Ir para conteúdo

Relato de Viagem - Budapest / Bratislava / Cracóvia / Varsóvia


Posts Recomendados

  • Membros

Salve mochileiros!

 

Apesar de meus dias de mochileiro de verdade já estejam acabados, a experiência daquela época ainda é muito útil hoje em dia. Você aprende muito quando viaja com pouco $$,sem destino fixo, sem reservar hotel, ficar em quarto/banheiros mistos em hostels, comer por 5/dia. Nessa época de dolar/euro caros e custo de vida subindo no Brasil, temos que saber valorizar e tirar o máximo do nosso suado dinheirinho! ::otemo::

 

Pois bem, minha cunhada trabalhava em uma cia aérea e por motivos pessoais esse ano não conseguiu utilizar todos vouchers que ela tinha. Que pena. Ruim pra ela, bom pra mim e minha noiva, que fomos agraciados com um convite para utilizar 8 trechos para qq lugar no mundo pagando apenas as taxas de embarque. ::hahaha::

 

aviao.jpg.35bc40712380552b7579946937f3de7c.jpg

 

O único senão é que já era passado o carnaval e tínhamos que utilizar o último trecho até o dia 31/03 desse ano.

Começamos pelos destinos mais exóticos, pois como podíamos escolher qq lugar do mundo indo com 2 trechos (mais os 2 da volta / cada pessoa) a ideia era ira pra a Ásia (índia, HK, Tailândia, estavam em primeiro lugar). Só que infelizmente a maioria desses lugares tinham restrições de disponibilidade de assentos já que estávamos com voucher de funcionários. Minha cunhada então perguntou se eu conhecia o leste europeu. Falou muito bem de Budapeste, Polônia,etc. Eu na hora empolguei, já que sou fanático por história da WW II. Minha noiva nem tanto, pois ela já estava até sonhando com aquelas paisagens de mar azul, cores, etc. Mas eu a convenci pelo problema dos vôos , pelo periodo (15 dias pouco pra Asia) e pelo$$. Leste europeu ainda é um lugar bem em conta pra se visitar.

 

Batido o martelo, tinhamos mais ou menos um mês para a programação. Escolher roteiro, hospedagem, organizar passeios, rotas, reservar $$, etc. Aqui deixo meu agradecimento a alguns colegas de forúm, em especial a danicsml e o markcnbrj que com seus excelentes relatos, deram um ótimo norte para nossas pesquisas. A seguir, a viagem!!

 

Roteiro aéreo ida/volta : LHR - Londres / BUD - Budapest / WAW - Varsóvia

 

16/03 GYN-GRU (Azul)

16/03 GRU-LHR (BA)

17/03 LHR-BUD (BA)

31/03 WAW - LHR (BA)

31/03 LHR - GRU (BA)

01/04 GRU-GYN (Azul)

 

Algumas informações importantes:

 

Hospedagem: Após várias pesquisas (avaliamos, na média, 8 hotéis por cidade), decidimos utilizar, novamente, o AirBnB. Nossa hospedagem ficou na faixa de 28-30 EUR/dia para o casal em apartamentos bem localizados e extremamente bem completos. Já o havia utilizado em outros países (como EU, Itália e Espanha) e NUNCA tive uma má experiência. Para nada. Muito pelo contrário, só coisas boas. Mas conversamos com pessoas que tiveram experiências ruins, então pesquise bem e veja as reviews no site.

598dd987520da_apebud.jpg.c3bb7ab26422c60a2e6b4d970eb6e3bf.jpg

598dd9875cf40_apewaw.jpg.3a685e1b9c127356d36f2f0aa5364a82.jpg

598dd98874ba2_apecracovia.jpg.dbc0aaf8e7023722355efa7e3422bef7.jpg

Traslado internos:

Roteiros já estavam definidos, porém compramos somente in loco. A ideia era, resumidamente, ir de Budapeste para Bratislava de ônibus, depois de Bratislava por um trem noturno para Cracóvia e depois um último trem matutino para a última perna da viagem, Cracóvia - Varsóvia.

 

BUD-Bratislava: Busão da Student Agency por (7,5 EUR/pessoa mais 1EUR/ volume despachado), comprado na internet e tirei foto da tela pelo celular. Leva umas 2:00 hrs até Bratislava.

