Ir para conteúdo

Uma Viagem ao Fim do Mundo de moto - de Curitiba até Ushuaia - out-nov/2015


Posts Recomendados

  • Membros

Buenas chicos e chicas!

 

Eu e a Trinity(minha moto) fizemos uma viagem "sozinhos" de Curitiba até Ushuaia entre outubro e novembro/2015. Meu roteiro original iria descer a ruta 3 e subir a ruta 40 mas por alguns percalços no caminho acabei invertendo o caminho...

 

Meu roteiro original era esse:

 

10/out Curitiba -> Passo Fundo

11/out Passo Fundo -> Uruguaiana

12/out Uruguaiana -> Rosario/Arg

13/out Rosário -> Bahia Blanca

14/out Bahia Blanca -> Puerto Madryn

15/out Puerto Madryn

16/out Puerto Madryn -> Com. Rivadavia

17/out Com. Rivadavia -> Rio Gallegos

18/out Rio Gallegos -> Rio Grande

19/out Rio Grande -> Ushuaia

20/out Ushuaia

21/out Ushuaia

22/out Ushuaia ->Porto Natales/Ch

23/out Porto Natales -> Torres del Paine

24/out Torres del Paine

25/out Torres del Paine -> El Calefate

26/out El Calefate

27/out El Calefate -> El Chaten

28/out El Chaten

29/out El Chaten -> Perito Moreno

30/out Perito Moreno -> San Carlos de Bariloche

31/out Bariloche

01/nov Bariloche

02/nov S.C. Bariloche -> Neuquen

03/nov Neuquem -> Bahia Blanca

04/nov Bahia Blanca -> Mar del Plata

05/nov Mar del Plata -> Buenos Aires

06/nov Buenos Aires -> Colonia del Sacramento

07/nov Colonia del Sacramento -> Punta del Este

08/nov Punta del Este

09/nov Punta del Este -> Rio Grande-RS

10/nov Rio Grande -> Porto Alegre

11/nov Porto Alegre

12/nov Porto Alegre -> Florianópolis

13/nov Florianópolis - Curitiba

 

Detalhe que teria que chegar em Porto Alegre de qualquer forma antes do dia 11/11 pois tinha show do Pearl Jam na Arena do Grêmio... ::mmm:

 

Bom, vou detalhando com calma como foi meu planejamento e meus dias dessa aventura por cenários espetaculares...

 

hasta luego!

 

ae5b9239faad187ba0b2fa111bf13bf8.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Resumindo um pouco da minha curta historia de mociclista... eu costumava andar de moto na cidade em que morava no interior de SP... mas basicamente só para locomoção diária e por isso, nunca tive uma moto grande... o máximo que tive antes da Trinity (BMW G650GS) foi uma NX Falcon... isso em 2008...

Ocorre que, fiz um mochilão por Bolivia, Chile e Peru em 2013 (mochilao-bolivia-chile-e-peru-ago-set-2013-t87358.html) e quando estava em Cusco, fui convencido por um amigo a fazer o valle sagrado de moto... e lá fomos nós... e sem perceber reacendeu a vontade de andar de moto novamente... mas agora para viajar...

Em 2014 coloquei na cabeça que queria ir de moto até o Ushuaia e comecei a procurar A MOTO pra fazer essa viagem... olha aqui, ali, convesa aqui, ali e decidi comprar a minha moto... escolhi a BMW G650GS e logo coloquei o nome dela de Trinity(nome em homenagem a Trinity da serie Matrix ::tchann:: ) e comecei a fazer pequenas viagens...

 

Planejamento

 

Comecei a pesquisar o roteiro... e sempre pensei em ir sozinho... lógico que é muit melhor viajar com alguém mas como voltei a andar de moto recentemente, difícil encontrar algum amigo disponível e as pessoas que se manifestaram em viajar comigo, no fim das contas, desistiram... por isso, indo sozinho, tinha que me preocupar com muitas coisas... mas o principal era deixar minha familha tranquila e na medida do possível me acompanhar na jornada... nesse sentido, comprie um localizador gps chamado SPOT... ele vc consegue dispor um site e o aparelho manda um sinal com sua localização de 10 em 10minutos... além de ter um botão de SOS Socorro em caso de risco de vida basta apertar um botão que vc é resgatado em qualquer lugar...

maxresdefault.jpg

9e5040ae523c242c22705dbad959b280.jpg

 

A Trinity ganhou vários "mimos" para sua e minha segurança como malas laterais, baú traseiro, protetor de motor/carenagem, bolha alta, GPS, mala tanque, farol de milha...

