Apesar de ser meu 5º mochilão pra fora do País (2x Am. Do Sul, América Central e Sudeste Asiático) e de dar pitacos e ajudar em alguns tópicos - além de usufruir bastante das informações -, este é o primeiro relato que posto aqui no fórum. Além disso, foi a minha primeira vez na Europa. Espero que curtam. Qualquer dúvida estou à disposição para ajudar.
Ao longo da trip, como vocês vão perceber no relato, não fiz questão de conhecer todos os “must see” dos lugares visitados, todo santo palácio, estátua e museu. Acho este tipo de rolê muito xarope. Prefiro focar na aventura, em me sentir bem, em conhecer pessoas etc, ou seja, viver a viagem mesmo, o que não significa, é lógico, que não visitei basicamente todos os lugares famosos que realmente tive vontade.
Devido a alguns probleminhas pessoais, até poucas semanas antes de partir eu não sabia se a trip ia mesmo rolar e estava me sentindo meio desmotivado e preguiçoso, então esta foi de looonge a viagem que eu menos me preparei com informações prévias em relação a atrações turísticas, transporte terrestre e principalmente transportes urbanos, fato que acabou me causando alguns pequenos transtornos e contratempos, alguns engraçados, outros nem tanto, mas sem grandes problemas. Também fui com a ideia de que eu não queria deixar a trip muito engessada, podendo mudar de planos quando quisesse e, por se tratar de Europa, a questão dos transportes seria bem fácil... só que não...
LOGÍSTICA e PLANEJAMENTO:
A ideia inicial da trip era iniciar em Berlim e voltar por Atenas, descendo os Balcãs, atravessando a Albânia etc. O voo para Berlim eu consegui comprar por uma tarifa muito boa de 35.000 milhas, com a Smiles. O preço da volta pela Grécia era o mesmo.
Entretanto, contudo, porém... quem usa a smiles sabe que (pelo menos naquela época era) a disponibilidade de destinos e preços é uma zona, principalmente em voos com parceiras aéreas, o que me fez logo comprar a ida para Berlim para garantir o preço, afinal, poucos dias depois eu teria as milhas suficientes para voltar, mas, quando acumulei as 35k de milhas, não havia mais volta pela Grécia . Depois de muita pesquisa, acabei pegando a volta por São Petersburgo, por 50k.
Como eu queria muito conhecer a Croácia e a Bósnia, seria completamente inviável chegar a St. Pet pelo norte da Europa, cruzando os países bálticos, e foi aí que a Sérvia entrou de gaiata nos meus planos. Resgatei mais uma passagem, novamente pela smiles, por 12.500 milhas, com a Alitalia, de Belgrado a St. Pet., com um dia de conexão em Roma .
Quanto à época escolhida para viajar, foi legal o forte do verão (mês de julho inteiro) por causa das praias, baladas e da animação em geral, mas hoje não sei se voltaria neste mês para alguns países. Além de tudo ser MUITO mais caro e extremamente lotado (crowd zero só no canal OFF ), peguei um calor terrível em alguns pontos (temperaturas de 39ª na Croácia, na Hungria e na Sérvia). Numa eventual próxima vez, se não focar em praias e/ou festivais de verão em geral, creio que voltarei na metade do outono ou da primavera.
GASTOS
Em relação aos gastos, posso dizer que num geral fui bem econômico, exceto com a alimentação. Eu definitivamente não tenho paciência pra cozinhar quando viajo e me irrito se ficar comendo mal, muita coisa natureba, comida de rua e fast food , então algumas vezes me dei ao luxo de comer legal em restaurantes, pratos típicos etc... mas também comi muita porcaria barata, principalmente nas cidades mais caras (vou ficar um bom tempo sem comer kebab e falafel depois de Berlim . Levei 1.000,00 euros em espécie e de resto fui sacando e usando cartão de crédito, sempre retirando o máximo de grana possível pra não levar tanto prejuízo com a taxa do banco (20 reais no BB) e com as taxas dos próprios ATM’s.
No que diz respeito à hospedagem, fiquei sempre nos hosteis mais baratos (e nem por isso necessariamente ruins) e em quartos coletivos, com uma boa localização e uma nota média geralmente acima de 8,0 no booking. Transporte mesma coisa, praticamente só no bom e velho latão, andei apenas duas vezes de trem (no mínimo o dobro mais caro do busu). Aliás, às vezes não é muito fácil andar de bus na Europa, principalmente no Leste. Balada, álcool e festas em geral abocanharam boa parte do meu orçamento , but... no regrets
Ao final de cada país eu colocarei individualizado e por “natureza”, sempre em euros, mas no total ficou assim:
AÉREO: 97.500 milhas smiles, + cerca de 175,00 euros em taxas.
HOSPEDAGEM: 513,50
ALIMENTAÇÃO: 566,70
TRANSPORTE INTERURB: 253,50
ATRAÇÕES E PASSEIOS: 167,90
TRANSPORTE URBANO: 214,84
BALADA/FESTA/CERVEJA: 477,00 ãã2::'>
ALEATÓRIOS: 94,10
COMPRAS: 178,47
BURRADAS: 46,00
Continua em breve, com Berlim, Praga, Cesky Krumlov, Viena e Budapeste :}
Fala galera,
Apesar de ser meu 5º mochilão pra fora do País (2x Am. Do Sul, América Central e Sudeste Asiático) e de dar pitacos e ajudar em alguns tópicos - além de usufruir bastante das informações -, este é o primeiro relato que posto aqui no fórum. Além disso, foi a minha primeira vez na Europa. Espero que curtam. Qualquer dúvida estou à disposição para ajudar.
