Ir para conteúdo

Bolivia/Peru (Setembro/2005) - fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Roteiro: SP - Corumba - Puerto Soares - Sta Cruz - La paz - Copacabana - Puno - Cuzco - Aguas Calientes - MP - Cuzco - La Paz - Uyuni (Salar) - potosi - Sucre - Sta Cruz - P. Soares - SP

total: 20 dias

Orçamento: + ou - 630 dolares por pessoa (fora lembranças)

(contando mais ou menos 50 dolares entre bolivianos e soles + uma nota de 20 dolares rasgada q ninguem queria aceitar, roubados em ollataytambo q descreverei mais pra frente).

 

Dia 4 - saimos eu e a lilian (namorada) de sampa rumo a corumba (viaçao andorinha) do terminal barra funda.. bus sai as 11 hrs.

 

dia 5 - chegamos em corumba, troca de bus rumo a fronteira, conhecemos um outro casal de bragança q veio no mesmo bus de sampa com a gente irao tbb ateh MP (carol e Fabiano).

fronteira - carimbar entrada na bolivia pegar as coisas e pegar taxi ateh estaçao de quijarro dividimos nós 4..

chegamos na bilheteria e pedimos o superpullman, mas naquele dia soh iria sair o ferrobus 202 bol.. uma facada..e soh iria sair as 18 hrs.. eram meio dia ainda.. compramos e procurar oq comer, no caminho achamos internet por 5 bol a hora.. comemos e usamos a net.. ficamos enrolando e umas 16 hrs fomos tomar banho 5 bol. por pessoa... esperamos mais um pouco e enfim vamos pegar o trem.. no trem conhecemos Joel (brasileiro de jundiai q vivia mais na bolivia q no brasil) e Junny (secretaria de escola, local de sta cruz) no trem oferecem jantar e cafe da manha.. um luxo!!! dificil mesmo eh comer e beber com o balançar do trem.. balança mais que a CPTM...

 

dia 6 - chegamos em sta cruz umas 8 da manha.. sugeriram ficarmos em sta cruz o dia e pegarmos bus pra la paz a noite... fomos entao pra casa de um amigo da Junny, senhor Julio Soares (o maquinista do Ferrobus) sugeriram q deixassemos as coisas la na casa e fomossemos andar no centro, ficamos meio desconfiados mas deixamos as coisas e fomos.. sta cruz cidade de transito louco. uma especie de 25 de março a cidade toda.. voltamos de tarde tomamos um banho e depois junny nos levou ateh a rodoviaria para pegarmos bus pra la paz..

 

dia 7 - houve um acidente no caminho de sta cruz e cochabamba, um caminhao escorregou da pista e fechou toda via.. ficamos 5 hras parados.. chegamos em la paz quase na hora do almoço.. comecei a sentir a altitude, chegando na rodoviaria vomitei dentro do bus..descemos uma moça q conhecemos no bus nos sugeriu hostal Tambo del oro, logo de frente pra rodoviaria, fomos la conhecemos e fechamos quarto para 4 pessoas saiu 30 bol. cada... como estava abaixo do orçamentop prvisto e nem precisava pegar taxi.. ficamos com ele mesmo.. ducha caliente.... primeira noite numa cama!!! descemos e fomos procurar algo pra comer.. comemos depois descemos ate o mercado das bruxas.. uns 15 minutos caminhando .. na altitude parecem 2 horas.. de noite passei mal de novo e vomitei.. tomei um cha de coca e capotei.. estava muito mal mesmo..

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

ainda no dia 7 fechamos o passeio pra tihuwanaco pro dia seguinte.. a van te pega no hotel logo cedo..

 

dia 8 - logo cedo tomamos o desajuno, tomei sorostipil e cha de coca.. sentia o corpo pesado e dor de cabeça leve.. mas blz.. comprei um saco de folha de coca e fui mascando no caminho..a vana vai parando pra pegar mais pessoas e rumo a tihuanaco.. todos gringos somente nos 4 de brasileiros.. a guia tinha de falar em ingles depois repetir tudo em espanhol..hehehe.. Tihuanaco eh coisa linda mesmo.. a igreja destruiu quase tudo.. mas mesmo assim no museus da pra ver a gandiosidade da cultura.. os monolitos o calendario etudo mais.. foda q hj se tem a ideia de q eles eram primitivos e nos somos evoluidos.. foda!!! os coertes milimetricos nas pedras, os encaixes, os monolitos perfeitos, sem contar a ideia de calendario tudo baseado no sol etcc...dentro do museu tem monolito gigantesco um unicapedra de uns 5 metros inteiramente talhado.. eh proibido fotografar.. mas vale a pena..o passeio eh um pouco cansativo.. pois tem q andar pra caramba..na metade a guia ja estava falando em ingles depois soh dava uma resumida em espanhol..kkkk foda.. um pessual come;ou a se dispersar e visitar por conta propria.. enfim mas vale muito a pena mesmo.. paguei 20 dolares por pessoa com almoço incluso.. mas creio q paguei caro.. sem almoço vc paga acho q era uns 15 dolares.. lembrando q 5 dolares na bolivia sao 40 bolivianos eh muita grana... vc almoça bem por 10 a 15 bol. tramquilo...mas beleza.. valew a pena conhecer a primeira ruina.. tihuanaco eh uma civilizaçao pre inca.. quer dizer toda sabedoria inca foi herdada deles..

voltamos fomos pro mercado das bruxas e voltamos pro hotel.. de noite estava com muita dor de cabeça, tomei outro sorostipil e cha de coca e capotei..

