Ir para conteúdo

Onde eu errei? Critique minha foto !!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Mas ai nessa questão de espaço entra justamente o que estavamos conversando em relação a apertar menos o botão... quanto mais c se controlar.. mais espaço vai sobrar na máquina... assim dando para usar RAW tranquilamente.... o proprio Paulo falou que tirou umas 3 fotos iguais a essa.... com o peso dessas 3 dava para ele ter tirado uma só em RAW... entendem? ::prestessao::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Mas ai nessa questão de espaço entra justamente o que estavamos conversando em relação a apertar menos o botão... quanto mais c se controlar.. mais espaço vai sobrar na máquina... assim dando para usar RAW tranquilamente.... o proprio Paulo falou que tirou umas 3 fotos iguais a essa.... com o peso dessas 3 dava para ele ter tirado uma só em RAW... entendem? ::prestessao::

 

Fala Adam, segui seu conselho e estou tirando as fotos mais importantes em RAW.

 

Mas pra nao fugir do assunto do topico, surgiu uma duvida esses dias, quando a luz é tao intensa que mesmo usando o ISO minimo (100), a abertura minima (f22,25,29,32 nao sei porque mas cada hora tem uma abertura minima) nao consigo fazer o veu de noiva sem superexpor, existe alguma alternativa nesses casos??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Paulo, legal você estar tirando algumas fotos em raw.. você não ira se arrepender...

 

Quanto a sua questão sobre abertura x velocidade ... nesse caso citado a unica forma de se conseguir o veu de noiva seria utilizando filtros de Densidade Neutra... tem de vários graus... você pode tar dando uma olhada no topic de filtros que eu criei que ele fala sobre os Filtros ND.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Mas ai nessa questão de espaço entra justamente o que estavamos conversando em relação a apertar menos o botão... quanto mais c se controlar.. mais espaço vai sobrar na máquina... assim dando para usar RAW tranquilamente.... o proprio Paulo falou que tirou umas 3 fotos iguais a essa.... com o peso dessas 3 dava para ele ter tirado uma só em RAW... entendem? ::prestessao::

 

Fala Adam, segui seu conselho e estou tirando as fotos mais importantes em RAW.

 

 

Legal !

 

Parabéns, menos um dedo nervoso por ai ! kkk

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Foto:

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_DSC_0127_1259243410_487063.jpg

 

Infos:

 

Equipamento: Nikon D3000

Abertura do diafragma: F11

Velocidade do obturador: 1/60s

Iso: 200

Uso de Flash: Não

Manipulação Digital: 0

 

Condições de locação:

 

Dia de muuuito sol.

 

Gostaria que a foto tivesse ficado assim:

 

Não entendi porque essa e todas as outras fotos que tirei lá (sem exceção) ficaram com o céu sem cor. E olha que fiz teste supexpondo, subexpondo. Se acharem algum outro detalhe que meu olho leigo não captou também ta valendo :mrgreen:

 

 

Neste seu caso, percebe-se um problema sério de latitude do equipamento, porque dá para notar que não tem tantas áreas de sombra assim para dar essa compensada no céu e ficar estourado desse jeito.

 

Fotografia de natureza, assim como o Adam falou, um polarizador é fundamental, mas outro item que nao dá pra dispensar sao os filtros ND graduados. Estes sim ajudam muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Neste seu caso, percebe-se um problema sério de latitude do equipamento, porque dá para notar que não tem tantas áreas de sombra assim para dar essa compensada no céu e ficar estourado desse jeito.

 

Fotografia de natureza, assim como o Adam falou, um polarizador é fundamental, mas outro item que nao dá pra dispensar sao os filtros ND graduados. Estes sim ajudam muito.

 

Cara, quer dizer então que o contraste não estava tão alto a ponto de estourar o céu? Seria um problema da camera então? Nesse caso eu devo ter superexposto a foto, não?

 

Isso dos filtros ja estou dando uma olhada e provavelmente vou investir um graninha pra comprar alguns.

 

EDIT: Outra coisa, no caso do ceu estar 100% nublado isso também costuma ocorrrer não (sensação de estouro completo)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou dar um pitaco.

 

No caso da foto com o céu estourado, independente do que levou a isto (nesse caso), acho importante levantar a lebre do spot metering.

Pessoalmente eu não gosto de fotometragem que não seja spot. Seja por média, pelo frame completo ou o o bando de cálculo que existe hoje em dia.

 

É importante notar quando se tem um céu muito claro e, em contraste, um assunto escuro, que nada substitui a capacidade do fotógrafo em medir a luz do céu, medir a luz do assunto abaixo e compensar. O filtro é um artifício válido, ajuda e salva. Mas há vezes que não tem milagre, que o horário do dia não é o melhor pra se estar ali (nessas horas uma foto RAW tirada corretamente pode salvar na hora de 'revelar' em casa).

 

Se tentar fazer essa compensação no braço, vai errar um monte, mas também vai aprender com o tempo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Paulo, o que quis sizer é que não só é um problema de superexposição como também de latitude, sendo um somatório de fatores. Isto é o que pude perceber analisando a imagem em baixa. O ideal seria ver o arquivo em raw e observar o histograma da foto para ver a fotometria.

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Paulo, o que quis sizer é que não só é um problema de superexposição como também de latitude, sendo um somatório de fatores. Isto é o que pude perceber analisando a imagem em baixa. O ideal seria ver o arquivo em raw e observar o histograma da foto para ver a fotometria.

 

::otemo::

 

Caraca, não entendi nada. Eu tenho o arquivo apenas no formato JPG, serve??

 

Se puder indicar algum tutorial ou site onde eu possa aprender esses conceitos ba´sicos tambem agradeço (e muito). ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...