Já para minha proteção, conjunto calça e jaqueta com forro e proteções, protetor de coluna/lombar, luvas, botas (ambas impermeáveis), capa para guidão (aquelas de motoboy feia pacas ::lol4:: ) que ajudou muito, capacete escamotiavel, comunicador com bluetooth p/ escutar o GPS... entre outras coisas...

69d18e37bf90bfb2a58190e23e74ec33.jpg

3d9055fceac9aa2f94dec3e44859965e.jpg

 

Sobre a documentação... carta verde, extensão de seguro (para o Chile), PID, SOAPEX (Chile) e levei meu passaporte que facilita muito nas fronteiras (dá para fazer somente com RG desde que esse tenha data de emissão menor que 10 anos) e lógico, documento da moto em meu nome...

Sobre o período de viagem, muita gente procura fazer no verão para fugir do frio intenso do outono/inverno/primavera... eu adoro frio e a maioria da minhas viagens prefiro fazer durante a primavera pois não pega um frio muuito intenso e normalmente tem pouca chuva... escolhi fazer entre setembro e outubro, mas por recomendações sobre frioe neve ::ahhhh:: mudei para novembro... eis que surge o show do Pearl Jam em Porto Alegre... ::hahaha:: aí não deu outra... mudei meu roteiro para sair em outubro na volta, chegar a tempo para o show.... deu certo! ::otemo::

 

Como essa epoca que fui é baixa temporada, não fiz reserva de nenhum hotel/pousada... fiz anotações de opções nas cidades que iria e quando chegava procurava o local e em todas as vezes tinha vaga... outro ponto positivo para esse período da viagem...

Sobre o clima e vestuário... fui na epoca ainda com frio... e sim, peguei dias/noites com um frio do kct ::Cold:: peguei neve... chuva... e na volta calor... enquanto estava frio, basta estar muito bem agasalhado (segunda pele, blusa de fleece e a jaqueta de cordura com forro no tronco, segunda pele e calça de cordura com forro para pernas, duas ou tres meias nos pés.... rss e na cabeça uma balaclava...) e assim passava por frio e muito frio... peguei muuuuuuita chuva no início da viagem... praticamente 4 dias de chuva intensa... peguei aqueles temporais que estavam judiando do RS... foi foda... mas faz parte... isso pq escolhi viajar na primavera pois tem pouca chuva... ::lol3::

 

Tinha no total 35 dias entre férias e folgas e tinha até uns 5 dias de "bobeira" no caso de algum problema... e isso me ajudou muito... mais pra frente eu conto...

Os principais locais que tinha planejado visitar, além do rolê em si que já seria irado, seriam:

-> Santa Maria-RS para ver o local da boate Kiss(onde houve o acidente com a morte de 242 pessoas :cry: )

-> Bariloche e arredores

-> El Chalten e suas caminhadas

-> El Calafate - Glacial Perito Moreno

-> Torres del Paine na patagônia chilena

-> Ushuaia em si, canal do Beagle, Parque Tierra del Fuego

-> Puerto Madryn/Puerto Piramides e avistar baleias e outros animais marinhos

-> Buenos Aires locais e monumentos famosos

-> Punta del Este

-> Porto Alegre - Show do Pearl Jam

-> Florianopolis (ainda não conhecia)

 

Bom... essa era minha intenção... mas no decorrer da viagem as coisas mudaram um pouco... :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 09/10/2015 - Curitiba -> Torres-RS

64995ddabe3d4011122c97f0dca2badc.jpg

 

Ansiedade a mil... estava começando minha jornada ao fim do mundo... nesse dia iria rodar até Torres-RS... viagem seria tranquila se não fosse o baita pé d'água que peguei logo depois de Florianópolis...

Saí de Curitiba por volta das 9h e cheguei em Torres por volta das 17h... sempre andando tranquilo, nada de pressa...

