Ir para conteúdo

Onde eu errei? Critique minha foto !!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Paulo,

Pra você melhorar essa foto eu acho difícil, talvez mexer em Curvas + Brilho e Contraste... talvez, não sei. :|

 

Quanto ao efeito véu, acredito que com 1/10 comece a surgir alguns risquinhos... mas pra ficar bacana eu jogaria acima de 1".

 

Cachoeira Arco Íris - Fazenda Pico Paraná (Foto: Marcão)

3830246285_2121c1a5e3_b.jpg

 

Câmera: Canon EOS Digital Rebel XS

Exposição: 1"

Abertura: f/16.0

Distância focal: 20 mm

ISO: 100

Flash: Off

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Paulo, é cara... a culpa não é só do fotografo não rs... são limitações técnicas... mas deixa eu só dar alguns pitacos....

 

Em relação a RAW e HDR... o HDR tudo bem.. até entendo a questão de você não curtir ficar fuçando no photoshop.... mas tenha ciencia... que em muitas vezes você não vai conseguir o resultado esperado por falta disso OK?... Sobre o RAW ele é extramente útil... existe uma função na maioria das cameras.. que eu utilizo na minha que é a função de gravar a foto em formato RAW (que seria o negativo do digital... ) e juntamente salvar uma imagem em JPG Basic... eu acho legal... pq vc tem o arquivo cru.. e o arquivo ja em JPG caso queira utilizar a foto rapidamente....

 

Agora mudando de assunto e falando sobre salvar a foto no Photoshop... infelizmente o céu não tem como salvar não... sem chance... agora que da para dar um tapa na foto da sim.. mas o estouro do céu... e o estouro da queda d'agua não tem como corrigir...

 

Tomei a liberdade de dar um tapa rápido.. nada caprichado na sua foto para você ter uma ideia:

 

Foto: Paulo Motta

 

user57753dsc01271259243.jpg

 

A questão da volocidade que se tem de usar para fazer o efeito do véu... não tem como te dizer.. use 1/15s por exemplo... isso depende de muitas variaveis... a principal dela sendo a velocidade da queda d'agua... não tem uma velocidade perfeita... tudo é variavel na fotografia.. não existe uma formula 100% para cada tipo de foto...

 

Nesta foto abaixo por exemplo.. eu usei a seguinte configuração:

 

4128969444_bd93343461_o.jpg

 

Exif:

 

Camera: nikon D50

Abertura: F20

Velocidade: 0,3s

Iso: 200

Flash: Não

Uso de PS: Básico

 

Uma outra dica que deixo a todos aqui... é que é sempre preferivel que a foto fique um pouco "escura"(Sub Exposta) do que fique "estourada"(super exposta)... digo isso .. pois é muito mais fácil corrigir uma foto escura do que uma estourada... pois da para vc clarear uma foto.. mas não da para escurecer....

 

P.S a prósito nesta foto do marcos... da para ver claramente o que eu disse sobre o céu.... a exposição ta bacana... porém veja que o céu aconteceu o mesmo problema... ele esta todo branco....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adam,

 

Minha questao com o Raw nao é nem falta de paciencia, é questao de armazenamento mesmo. Ele toma muito espaço, e se colocar pra tirar RAW+JPEG fica pior ainda. Com a configuração que uso (JPEG Fine em baixa resolução) cabe umas 3.000 fotos no cartao 8 gb, se coloco RAW+JPEG acho que nao cabe nem 500. E não to muito afim de investir grana com outro cartão, mas dependendo do que encontre de preço la fora vou pensar nessa possibilidade.

 

Mas esses pequenos retoques no photoshop fazem toda a diferença mesmo, da uma boa levantada na foto.

 

E o que justifica o ceu da foto do marcos ter estourado se a exposição estava ok??

 

Vou começar a seguir essa sua dica de deixar ela subexposta...

 

EDIT: Essa vegetação toda que aparece nessa foto pode ser considerada um erro estetico ou nao atrapalha muito?? (podem ser sinceros hein??)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Paulo,

O lugar era muito escuro, queda "lenta" e pra traçar o "véu" foi necessário um tempo alto. Acredito que caia na restrição de equipamento, igualmente a você.

