Ano passado minha esposa e eu fazíamos trinta anos e resolvemos, no final de janeiro/15, fazer um mochilão durante nossas férias. Foram 35 dias de muita loucura e lugares que jamais vamos conseguir esquecer. Sejam pelos perrengues ou pelas paisagens fantásticas fato é que ficaram muitas histórias para contar dessas férias! Hoje completa um ano que voltamos e resolvi tomar vergonha e enviar o relato...
Como o tempo para planejar a viagem foi hiper reduzido, o Mochileiros foi sem dúvidas nossa fonte de informações e graças a eles os perrengues foram bem minimizados. Gastamos ao total U$S 3.000 sem contar as passagens, que ficaram por volta dos R$ 1800 para nós dois saindo do Rio. Levei tudo em dolar mesmo. Levei alguns R$ para emergência mas não usei. O período foi entre 21/3 a 24/4. Demorei a postar porque.... preguiça mesmo . Mesmo sabendo que tem muito mais dicas e informações atuais resolvi fazer o post como forma de agradecimento às incontáveis dicas presentes aqui. Já peço desculpas pelos erros de português e vamos ao que interessa.
RIO DE JANEIRO X SANTA CRUZ – 21/03/15
Saímos do Rio por volta das 7h da manhã para Guarulhos onde pegaríamos o avião para Santa Cruz - BO. A parte interessante é que foi bem mais barato comprar os trechos separados, ao invés de comprar Rio-Gru-Sta Cruz !!!
Chegamos em Santa Cruz por volta das 13:30h e na fila da alfandega boliviana a primeira surpresa. Um cheiro terrível. Tava tão ruim que saímos da fila pra dar uma arejada e ir no banheiro. Daí percebemos que o cheiro vinha de uma mulher que aparentemente falava francês. Meu que terrível... ãã2::'> Passado o drama troquei alguns dólares no aeroporto o suficiente para pegar o busão até o centro (acho que foi uns 6 bol). Não espere um ônibus bacana por estar aeroporto. Era bem ferrado mesmo mas a passagem era bem baratinha e deixou agente no terminal antigo. De lá pegamos outro (acho que o 59 e fica umas plaquinhas na frente mostrando onde ele passa) até o bimodal (1,50 bol). No terminal trocamos mais dólares e compramos as passagens de busão para Sucre (tem de 40 a 60 bol... tudo a mesma merda). Demos uma volta perto do terminal e ficamos matando o tempo no parque urbano. Compramos a taxa de embarque, água e uns cuñapes (tipo um pão de queijo) antes de entrar no busão e partimos para Sucre. Foram 13:30h de ônibus. No ônibus não tem banheiro nem ar condicionado e na estrada os banheiros que tem são do tipo baldinho... kkkk e ainda você tem que pagar. Esse tipo de perrengue já de cara te prepara pra quase tudo no resto da viagem.
SUCRE – 22 A 23/03
Chegamos em Sucre bem cedinho, por volta das 7h. Lá fomos no guichê de informações turísticas. Tá aí uma parada que ajudou a viagem inteira. Todos que visitamos foram super atenciosos e com muitas dicas bacanas e o que pra mim é fundamental: um mapa. Lá o carinha indicou algumas pousadas. Do terminal para o centro o busão é o “3” ou o “A” custa 1,50 bol. Fomos andando mesmo até algumas pousadinhas e acabamos fechando no Amigo hostel um quarto privado com café por 140 bol. O pessoal do hostel deixou agente já entrar no quarto e tomar um banho. Só não liberaram o café que tomamos numa cafeteria na Plaza 25 de Mayo. Demos um role pela cidade, e comi um pão com linguiça no Mercado Central. Tava muito bom (tem de 6 bol a 13 bol) . Tem também uma saladas de frutas muito bacana por +/- 12 bol. Almoçamos em algum lugar na Plaza 25 de Mayo por 20 bol cada e a noite fomos até o Parque Bolivar ver a fonte com o show das águas. As ruas estavam cheias devido às eleições regionais e as comemorações do Dia del Mar. Esse dia ele lembram da perda do acesso ao mar para o Chile. Tiveram vários desfiles militares no período que tivemos lá. No domingo tem uma feira em Tarabuco, mas não fomos porque na verdade esqueci.
No dia seguinte fomos até o Parque bolívar de novo, ao Mirante de la Recoleta e ficamos vendo os desfiles. Fomos até o mercado SAS comprar algumas coisas e visitamos a Gobernación de Chuquisaca onde visitamos o topo do prédio de onde se tem uma vista bem bacana da cidade. Voltamos para o hostel, pegamos a mochila e um busão pro terminal. Não sei se já perceberam mas eu detesto táxi. Cisma braba minha. Sempre acho que estão passando a perna na gente, mesmo quando sei o caminho. Por isso, na maior parte das vezes, ando de busão ou a pé mesmo. O busão para Potosi foi 20 bol cada tíquete e durou umas 4h.
E aí galera blz?