 

dia 9 - ainda com dores leves de cabeça logo cedo fomos pegar bus pra copacabana, outro casal (fabiano e carol) iriam ficar mais um dia pois iriam fazer chacaltay.. como estava mal achei q nao iria aguentar.. la sao 5000 m altitude.. nos despedimos.. ultima foto e fomos. no caminho visao linda do titicaca.. incrivel parece um mar, um oceano, tudo menos um simples lago salgado.. chega uma hora q tem q atravessar o titicaca, entao descem todos do busao todos vao em outro barco enquanto o bus atravessa em outra balsa.. detalhe a balsa eh do tamnha do bus .. se nao for menor hehehe.. chegamos logo depois do almoço em copacabana, varios ofertas de hoteis.. fomos com un rapaz q nos ofereceu 15 bol por pessoa quarto y banho privativo e ducha caliente.. fomos com ele ate o hotel emperador.. lembrei ja ter ouvido falar desse hotel no mochileiros.. fomos ver o qurto, ligar chuveiro pra ver se tem agua qunete e blzz.. ficamos com ele.. outra dica eh sempre pedir pra conhecer o quarto e ligar o chuveiro pra ver se esquenta.. antes de fechar com o hotel.. deixamos as coisas e fomos andar pela cidade e ver o passieo da ilha do sol.. fomos andando ateh o lago.. o vento eh frio pra caralho.. compramos umas tocas, fechamos o passeio da ilha do sol pro dia seguinte.. Copacabana eh bem bonita mesmo.. cidade simples e tramquila, bem diferente da loucura de la paz.. tem varios restaurantes bem decorados e varios vegetarianos tbb.. muito artesanato dos proprios artesoes vendendo isso eh legal e roupa barata.. dica eh comprar lembraças etcc tudo na bolivia bem mais barato q no peru.. em copacabana eh um lugar legal pra isso.. creio q a cidade que mais gostei da viagem toda..de noite senti dor de cabeç dae da-lhe sorostipil e cha de coca.. no hotel o cha tava 1 bol..

 

dia 10 - passeio da ilha do sol- barco , motorista do barco, senhor alfredo, gente finissima simples de tudo trabalhava com isso a 15 anos.. todos os dias.. os nativos sao fechados e desconfiados de turistas.. bando de vagabundo filhinhos de papai.. hehehee..se bem q a maioria eh isso mesmo, mas blzz.. um esquema que inventei pra trocar uma ideia com os nativos eh vc ter sempre umas bolachas etalss.. e oferecer dae ele aceita e pronto vc ja da a ideia..sempre demonstrando humildade e respeito calro.. eles veem confia;a pronto.. trocam ideia na boa.. a ilha do sol eh coisa magica... vc caminha ate a ruina da ilha.. depois volta pro barco ou pode ir caminhando ate o outro lado da ilha 3 horas de caminhada... uma noite antes estava mal pela altitude mas chenago na ilha a coisa passou na hora incrivel.. decidi ir caminhado devagar.. e fui.. vale muito a pena mesmo.. a paisagem do lago etccc.. lindo mesmo... 3 horas depois chegamos do outro lado.. cansadaço.. encontramos a carol e o fabiano , eles haviam chego no mesmo dia e pego o passeio pra ilha de atrde.. recomendo pegar o passeio do dia todo, eh o mesmo preço, vale a pena.. vc pegando o passeio de tarde vc soh conhece um lado da ilha e nao conhece as ruinas... voltamos e compramos passagem de bus pra cuzco pro dia seguinte com parada em puno.. voltamos pro hotel tomamos banho e saimos pra jantar.. sopa de quinoa.. estava cansadaço mas mais por causa da caminhada mesmo.. os efeitos da altitudes ficaram tudo na ilha, incrivel, mas a ilha eh magica mesmo.. os proprios nativos dizem isso..

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mikeweiss

da sim pra ir direto pra copacabana, mas nao fiz isso nao.. teve um pessual q ja subiu na van com o mochilao pra ja seguir pra copoacabana..

 

 

dia 11 - bus Copacabana - Cuzco, fronteira, carimbar saida bolivia e entrada no peru (tranquilo) dica na hora de trocar o dinheiro (na fronteria mesmo) se caso for trocar soh um parte como eu fiz.. dei cem dolares mas troquei soh cinquneta dolares e a mulher me voltou outros 50 em dolares.. nao aceite nem ferrando notas rasgadas e sujas pois dentro do peru eles nao aceitam dolares assim nem ferrando.. e outra notas de 1 dolar tem cotaçao inferior (dolar=3,47 soles / no caso de nota de 1 dolar = 2,9..soles) foda..

