Ir para conteúdo

Ciudad Perdida - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Ouvi dizer que é uma trilha incrível e ruínas arqueológicas idem. Alguém tem mais informações? De onde se parte? Santa Marta ou tem alguma cidade mais próxima?

 

Oi,

 

Acabei de voltar de Santa Marta/Tanganga. Eu nao fiz a trilha da cidade, mas vi là em Tanganga cartazes sobre o tour. Tanganga è perto de santa Marta e è uma cidade que è praticamente um recanto mochileiro. Sendo assim tem a opcao de vc ficar em Tanganga e contratar de la o tour em uma das agencias, ou ir visitar o Parque Tayrona, ou fazer cursos de mergulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Cidade Perdida está a aproximadamente 40 km de Santa Marta, esta é a cidade mais próxima.

A única maneira de visitar ás ruinas é caminhando e não é possível fazer o trajeto indepente. Os índios tem acordo com as agências para deixar passar somente o pessoal acompanhado de guia oficial. O ponto de partida é em um povoado chamado Machete pelao e a caminhada pode ser feita em 4, 5 ou 6 dias.

 

No caminho existem 3 cabanas enormes que são os pontos de parada para café da manhã, almoço, janta e dormida.

Quem faz o percurso em 6 dias dorme uma noite em cada cabana. Nas Cabanas 2 e 3 tem a opção de dormir em rede ou em cama.

 

Na minha opnião as ruínas não são nenhuma grandiosidade. O melhor dessa caminhada é, sem dúvida, o contato com a natureza, as amizades, as noites de acampamento e a comida que é muito boa. Ciudad perdida foi construída pelos Tayronas e é um local de adoração para indígenas que habitam a região. O Mamo, atual chefe indígena, chegou a dizer até que o local é o centro do mundo. Lá eles fazem rituais de agradecimento à natureza (Mãe terra) para que haja equilíbrio e paz. No grupo geralmente há dois guias e um cozinheiro.

 

As agências oficias que tive informação foram:

Magic tour taganga - http://www.magictourtaganga.com

Turcol - http://www.buritaca2000.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

20120906002655.JPG

De ponta cabeça na Ciudad Perdida

 

A Ciudad Perdida ou Teyuna está localizada a 80km de Santa Marta, capital do departamento de Magdalena.

Construída entre os séculos XIII e XIV é rodeada por uma selva densa, onde encontra-se ruínas em pedras do império Tayrona, que em perfeita harmonia fundem com a natureza ao seu redor.

 

Segurança

A Ciudad Perdida também vive seus momentos de conflitos entre indígenas, guerrilha e paramilitares. Quem escolhe fazer a trilha deve está ciente da existência desses grupos no local. É até normal cruzar com alguns deles durante o percurso.... Em 1984 os líderes desses grupos fizeram um acordo de paz preservando a zona da Cidade Perdida como área livre de qualquer tipo de ataque. O exercito colombiano patrulha toda a área, garantindo a segurança dos visitantes. No entanto, em 2003 foram sequestrados oito turistas que faziam o percurso até sítio arquelógico. Um fato isolado... Mas que é bom saber.

 

Trilha

Umas duas maneiras de chegar até a Ciudad Perdida: de helicóptero – que custa uma pequena fortuna e não deve ter nenhuma graça – ou em um trekking que dura de 5 a 6 dias, incluindo ida e volta, caminhando em média de 7 horas por dia. O nível de dificuldade é alto e exige o mínimo de preparo físico.

A caminhada é acompanhado de um guia e um cozinheiro. Durante o percurso, a maioria dos guias oferecem frutas como melancia, abacaxi e maça para hidratar o corpo dos caminhantes. Depois de tanto caminhar, você pensa que vai ter uma cama para dormir? Que nada! É na rede mesmo (particularmente me agrada muito). Os alojamentos são bem rústicos e simples – e alguns deles estão dentro de comunidades indígenas. Esqueça banho quente até voltar para a civilização urbana, caso tenha sorte, pode pegar um alojamento com chuveiro (que também não é lá essas coisas).

 

Durante a caminhada vive-se momentos de profunda conexão com a natureza, adentrando cada vez mais na selva colombiana cercada por suas árvores gigantes. Além da exuberante natureza, várias surpresas – boas e ruins – podem lhe aguardar durante o caminho... Banhar-se após um dia de caminhada em um rio e lagos que surgem no meio da floresta, ter contato com indígenas e seus olhares curiosos, encontrar com paramilitares e o exercito com seus rifles a tiracolo, plantações – ilegais – de folha de coca, picada de escorpião, deparar-se com encantadoras borboletas "89" e durante a noite, no silêncio da escuridão percebe-se parte de tudo isso.

 

Chegar até a Cidade Perdida foi uma mistura de excitação, encantamento, cansaço com dores musculares. "Sem dúvida, "uma ocasião especial" é qualquer ocasião à qual a alma esteja presente." Pude desfrutar de um dos lugares mais incríveis que já conheci e senti-lo da maneira mais sutil. O quis guardar em uma caixinha para que mantivesse escondido dos olhares daqueles que não percebem sua grandeza. Mas como não é possível, partilho com vocês a minha experiência para que possa chegar até lá, e desfrutar com cuidado esse presente da natureza e de homens e mulheres que o construíram. Não espere da grandeza a satisfação. Surpreenda com os pequenos detalhes desse lugar mágico! ;)

 

Como chegar

Sugiro contratar o passeio desde Santa Marta ou em Taganga que são as cidades mais próximas, e consequentemente sairá mais barato.

As agências oferecem transporte em jipe até a primeira comunidade chamada Mamey e a partir dali segue-se caminhando. No pacote inclui o imposto cobrado pelas comunidades, alimentação, alojamento (camas, redes ou barracas dependendo da disponibilidade), guia, cozinheiro e um ajudante de cozinha.

O preço do trekking pode variar entre R$800 a R$1.000.

 

O que levar?

O mínimo! Você vai carregar sua mochila durante 5 dias em trilhas de difícil acesso. A lista é a mesma para qualquer trekking.

 

--> Não esqueça da vacina contra febre amarela.

--> Algumas épocas a Ciudad Perdida fecha para turismo, por isso consulte com antecedência com agências locais.

--> Não fotografe os indígenas sem pedir permissão. Por razões culturais e religiosas muitos não gostam de serem fotografados.

 

A Ciudad Perdida cada dia se torna mais conhecida e almejada por viajantes de todo mundo. Para que o lugar não se torne "a Machu Picchu" da Colômbia, devemos cuidar, respeitar e preservar a sua rusticidade.

 

Para ver as minhas fotos e o relato completo clique aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Procure uma agência, há grupos com saídas quase todos os dias.

 

Dê uma olhada nessas:

Magic tour taganga - http://www.magictourtaganga.com

Turcol - http://www.buritaca2000.com

 

Para um guia topar ir com uma única pessoa ele teria que cobrar caríssimo, não é vantagem nenhuma pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Procure uma agência, há grupos com saídas quase todos os dias.

 

Dê uma olhada nessas:

Magic tour taganga - http://www.magictourtaganga.com

Turcol - http://www.buritaca2000.com

 

Para um guia topar ir com uma única pessoa ele teria que cobrar caríssimo, não é vantagem nenhuma pra ele.

 

Obrigado pela resposta e no caso vc fez essa viagem sozinho para Colombia e Cuba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...