Ano passado minha esposa e eu fazíamos trinta anos e resolvemos, no final de janeiro/15, fazer um mochilão durante nossas férias. Foram 35 dias de muita loucura e lugares que jamais vamos conseguir esquecer. Sejam pelos perrengues ou pelas paisagens fantásticas fato é que ficaram muitas histórias para contar dessas férias! Hoje completa um ano que voltamos e resolvi tomar vergonha e enviar o relato...
Como o tempo para planejar a viagem foi hiper reduzido, o Mochileiros foi sem dúvidas nossa fonte de informações e graças a eles os perrengues foram bem minimizados. Gastamos ao total U$S 3.000 sem contar as passagens, que ficaram por volta dos R$ 1800 para nós dois saindo do Rio. Levei tudo em dolar mesmo. Levei alguns R$ para emergência mas não usei. O período foi entre 21/3 a 24/4. Demorei a postar porque.... preguiça mesmo
. Mesmo sabendo que tem muito mais dicas e informações atuais resolvi fazer o post como forma de agradecimento às incontáveis dicas presentes aqui. Já peço desculpas pelos erros de português e vamos ao que interessa.
RIO DE JANEIRO X SANTA CRUZ – 21/03/15
Saímos do Rio por volta das 7h da manhã para Guarulhos onde pegaríamos o avião para Santa Cruz - BO. A parte interessante é que foi bem mais barato comprar os trechos separados, ao invés de comprar Rio-Gru-Sta Cruz
!!!
Chegamos em Santa Cruz por volta das 13:30h e na fila da alfandega boliviana a primeira surpresa. Um cheiro terrível. Tava tão ruim que saímos da fila pra dar uma arejada e ir no banheiro. Daí percebemos que o cheiro vinha de uma mulher que aparentemente falava francês. Meu que terrível...
ãã2::'> Passado o drama troquei alguns dólares no aeroporto o suficiente para pegar o busão até o centro (acho que foi uns 6 bol). Não espere um ônibus bacana por estar aeroporto. Era bem ferrado mesmo mas a passagem era bem baratinha e deixou agente no terminal antigo. De lá pegamos outro (acho que o 59 e fica umas plaquinhas na frente mostrando onde ele passa) até o bimodal (1,50 bol). No terminal trocamos mais dólares e compramos as passagens de busão para Sucre (tem de 40 a 60 bol... tudo a mesma merda). Demos uma volta perto do terminal e ficamos matando o tempo no parque urbano. Compramos a taxa de embarque, água e uns cuñapes (tipo um pão de queijo) antes de entrar no busão e partimos para Sucre. Foram 13:30h de ônibus. No ônibus não tem banheiro nem ar condicionado e na estrada os banheiros que tem são do tipo baldinho... kkkk e ainda você tem que pagar. Esse tipo de perrengue já de cara te prepara pra quase tudo no resto da viagem.
SUCRE – 22 A 23/03
Chegamos em Sucre bem cedinho, por volta das 7h. Lá fomos no guichê de informações turísticas. Tá aí uma parada que ajudou a viagem inteira. Todos que visitamos foram super atenciosos e com muitas dicas bacanas e o que pra mim é fundamental: um mapa. Lá o carinha indicou algumas pousadas. Do terminal para o centro o busão é o “3” ou o “A” custa 1,50 bol. Fomos andando mesmo até algumas pousadinhas e acabamos fechando no Amigo hostel um quarto privado com café por 140 bol. O pessoal do hostel deixou agente já entrar no quarto e tomar um banho. Só não liberaram o café que tomamos numa cafeteria na Plaza 25 de Mayo. Demos um role pela cidade, e comi um pão com linguiça no Mercado Central. Tava muito bom (tem de 6 bol a 13 bol)
. Tem também uma saladas de frutas muito bacana por +/- 12 bol. Almoçamos em algum lugar na Plaza 25 de Mayo por 20 bol cada e a noite fomos até o Parque Bolivar ver a fonte com o show das águas. As ruas estavam cheias devido às eleições regionais e as comemorações do Dia del Mar. Esse dia ele lembram da perda do acesso ao mar para o Chile. Tiveram vários desfiles militares no período que tivemos lá. No domingo tem uma feira em Tarabuco, mas não fomos porque na verdade esqueci.
No dia seguinte fomos até o Parque bolívar de novo, ao Mirante de la Recoleta e ficamos vendo os desfiles. Fomos até o mercado SAS comprar algumas coisas e visitamos a Gobernación de Chuquisaca onde visitamos o topo do prédio de onde se tem uma vista bem bacana da cidade. Voltamos para o hostel, pegamos a mochila e um busão pro terminal. Não sei se já perceberam mas eu detesto táxi. Cisma braba minha. Sempre acho que estão passando a perna na gente, mesmo quando sei o caminho. Por isso, na maior parte das vezes, ando de busão ou a pé mesmo. O busão para Potosi foi 20 bol cada tíquete e durou umas 4h.