troquei soh metade pois nao iria ficar muito tempo no peru.. mas o ideal eh ja trocar uns 100 dolares logo.. no peru eh tudo bem mais caro... o bus chega em puno na hora do almoço mais ou menosdae vc pode pegar o passeio pra ilhas flutuantes (UROS) ou ficar esperando ateh as 20 hrs na rodoviaria.. pra pegar o bus pra cuzco..de principio iria fazer o passeio mas varias pessoas diziam q a ilha foi construida de totora mais pra turismo mesmo.. coisa pra turista ver etalss. dae desisti do passeio..ficamos enrolando na rodoviaria, internet, escrever no diario etcc..

de noite bus pra cusco , conhecemos marilia, aleinade e luciana de sampa e guga e rafael de recife.. buzao brasileiro !!! massa...

a viagem pra cuzco foi muito ruim mesmo.. o bus parava direto e cada parada subia mais gente o peesu começou a ficar no corredor, mas mulheres fediam muito mesmo... cada parada acende a luz e sobe mais gente.. o bus ficou lotado de gente no corredor..dormir sem chances....

 

dia 12- chegada em cuzco as 4 da manha, ficamos dormindo no bus ate as 6 da manha.. descemos e varias ofertas de hoteis.. tentamos negociar.. ja que estavamos em 9 brasileiros... fomos com uma mulher do hostal girassol, ficava a alguns quarteroes da praça das armas, quarto e banho privativo e desajuno por 15 soles por pessoa.. ela pagau nosso taxi ateh hotel sem compromisso.. chegamos no hotel tudo limpo o melhor hotel da viagem toda.. tentamos negociar mais um pouco mas nada feito.. ela prometeu um desconto pro vale sagrado.. entao blzz. ficamos pois estavamos todos cansados ja..

o pessual se dispersou uns foram dormir outros foram passear na praça.. eu, lilian, fomos fazer Tambomachay e descer andando pelas ruinas ate voltar pra cuzco.. minha prima fez esse trajeto a uns 2 anos era de graça.. convidamos o pessual entao foram com a gente guga e rafael (recife) perguntamos de onde saia o bus e fomos... um taxista parou e cobrava 4 soles por pessoa para nos levar ate tambomachay..choramos ele fez 3 soles cada.. no caminho ele disse q tinha de comprar o boleto turistico pra visitar as ruinas, e q nao era mais de graça... enfim fomos.. nos deixou em tambomachay.. entramos de graça.. estavam reformando o local.. entao soh dava nos 4 e o pessual trabalhando.. Tambomachay era considerando um local de culto pra banho..

seguimos pra logo ao lado Puca-Pucara , entramos de graça tb bem maior de uma vista belissima.. era uma especie de posto de controle, Forte.

seguimos descendo essa parte eh o trecho de maior caminhada, mas a paisagem eh belissima, chegamos em Q'enqo (labirinto e centro cerimonial e santuario.. a primeira vista eh somente uma grande pedra, mas ao entrar tem uma caverna e a coisa foi praticamente toda construinda dentro da pedra, coisa de louco.. nesse ja havia varios turistas com guias etcc.. fui entrando derrepente uma mulher vem em minha direçao correndo, - señor!!! señor!!! olhei e ela: - el boleto turistico,señor!!! ...

eu: boleto??? que Boleto, yo no tenho boleto estou somente passeando.. (heheheee!!!)

ela:- tiene q ter el boleto para entrar, tiene que comprar el boleto turistico!!!

fomos la e compramos 35 soles (estudante) te da direito pra visitar as ruinas e alguns museus.. vc visitando ou nao todas ou somente uma vc eh obrigado a pagar 70 soles pelo boleto (35 - estudante) se vc quiser somente visitar 1 lugar e nao quiser comprar o boleto turistico eles te cobram 40 soles.. chama-se boleto parcial.. foda!!!! mas blz... compramos ja q iamos visitar outras ruinas ainda...visitamos Quendo depois seguimos pra Sacsayhuaman.

sacsahuaman eh gigantesca e realmente bela.. eh um templo pra culto do sol forte toda construida com pedras gigantescas sem contar os cortes nas pedras e os encaixes perfeitos... descemos ate san cristoban (1º palacio inca) mas hj soh tem um muro do palacio e foi destruida pra se construir uma igreja.. as cadedrais de cuscos sao realmente belas.. mas eh foda.. a igreja destruiu varias ruinas para cosntruir as igrejas e o pior eh q a igreja sabia muito bem oq estava fazendo.. destriur toda sabedoria inca pra impor sua propria cultura.. isso ja eh tradicional principalmente no cristianismo fez no mundo todo.. esse passeio ate tambomachay pode ser feito contratatando o passeio do city tour.. dae vc tem guia e sobe e desce de van.. nao sei qt eh o passeio, mas aconselho ir por conta de descer caminhando o caminho eh realmente belissimo paisagens etcc.. qt ao guia vc pode ir chegando em algum grupo como quem nao quer nada e ir pegando as explicaçoes... de boa..

