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De ônibus pela América do Sul - São Paulo , Argentina, Chile, Peru, Bolívia e norte do Brasil - em 23 dias


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Em 03/08/2016 em 16:03, Ivo.pe disse:

Michelle, belos relatos.

Já fui 3x para o Chile e estou pretendendo ir uma 4a vez agora em janeiro, porem, em pesquisas feitas ultimamente, está tudo mega caro, e em milhagens tb.

Fiquei interessado por essa viagem de onibus e gostaria de saber quantos dias dura essa viagem ou em horas, por gentileza.

Vc achou o mínimo confortavel para a viagem nao virar um tormento?

 

Obrigado

Mil perdões pela imensa demora. Minha vida ficou louca: faculdade, trabalho, minha bebê chegou inesperadamente no meio disso tudo e estou voltando aos eixos só agora.

Espero que minha informação ainda seja útil.😓

Foram várias empresas de ônibus utilizadas para irmos à diferentes lugares.

A viagem de São Paulo até Santiago durou 56 horas pela Chilebus (saindo da rodoviária do Tietê)

A de Santiago até o Atacama (mais precisamente até a cidade de Calama (pois depois pegamos outro ônibus até San Pedro) demorou 24 horas e fomos pela CikTur.

De Calama até Arica acho que umas 6 horas de viagem (não tenho mais tanta certeza devido ao tempo passado),  fomos pela Turbus.

No geral, eu achei a viagem confortável sim. Não foi um luxo, e era melhor ter passado essas noites no ônibus em um hostel (mas a grana não permitia, então valeu a economia, pois já descansava e ao mesmo tempo chegava ao meu próximo destino) então foi legal sim. Recomendo. Uma coisa que achei muito legal foi que as viagens de ônibus Chilenas e Peruanas, no geral, têm excelente qualidade: ônibus novos, rodomoços, pistas boas em sua maioria e achei tudo muito mais seguro do que eu esperava.

Foi longe de ser um tormento. Vi muitos lugares lindos e conheci muita gente maravilhosa no caminho.

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Em 25/09/2016 em 17:47, sara_izabeliza disse:

Oi Michelle

 

Qual foi o gasto total da viagem?

Mil desculpas pela demora em responder.faculdade, engravidei inesperadamente, trabalho... agora que estou voltando à ter minha vida de volta... kkkkk. Espero que minha resposta ainda te ajude de alguma forma.

Nossa... o preço geralzão eu não me recordo mesmo, até porque na nossa demência e empolgação,não registramos os gastos menores como comida e pequenos deslocamentos.

Mas com toda a certeza, deu muito menos que um mochilão que fiz para o Nordeste ( nos custou uns 6 mil reais)  com quase o mesmo tempo de viagem (30 dias),  olhe que no Nordeste eu nem gastei com hospedagem.

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@Alene Morais Oi desculpe a demora em responder, aconteceram todas as coisa possíveis na minha vida e eu fiquei bem alheia ao assunto viagem e acabei sumindo. Tive uma linda bebê + faculdade + trabalho...

Espero que de algum forma, a minha resposta ainda seja útil. 

Olha,por dia, eu realmente não consigo te dar um valor, se duvidar, nem um total, porque muitas coias fomos improvisando, mudando de ideia e acabei não contabilizando. Mas no máximo, a viagem toda deu menos de 6mil reais pelos 23 dias.

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Gente... mil anos depois... VOLTEI

Primeiramente desculpem a demora absurda em postar. Nunca imaginei que fazer faculdade, me tornar mãe e trabalhar dessem tamanho trabalho... Perdi o controle da minha vida e me desorganizei todinha, e só agora consegui administrar meu tempo e voltei à pensar em viagens e nada mais justo do que voltar aqui e terminar meu relato incompleto.

 

Depois de Arequipa... Cusco e trilha da Hidrelétrica

Como eu já estava completamente apaixonada pelo Peru depois de conhecer Arequipa, Cusco foi a cereja do bolo. Estávamos completamente empolgados com nossa visita à Machu Picchu. E como havíamos decidido comprar o passeio com operadoras locais (e nada antecipado pela internet por motivos de 💸💸💸) essa era  a nossa prioridade.

Mas o primeiro dia em Cusco foi dedicado à Aclimatação. Passamos o dia inteiro no quarto descansando da viagem e nos acostumando com a altitude do local. Eu havia ouvido relatos assustadores de pessoas que passaram muito mal, então exagerei na precaução.