 

Eu nem tinha notado o céu estourado na foto do Marcão ::hãã2::

Mesmo assim gostei muito do resultado ::otemo::

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Paulo, em relação ao RAW é isso mesmo.. ocupa mto espaço rs.... mas eu continuo preferindo fotografar em raw rs....

 

Sobre a foto do marcão... a exposição ta correta no foco dele.. que seria a queda d'agua... mas é o mesmo que se aplica a vc... nessas circunstancias.. não teria jeito de fotometrar corretamente.. o ceu e a cachoeira....

 

sobre a sua pergunta sobre a vegetação... eu te faço uma pergunta... para mim não incomoda a vegetação.. mas foi proposital?.. fotografia é mto pessoal quem tem que gostar é vc.. e não os outros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, o pior é que nao tinha nem muito o que fazer ai, bem na minha frente tinha um penhasco e esse foi o melhor angulo que deu pra pegar a cachoeira. Essa pontinha de arvore ai do lado direito acho que nao ficou muito legal nao, mas também se cortasse ela acho que ia ficar meio estranho.

 

Eu sou mais transpiração do que inspiração, saio clicando varias fotos e depois vejo qual me agradou mais. Nesse caso, de umas 10 que tirei essa foi a que achei melhorzinha.

 

Tem alguns detalhes em foto que vejo que nao sao intencionais mas que acabo gostando, mas em alguns foruns como o BRfoto por exemplo vejo que muita gente crtica. Mas é isso, foto é pra a gente e não pros outros...

 

E isso da fotometria, se deixassse sub exposto salvaria o céu não é isso? E teria como depois salvar só a cachoeira no photoshop?? E o filtro polarizador nesses casos ajuda ou atrapalha??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Entendo.. tem lugares que não da para se pensar mto em enquadramento e etc...

 

Quanto a sair clicando não a mal nenhum nisso... mas te recomendo ... que com o tempo aperte menos o botão... assim você começa a pensar melhor em como fazer a foto.. eu mesmo não sou de tirar mtas fotos.. eu paro.. olho o lugar... vejo o que quero.. e ai sim clico... lógico.. que existem ocasiões que vc não tem tempo de fazer isso ai o negocio é descer o dedo e escolher a melhor rs...

 

Essa questãod e ser intencional ou não é dificil de saber se vc não conhece o autor... porque mtas vezes para vc parece que não foi intencional.. mas ele na hora de clicar a foto quis que fosse assim.. por isso que eu digo que fotografia é algo pessoal.. cada um tem um gosto pessoal...

 

Sobre a questão de fotometria.. não é bem assim... nesse caso não teria com salvar os dois.. tanto o céu.. como a cachoeira e etc... para isso teria de se fotografar 2 ou mais vezes o mesmo lugar com exposições diferentes para que desta forma pudesse fazer um hdr... massss... se tivesse fotografado um pouco mais sub.. e se a foto estivesse em RAW e somente em RAW daria para salvar mais detalhes ...

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Adam,

 

Minha questao com o Raw nao é nem falta de paciencia, é questao de armazenamento mesmo. Ele toma muito espaço, e se colocar pra tirar RAW+JPEG fica pior ainda. Com a configuração que uso (JPEG Fine em baixa resolução) cabe umas 3.000 fotos no cartao 8 gb, se coloco RAW+JPEG acho que nao cabe nem 500. E não to muito afim de investir grana com outro cartão, mas dependendo do que encontre de preço la fora vou pensar nessa possibilidade.

 

Mas esses pequenos retoques no photoshop fazem toda a diferença mesmo, da uma boa levantada na foto.

 

E o que justifica o ceu da foto do marcos ter estourado se a exposição estava ok??

 

Vou começar a seguir essa sua dica de deixar ela subexposta...

 

EDIT: Essa vegetação toda que aparece nessa foto pode ser considerada um erro estetico ou nao atrapalha muito?? (podem ser sinceros hein??)

 

Fala Paulo,

 

Eu tb faço como tu, prefiro espaço a qualidade em viagens, mas eh bom saber que o RAW eh util nessas situaçoes, pois tu pode prever o "erro" e fazer apenas as fotos necessarias em RAW.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...