chegamos em cuzco na hora do almoço..fomos procurar algo pra comer enquato os dois de recife ficaram numa agencias pra saber sobre a trilha inca... na praça eh tudo bem bonito e bem caro tbb.. simos e fomos comer numa lanchonete.. comemos e fomos para o hotel.. tomar banho.. chendo no hotel, disseram q soh teria ducha caliente soh depois das 16 hrs.. foda!!! entao fomos ver o esquema de ir pra pisaq de bus.. fomos no centro de informaçoes turisticas de a 1º descepçao.. bus pra pisac tinha mas de pisac pra ollataytambo somente somente de 3 em 3 horas.. ele sugeriu ao inves de pisac seguissemos pra chinchero de la pegassemos outro bus pra ollataytambo e q a passagem do trem de ollataytambo comprassemos um dia antes pra garantir nao chegar la e nao ter mais passagem.. decidimos entao tentar pegar o passeio pro vale sagrado, para nao perder pisac.. voltamos pro hotel e perguntamos sobre o passeio mas a mulher da agencia nao estava mais la.. ligamos pra ela e ela disse q blz.. depois pegamos taxi (2 soles) ate a estaçao pra comprar passagem de ollataytambo pra aguas calientes pro dia seguinte.. chegamos la.. uma pequena fila, mas compramos passagem pro dia seguinte as 20 hrs sai de ollataytambo e volta 2 dois depois as 5:40 sai de aguas calientes (40 dolares - ida e volta) voltamos de taxi (2 soles) e pedimos pra ele nos deixar no museu arquiologia.. aproveitando q compramos o boleto turistico mesmo.. o museu eh bem massa!! ten unas fotos, ceramicas de escavaçoes, etcc alem das 3 mumias.. depois ficamos andando pela cidade.. voltamos pro hotel, tomamos banho e de noite fomos passear na praça das armas e redondezas, estava um frio da porra mas a praça eh belissima .. ficamos soh um tempo e voltamos.

 

dia 13 - arrumanos as coisa e fomos pro passeio vale sagrado (20 soles por pessoa)paguei em dolar pra passar as notas velhas q tinha e ninguem aceitava.. a mulher nao queria aceitar nem ferrando, mas disse q se nao fosse aceitar entao nao queria mais o passeio.. dae fez uma cara, pensou e aceitou..(melhor um passaro na mão q 2 voando..hehehehee) nao iriamos fazer todo passeio pois ficariamos em ollataytambo.. mas blzz perderiamos somente Chichero. fizemos a feira de Pisac (compramos umas coisas) As ruinas de Pisac sao belissimas mesmo.. foi legal estar com guia.. toda a ideia da agricultura, calendario e filosofia (ceu, homem e terra) vale muito a pena.. mesmo com chuva a garoa.. vento frio etcc.. urubamba e ollataytambo..

ficamos em ollataytambo pouco depois das 15 hrs.. o trem sairia somente as 20 hrs.. ficamos enrolando num restaurante tomamos uma sopa de quinoa, deixamos as mochilas no restaurante e fomos andar pela pequena ollataytambo.. outro esquema e vc ir no restauramnte consumir pra poder deixar as mochilas la depois mesma coisa vale na rodoviaria.. vc compra as passagens de deixa as mochilas q eles guardam na boa..mas tarde chegam a carol e o fabiano.. eles vieram de bus, via chichero.. no final da tarde ja tinhamos andado em cada ponto da cidade.. nao tinha mais nehum turista fomos trocar ideia com o rapaz da portaria de deixar agente entrar novamente nas ruinas, mostramos o boleto ja furado e explicamos q soh queriamos passar o tempo pra esperar o trem.. ele deixou de boa.. ficamos andando pelas ruinas ateh as 18 hrs horrio q fecha.. pegamos as coisas e descemos devagar pra estaçao de trem.. no caminho fomos conversando do 2 gringos um austriaco e outro australiano.. a lilian q falava um pouco de ingles foi sendo interprete.. pq eu pra ingles soh verbo to be e olha la ainda... chegamos na estaçao chuva e soh uma pequena parte coberta.. todo mundo se amuntuava la dentro.. conhecemos uma moça q era guia de machu picchu, e um rapa de lima q tbb estava indo pra MP.. conversa vai conversa vem, chega fabiano e carol.. quase na hora do trem.. decidi comprar capa da chuvapois em MP estaria o triplo do preço.. qd fui ver putzz cade a pochete!!!.. na hora voltei corredno pra roda.. peguntei e nada!!! puta merda, bateu o desespero, mas depois temtei lembrar, onde poderia ter perdido..pensei ter caido no caminho pra estaçao ja q estava escuro.. peguei a lanterna e fui subindo refazendo o caminho..faltava meia hora pro trem.. fui subindo rapido.. desacreditando estava todo dinheiro em soles e bolivianos alem de uma nota de 20 dolares rasgada q ninguem queria aceitar... sem contar as carteiras de motorista e de estudante..subi ateh la em cima e nada.. olhei pro relogio faltava 15 minutos pr trem sair.. pensei deixa pra la.. voltei corredno mas deixei avisado um senhor do mercadinho de esquina sobre a perda caso alguem encontrasse pelo menos os ducumentos passaria la na volta de aguas calientes.. desci correndo cheguei la ja estavam embarcando.. decidi fazer o BO em aguas calientes pra pelo menos tentar ver da cartera de estudante pra emtrada de MP...

