Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Sexo, drogas, história e arte (Amsterdã, Holanda)

Postado
  • Membros

Depois de um voo cercado por beberrões desde Edimburgo, a aeronave da Easyjet, cia low cost europeia, pousou tranquilamente no aeroporto internacional de Amsterdã – Schiphol. De lá, parti em um trem abarrotado até a Centraal Station. Ao deixar a estação, me surpreendi pela quantidade de bicicletas estacionadas – devido ao relevo plano da cidade, as bikes são muito utilizadas. Por fim, peguei o tram número 5 que parou em mais dez pontos para chegar ao Museumplein – meu ponto de desembarque.

Fiquei hospedado no albergue Annemarie, que não tinha a localização que eu queria, lá no burburinho, mas tive uma ótima estada. Para conseguir um albergue mais central em Amsterdã, a reserva deve ser feita com bastante antecedência. Depois de realizar o check-in, saí apressado para conhecer a cidade.

Em qualquer Eurotrip tradicional, Amsterdã é, certamente, uma das primeiras cidades escolhidas! A cidade dos sonhos de muitos viajantes agrada por suas peculiaridades, embora a maioria dos aventureiros não permaneça por mais de três dias na cidade (estatística minha!) – diferentemente das grandes capitais que requerem de quatro a cinco dias para serem exploradas.

O primeiro local que visitei foi o Red Light District (o Bairro da Luz Vermelha), mundialmente conhecido pelas mulheres que se expõem nas vitrines como se fossem produtos. E a diversidade é grande: há mulheres bonitas, feias, novas, velhas, bem velhas, gordas, negras, loiras, asiáticas, transexuais, enfim, tem para todos os gostos. O preço da volúpia parece meio tabelado: € 50,00. Passada a curiosidade inicial, analisar tudo aquilo pode ser chocante – trata-se de um enorme mercado de prostituição em uma das áreas mais movimentadas da cidade, em plena Europa.

Mas nem só de prostituição vive o Red Light District… Também há muitos coffee shops (rs). Famosos por venderem maconha (e suas dezenas, ou centenas, de variações), esses cafés são muito populares na cidade e vivem cheios de turistas e apreciadores da erva. Interessante é que esses estabelecimentos não vendem bebidas alcoólicas e, alguns, nem mesmo café! O cardápio dos coffee shops também costuma incluir cogumelos e os adoráveis space cakes – bolinhos de chocolate (ou outro sabor qualquer) que, aparentemente inofensivos, podem te deixar chapadão! Sim, Amsterdã é uma cidade bem mais tolerante e, seja qual for a sua opinião sobre essas drogas, vale a pena visitá-la para ver tudo isso de perto – só não vale levar o preconceito junto.

Assim como no Red Light, outros bairros também são cortados pelos famosos canais – esses sim agradam a todos por unanimidade. Os canais representam a cidade e formam, talvez, as primeiras imagens em nossas mentes quando pensamos nela. Pelas margens dos canais maiores, há uma grande quantidade de barcos atracados – em alguns deles há gente morando; em outros há turistas que pagam para tê-lo como um meio de hospedagem mais autêntico e descolado. Cruzando entre os canais de Amsterdã, outros símbolos da cidade são as pontes e as bicicletas que, encostadas em suas grades com um canal ao fundo, formam uma conhecida imagem da capital holandesa.

