Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Ciudad Perdida - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Ouvi dizer que é uma trilha incrível e ruínas arqueológicas idem. Alguém tem mais informações? De onde se parte? Santa Marta ou tem alguma cidade mais próxima?

 

Oi,

 

Acabei de voltar de Santa Marta/Tanganga. Eu nao fiz a trilha da cidade, mas vi là em Tanganga cartazes sobre o tour. Tanganga è perto de santa Marta e è uma cidade que è praticamente um recanto mochileiro. Sendo assim tem a opcao de vc ficar em Tanganga e contratar de la o tour em uma das agencias, ou ir visitar o Parque Tayrona, ou fazer cursos de mergulho.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Cidade Perdida está a aproximadamente 40 km de Santa Marta, esta é a cidade mais próxima.

A única maneira de visitar ás ruinas é caminhando e não é possível fazer o trajeto indepente. Os índios tem acordo com as agências para deixar passar somente o pessoal acompanhado de guia oficial. O ponto de partida é em um povoado chamado Machete pelao e a caminhada pode ser feita em 4, 5 ou 6 dias.

 

No caminho existem 3 cabanas enormes que são os pontos de parada para café da manhã, almoço, janta e dormida.

Quem faz o percurso em 6 dias dorme uma noite em cada cabana. Nas Cabanas 2 e 3 tem a opção de dormir em rede ou em cama.

 

Na minha opnião as ruínas não são nenhuma grandiosidade. O melhor dessa caminhada é, sem dúvida, o contato com a natureza, as amizades, as noites de acampamento e a comida que é muito boa. Ciudad perdida foi construída pelos Tayronas e é um local de adoração para indígenas que habitam a região. O Mamo, atual chefe indígena, chegou a dizer até que o local é o centro do mundo. Lá eles fazem rituais de agradecimento à natureza (Mãe terra) para que haja equilíbrio e paz. No grupo geralmente há dois guias e um cozinheiro.

 

As agências oficias que tive informação foram:

Magic tour taganga - http://www.magictourtaganga.com

Turcol - http://www.buritaca2000.com

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

20120906002655.JPG

De ponta cabeça na Ciudad Perdida

 

A Ciudad Perdida ou Teyuna está localizada a 80km de Santa Marta, capital do departamento de Magdalena.

Construída entre os séculos XIII e XIV é rodeada por uma selva densa, onde encontra-se ruínas em pedras do império Tayrona, que em perfeita harmonia fundem com a natureza ao seu redor.

 

Segurança

A Ciudad Perdida também vive seus momentos de conflitos entre indígenas, guerrilha e paramilitares. Quem escolhe fazer a trilha deve está ciente da existência desses grupos no local. É até normal cruzar com alguns deles durante o percurso.... Em 1984 os líderes desses grupos fizeram um acordo de paz preservando a zona da Cidade Perdida como área livre de qualquer tipo de ataque. O exercito colombiano patrulha toda a área, garantindo a segurança dos visitantes. No entanto, em 2003 foram sequestrados oito turistas que faziam o percurso até sítio arquelógico. Um fato isolado... Mas que é bom saber.

 

Trilha

Umas duas maneiras de chegar até a Ciudad Perdida: de helicóptero – que custa uma pequena fortuna e não deve ter nenhuma graça – ou em um trekking que dura de 5 a 6 dias, incluindo ida e volta, caminhando em média de 7 horas por dia. O nível de dificuldade é alto e exige o mínimo de preparo físico.

A caminhada é acompanhado de um guia e um cozinheiro. Durante o percurso, a maioria dos guias oferecem frutas como melancia, abacaxi e maça para hidratar o corpo dos caminhantes. Depois de tanto caminhar, você pensa que vai ter uma cama para dormir? Que nada! É na rede mesmo (particularmente me agrada muito). Os alojamentos são bem rústicos e simples – e alguns deles estão dentro de comunidades indígenas. Esqueça banho quente até voltar para a civilização urbana, caso tenha sorte, pode pegar um alojamento com chuveiro (que também não é lá essas coisas).

 

Durante a caminhada vive-se momentos de profunda conexão com a natureza, adentrando cada vez mais na selva colombiana cercada por suas árvores gigantes. Além da exuberante natureza, várias surpresas – boas e ruins – podem lhe aguardar durante o caminho... Banhar-se após um dia de caminhada em um rio e lagos que surgem no meio da floresta, ter contato com indígenas e seus olhares curiosos, encontrar com paramilitares e o exercito com seus rifles a tiracolo, plantações – ilegais – de folha de coca, picada de escorpião, deparar-se com encantadoras borboletas "89" e durante a noite, no silêncio da escuridão percebe-se parte de tudo isso.

 

Chegar até a Cidade Perdida foi uma mistura de excitação, encantamento, cansaço com dores musculares. "Sem dúvida, "uma ocasião especial" é qualquer ocasião à qual a alma esteja presente." Pude desfrutar de um dos lugares mais incríveis que já conheci e senti-lo da maneira mais sutil. O quis guardar em uma caixinha para que mantivesse escondido dos olhares daqueles que não percebem sua grandeza. Mas como não é possível, partilho com vocês a minha experiência para que possa chegar até lá, e desfrutar com cuidado esse presente da natureza e de homens e mulheres que o construíram. Não espere da grandeza a satisfação. Surpreenda com os pequenos detalhes desse lugar mágico! ;)

 

Como chegar

Sugiro contratar o passeio desde Santa Marta ou em Taganga que são as cidades mais próximas, e consequentemente sairá mais barato.

As agências oferecem transporte em jipe até a primeira comunidade chamada Mamey e a partir dali segue-se caminhando. No pacote inclui o imposto cobrado pelas comunidades, alimentação, alojamento (camas, redes ou barracas dependendo da disponibilidade), guia, cozinheiro e um ajudante de cozinha.

O preço do trekking pode variar entre R$800 a R$1.000.

 

O que levar?

O mínimo! Você vai carregar sua mochila durante 5 dias em trilhas de difícil acesso. A lista é a mesma para qualquer trekking.

 

--> Não esqueça da vacina contra febre amarela.

--> Algumas épocas a Ciudad Perdida fecha para turismo, por isso consulte com antecedência com agências locais.

--> Não fotografe os indígenas sem pedir permissão. Por razões culturais e religiosas muitos não gostam de serem fotografados.

 

A Ciudad Perdida cada dia se torna mais conhecida e almejada por viajantes de todo mundo. Para que o lugar não se torne "a Machu Picchu" da Colômbia, devemos cuidar, respeitar e preservar a sua rusticidade.

 

Para ver as minhas fotos e o relato completo clique aqui

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...
  • Membros
Procure uma agência, há grupos com saídas quase todos os dias.

 

Dê uma olhada nessas:

Magic tour taganga - http://www.magictourtaganga.com

Turcol - http://www.buritaca2000.com

 

Para um guia topar ir com uma única pessoa ele teria que cobrar caríssimo, não é vantagem nenhuma pra ele.

 

Obrigado pela resposta e no caso vc fez essa viagem sozinho para Colombia e Cuba?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...