Ir para conteúdo

CHILE E BOLÍVIA COM SAN PEDRO DE ATACAMA E SALAR DE UYUNI (RELATO COMPLETO COM FOTOS)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

O metrô de Santiago tem 3 tarifas diferentes: CLP 720 no horário do rush (das 07 às 09h e 18 às 20h); CLP 660 (das 06:30 às 7h, 09 às 18h e das 20 às 20:45h); CLP 610 (das 06 às 06:30h e 20:45 às 23:00h).

Site: www.metro.cl

Quanto ao mapa do metrô, basta colocar no Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Dias com mais postagens

Usuários Mais Ativos no Tópico

Dias com mais postagens

Posted Images

  • Colaboradores

Este assunto sempre gera questionamentos. Então merece um tópico só para ele.

Aqui na minha cidade eu comprei R$ 100,00 em pesos chilenos. Confesso que não gosto de chegar em outro país sem nenhum tostão furado da moeda local. Para quem não tem esse problema, troque um pouco de dinheiro no aeroporto apenas o suficiente para ir ao hostel e depois às casas de câmbio na Rua Augustinas. No aeroporto de Santiago eu troquei mais R$ 100,00.

No dia seguinte eu fui à Augustinas, pesquisei e fiz câmbio.

Dica: O câmbio variou entre 172 em San Pedro de Atacama e 186 em Santiago. Então tente não fazer câmbio em SPA. É melhor trocar logo tudo em Santiago.

Tanto em uma cidade quanto na outra, procure bem antes de trocar dinheiro, uma vez que a cotação varia bastante de uma casa para outra.

Hoje, R$ 1,00 vale CLP 182, o que não é (tão) ruim.

Em San Pedro do Atacama trocamos Pesos Chilenos por Pesos Bolivianos. A recomendação da agência era levar 300 pesos bolivianos por pessoa, mas levamos apenas 200. Ainda sobrou dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

No Chile, o turista que pagar a hospedagem em dólar ficará livre do IVA de 19%. Por essa razão, levei USD 830,00 para pagar os hostels e o restante do tour do Salar de Uyuni, comprados na minha cidade.

Em Santiago eu tive mesmo que pagar em dólar. Mas em San Pedro de Atacama eles quiseram receber em CLP. Não sei se isso acontece em todos os hostels. De qualquer forma, não me foi cobrado IVA em San Pedro.

A única questão chata é que eu acabei perdendo dinheiro ao comprar dólar e depois fazer câmbio para pesos chilenos.

Acho que não é preciso dizer que a ideia de sacar dinheiro no caixa eletrônico é péssima.

Para quem for fazer o tour do Salar de Uyuni, vai precisar de uns 300 pesos bolivianos. Acredito que seja melhor trocar em Santiago também, afinal, em San Pedro há maior procura pela referida moeda. Darei mais detalhes no momento oportuno.

Dica: Levar dólar para pagar a hospedagem e fugir dos 19% de IVA. O restante de dinheiro você leva em espécie para trocar em Santiago.

Ao todo, eu e minha esposa levamos em dinheiro R$ 4.000,00 e USD 830,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Hostal ForestalNessa viagem eu me hospedei em 3 hostels (hostal, como dizem os chilenos).

Estivemos no em dois momentos: 07 a 09 e 16 a 22 de abril.

Eu e minha esposa adoramos. Primeiro, porque o staff é maravilhoso. Todos foram muito educados, atenciosos e prestativos. Eles contribuíram muito no que tange à reserva e confirmação de reserva em restaurante, informações turísticas, dicas de atividades etc. Segundo, a localização é perfeita.

O Hostal Forestal é bem próximo à estação de metrô Baquedano. A poucos passos do hostel tem a Plaza Italia... Atravessou a ponte, a pessoa já está na Bellavista (vários barzinhos e o Patio Bellavista). Continua andando, no final da rua, está o Cerro San Cristobal e o museu de Pablo Neruda.

Saindo do hostel, tem um parque. Atravessou esse parque, você vai encontrar o Museu Nacional de Belas Artes (anexo a ele, o Museu de Arte Contemporânea - MAC).

Dá para ir andando tranquilamente ao Parque das Esculturas. A pé, pode-se ir também ao Cerro Santa Lucia.