Enquanto eu rodava sem direção pelos canais, aconteceu um encontro inusitado. Mark, o catalão que eu havia conhecido na cidade do Porto (leia o post aqui) havia exatamente um mês, estava na cidade com alguns amigos para assistir a um show de uma banda de rock europeia que eu não conhecia – e nem me lembro do nome. Continuamos caminhando e conversando sobre as viagens até eu ser atingido em cheio por uma pomba holandesa. Entramos num bar para que eu pudesse me limpar e aproveitamos para degustar uma cerveja. Avistei um rótulo diferente, algo como Growenbow (ou parecido com isso) e decidi experimentar. Era terrível. Parecia qualquer coisa, menos cerveja. Talvez nem fosse mesmo, pois tinha gosto de cidra. Depois dessa catástrofe até perdi a sede. Continuamos para o Ambrax, um famoso coffee shop, segundo ele dizia. Ele analisou o cardápio e pediu um haxixe marroquino. O atendente pegou o pedido e o entregou, em seguida sentamos no sofá e, enquanto ele “bolava” seu cigarrinho o segurança veio me pedir para tirar o boné. Hein?! Pois é, álcool e bonés não são permitidos em coffee shops (ao menos nesse). Logo o cheiro e a fumaça do haxixe se espalhavam pelo ar, misturando-se à outra espessa camada de fumaça formada sobre as nossas cabeças. Em seguida ele me ofereceu. E eu? Aceitei. Oras, eu estava em Amsterdã! Mas não gostei. O gosto era forte demais e parei na primeira tragada mesmo. Próximo a nós havia uma turma de espanhóis com quem nos enturmamos, mas logo tive que partir pois a tabela de horários dizia que o último tram para o meu albergue partiria em alguns minutos. Foi uma corrida e tanto até encontrar o ponto (não, eu não estava chapado!), mas cheguei a tempo.

No dia seguinte, ali pertinho do albergue, aproveitei o tempo bom para tirar algumas fotos em frente ao famoso letreiro “I amsterdam” defronte ao imponente Rijksmuseum – que é o museu de artes e história mais importante, e provavelmente mais bonito, do país.

De tram (como sempre), parti para a Dam Square, a principal praça da cidade que abriga a catedral Nieuewe Kerk, a antiga prefeitura Koninklijk Paleis, o museu de cera Madame Tussauds e o obelisco National Monument, dedicado aos que faleceram na Segunda Guerra.

Depois fui à Anne Frank Huis (Cassa de Anne Frank) conhecer o esconderijo onde a garota, sua família e agregados viveram por dois anos, durante a Segunda Guerra Mundial. Pude conhecer cada pedacinho da local que ela descrevia nos relatos sinceros de seu diário. O local (que virou museu) é um dos locais mais visitados (e disputados) da cidade. Minha dica é: se você for pra lá, faça como eu, leia o livro antes.

Outra casa que virou museu em Amsterdã é a do pintor impressionista Rembrandt. O espaço apresenta diversas obras do artista e oferece um workshop pra quem estiver inspirado a imitá-lo.

Destoando do agito e da luxúria característicos da cidade, Begijnhof é um local de rara tranquilidade e silêncio. O jardim das beatas é composto por uma série de casas tradicionais e, obviamente, uma igreja, a Engelse Kerk.

Já no fim da tarde, topei acidentalmente com um pequeno templo budista e, seguindo o caminho, passei novamente pelo RLD onde fui checar como funcionava o tal Peep Show – o que vi, nada mais era que uma cabine com um banco e uma tela em frente; você coloca as moedinhas e elas se convertem em tempo para que você possa assistir a filmes familiares (só que não!). Lendo sobre o assunto, descobri que também há o peep show com pessoas de verdade e os espectadores assistem a tudo por um quadradinho de vidro – o local chamado Sex Palace, parece ser o último desse tipo em Amsterdã.

Na manhã seguinte, acordei cedo e fui para o fantástico Van Gogh Museum que possui o maior acervo do artista. As obras estão exibidas cronologicamente, permitindo que os visitantes identifiquem as diferentes fases do pintor.

Esta última visita fechou com chave de ouro a minha passagem pela liberal e controversa Amsterdã. E foi assim, com um gostinho de quero mais devido às muitas atrações que ficaram por visitar, que peguei minha mochila e segui para a estação de trem de onde partiria para Bruxelas.

Leia o post original com fotos: http://viajanteinveterado.com.br/sexo-drogas-historia-e-arte-amsterda-holanda/

Este é o 18º post da série Mochilão na Europa I (28 países)

Leia o post anterior: Tour pelas Highlands (Escócia)

Leia o post seguinte: Conhecendo Bruxelas (Bélgica)

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.