Bratislava por um trem noturno para Cracóvia: Bratislava - Cracovia não tem tanta opção assim. Comprado no dia que chegamos em Bratislava. Meio carinho, pq você paga a passagem e também o couchette, que é o "quarto" do trem. Saiu +/- 71EU por pessoa. As outras opções não estavam legais....trem diurno, avião, busão. Saimos as 23:00 e chegamos as 7:00 em Cracovia. 598dd990d4c93_cabinetrem.jpg.b9d236a668e926d1cb0b77d8375c0404.jpg

Cracóvia - Varsóvia: Pegamos um trem. Vi tbm onibus mas os horários não estavam legais. Avião caro e o tempo entre chegar antes do vôo, desembarque, pegar transporte pra cidade, não compensava. Comprei na estação em Cracóvia um dia antes e pagamos 12EUR. Viagem dura umas 2:30

 

Alimentação: De manhã, tomávamos um café bem reforçado no apartamento (compramos em todas estadias, leite, cafe, pães, queijo, frutas, suco, etc.). Gastamos bem pouco (café da manhã media 1,0EUR/pessoa/dia...mas tipo, comprei o café solúvel e um pote de uma geleia de morango e levei desde BUD até WAW...hahaha)

598dd987630f6_cafewaw.jpg.15e7e0b6b56b360dd384a735590feeb2.jpg

O almoço era durante os passeios, poderia ser na rua ou em algum restaurante, normalmente na rua.

598dd99171831_almoo!.jpg.ef3f3729647d977267b1918e713f3b09.jpg

Priorizamos conhecer a culinária local indo jantar em restaurantes típicos (utilizando o Tripadvisor e como referência e alguns blogs para ajudar). 598dd98900e66_Szzvestterem.jpg.2734ed48a7bbd235fae4907220e8f514.jpg

Não mudaria em nada, pois gastamos relativamente pouco e não deixamos de comer nada que queríamos.

 

BUDAPESTE - 17/03 a 22/03 - moeda taxa conversão 1 euro = 310 florints

598dd99281978_vistadebuda.jpg.b72f1f8a2e9cd053e491e1a5bb68f260.jpg

Chegamos no final da tarde. Pegamos o busão E200 para a estação Kobanya-Kipest. Trocamos só 20EUR pq o câmbio no aeroporto é ruim (alias, como todos são). De Kispest até a estação do mercado central / universidade de Budapest (Fóvam ter) foram uns 20 minutos. Nosso apt era literalmente na frente do mercado, na avenida de uma das pontes do Danúbio. 598dd9874a672_aptbud.jpg.3b6b5e1710eef99294e517386f760723.jpg

Do lado tinha um pub, embaixo uma padaria, um Burger king na esquina com a Vaci Utca. A moça estava nos esperando (atrasamos uns 15min) e ai nos mostrou o ape. São os pequenos toques que em um hotel não tem – a moça nos deu uma bela orientação da cidade, dicas, coisas do hábitos deles, enfim. E nos presenteou com uma garrafa de vinho! Massa.

 

 

Chegamos!!

Buda.jpg.0c4fa1ca7ccf148582cc486b8236bafe.jpg

 

Passeios: Fizemos tudo a pé, metro e tram. Nada de taxis ou hop-in/hop-off. Gosto de andar, ver tudo, errar as ruas, enfim, quando estamos viajando, você não se perde, você descobre! Os destinos habituais são: Igreja de São Estevão, Parlamento, Praça dos heróis, Monumento dos sapatos, Casa do Terror, as pontes do vístula, castelo de Buda, citadella, Bastião dos pescadores, funicular, igreja de São Matias, Vaci Utca. 598dd99349589_saomatias.jpg.452585241f2f5a7ed78627ac07e2a61f.jpg

parlamento.jpg.626e7dc99b595967681f4ca404764f35.jpg

598dd993393c9_pontedoslees.jpg.687b589ab68c00c0585cf28299c52b28.jpg

Paramos nas feiras das praças, enfim, passemos bastante! Mas o que eu mais gosto, após visitar os lugares conhecidos, é andar sem rumo pelos becos, ruelas, ruas e avenidas. grafite.jpg.bb1ef20ee381c2f0e5e55dd5e54e0500.jpg

Ah, antes que eu me esqueça: a linha amarela (2) do tram, que vai paralela ao Danúbio e chega até o Parlamento, é considerada uma das 10 mais belas rotas de tram pela National Geographic. De dia e a noite, sensacional.

598dd98c2f43f_pontecastelonoite.JPG.ba75d05d3caeba6d119aeca3806cb9d9.JPG

 

Claro, posso ter esquecido algumas coisas, afinal, já se passaram mais de 4 meses. Mas posso sugerir outros lugares, como os famosos banhos termais, a ópera, a vörösmarty ter (final da Vaci Utca), estação de trem do Gustav Eiffell, 598dd9932eb45_vistapraaheroessovieticospq.jpg.f5d6d8422d9d72c89adcc69879fcfcb8.jpg