Certo dia, precisando fazer câmbio, eu resolvi caminhar até a Augustinas (Estação U. de Chile para quem vai de metrô). Levei mais ou menos 20 minutos. O que eu quero dizer com isso é que, do H. Forestal, a pessoa tem acesso fácil a grande parte dos atrativos da cidade de Santiago.

Com relação a conforto dos quartos, não tenho nenhum ponto negativo a falar. As camas eram confortáveis e as roupas de cama eram limpas. Os quartos que eu fiquei foi feita limpeza todos os dias, assim como o lixo do banheiro era recolhido diariamente.

Os hóspedes podem pedir tolhas. Como muita gente furtava toalha, direção do hostel está cobrando uma caução de CPL 2.000 por cada toalha. Ao devolvê-la, o dinheiro é restituído.

A cozinha é muito bem equipada, espaçosa e limpa. Está disponível 24h. O café da manhã é servido até às 10h. Tem água quente para preparar café solúvel e chá, leite frio, pão, até dois ovos por pessoa, sucrilhos, manteiga, doce de leite (uma delícia) e dois tipos de geleia, fruta (banana ou ameixa) e suco.

Só reclamei de uma coisa. A água do chuveiro precisa ser melhorada. Ela vai de extremamente quente a extremamente gelada. Não tem um meio termo. Quando a pessoa acha que conseguiu equilibrar a temperatura da água, em segundos, ela fica congelante. Não é tarefa simples tomar banho desse jeito. De qualquer forma, foi uma estadia muito boa.

 

Bed & Breakfast La Kasa del Rio: O hostel é bem simples, porém, limpo e com um certo conforto. Pelo valor da diária, não tem como esperar algo tão melhor. Acho que é o hostel mais barato com banheiro privativo em SPA :D

A proprietária é super atenciosa e simpática. Conta com wi-fi nas áreas comuns. No quarto que eu fiquei, conseguia acesso somente no banheiro. Banheiro esse que tinha toalhas disponíveis e água quente. Mesmo com alguns pontos negativos, considero ser um bom lugar para brevíssimas estadias. Eu por exemplo, passei apenas uma noite e não tive nenhum problema. No dia seguinte eu iniciei o tour do Salar do Uyuni.

A cozinha é equipada, mas só pode ser usada até as 22h, o que atrapalha muito. Eu tive que pedir para a proprietária abrir uma exceção para poder usar a cozinha após esse horário. Mas para frente eu explico o motivo.

O acesso ao hostel se dá por meio de uma ponte para pedestre, um tanto precária, que passa por cima de um pequeno rio. Durante a noite, para ir ao centro, só com lanterna. A iluminação pública até o hostel é praticamente inexistente.

Até a Caracoles, no mínimo 20 minutos andando rápido.

 

Hostal Atacama Ancestral: Ficamos no referido hostel entre os dias 13 (quando retornamos da Bolívia) e 16 de abril de 2015. O hostel ainda está no começo de suas atividades. Ainda não tem nem 01 ano. Contudo, os quartos são muito confortáveis e limpos, assim como os ambientes de uso comum (cozinha, refeitório e pátio). A roupa de cama era confortável e limpa.

O banheiro conta com água quente em todos os quartos e funciona bem. Caso o hóspede necessite, o hostel fornece toalhas sem custo adicional. Precisei de ferro de passar roupa e também consegui. A cozinha fica aberta 24h e é equipada a contento.

No café da manhã é servido café solúvel, leite, sachês de chá, pão, queijo e presunto, manteiga, açúcar e adoçante.

O Hostal Atacama Ancestral fica, na verdade, a 10 minutos de caminhada lenta até a calle Caracoles (passos apressados) ou 15 minutos em passos lentos. Mas nada que dificulte a estadia.

A aduana chilena, fica a poucos passos. Então, para quem faz o tour do Salar de Uyuni, após o controle de passaporte, é só atravessar a rua que já estará "em casa".

Levando em consideração que as empresas que fazem o tour não deixam os viajantes em seus hostels, mas sim em um local próximo a aduana, é uma boa ficar no Hostel Atacama Ancestral. Ainda mais porque todo mundo chega cansado.

Todas as reservas eu fiz no http://www.booking.com.

Dica: Essa dica vale para todas as suas viagens. Procurem no AIRBNB algum imóvel que te agrade. Não tenha receio. O site é super seguro e você não paga para o proprietário.

Em Santiago tem muitas opções de apartamentos inteiros mais baratos que hostel.