chegamos em aguas calientes quase 22 hors, deixei as mochilas com o pessual e fui pra delegacia logo ao lado.. logo na porta disse q gostaria de fazer BO os policiais começaram a rir sei la de q.. enqunato outro me chamou pra sala.. comecei a explicar da perda etcc.. logo entra outro policial girando o revolver com o dedo e perguntando se era do japao, e girando akela porra da arma na minha cara... na hora pensei em deixar quieto e ir embora mas fiquiei.. tempos depois entar a lilian disse q fabiano e carol foram procurar hotel depois vinham nos buscar.. dae pra que.. começaram a fazer mais brincadeiras agora com ela.. fiquei puto mas tinha q manter o controle, pra nao estourar e fazer besteira pra eles me ferrarem de vez.. foi foda!!! no final me cobraram 10 soles pelo BO.. sacanagem mas tava na cara q iam cobrar mesmo.. disse q nao tinha soles pois havia perdido tudo.. entao eles me entregaram o BO e disseram pra voltar no dia seguinte pra pagar.. saimos da delegacia e nada dos dois voltarem.. maior chuva as ruas vazias e soh a gente e as porrar dos pokliciais... decidi procurar um hotel caso os 2 nao voltassem, fui em um logo do lado da delegacia 50 soles por pessoa, virei as costa o desgraçado ja fez por 30 soles.. foda!!! mas mesmo assim queira achar um mais barato, qd sai do hotel o fabiano veio buscar a gente dizendo q havia emcontrado um por 15 soles por pessoa quarto e baneiro privado e ducha caliente.. era quase de frente do local onde compra entradas de MP, blzz.. o hotel meio estranho mas estava bom...era de um argentino... camisa do river e sosia do maradona..hehehee..tomamos banho e dormimos.. pois queriamos ir comprar a entrada logo cedo, abria as 6 da manha..

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 14 - eh o grande dia.. vamos pra Machu picchu.. acordamos barulho de chuva forte.. putzzz.. nos arrumamos, a mochila, capa de chuva etcc.. vamos comprar o bilhete de entrada de MP.. chegando la pedimos bilhete para estudante mostramos o BO e o boleto turistico q pagamos metade do preço.. e rapaz disse q o BO dizia carteira de faculdade e nao carteira de estudante e o boleto turistico era outra coisa nao tinha ligaçao nenhuma com eles.. mas o boleto servia pra provar q tinhamos carteira de estudante ate o momento q perdemos ela.. (dificil, vui!!!) mas ele disse q nao nao!! eh mandou pagar logo pois estavamos atrasando a fila.. demos o dolar .. e ele nao aceitamos dolares, soh soles...

- porra!!! mas como se fomos roubados, e nao temos soles???

- entao nao da.. só soles.. (devolveu nosso passaporte como quem diz vao embora e voltem soh qd tiveram soles).. na hora fiquei pito da vida.. - como iriamos pagar em soles bando de burros!!!

na hora um senhor peruano q estava atras da gente começou a falar um monte pra eles tbb.. - como vcs nao aceitam dolares, eles foram roubados e nao tem soles.. sao turistas e vcs nao conseguem nem se preparar para as situaçoes.. imcopetentes!!! na mesma hora uma gringa q estava na fila disse q tinha soles pra trocar.. e trocou na boa 100 dolares... e o senhor continuava a falar.. eu ja nao tava entendendo nada , ele se empolgou e começou a falar super rapido.. disse pro senhor nao esquentar pois nao adianta discutir com ignorantes e tapados.. paguei os 77 soles por pessoa peguei o boleto, mandei eles se fuderem e fui embora.. na hora com a cabeça quente acabei esquecendo de agradecer o senhor e a gringa direito... fomos pegar o bus ateh MP.. 6 dolares por pessoa.. estava chovendo muito ja... ja dentro do bus a lilian chorava de raiva... mas chorar de pouco adiantava.. eu soh lamentava, uma pena mesmo q gente tao estupida e tapada cuide de algo tao maior q eles mesmo.. chegamos em MP, encontramos a guia q haviamos conhecido em ollataytambo.. na entrada de MP.. eh uma palhaçada soh.. um puta restaurante chique pra caralho... foda... mas blzz.. entramos no parque.. fomos subindo pra 1º ver MP de cima....primeira vista, tudo nublado.. nao se via absolutamente nada... heheheheee.. foda.. pelo menos havia parado a chuva..fomos seguindo entao pra ponte inca.. um ponte q os incas construiram em um rochedo gigantesco um abismo.. como eles fizeram akilo.. soh deus sabe.. imaginem um abismo e vc vai la e constroi um ponte..foda!!! o ascesso a ponte eh fechado mas vc a encherga de cima... umas fotos.. tempinho pra pensar e voltando pra cidade inca... chegando encontramos carol e fabiano, falamos um tempo.. depois começou a abrir o tempo.. fotos, fotos.. e fecha o tempo de novo, descemos e andamos pela cidade .. eh muito grande mesmo, cansa ateh andar la em baixo... subimos de novo pra vista paronamica classica..e ficamos la.. nessa hora a mente tranquiliza um pouco... varias coisa passam pela cabeça, nao tem jeito.. dias madrugando na frente do computador lendo as dicas, tentando fechar orçamento e roteiro etcc..dificil eh cair a ficha q vc realmente esta la, a vista parece uma fotografia, sensaçao eh muito engraçada mesmo,os incas abandonaram tudo akilo para que se preservasse todo conhecimento e sabedoria, eh engraçado fazer o comparativo com hoje em dia, hj o turismo no peru eh totalmente profissional, tao profissiopnal q as pessoas q o fazem ficam cegas e tapadas naoconhecem um palmo alem da cara..nao sabem fazer alem daquilo que mandam fazer..pensar por si mesmo?? o que é isso?? o turismo eh a principal fonte de renda portanto o turista eh uma mercadoria..hehehee.. mas beleza, com certeza akilo ja foi bem melhor um dia.. e a maior prova sao as ruinas....como um povo dito tinha o conhecimento de tal sabedoria??hoje em dia qq coisinha agente ja ta reclamando, q quebrou a unha, brigou com o namoradinho, quebrou o carro, recebe pouco, etccc.. tudo eh motivo pra nao fazer nada..tudo eh desculpa e pior todo mundo aceita essas desculpas esfarrapadas pq todo usa elas tbb.. enquanto eles viviam pela unidade nao existia escravo pois nao havia dinheiro era tudo pelo melhor a ser feito.. subir com as pedras ate la em cima por q era ali q tinha de ser.. ollataytambo, pisac, MP, etcc sao coisas de outro mundo.. se eles tinham tempo pra reclkamar da vida.. vixiii!!! olhar akilo pensei o quanto decadente esta a sociedade hj.. damos importancia maiores para as coisas mesquinhass.. e oq deveriamos dar importancia vixxiii!! nao temos tempo pra isso nao...kkkkkkkkkk foda!!!