Fiquei hospedado no Lagoa Hotel Pousada... o hotel estava em reforma... muita bagunça... não gostei do hotel... não recomendo...

A Trinity, apesar de pesada, estava 100% e aguentando o tranco... ::otemo::

 

0238f05ad236436a4b154e3b076d3b31.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

10/10/2015 - Torres-RS -> Santa Maria-RS

a130841f515b7fdedc27daa68fda74b7.jpg

 

Acordei e a chuva tinha parado... não comentei mas esse período que viajei foi bem na época que o Rio Grande do Sul estava sendo castigado pela grande quantidade de chuva... fiquei feliz pelo fato de ter parado a chuva e poder tocar a viagem mais tranquilo... sqn... após uma hora que sai de Torres a chuva voltou e forte... e me acompanhou por todo o trecho... minha rota passaria por Porto Alegre e seguia pela rodovia 287... mas ao abastecer no entorno de Porto Alegre, me disseram que havia uma ponte interditada nesta rodovia, pouco antes de Santa Maria... voltei e peguei a rodovia 290... se não tivesse feito a reserva pelo Airbnb tinha seguido até São Gabriel... No caminho até Santa Maria dava pra ver o estrago da chuva... :o

06f0d6c9b5a3c048489f383ebe164136.jpg

1c0038f4ee3b12969cc7b437c8b18786.jpg

0fea50657ec791b87213f98e2167bcc1.jpg

646eb9b264a3d7c020a2a3a9cf689d64.jpg

 

Graças a Deus deu tudo certo e cheguei em Santa Maria por volta das 15h... deu tempo de descarregar tudo, tomar um banho e fazer uma visita que tinha programado durante meu planejamento... a boate Kiss...

Pra quem não sabe da história segue um resumo:

O incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu 680 outras[3] numa discoteca da cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duas centenas de pessoas.

Esse acidente me marcou de alguma maneira... estava na cama com minha filha e fiquei imaginando tantos pais sofrendo com a perda de um filho... fiquei muito mal... tinha que visitar o lugar... e lá, a vibe é esquisita... pesada... ::hein:

 

8d9e7cd16ba454b2562fa7b9d0f721c5.jpg

5dbf961f49b0d6f044762d850c6286e5.jpg

317b189b9d0de322addc7fafb8f8a066.jpg

 

Vida que segue...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

11/10/2015 - Santa Maria-RS -> Paysandu-Ur

 

4dd3fbef31540cac249fb7b7255a8008.jpg

 

Acordei, tomei um bom banho, me troquei, arrumei as malas/mochila e sai do Apto... não cheguei a comentar no post anterior mas fiquei pela primeira vez no esquema de Airbnb... e foi muito bom... recomendo buscar por proprietários que já tenham bastante recomendações...

Como não tem direito a café da manha, procurei uma padaria perto, tomei café e segui viagem... achei um posto no caminho e já aproveitei pra encher o tanque... só que não me liguei que o posto não era lá essas coisas.... e deu no que deu...

Logo que peguei a pista a Trinity voltou a falhar como na ápoca da revisão e o consumo foi para as alturas... esta fazendo 15km/l ::ahhhh:: quando o normal seria acima de 20km/l e a moto não rendia... não conseguia passar dos 100km/h... passei por uma cidade, voltei e pedi a Podium mas não tinha... completei com a aditivada e toquei até a divisa em Santana do Livramento... lá achei a Podium e no posto liguei para o mecânico da BMW em Curitiba... expliquei o problema ele achou estranho mas disse que poderia seguir que a moto talvez voltasse sozinha ao normal... fiquei naquela... sigo ou não sigo... como tinha seguro e tem 0800 da BMW que atende no mundo todo, toquei o FODA-SE e segui Uruguai adentro... em Rivera, fiz o cambio em um mercado próximo do posto de imigração, carimbei o passaporte e toquei viagem... no meio do caminho achei 4 gauchos que estavam indo para Fray Bentos-UR e me recomendaram fazer o mesmo e não atravessar para Argentina por Paysandu... agradeci, boa sorte a todos e segue viagem... ainda cruzei com eles algumas vezes... a moto continuava meia boca... um pouco melhor que antes, digamos que uns 80%... e assim continuei até Paysandu, chegando no fim de tarde...