Considerações finais sobre as hospedagens: Tivemos sorte em escolher três hostels em que não havia bagunça, era tudo organizado e funcionários que nos fizeram sentir em casa. Em se tratando do Hostal Forestal, a diversão foi perfeita. Tudo com bom senso.

O gasto total com hospedagem foi de USD 492,00. Todos os quartos com cama de casal, banheiro privativo e café da manhã incluso!

Se você ainda não tem cadastro no AIRBNB, use esse link www.airbnb.com.br/c/ifilgueirasmousinhosegundo?s=8 por favor. Dessa forma, nós dois iremos ganhar crédito para usarmos na nossa próxima viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ainda no Brasil, contratamos a empresa World White Travel. O pacote de 4 dias e 3 noites custou US$ 220,00 (+ IOF 6,38) por pessoa. Pagamos antecipadamente 25% por meio do PayPal. Depois eu explicarei porque não deixei para contratar lá em San Pedro.

Escolhi essa agência por três razões: bem recomendada por outros viajantes, adiantamento de apenas 25% (enquanto a Cordillera Traveller cobra 50%) e era a única com escritórios nas cidades de San Pedro de Atacama e Uyuni.

Como o tour foi feito por essa empresa, recebemos um bom desconto nos demais passeios, motivo pelo qual não valia a pena fazer os passeios por outra agência. A única exceção foi em relação à Space Tour, que falarei adiante.

OBS: em SPA, os preços parecem ser tabelados... Os preços não incluem as entradas nos parques!!!

Fiquei muito satisfeito com o serviço prestado pela World White. Cumpriu a risca tudo aquilo que nos foi prometido.

Percebi que em SPA, as agências são parceiras umas das outras. Então é comum a pessoa contratar o passeio de uma determinada empresa e outra agência executar o serviço. Lembra uma cooperativa.

Dica: As histórias de motorista/guia bêbado no tour do Salar de Uyuni são verdadeiras. Eu mesmo vi isso acontecer com outros grupos. Sendo assim, cuidado ao escolher a Agência com que irás fazer o tour. Eu indico, fortemente, a World White Travel.

A única ressalva é que, ao final do tour, logo após o controle de passaportes na aduana chilena em San Pedro de Atacama, a agência World White Travel largou a todos em um estacionamento sem dar qualquer tipo de explicação. Apenas disseram que ninguém seria deixado em seus hostels.

Site da agência: www.whorldewhitetravel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não foi apenas o episódio do transfer da volta em San Pedro do Atacama que tive problema.

No 4º dia de viagem eu iniciei o tour do Salar de Uyuni. Acordamos às 5h da manhã para tomar café etc. Foi aí que eu cometi o meu maior erro de todas as viagens... Eu fiz a besteira de tomar "preventivamente" um monte de remédio. Fora o meu remédio para hipertensão, tomei sem nenhuma necessidade dorflex, imosec, apracur, chofitol e DRAMIN.

O começo da expedição foi super tranquilo, até Aguas Termales. Depois disso, comecei a sentir os efeitos da altitude (a média do altiplano boliviano é de 3700, mas passamos várias vezes de 4.000m. O DRAMIN + altitude me deixaram com uma sensação de embriaguez, contudo, sem conseguir dormir. Eu realmente passei o restante do dia me sentindo muito mal.

No primeiro refúgio eu não queria saber de comer e nem de interagir com as outras pessoas. Só quis ficar deitado tentando dormir. Só aceitei tomar um chá de folha de coca (não faltou folha de coca nos refúgios). Só que, ao invés de melhorar, eu piorei levemente. O nosso guia me disse que não se deve adoçar o chá por que acaba fermentando. Como adocei bastante o chá, fiquei de fato, levemente embriagado. Só não deram o conselho antes... Pelo sim, ou pelo não, não adoce o seu chá de folha de coca!!

O pior do dia começou às 22h. Eu simplesmente tentei urinar e não saiu nada. Pensei que pudesse ser o frio. Eu ainda tentei mais 3 vezes e não consegui. Cada vez que eu falhava em urinar, mais tenso eu ficava. O desespero foi tão grande que eu tomei 1,5L de água (ou eu conseguiria urinar ou a minha bexiga estouraria). Por volta da meia noite eu consegui, enfim, me aliviar.

No segundo dia em diante eu já não senti mais nada anormal. Mas todas vez que atingíamos os 4.000m de altitude eu começava a sentir um leve desconforto, normal para os viajantes. Detalhe: chegamos a passar de 6.000m e o primeiro refúgio está acima de 5k.