ficmos sentados la por umas 2 horas.. na companhia de "machu picchu" batizamos um cachorro q vive por la (acho..)esse sim se encontrou la..hehhehe ja tem ateh todo um esquema formado.. chega um turista e corre abanando o rabo, deita no chao..hehe safado!! safado nada eh esperto.. ele ficou la sentado o tempo todo, demos umas bolachas pra ele etalss. foi nosso companheiro de almoço..

o tempo em MP, se estafehado, derrepente vem um vento e abre tudo.. engraçado nessa hora.. pois fica todo mundo la em cima esperando com a maquina fotografica, qd o tempo abre.. todo mundo tira fotoss.. e depois o tempo fecha de novo..heheheee.. foi assim o dia todo la.. andamos mais um pouco pela cidade outro detalhe q ouvimos de um guia (eh legal vc pegar algumas explicaçoes com alguns grupos com guias)muitas partes de MP foram reconstruidas, mas eh facil saber oq eh original dos incas e oq foi reconstruido, as pedras de encaixes e cortes perfeitos soa originais dos incas ja outras pedras de encaixes e sem cortes foram feitas recentes.. a discrepancia eh na cara.. nem precisa muito esforço pra perceber.. fomos subir o Wayna Picchu.. na portaria vc deixa seu nome e horario e vai.. tem varios caminhos o menor eh de 1 hora.. soh de subida.. fomos nesse mesmo.. sobe, sobe, sobe.. chegamos... chovendo.. e tudo nublado la pra baixo, mas da pra perceber q eh alto pra carlho.. mesmo assim tem umas ruinas la em cima.. comecei a ficar com raiva desses incas.. eu estava soh o pó.. cansadaço e os caras sobem com as pedras la pra cima ainda... caralho!!! hehehehee ficamos um tempo e nada de abrir o tempo.. estava chovendo muito entao descemos conforme desce a chuva para.. acho q la em cima eh chuva eterna.. as goticulas q formam as nuvens ficam por la direto..hehee chegando na cidade de MP.. ja estava cansadaço.. ficamos um tempo.. e decidimos ir embora pois iamos ape ateh aguas calientes, nao iria pagar outros 6 dolares nem ferrando.. antes de sair do parque ultima olhada na imensa cidade inca.. se eles soubessem o q o peruanos fizeram com eles.. aiaiaiaii..heheheee ...começa a chover, cansadaço.. mas mesmo assim vamos descer a pe mesmo...

descida cansativa.. na hora vimos nao nao iriamos conseguir subir a ainda andar em MP.. descemos em quase 2 hras.. descendo na boa parando pra curtir os passaros etcc..chegamos no hotel final da tarde tomamos banho arrumamos as coisas e capotamos..

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 15 - acordamos as 5 hrs saimos pra pegar o trem de volta pra ollataytambo.. estaçao novissima em folha....chegamos em ollataytanbo ja varias ofertas de bus taxi.. pegamos taxi nós 4 pra cuzco.. a 10 soles cada ateh estaçao terrestre de cuzco (depopis qd chega em cuzco o motorista começou a desconversar e queria nos deixar na praça das armas, disse q ateh o terminal eram mais 5 soles.. dae nem ferrando.. fizemos ele nos levar ate o terminal.. pilantra.. hehehee.. o caminho de ollataytambo pra cuzco eh belissimo.. assim como toda paisagem andina.. com os nevados de fundo.. lindo mesmo..chegamos na estaçao e fomos ver passagem pra La Paz, 60 soles cada.. mas choramos e fizeram 50 soles cada, sairia as 22 hrs.. deixamos as mochilas na agencia e fomos a pé ate cuzco.. tinhamos o dia todo pra enrolar...trocamos alguns soles na rua mesmo.. ficamos na praça conversando e a proveitamos o boleto turistico e fizemos os museus etcc.. vale a pena.. mesmo.. comemos lanchonete proximo a praça .. barato pro local.. e comida boa (nao peguei o endereço, mas eh qs de frente pra praça, numa travessa) na hora de descer compramos tampico e a Inca cola, gosto de tubaina, apesar da cor de mijo.. nao eh ruim nao..na hora de descermos de volta pra rodoviaria.. fabiano percebeu q esqueceu a bolsa q tinha o dinherio grosso, na loja q eles haviam passado.. voltaramla correndo enquanto fomos voltando pra rodoviaria..