Kiraly utca e adjacências. grafite3.jpg.efc6436497bdc2039e9fb0d828ae6ef3.jpg

Dicas: Melhor lugar de câmbio que achamos em Budapeste foi no começo da Kiraly Utca, pra quem vem da Ferenc Ter. Lugar escrito Change e dizeres em árabe. 598dd99042320_cambioekebab.jpg.470fe93e42ba3493b14191b378adffb5.jpg

Pare pelo menos uma vez para almoço em um restaurante da rede Belvárosi Disznótoros (nós fomos 2x no da Király Utca). Pensa em uma comida barata, local, cheia de opções. Queria descrever aqui, mas só indo pra ver, é tipo um fast food mas de comida de verdade. Saia +/- 10-12EUR pra duas pessoas (com uma Urquell de 500ml)

598dd990ca6dc_restaurantealmoobudapeste.jpg.6dd9d7f580a012051a310bda072ac01b.jpg

Observe e veja os detalhes da arquitetura da cidade. Não é a toa que muitos comparam com Paris até. A comparação com Praga é inevitável, mas tem gente que acha Budapest tão bela quanto Paris. Ai vai de você, mas juro que me surpreendeu muito. fachada.JPG.d7b450a38ad4d59742dff3ab88c324e8.JPG

Tente participar de um dos scape games: são jogos aonde te colocam em um lugar e você tem que sair deles por meio de pistas. É muito legal.

Baladas: Perto e na Kiraly Ut. há uma vida noturna muito agitada, assim como no bairro judeu. Em Budapeste são famosos também os ruin bars - são bares supostamente caindo aos pedaços. Muita gente jovem, estrangeiros, enfim, pra quem quer balada, é uma boa pedida. Tem também as baladas chiques, normalmente perto dos hoteis 5* perto da margem do Danúbio.

Coma um daqueles pães doces que os caras fazem na brasa, enrolando a masa em tipo um rolo de macarrão. É bom pra caramba! 598dd9934fd7d_paodoce.jpg.a2f141b30fac83f5f691eceda18ff1bd.jpg

 

Bom, por hoje chega. Amanhã continuo com Bratislava e Cracóvia!!! Espero que tenham gostado.

 

BRATISLAVA - 22/03 a 22/03 - moeda Euro :cry:

bratislava.JPG.abb05881f4bafc94965fb45f5174c849.JPG

 

Continuando nossa viagem, pegamos um busão para Bratislava. Bratislava é a capital da Eslováquia. Normalmente o pessoal faz uma day trip para lá - pegam um trem de Viena (leva 1:30hr) ou o busão de Budapest (2:20hrs). Nós decidimos passar o dia lá e a noite tomar o trem noturno até Cracóvia.

 

Chegamos na rodoviária de Bratislava umas 11:00 da manhã. Não tem muito segredo, lá é pequeno. Nos informamos para pegar um tram ou ônibus até a estação de trem (Halvna Stanica) comprar a passagem até Cracóvia. Tomem cuidado, lá os atendentes não falam inglês, nem no guichê internacional. Foium pouco complicado mas deu tudo certo no final. Deixamos as malas no locker e de lá tomamos um tram até a subida do Castelo. Como estávamos correndo contra o relógio, decidimos não ir até o Slavin (memorial dos soldados russos mortos na II guerra na batalha de Bratislava). O tempo também não estava bom, bem estranho alias. Chegamos com garoa, abriu um sol timido, depois na volta do castelo indo para Old Town, choveu bem.

GOPR1535.JPG.4231ffaa590a478093e8adbfbf788061.JPG

 

Old Town é bacana. Cheia das ruelinhas estilo medieval, o que eu curto. Tem alias o edifício mais estreito do mundo, espremido entre duas estruturas. É um centrinho bacana, tem restaurantes, lojinhas, deu pra dar uma bela andada ainda que com chuva. Caminhamos dentro e fora da muralha.

IMG_3932.JPG.55d3de3f05931a3151065fe4260a9e94.JPG

Paramos para fazer graça com as estátuas de bronze que ficam espalhadas em Old Town.

IMG_3927.JPG.c79e2f1cfc05b1f662962f441b8772f4.JPG

 

Quando a chuva apertou, paramos para almoçar. Pedimos um prato típico eslovaco (tipo uma massa com bacon). Eu como de tudo, já comi até escorpião em uma viagem a China, mas vou confessar que não fiquei fã desse prato.

Saimos de lá, andamos mais um pouco para ir até a Igreja azul. Estava ficando já noite e tinha uma missa, então não deu para entrar dentro. Mas deu pra ver que é muito bonita, diferente mesmo.