Ficamos no Hostel Hatun Quilla e gostamos bastante. Tudo muito simples, mas muito gostoso. Pagamos R$ 578,00 na época, por 5 dias. O único ponto negativo que  posso dizer que foi a distância do centro. Nem era muita, mas as ladeiras _para essa obesinha, que aqui escreve_quase acabaram comigo. Mas para quem está em forma, nem sofreria tanto assim.

No segundo dia, saímos á caça do pacote para Machu Picchu e Vale Sagrado. Nem procuramos tanto assim, pois éramos abordados á cada instante por locais vendendo os passeios. Escolhemos aleatoriamente com uma simpática senhora que nos levou até a sede da agência de turismo para qual ela trabalhava. Gostamos das explicações e dos preços. Fechamos os passeios.

No dia seguinte iniciamos os passeios pelo Vale Sagrado

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Para Machu Picchu, Iríamos fazer a viagem de van. Nada daquele trem lindo e caro pela Trilha da Hidrelétrica. 

O valor incluía transporte, café da manhã, almoço, alimentação em um restaurante na base onde começava a trilha, guia local em Aguas Calientes, jantar e acomodação, além dos ingressos.  Valor: 115 "doletas" por pessoa. 

No dia do principal passeio,  a van veio nos buscar no horário combinado. Nela havia um grupo de franceses, um casal de belgas e uma família de argentinos. O trajeto foi longo e cansativo e devo frisar que achei muito perigoso. O motorista chinelava na velocidade e apesar da pista ser novinha, ficamos bem apreensivos devido aos penhascos que nos acompanharam por toda a viagem.

No meio de não sei onde, nossa van quebrou. Por sorte ainda conseguimos rodar até uma oficina que estava fechada, porém lá pudemos utilizar o banheiro, comprar uns lanches e esperar. O mecânico foi acionado e cobrou um certo valor por ter que abrir a oficina naquele dia (acho que era um fim de semana). Esperamos por 4 longas horas, mas deu certo e nossa van continuou rumo ao nosso destino.

Próximos à hidrelétrica, me senti participando daquele programa "Estradas Mortais". Nunca senti tanto medo na vida e minha vontade era voltar. Mas era tarde demais. Depois de mais de 6 horas de viagem, era impensável desistir e fazer aquele percurso de volta. Uma estrada de terra, sem guard-rail, onde era impossível dois carros passarem ao mesmo tempo ou em sentidos opostos. Estrada sinuosa, e a cada curva, o motorista tinha que parar para buzinar, avisando assim que estávamos ali. 😱 Fora os diversos relatos de acidentes (carros que despencavam dali rumo ao precipício. Nem sei se era verdade, mas me borrei de medo.

Se uma outra van estivesse vindo, tínhamos que dar ré e buscar na estrada, à beira do precipício, um espacinho para estacionar e esperar que o outro carro passasse. Me odiei pela minha "mão-de - vaquisse" por não ter ido de trem e pensei comigo mesma que minha mãe me daria uma surra, mesmo depois de velha, se me visse fazendo aquela loucura. Mas já estava feito, o jeito era seguir.😨😰😭

Devido à quebra da nossa van, fomos o último carro à chegar, almoçamos (jantamos) apressadamente começamos a trilha da hidrelétrica quase 05 horas atrasados.

O início da trilha foi um martírio. Uma subida sem fim, no meio de um bananal, a 1800m de altitude, em um terreno escorregadio. Mas depois de uns 5 minutos de subida, comigo achando que eu não ia dar conta - sou gorda e sedentária gente- chegamos à uma parte plana, por onde passava o trilho do trem  da Peru Rail.

Dali ficou tudo certo. O único problema era que já estava  escurecendo, não tínhamos lanternas e nem guia _pois o guia estava nos aguardando lá em Aguas Calientes.

A trilha era por nossa conta e sem postes de iluminação, no meio da selva peruana. 🤦‍♀️

Por sorte, grudamos na família argentina, que tinha 3 adultos e um menino de 10 anos e fomos todos juntos, cantando feito escoteiros, rindo e conversando. Nossa única fonte de luz eram as lanternas dos nossos celulares e nossa orientação foi: "sigam os trilhos, pois eles terminam em Aguas Calientes".  E assim seguimos o nosso caminho.

 

 

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