os 2 chegam na rodoviaria e nada do dinheiro, mas disseram q a moça da loja fez pouco caso.. e tinham certeza q ela tinha pego.. mas blzz..eles tentarian pagar passagem de aviao em la paz com cartao do banco.. dei a sugestao de nós emprestarmos una grana q tinhamos sobrando e depois eles pagavam... praticamente fizemos toda viagem juntos.. etalss.. emprestamos uns dolares soficientes pra voltarem pro brasil.. na hora de pegar o bus a moça da agencia disse pra nos cobrirmos bem pois seria bem frio.. fomos entao pegar o bus.. e vimos q o bus era o pior dos onibus q estavam la... velho e soh o pó.. os gringos iam chegando e desacreditavam.. foi ateh engraçado na hora.. cada um q chegava desacreditava, ficava estanpado na cara a descepçao..hehehee, enfim fomos....

 

dia 16 - logo pela manhã chemaos a fronteira desaguadero, carimbamos passaporte saida, atravessamos e carimbamos entrada na bolivia, mas tinhamos soles na mao ainda, tinhamos de trocar, falamos pro motorista e ele disse q esperava, tinhamos q voltar pro peru, fomos, um empurra empurra geral a ponte da divisa, chagando na divisa a policia peruana nos para e pedi passaporte.. dissemos q estavamos indo trocar dinherio q ja iriamos voltar pra pegar bus.. eles disseram sao de brasil, el maior pais del mundo.. sei la pq nao foram unicos q disseram isso, vai entender... disseram p/ irmos trocar dinheiro e volta teriamos q conversar com eles... foda!!!

trocamos os soles por bolivianos e voltamos.. a policia para, pede passaporte.. e pede pra entrarmos com ele.. disse q tinhamos q pegar o bus...enfimm.. entramos..

me mandaram entrar na salinha enquanto a lilian espera do lado de fora.. entram comigo e fecham a porta.. putzz ferrou!!!

pedem pra mim tirar tudo q tinha no bolso.. começo a tirar, ele mostra um cartaz dizemdo q droga nao es permitido.. pergunta pra mim se eu tinha drogas.. disse q nao.. estava voltando para brasil.. pede pra tirar oq tinha na bolsa .. tiro alguns dolares q tinha la e o bolivianos.. ele começa a contar e diz.. tiene poco dinhero?? - pois eh.. ja estou voltando pra brasil

deixa eu gardar tudo e pode embora...

peguei logo as coisas antes q mudasse de ideia. e fomos embora...

porra!!! nao queria mais pisar numa delegacia tao cedo...

voltamos pro bus.. ele ficou parado mais um tempo.. comecei a observar o movimento de dentro do bus... as pessoas chegam e ficam vendendo as coisas e qd um policial passa todo mundo recolhe rapidinho... mesmo assim o policial pega tipo um shampoo de um rapaz.. todo mundo soh olha.. sabe q eh sacanagem mas enfim.. eh engraçado a ideia de todo mundo estar ferrado na pobreza, se vc tem um pouco de poder a mais, vc com certeza vai usa-la pra ferrar o outro.. as pessoas passam empurrando nao nao tem aii.. todo mundo ta ferrando mesmo, entao a ideia eh vc ferrar o outro, pois se o outro estiver mais ferrado q vc, blzz entao...muito foda!!! a ausencia extrema do essencial brutaliza as pessoas de uma forma muito triste...

Chendo em la paz, mais ou menos na hora do almoço, fui procurar bus pra Uyuni, saia ainda no mesmo dia as 17 hrs (50 bol) fomos ver internet, 3 bol a hora na propria terminal.. comemos algo e ficamos enrolando.. despedimos de fabiano e carol 9eles ja iam voltar pro brasil) fomos pegar bus pra uyuni.

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ainda dia 16 (acho..) durante a viagem de noite o bus para em Oruro, rodoviaria pequena, usamos o banheiro (nao esqueça q os banheiros publicos da Bolivia e Peru sao todos pagos) na volta pro bus.. confusao pois venderam as poltronas de um casal de gringos pra outras pessoas, coisa parece ser comun, venderem a mesma poltrona pra 2 pessoas.. enfim.. resolveram e partimos..