IMG_3943.JPG.c5ebc7e8ca3b19873f64e4a1f64bda3e.JPG

 

No caminho, passei em frente a uma cervejaria famosa de Bratislava. A Eslovaquia, parte da antiga Checoslováquia, é famosa por cerveja também. Inclusive o estilo mais famoso, nossa cerveja Pilsen, deriva da cidade de Plzeň na "irmã"Rep. Checa. Resolvemos parar lá na volta para a estação de trem, já no final do dia. Tomar umas e comer algo. A cervejaria é legal, enorme, conserva o estilo antigo até nos tanques, que são de cobre. Tem dois tipos de cerveja, uma escura e uma clara (estilo pilzner). Top.

IMG_3944.JPG.0df74d335840cabbd94d664694cde05e.JPG

 

Bem, como a estada durou apenas umas 12 hrs, no caminho para a estação (sim, fizemos TUDO a pé), paramos em mais uma cervejaria. Essa é do lado de um hotel bacana. Feita toda no vidro, tem a área de fabricação moderna, dentro de um biombo de vidro, super legal. Melhor ainda os preços, os copos de 330ml por EUR1,20!

É com essa imagem que nos despedimos de Bratislava!

IMG_3955.JPG.280d4e597f2867216eb5f831754b6fa8.JPG

 

Trem saindo as 23:01 em ponto e boa noite, rumo a Cracóvia....

598dd98fb5177_estacaoeiffell.jpg.c2f4a49d954b43b0cbb060ba8f1080f1.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá! Desculpe a demora, faz tempo que não entro no fórum. Inclusive preciso terminar o relato, tem muita coisa legal ainda. Olha, viajamos do meio pro final de Março. Pegamos chuva só em Bratislava, mas em pancadas, não foi o dia todo e um pouco em Cracóvia, mas muito pouco e não atrapalhou a viagem.

Já não te posso dizer entre Fevereiro e Março. Dê uma olhada em sites que possam indicar histórico de índices pluviométricos!

Boa viagem e qualquer coisa só mandar msg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa noite! Muito útil seu relato. Eu e meu esposo vamos fazer um mochilao de 30 dias em algumas cidades no Leste Europeu em junho, e gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se puder me ajudar:

Quantos mais ou menos vocês gastaram em euro cada um, e se foi com ou sem hospedagem;

Se chegaram a ficar em quarto coletivo (eu meu esposo só ficamos uma vez no salar de uyuni, única experiência, se outros usuários casais também puderem nos ajudar, também será bem vindo)

E também reforçar com o colega acima p enviar os links dos hotéis, APS e hosteis que vocês ficaram [GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES].

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Fred,

 

Voltei aqui agora pra pegar o contato do Ap e acho que foi retirado, vou agora em Junho.

 

Será que você tem um link atualizado desse Ap de Budapeste ?

 

Valeu

 

 

Oljá Brek10, o apt realmente não está mais disponível. Os proprietários devem ter tirado das locações.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa noite! Muito útil seu relato. Eu e meu esposo vamos fazer um mochilao de 30 dias em algumas cidades no Leste Europeu em junho, e gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se puder me ajudar:

Quantos mais ou menos vocês gastaram em euro cada um, e se foi com ou sem hospedagem;

Se chegaram a ficar em quarto coletivo (eu meu esposo só ficamos uma vez no salar de uyuni, única experiência, se outros usuários casais também puderem nos ajudar, também será bem vindo)

E também reforçar com o colega acima p enviar os links dos hotéis, APS e hosteis que vocês ficaram [GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES][GRINNING FACE WITH SMILING EYES].

 

Desde já agradeço

 

Boa tarde. Desculpe a demora, muita coisa pra fazer.

Bom, vamos falar em médias. Hospedagem saiu 30 euros para o casal, em apartamentos locados pelo AirBnB. Não tivemos nenhum problema, zero, porém já ouvi relatos de pessoas que não tiveram experiências positivas, então fique ciente que há um risco que, geralmente, hotéis não oferecem. Ficamos em apts locados pois estava, curiosamente, mais barato que quartos de casais em albergues. Não ficamos em quartos compartilhados, minha noiva (hoje esposa) não gosta.

 

Quanto a gastos diários, depende muito. Se você quer entrar em todas atrações pagas, se anda de taxi, se come em restaurantes ou barracas de rua, etc. Como nós ficamos em apts, comprávamos pão, leite, suco, etc., e tomávamos café da manhã reforçado em casa. Ai no início da tarde, comíamos na rua, (um kebab, uma pizza, um fast food local, etc.) e uma janta boa a noite. Mas dá pra comer 100% na rua pagando barato - na faixa de 5 a 10 euros por pessoa (lanche/prato e bebida). Transporte publico na faixa de 5 euros por dia, pra rodar bastante. Acho que foi isso.

 

Os links:

o de budapest não está mais ativo.

o de Cracóvia foi nesse site aqui: http://www.apartkrak.pl/SR/index2.php?lang=en

O de Varsóvia é esse : https://www.airbnb.com.br/rooms/9226559

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...