Estávamos em 6 e só eu passei mal. Se bem que uma colega chegou a sentir a altitude também. Minha esposa e os outros não sentiram nada.

Diante disto, aconselho a ninguém se automedicar, principalmente com o DRAMIN. Acredito que se eu não tivesse me entupido de remédio, nada de ruim eu teria sentido.

Não esqueça de levar bloqueador solar e hidratante!! Isso é muito importante. Principalmente no Atacama. Lá é frio, mas o sol queima. Não se esqueça, tu estarás em um deserto.

Deves levar lenços umedecidos para o asseio no primeiro refúgio. Lá não tem como tomar banho, banheiro só para as necessidades básicas.

Avise seus pais, namorada(o) ou quem quer que seja, que tu passarás 4 dias sem dar sinal de vida. Internet, nem pensar. Te garanto, tu não vais sentir falta.

Se tua máquina digital tiver uma boa bateria, ótimo. Do contrário, leve bateria extra. Não vai ter como recarregar bateria ao longo do dia.

Levar uma mochila de hidratação também é uma boa.

Em se tratando de saco de dormir, não há necessidade. As roupas de cama pareciam limpas. Além do mais, todo mundo dorme mesmo é de roupa.

A temperatura de SPA é agradável o tempo todo. Amanhece bem frio e ao longo do dia a temperatura vai aumentando um pouco. Às 18h começa a esfriar novamente.

Não é brincadeira. Vários viajantes deixaram suas garrafas de água na parte de fora do quarto do hostel à noite. De manhã, a água estava bem gelada.

___________________

 

Tivemos um ligeiro problema na hora de embarcar no voo da LAN com destino a Calama.

Ainda no hostel eu tentei fazer o check-in, no entanto, não tive êxito. No aeroporto tentei novamente, dessa vez usando o totem de autoatendimento, e também não foi possível. Eu comecei a ficar agoniado porque o meu amigo conseguiu fazer normalmente o check-in dele. Mas, ok. Fomos para a fila fazer o procedimento de forma convencional.

A atendente me falou que não daria para marcar os nossos assentos. Tivemos que apresentar o nosso cartão de embarque lá no guichê de embarque para a funcionária nos entregar outros cartões de embarque, esses sim, com a numeração das poltronas.

Ainda bem que sempre chego cedo. Se tivesse demorado um pouco mais, eu iria em uma poltrona longe da minha esposa.

Por essa razão, quando fores a Calama de avião, chegue mais cedo do que o recomendado para não correr o risco de viajar longe da sua companhia.

 

_____________________________

 

O último perrengue aconteceu no dia depois do meu aniversário, ou seja, no 12º dia de viagem.

Todo mundo sabe que Santiago é uma cidade tranquila, assim como todo Chile. Mesmo assim eu tomei todas as cautelas de segurança. Porém, indo do Mercado Central a Catedral de Santiago, eu fui furtado.

Depois do almoço a minha esposa ficou enjoada, afinal, comemos muitos mariscos que não estamos acostumados. Como ela estava com vontade de vomitar fiquei preocupado e esqueci por breve momento da minha mochila nas costas. Em questão de segundos a minha mochila foi aberta e os ladrões deixaram apenas os passaportes Que estavam dentro das doleiras. A minha carteira e as doleiras eles levaram. Fui furtado em CLP 120.00, USD 10,00 e R$ 50,00. Além do dinheiro dentro da carteira, fiquei sem o cartão de crédito, carteira de motorista e a carteira da OAB. Ou seja, no Centro de Santiago fiquei totalmente sem grana. Por sorte, um amigo que estava conosco me emprestou CLP 20.000.

Ainda bem que sempre levo uma reserva emergencial. No dia seguinte, domingo, felizmente encontrei casas de câmbio abertas e pude trocar dinheiro.

Eu sei que essas coisas podem acontecer, mas, mesmo assim, fiquei com muita raiva de mim mesmo por dar esse vacilo. Coisa de principiante.

Então, tome cuidado SEMPRE. Jamais baixe a guarda, inclusive em uma cidade segura.

 

Com esse post eu chego ao final do meu relato. Foi cansativo, deu um pouquinho de trabalho mas creio que o resultado vá agradar a maioria e ajudará muita gente. Se eu lembrar de mais alguma coisa, farei complemento.

Boas viagens a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...