rodoviária, no centro de Sao Francisco de Paula, e conseguir pegar o único ônibus para POA.

 

E por volta das 3 horas da tarde em casa chegávamos.

 

Algumas imagens vale destacar. Coisas que provavelmente são encontradas em pouquíssimos lugares.

 

 

20091014145638.JPG

"Plantação" de xaxins

 

20091014145946.JPG

Por incrível que possa parecer isto é uma parede

 

20091014150205.JPG

Cedro gigante

 

Apesar de tardio, aí está o relato. A trip rolou em junho, porém só agora deixei a preguiça de lado para escrever.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Beleza, Deividi? Conheci este lugar em 2008 não tive oportunidade de fazer muitas trilhas, mas realmente chama atenção o tipo de estrutura. Discreta, bem feita, atendendo ao compromisso acesso x mínimo impacto. Sinalizado, seguro, mas deixando o cara se quebrar em trilhas enlameadas, não é? Show de bola o relato, me dá vontade de ir até lá pra ver as cachus novamente.

Postado
  • Autor
  • Membros

É Cacius eles prezam muito pela natureza e sabem, de forma consciente, disponibilizar o que ela tem para oferecer. Light de certa forma a indiada, mas é uma boa pedida, ainda mais durante o inverno que conta com belissimas paisagens.

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Deividi

 

Sei que faz tempo mas estarei na Serra Gauchá em Setembro/11 e gostaria de visitar o parque. Só tem uma pergunta, para quem vai com mulher e 2 guris ( 5 e 8 aa ) é recomendável ir a quais cachoeiras? Li no site que há somente uma com nível 1 e outras que existem até mesmo uma escada íngrime. Resumindo tem como ir com as crianças?

 

Antonio

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Antônio

 

Desculpe pela demora, mas fiquei um tempo fora.

 

Tche, tem umas cabanas lá, não é necessário acampar. Pode ir tranquilamente com sua esposa e filhos. Tem três cachoeiras com acesso mais difícil, as outras são tranquilas com trilhas fáceis e percursos pequenos.

 

Vá sim, é belíssimo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.