 

dia 17 - chegamos em Uyuni, unas 6 da manha, ja ofereceram o passeio a 75 dolares, dissemos nao.. ela ja abaixou pra 65.. dissemos q somos brasileiros e nao iriamos pagar mais q 60.. ela concordou e levou agente pra agencia..chegando na agencia War del Altiplano, o cara da agencia explicava as condiçoes etcc.. incluso cafe da manha, almoço, janta, hospedagem e guia... os gringos estavam pagando 75 dolares.. ra gente saiu 60, nao pague mais q isso.. o passeio sai as 10 da manha.. deixamos as mochilas na agencia e ficamos enrolando na cidade.. a mulher fechou a agencia e foi embora..hehehe..Uyuni parece uma cidade fantasma, como nos filmes de velho oeste.. a lilian foi num hotel q eles indicaram pra tomar banho, 5 bol por pessoa, a velha dona da pensao, eh rigida na coisa, eu nao tomei nao.. ja estava a 3 dias sem banho mesmo.. um a mais ou a menos, nao ia fazer diferença... pagar pra tomar banho entao nem ferrando.. aproveitei q a lilian foi tomar banho e ja usei o benhiro pra mijar e escovar os dentes tudo escondido q se a velha visse ia querer cobrar, com certeza..heheheefomos ver horarios dos bus pra sucre etcc.. deu 10 hrs nada da agencia abrir, os gringos ja estavam estranahdo e nós tbb, outras agencias ja estavam carregando as picapes e nós nada,, putzz outra furada?? 10:15 e nada, porra !!! ja tava pensando arrombar a porta da agencia pra pegar a mochila pelo menos...o pessual da agencia foi chegar as 10:30 iamos em dois jipes, no nosso foram: Juan (chofer e guia, Mariana (cozinheira), eu, lilian, Adam e Sam (casal um da Australia e a mulher da Africa do sul) e Sasha e Anna (ambas da australia).. fomos!!! cemiterio de trens,

deserto de sal.. visto de longe eh bem estranho parece q os carros estao flutuandos no ar.. chengado no salar.. a coisa eh linda mesmo, inesplicavel.. parecia neve.. mas qd vc pisa eh dura.. e salgada, com certeza eu experimentei, depois deu uma sede da porra!!! varias fotos.. fomos caminhando e juan pegaria nós la na frente.. os gringos soh falavam ingles...juan e mariana, somente espanhol, eu portunhol e a lilian virou a interprete oficial pois era a unica q falava o portunhol e ingles...proxima parada, hotel de sal: outra coisa linda tbb.. um hotel no meio do nada..engraçado q logo q vc entra o tiozinho ja te chama apontando pra placa q dizia, pra entrar tinha de consumir algo da vendinha, quer dizer o valor da entrada eh vc comprar um bombom, ou chocolate do tiozinho..hehehe achei legal, melhor q pagar e nao ter nada, pelo menos vc escolher o valor q quer pagar alem de comer um chocolate..heheheheee, depois seguimos pra isla del pescado, acabei dormindo no caminho mas Juan disse q era ilha do pescado pois de longe parecia um peixe... bom sei la neh..heheheh la vc paga pra entrar, 20 bol, usa banheiro ja incluso..hehehe e visita a ilha dos cactos gigantes... os cactos crescem 1 cm por ano.. tem uns q tem mais de 1000 anos..subimos ateh la em cima um ventania da porra!!!!varias fotos.. mas mesmo assim as fotos nao exprimem oq eh estar la.. 360º de desrto de sal.. tudo branco... descemos.. e almoço.

seguimos acaba sal de areia, a paisagem muda totalmente.. fomos pro hotel.. chenagdo no hotel, nao tem banho e energia vai e volta..nao tinha tomada pra carregar as pilhas da maquina.. fodeu!!! jatamos todos juntos, os dois grupos.. no outro carro estavam, dois franceses, mae e filho, uma colombiana e 3 tchecos... foi engraçado q todo mundo falava ingles soh eu q nao.. entao era assim:

contavam uma piada, todos riam menos eu, depois a lilian me traduziam qd todos estavam quietos eu começa a rir...hehehee jantar, sopa de quinoa, e macarronada, quase 10 da noite, nossa!!!

fui escovar dente e fomos dormir, banheiro focava do lado de fora e nao tinha ducha, mais um dia sem banho, mas mesmo se tivesse nao ia tomar naquele frio!!! nem ferrando..

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 18 - segundo dia do passeio do salar, acordamos logo cedo as 7:00 am saimos rumo as lagunas.. sem comentarios as lagunas sao as paisagens mais surreais q ja vi na vida.. de quebra ainda conhecemos a neve pela primeira vez, guerra de bola de neve com os gringos, tentei fazer um boneco de neve mas depois de um tempo o gelo começa a queimar a mão.. entao fiz um mini boneco de neve mesmo.. hehehe arvore de pedra..etcc.. a arvore de pedra foi formada a partir do vento, portanto daqui a uns 5 anos nao tera mais nada da pedra.. almoçamos na com vista pra laguna, de tarde rumo ao hotel, outro ida sem banho, noite mais fria da minha vida, mesmo dentro da casa ser bem mais quente q do lado de fora.. de noite lua e ceu lindo mesmo,, frio da porra mas vale a pena se cobrir todo de blusa e ir courtir o ceu e a neve..

 

(continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...