Ao longo da trip, como vocês vão perceber no relato, não fiz questão de conhecer todos os “must see” dos lugares visitados, todo santo palácio, estátua e museu. Acho este tipo de rolê muito xarope. Prefiro focar na aventura, em me sentir bem, em conhecer pessoas etc, ou seja, viver a viagem mesmo, o que não significa, é lógico, que não visitei basicamente todos os lugares famosos que realmente tive vontade.
Devido a alguns probleminhas pessoais, até poucas semanas antes de partir eu não sabia se a trip ia mesmo rolar e estava me sentindo meio desmotivado e preguiçoso, então esta foi de looonge a viagem que eu menos me preparei com informações prévias em relação a atrações turísticas, transporte terrestre e principalmente transportes urbanos, fato que acabou me causando alguns pequenos transtornos e contratempos, alguns engraçados, outros nem tanto, mas sem grandes problemas. Também fui com a ideia de que eu não queria deixar a trip muito engessada, podendo mudar de planos quando quisesse e, por se tratar de Europa, a questão dos transportes seria bem fácil... só que não...
LOGÍSTICA e PLANEJAMENTO:
A ideia inicial da trip era iniciar em Berlim e voltar por Atenas, descendo os Balcãs, atravessando a Albânia etc. O voo para Berlim eu consegui comprar por uma tarifa muito boa de 35.000 milhas, com a Smiles. O preço da volta pela Grécia era o mesmo.
Entretanto, contudo, porém... quem usa a smiles sabe que (pelo menos naquela época era) a disponibilidade de destinos e preços é uma zona, principalmente em voos com parceiras aéreas, o que me fez logo comprar a ida para Berlim para garantir o preço, afinal, poucos dias depois eu teria as milhas suficientes para voltar, mas, quando acumulei as 35k de milhas, não havia mais volta pela Grécia
. Depois de muita pesquisa, acabei pegando a volta por São Petersburgo, por 50k.
Como eu queria muito conhecer a Croácia e a Bósnia, seria completamente inviável chegar a St. Pet pelo norte da Europa, cruzando os países bálticos, e foi aí que a Sérvia entrou de gaiata nos meus planos. Resgatei mais uma passagem, novamente pela smiles, por 12.500 milhas, com a Alitalia, de Belgrado a St. Pet., com um dia de conexão em Roma
.
Quanto à época escolhida para viajar, foi legal o forte do verão (mês de julho inteiro) por causa das praias, baladas e da animação em geral, mas hoje não sei se voltaria neste mês para alguns países. Além de tudo ser MUITO mais caro e extremamente lotado (crowd zero só no canal OFF
), peguei um calor terrível em alguns pontos (temperaturas de 39ª na Croácia, na Hungria e na Sérvia). Numa eventual próxima vez, se não focar em praias e/ou festivais de verão em geral, creio que voltarei na metade do outono ou da primavera.
GASTOS
Em relação aos gastos, posso dizer que num geral fui bem econômico, exceto com a alimentação. Eu definitivamente não tenho paciência pra cozinhar quando viajo e me irrito se ficar comendo mal, muita coisa natureba, comida de rua e fast food
, então algumas vezes me dei ao luxo de comer legal em restaurantes, pratos típicos etc... mas também comi muita porcaria barata, principalmente nas cidades mais caras (vou ficar um bom tempo sem comer kebab e falafel depois de Berlim
. Levei 1.000,00 euros em espécie e de resto fui sacando e usando cartão de crédito, sempre retirando o máximo de grana possível pra não levar tanto prejuízo com a taxa do banco (20 reais no BB) e com as taxas dos próprios ATM’s.
No que diz respeito à hospedagem, fiquei sempre nos hosteis mais baratos (e nem por isso necessariamente ruins) e em quartos coletivos, com uma boa localização e uma nota média geralmente acima de 8,0 no booking. Transporte mesma coisa, praticamente só no bom e velho latão, andei apenas duas vezes de trem (no mínimo o dobro mais caro do busu). Aliás, às vezes não é muito fácil andar de bus na Europa, principalmente no Leste. Balada, álcool e festas em geral abocanharam boa parte do meu orçamento
, but... no regrets 
Ao final de cada país eu colocarei individualizado e por “natureza”, sempre em euros, mas no total ficou assim:
AÉREO: 97.500 milhas smiles, + cerca de 175,00 euros em taxas.
HOSPEDAGEM: 513,50
ALIMENTAÇÃO: 566,70
TRANSPORTE INTERURB: 253,50
ATRAÇÕES E PASSEIOS: 167,90
TRANSPORTE URBANO: 214,84
BALADA/FESTA/CERVEJA: 477,00
ãã2::'>
ALEATÓRIOS: 94,10
COMPRAS: 178,47
BURRADAS: 46,00
Continua em breve, com Berlim, Praga, Cesky Krumlov, Viena e Budapeste :}