Já tinha reserva no hotel Bulevar... recepção boa, café da manhã ótimo, quarto regular... e o estacionamento fica anexo ao posto do lado do hotel... como estava de moto, fiquei com receio mas me disseram ser tranquilo e assim deixei a moto, subi, tomei um bom banho e fui andar e procurar algo pra comer... esqueci de falar que a chuva me acompanhou saindo do Santa Maria até Paysandu... pelo menos a previsão para amanhã era melhor...

No caminho procurando um local para jantar via as 4 motos dos gaúchos em outro hotel... pelo visto algo aconteceu pois não conseguiram chegar a Fray Bentos...

Jantei, tomei minha primeira(de várias ::tchann:: ) "cerveza" gringa, voltei pro hotel e capotei... amanhã sigo para Rosário-AR... ou não... ::mmm:

 

Paysandu-UR

942c2bb3853b9a25bffccbeff9f5f6d0.jpge5ae11493898a63685749b83d7dad6f3.jpg0dcbc13b1691a0d4f92b02ab896a2180.jpge8764e2252456c540720c2d1d55a2e49.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

12/10/2015

Paysandu-UR -> Santa Rosa-AR -> Bariloche-AR

Nesse dia minha intenção era seguir para Rosário-AR (até tinha feito reserva pelo Airbnb) e foi o que fiz... a travessia foi tranquila e logo estava em piso argentino. Achei um posto onde disseram que poderia fazer cambio e lá encontrei novamente os 4 gaúchos que tbem rumavam para Ushuaia, porém ia para Bariloche, desceriam a rua 40 e carretera austral e voltariam pela ruta 3. Como a Trinity ainda estava falhando, perguntei se poderia acompanhá-los pois na rota deles passaria por Neuquen-AR e lá tem concessionária da BMW. O pessoal topou e lá fui eu sentido Santa Rosa-AR... o único problema: eles estavam com pressa para viajar pois tinham somente 21 dias para ir e voltar(eu 35 dias) e fizemos quase 2mil km em dois dias... de Paysandu-UR até Santa Rosa-AR e no dia seguinte de Santa Rosa-AR até Bariloche.

Chegamos em Santa Rosa por volta das 22h com um frio lascado... paramos em um hotel na entrada da cidade, jantamos, e capotamos... saímos cedo e rumamos para Bariloche... logo pela manhã um dos colegas estava com pneu furado, procuramos um borracheiro, achamos um próximo, pneu arrumado seguimos viagem. O caminho é muito bonito, passando por paisagens diversas....

A Trinity, logo após o segundo tanque de gasolina argentina, voltou ao "normal". Estava rodando com uns 95% de potência(antes devia estar com uns 60%) e desse modo decidi seguir sem parar na concessionária. Em certo momento, eu e outro colega decidimos procurar algum lugar para fazer cambio e tava dificil... era domingo e tudo fechado... eis que, ao pararmos em um posto de gasolina, tinha vários motociclistas argentinos... perguntamos sobre local para fazer cambio e eles ofereceram fazer ali msm... com a taxa normal... olha que beleza! Como ficamos para trás, tocamos um pouco mais rápido para chegar nos outros mas não conseguimos... anoiteceu e chegamos em Bariloche a noite e com muuuuuuuuito frio... muito mesmo... mas achamos o hostel, nos hospedamos e pela primeira vez ficaríamos mais de um dia em uma cidade... bom para descansar e recarregar as baterias...

 

image.thumb.png.543df8fb63d74127faded6ba4f58760e.png

 

image.thumb.png.99d1904d21bb8d61d951a3f7cf83e713.png

 

DSC_0029.JPG

G0176871.JPG

G0176888.JPG

G0176960.JPG

DSC_0037.JPG

DSC_0042.JPG

DSC_0058.JPG

DSC_0067.JPG

DSC_0040.JPG

G0237248.JPG

G0247259.JPG

G0267268.JPG

DSC00678.JPG

DSC00692.JPG

DSC_0045.JPG

DSC_0103.JPG

DSC_0073.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...